O que significa o 1533 ou 15.3.3 utilizado para designar o Primeiro Comando da Capital se refere colocação das letras no alfabeto:
- 15 – P de Primeiro
- 3 – C de Comando
- 3 – C de Capital
O P, que é a letra de 16ª posição no alfabeto pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa de 1990 que incluiu oficialmente o K entre o J e o L.
Pode-se argumentar que é o acordo ortográfico vigorou a partir de 2008, mas, a razão de ser 15 é mais simples:
Na tranca ninguém deu a mínima bola para esse detalhe. Alguém cantou o abecedário de cabeça e contou nos dedos, deu 15 e “já era“.
Quando começou a ser usado 1533
Nem no Estatuto do PCC de 1987, na versão de 2007 e no Dicionário do PCC (Regime Disciplinar) não constam os números 1533, no entanto na Cartilha de Conscientização da Família de 2007 consta:
Essa é a evolução para uma geração consciente, aperfeiçoando nossas deficiências, suprindo a carência do conhecimento, nos apoiando maciçamente na família 15.3.3 e na nossa família de sangue.
Assim superamos nossas dificuldades e conquistamos o que é nosso por direito.
Conheça a Cartilha de Conscientização da Família 1533
E no mesmo documento se assina:
OUSAR, LUTAR E VENCER.
Conscientização, união e família
UNIDOS VENCEREMOS — população carcerária do país
PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC 15.3.3

Em uma antiga foto de Evelson de Freitas do motim em um presídio na década de 90 ainda não consta os números, ao contrário de outra imagem captada por ele em 2001, mas sua origem é muito mais antiga, como conta Josmar Jozino no livro Cobras e Lagartos de 2004:
“… a numeração 15.3.3 também era muito usada. Ela obedecia ao chamado “Alfabeto Congo”, um sistema de codificação já utilizado pelo Comando Vermelho nos anos 80, ou ainda antes, pelos presos políticos nos anos 70.”
Por que usar os números e não o nome?
O uso dos números era para dificultar o entendimento das autoridades carcerárias e facilitar a visualização para quem estivesse distante.
No entanto, com o tempo, passou a ser uma marca conhecida e identificadora conhecida até por quem não pertence ao mundo do crime.

Os integrantes, hoje, se orgulham de pertencer à “Família 1533”, e utilizam o sinal do 3 tanto nas falas, quanto na escrita e nos gestos como: fazer o símbolo com os três dedos ou as frases “tudo 3” e “tá 3, tá lindo”.
Apesar o correto seja grafar 15.3.3, essa forma caiu em desuso e agora é apenas o 1533, mas a pronúncia pode ser feita das duas formas: “quinze, três três” ou “um cinco três três”.
Conheça o Estatuto do Primeiro Comando da Capital
Bem, é isso que significa o 1533 e esse é um breve histórico da evolução do termo.

Como faço pra trabalhar como olheiro na zona sul em SP?
Oi grupo PCC eu também sou grupo você também vocês faz o quê tanto que eu faço muita coisa aqui ó
Oi grupo PCC eu também sou grupo você também vocês faz o quê tanto que eu faço muita coisa aqui ó
O código PCC 1533 né