Arquivo de Notícias — PCC 1533 — Março de 2019

imagem antiga de um arquivista

As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de março de 2019.

25 de março de 2019

Fotomontagem com Diorgeres de Assis Victório e a rebelião no Carandiru com uma faixa escrita "PCC Paz Justiça".
A política e os Aspens você viveria no inferno

Depressão: opressão do sistema carcerário em seus agentes
faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org → Ricard Wagner Rizzi
→ Brasil
→ Sistema Prisional — Política de Segurança

A opressão no ambiente carcerário como fator necessário para o sucesso de uma política de segurança pública, as pesquisadoras Oriana Hadler e Neuza Maria de Fátima Guareschi, ao contrário de mim, de você e do capitão Jair, não acreditam que aqueles trabalhadores e apenados padecem por conta de suas escolhas, mas pelo resultado de uma desumana equação política.

8 de março de 2019

Arte com foto do líder criminoso Thiago Ximenes sobre a imagem de um twitter do presidente do Paraguai Marito Abdo.
Marito Abdo twitta prisão do PCC Matrix

PCC Matrix é capturado e o presidente elogia a polícia
RDN Resumen de Noticias → Redação
→ Paraguai
→ Combate à facção — Política de Segurança

Dois presidentes twittam:

Um deles elogia publicamente a equipe policial que capturarou, após um cerco exemplar, o mais perigoso integrante do Primeiro Comando da Capital:

“Felicitações à Polícia Nacional pela detenção e recaptura de um dos principais chefes da organização PCC, Thiago Ximenes, o Matrix em operação na Villa Ygatimi, Canindeyú. Mais um passo em nossa luta pela segurança do país.”

Marito Abdo @MaritoAbdo

O outro presidente twitta afirmando que ouviu alguém da Polícia Federal dizendo que o PCC teria interesse em que ele morresse, então quem sabe, não houvessem abandonado a ideia do atentado à bomba e tivessem mandado uma pessoa com problemas mentais armado com uma faca?
— agora o Sergio Moro vai ter que conseguir apresentar algum indício nesse sentido ou perigas levar outra invertida pública.

Um desses dois presidentes também postou um vídeo com um cara mijando e outro enfiando o dedo no ânus. Você conseguiria dizer qual dos dois foi o responsável por essa postagem?

Deus nos proteja, mas acima de todos nós, que proteja Sucupira e ao nosso Brasil.

7 de março de 2019

Arte sobre foto de integrantes do Primeiro Comando da Capital tendo ao fundo o símbolo da Justiça fundida ao da facção PCC 1533.
AOperação Osíris captura integrantes da fação PCC 1533

Aqueles que julgavam, agora serão julgados
Correio do Estado → Renan Nucci
→ Mato Grosso do Sul
→ Combate à facção — Tribunal do Crime

Todos eles já são conhecidos há muito dos órgãos policiais, mas conseguiam escapar de um jeito ou de outro, mas um homem que estava sendo guardado por eles, a espera do julgamento pelo Tribunal do Crime consegui escapar e acionar a polícia.

Esse erro derrubou a célula do Tribunal do Crime da cidade de Naviraí, compostas pelos PCCs Rodrigo Mariano da Costa, Igor Felipe Jara Canuto de Souza, Samuel de Oliveira da Cruz, e Christiano Moraes dos Santos.

5 de março de 2019

Morre o PCC Reinaldo de Araúo no Paraguai

Polícia paraguaia caça e mata integrante do PCC
RDN Resumen de Noticias→ Redação
→ Paraguai
→ Combate à facção

O cerco aos PCCs foi feito na Villa de Ygatimí em Canindeyú, onde Reinaldo de Araújo que é um dos integrantes da quadrilha liderada por Thiago Ximenes, o PCC Matrix, acabou sendo morto após confronto com a polícia.

Arte sobre foto do fiscal Hugo Volpe   tendo ao fundo um mapa estilizado da região da tríplice fronteira.
Fiscal Hugo Volpe PCC e guerra pelo domínio

Ações dos governos brasileiro e paraguaios desarticulam PCC
Ponta Porã News → Redação
→ Paraguai
→ Guerra entre facções

As transferências de líderes da facção Primeiro Comando da Capital para presídios federais, somados a prisão no Brasil de Sergio de Arruda Quintilano Neto, o PCC Minotauro, colocam em risco o equilíbrio de forças na região da fronteira.

O Comando Vermelho (CV) entre outros grupos, também poderão tentar conquistar rotas de tráfico de drogas e armas que estavam sob o controle do PCC, e a disputa poderá ser sangrenta.

4 de março de 2019

Polícia paulista apreende mineradora de bitcoins

Líder do PCC no Alagoas é preso em Pedro Juan Caballero
CriptoNoticias → Genny Diaz
→ São Paulo
→ Lavagem de dinheiro

Alguém falou para para a polícia que o Primeiro Comando da Capital estaria lavando dinheiro através da mineração de bitcoins em equipamentos instalados em uma casa…

A polícia foi lá e encontrou os tais equipamentos e ficou bonito na foto e nas manchetes dos jornais:

“O crime migrou, ele sofisticou. É um crime bem organizado, bem complexo. Na verdade ele transformou o dinheiro ilícito de tráficos e roubos em bitcoin.”

cb PM Samuel

Só que talvez não seja bem assim, alguns detalhes colocam em dúvida esse sofisticado sistema de lavagem de dinheiro atribuído ao Primeiro Comando da Capital:

  • o imóvel não teria energia suficiente para alimentar os 20 equipamentos apreendidos;
  • se funcionando, conforme estavam na foto apresentada pela polícia, eles se queimariam pelo calor gerado; e
  • o modelo do equipamento (Whatsminers M3) está obsoleto e não presta mais para essa finalidade.

“Os policiais teriam declarado que “eles (os criminosos) injetam o dinheiro na máquina, compram o Bitcoin e o armazenam”. Esta declaração deixaria em evidência a ignorância de como funciona um equipamento de mineração, que não recebe contas como um caixa eletrônico faria.”

Genny Diaz
%d blogueiros gostam disto: