FACÇÃO PCC BAHIA — ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Levantamento de grupos, bondes e facções na Bahia

  • Facções inimigas forasteiras: Comando Vermelho (CV)
  • Bonde inimigo nativo: Bonde da Goméia (BDG)
  • Grupos inimigos nativas: Primeiro Comando de Enápolis (PCE), Primeiro Comando de Itabuna (PCI), e Paulo TG
  • Facções inimigas nativas: Comando da Paz (CP) e
  • Bondes neutros nativos: Bonde do Antônio (FAL), Bonde do RR, Bonde do Zé Bedeu, e Bonde Ordem e Progresso (BOP)
  • Facção neutra nativa: Katiara e Os Caveira
  • Bondes aliados nativos: Bonde 8 de Ouro, Bonde Alto, Bonde Dona Maria, Bonde do Ajeita, Bonde do Juninho, Bonde do Terceiro, e Bonde Feira de Santana
  • Facção aliada nativa: Bonde do Maluco (BDM)
  • Listagem completa dos estados

6 de agosto de 2021

Integrante do Primeiro Comando da Capital da região de Sorocaba no interior de São Paulo foi morto em confronto com a polícia no povoado do Trapuca, no município de Tucano na Bahia quando resistiu a abordagem policial.

Policiais do DEIC paulista estavam no seu encalço e contaram com o apoio das polícias locais para a abordagem. Na Ranger XLT foram localizados  uma pistola com carregador e 10 munições de calibres 9mm, sendo 6 intactas e 4 deflagradas; um “tijolo” de maconha; um saco preto contendo com maconha; e cem envelopes com a figura do “pica-pau” desenhados, contendo cocaína.

Segundo a equipe paulista, além de drogas, o homem era um dos líderes da facção estava indo para a Bahia para coordenar um ataque a caixa eletrônicos. — Polícia é Viola para o Folha do Estado

18 de junho de 2021

Nuvens escuras pairam sobre o Primeiro Comando da Capital em Ribeirão Preto onde o Comando Vermelho implantou uma célula que está levando a morte para suas quebradas.

Nessa semana, dois ataques mataram dois PCCs, um na zona Norte no bairro Orestes Lopes e outro na zona Oeste no Jardim Progresso. Até agora já morreram 14 integrantes das duas facções, segundo o Portal Thathi.

A polícia ainda não esclareceu as mortes, no entanto deu mais um golpe no PCC ribeirão-pretano com a Operação Rumo que desbaratou o esquema que enviava para a Chapada Diamantina parte da droga recebida na cidade. — ACidadeON

21 de maio de 2021

Ele comprava grades quantidades de maconha no Entreposto de Umuarama, e enviava cargas para São Paulo, Bahia, Paraíba. Os negócios eram pagos com veículos comprados legalmente em outros estados e cartões clonados. — Adilson Pimentel para a TV Cruzeiro

21 de abril de 2021

17 celulares apreendidos no Conjunto Penal de Jequié em Salvador

A “Operação Flashback II” ocorreu em vários estados visando quebrar a cadeia de comunicação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, em Salvador, no Complexo Penal de Jequié houve a apreensão de 17 aparelhos celulares. — reportagem de Aratu On

29 de maio de 2020

Rodaram 1.733 de São Paulo à Milagres na Bahia, faltava tão pouco para Ipirá

26 de maio de 2020

Em confronto com polícia morre integrante do PCC que abastecia Cruz das Almas

20 de dezembro de 2018

A facção paulista PCC e a máfia italiana Ndrangheta

A Ndrangheta e o Primeiro Comando da Capital
→ UOL → Cecilia Anesi, Giulio Rubino e Luís Adorno
→ Bahia – Rio de Janeiro – Santa Catarina – São Paulo
→ Bélgica – Bolívia – Espanha – Países Baixos – Paraguai – Portugal
→ Crimes Transnacionais

Essa fantástica reportagem da UOL desvenda os caminhos das drogas desde as florestas bolivianas e paraguaias, passando pelas estradas e portos brasileiros até o desembarque nos portos europeus.

Com a prisão de 90 integrantes da máfia italiana passou a ser conhecido em detalhes a participação da facção Primeiro Comando da Capital no mecanismo de importação de cocaína para o mercado europeu.

Embarcam nos portos brasileiros de Santos (São Paulo), Salvador (Bahia), Itajaí (Santa Catarina) e o do Rio de Janeiro algo em torno de uma tonelada de cocaína por ano que desembarcam nos portos de Róterdam (Países Baixos) e de Antuérpia (Bélgica), além de outros em Portugal, na Espanha e na África.

A operação conjunta entre as polícias da Itália, Alemanha, Bélgica e Países Baixos que trabalharam sob a coordenação da Eurojust.

23 de outubro de 2018

Alison Alberto Alves de Oliveira pcc 1533

Assaltante do PCC é morto em Belmiro Sampaio
Radar 89 → Redação
→ Ceará → Bahia
→ Combate à facção

Alison Alberto Alves de Oliveira conhecido como Neguinho ou Alá assaltava dos dois lados da fronteira. Já havia sido preso em Paulo Afonso. Agora foi morto pela polícia após fugir pelo bairro Bom Sossego em Delmiro Sampaio no Ceará.

23 de junho de 2018

Abordagem de rotina notícias do corrente.jpg

Abordagem de rotina captura matador do PCC
→ Notícias do Corrente
Combate à facção

José Edilton é apontado como homicida e tem forte ligação com a maior facção criminosa do país, Primeiro Comando da Capital (PCC), e é o principal suspeito de assassinatos ligados ao tráfico de drogas, no município de Ribeira do Pombal.

22 de junho de 2018

Um em cada três PCC correio 24 horas

A guerra pelo tráfico na Bahia
Bruno Wendel → Correio 24 horas
Guerra entre facções

O Comando Vermelho está investindo pesado para assumir o estado, mas “Historicamente, existe sempre uma tentativa de entrada do CV, mas ainda não há uma consolidação, porque não há seguidores, diferente do PPC, que é mais organizado”, afirma Promotoria de Justiça.

28 de maio de 2018

PCC e Mercado do Povo assaltam prossegur

Unidos somos mais fortes PCC 1533 e MPA 1533
→ Bahia Extremo Sul
Assalto — Organização Criminosa

O centro de Eunápolis foi sitiado pelo grupo criminoso, que disparou vários tiros de fuzil para intimidar a população e a polícia. A ação causou o óbito do segurança da empresa alvo dos criminosos. Ele foi atingido com a rajada de tiros de fuzil direcionados para o portão de acesso à empresa.

O assalto ao Prossegur de Eunápolis foi uma ação conjunta do Primeiro Comando da Capital e do Mercado do Povo Atitude — mas a casa caiu, e foram feitas buscas em Eunápolis, Osasco e São Paulo.

14 de maio de 2018

Negros e pobres são a base do PCC 1533

Rio de armas desce pela Calha Norte
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Sistema Prisional — Combate à facção

Com doze agentes penitenciários para gerir mais de mil cativos na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), o Estado deveria se colocar em seu lugar, e fazer o que tem feito desde os tempos da Colônia, garantir a governabilidade através da negociação.

No entanto o governo preferiu pagar para ver, endureceu as regras, e os aliados do Primeiro Comando da Capital, a facção cearense Guardiões do Estado, mandaram um recado: “devagar com o andor que o santo é de barro!” e atacaram prédios públicos no Cariri em Juazeiro do Norte.

11 de maio de 2018

Adriano Hilário dos Santos o PCC Kaike.jpg

Matador da facção presos em Guarulhos
Juliana Diógenes e Felipe Resk → O Estado de São Paulo
Tribunal do Crime — Organização Criminosa — Combate à facção

Caiu Adriano Hilário dos Santos, o Kaike, quando estava voltando de Camaçari, onde passou merecidas férias com sua garota depois que conseguiu um tempo de folga de sua estada no CDP de Valparaíso.

Desde que saiu de Valparaíso ele é suspeito de ter participado de 14 homicídios, entre eles o de Gegê do Mangue e Paca — o cara, era o cara, para resolver as zicas da facção.

13 de março de 2018

1533 cyclone vs cp 315 nike.jpg

Olha quem voltou a dar notícias — os garotos do MPA 
Mário Bittencourt → Correio 24 Horas
Combate à facção
Há muito tempo que não vejo notícias sobre os garotos do MPA, nem sabia mais se eles continuavam correndo junto, mas estão:

“O traficante André Márcio de Jesus, líder da facção Mercado do Povo Atitude (MPA), atuava no comando do tráfico em Porto Seguro em parceria com o traficante Roberto Carlos Dantas Santos, o Betinho, membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).”

10 de março de 2018

Satélite Correio 24 horas.jpg

“A munição é a preferida dos atiradores de elite do PCC.”
Satélite — Correio 24 horas
Combate a facção — Assalto — Organização Criminosa
Só por que o assalto foi cinematográfico, como aqueles que são orquestrados pelo PCC, a polícia acredita que foi a facção paulista que executou o mega-assalto contra a Prosegur em Eunápolis.

Algo que eu não sabia e que foi revelado pelo Correio* é que os investigadores recolheram várias cápsulas de Lapua .338 Magnum, calibre fabricado para fuzis de precisão. Feita artesanalmente e vendida por cerca de R$ 100 cada, a munição é a preferida dos atiradores de elite do PCC.

E tem mais um detalhe, mas se quiser saber vai ter que ir na matéria do Correio*.

19 de fevereiro de 2018

Morre líder BDM de Cruz das Almas
Hélio Alves → Tribuna do Recôncavo
Combate à facção
Um confronto entre as guarnições da Polícia Militar e traficantes que atuam no Conjunto Habitacional Brisas do Bosque, Minha Casa, Minha Vida da Pumba, zona rural de Cruz das Almas, resultou na morte de Denis Lopes da Silva. “Deninho Gordo”, como era conhecido, era apontado pela polícia como líder local do BDM-Bonde do Maluco.

9 de fevereiro de 2018

As causas do banho de sangue do nordeste brasileiro
Carlos Madeiro → BOL Notícias
Sistema Penal — Sistema Carcerário — Segurança Pública
Analise das razões pelas quais o nordeste não se acerta na questão de segurança pública em um artigo detalhado — trechos:
Os planos repetem a velha receita de bolo: polícias nas ruas, sem a preocupação de construir ações estratégicas, continuadas, integradoras de tipos de policiamento focados em atacar a causa e não o sintoma…
Quando a gente muitas vezes envereda dizendo que o problema é o crime organizado –e concordo que é, sim–, lembro que as principais organizações, incluindo PCC (Primeiro Comando da Capital), FDN (Família do Norte) e CV (Comando Vermelho) nasceram dentro das prisões”, afirma o especialista. “O Brasil não consegue resolver esse problema e está colocando em xeque investimentos de alguns anos em gestão de polícia. Só polícia não vai resolver.
Nosso principal problema não são as fronteiras, as rotas internacionais do tráfico de drogas. O principal é a prisão.

17 de janeiro de 2018

O BDM tinha acabado de sair da tranca e foi morto
radialistagaguinho.com.br
Homicídio
Quando morre um membro de facção, logo se pensa em Guerra entre facções, mas nesse caso a polícia está em dúvida, como ele brigou com a esposa um pouco antes de morrer…

15 de janeiro de 2018

Bonde dos 40 tenta dominar Dengo em Euclides da Cunha

Combate à facção — Guerra entre facções
Mimoso e outros dois vieram de Salvador para garantir a àrea que está em disputa, mas a polícia desconfiou e na troca morreu, Carlos Eduardo Machado Pereira, outro dos BDMs foi capturado, e o terceiro fugiu.

13 de janeiro de 2018

Guarda Civil Metropolitano é morto pelo Bonde dos 40

Assassinato
O guarda estava em horário de folga conversando com um amigo, quando foram rendidos, e ao perceberem quem era Guarda Civil disparam quase cem tiros.

4 de janeiro de 2018

Identificado um dos corpos do cemitério do Bonde da Gamboa

Tribunal do Crime – Guerra entre Facções
O corpo do vendedor ambulante Daniel de Oliveira era um dos encontrado na cria do Bonde do Maluco BDM na Vila Vitório, região de Cajazeiras, em Salvador. Ao que tudo indica os membros da facção acreditavam que ele era X9 do inimigo.

Racha dentro do BDM levou a descoberta do cemitério

Tribunal do Crime
Quem controlava esse local de desova era a facção Bonde da Gamboa, ligado ao Bonde dos Malucos, mas a briga interna foi que levou a descoberta do local.

Jailson, o Jô do BDM morreu em troca de tiros

Tráfico de Drogas
A polícia foi verificar uma denúncia de tráfico, e foi recebida a balas pelo Maluco.

28 de dezembro de 2017

Bonde do Maluco aterrorizou São Felipe

Combate à Facção
Antônio Conceição Dos Santos, Jemerson Sacramento Vieira, João Paulo Nogueira Júnior e o vulgo, “Big Bah”, morreram depois que a população da comunidade Pentelho Falhado, aterrorizada, chamou a polícia.

27 de dezembro de 2017

BDMs de Salvador caíram em Cipó

Assalto
Igor Santos Barbosa, Paulo César França Almeida, Leonidas Lima de Almeida, e Hennedy Dantas da Silva, estavam atuando em comércios no Ribeira do Pombal, até serem capturados pela polícia.

25 de dezembro de 2017

Site descreve a situação carcerária na Bahia

Sistema Prisional — Organização Criminosa
Seguindo modelo semelhante às maiores organizações criminosas do país – PCC e Comando Vermelho -, o Bonde do Maluco (BDM) foi criado para ampliar a área de atuação da facção Caveira, que atua em alguns pontos estratégicos do tráfico da capital, como Subúrbio e Cajazeiras, e começou a se expandir a partir da Região Metropolitana de Salvador. No entanto, houve um racha na Caveira e uma parte do grupo mais agressiva – que cunhou o BDM.

21 de dezembro de 2017

Bonde do Maluco BDM ameaça matar de tétanos os inimigos

Bahia – Assalto – Tráfico de Drogas – Organização Criminosa
Foram apreendidos em Catu Abrantes: um fuzil HK de origem húngara, calibre 762, com 219 munições, um fuzil 156 com 1065 munições, 16 quilos de explosivos plásticos, 52 espoletas, 500 quilos de maconha, 5 quilos de crack, cinco quilos de cocaína, entre outras coisas, mas o que mais chamou a atenção foi a ferrugem no armamento.

Integrante do BDM envolvido em chacina é capturado

Chacina
O BDM Alef da Silva Alves foi preso em Santaluz, teria sido ele que levou em 7 de agosto os executores até Lençóis na Chapada Diamantina, para matar oito pessoas.

19 de dezembro de 2017

Rapaz do PCC posta vídeo ameaçando inimigo 

Guerra entre Facções
Com muita droga e algumas armas a ameaça é feita ao Sonsinha que corre pelo errado.

13 de dezembro de 2017

Bonde do Maluco BDM tem gestão profissional

Organização Criminosa
O império do grupo criminoso baiano, criado dentro do Presídio Salvador há dois anos, é resultado de um esquema de lavagem de dinheiro e investimentos em empresas no ramo de veículos, de acordo com a polícia.

O BDM vai correr atrás do prejuízo

Organização Criminosa
O deputado federal Marcos Medrado alerta para a possibilidade da facção Bonde do Maluco efetuar assaltos para cobrir o prejuízo que tomaram com as ações da Polícia Federal nos últimos dias.

16 de novembro de 2017

18.920 armas foram apreendidas na Bahia

Segurança Pública
O grande número de armas apreendida impressiona, mas impressionante mesmo é o calibre das que estão nas mãos do Primeiro Comando da Capital e de seus aliados no nordeste.

1 de novembro de 2017

PM salva CVs de serem mortos por PCCs

Bahia – Guerra entre Facções
Os quatro CVs estavam marcados para morrer, os PCCs saíram de Juazeiro para os justiçar, mas a PM os pegou no caminho. Felizes os CVs vão ao fórum para roubar as armas dos PCCs, atiram no vigia, ficam saem sem as armas, e ainda são presos.

29 de outubro de 2017

A polícia alega que os dois presos em Mucuri são do PCC
bahiaextremosul.com.br
Bahia – Espírito Santo – Tráfico de Drogas
O distrito de Nova Brasília em Mucuri é tão pequeno que quase nem aparece no Google Maps, mas segundo a polícia o PCC já encontrou o lugar, era lá que estava Alvino Pinheiro Bastos, um dos líderes da facção drogas no Morro do Jaburu em Vitória do Espírito Santo.

1 de outubro de 2017

Polícia Civil afasta os servidores municipais da delegacia
pombalalerta.com.br
Segurança Pública – Atentado – Corrupção
O carcereiro e o filho foram assassinados possivelmente por integrantes da facção Caveira que seria uma aliada do Primeiro Comando da Capital na cidade.

11 de setembro de 2017

Cerca de 95% da maconha vendida na Bahia vem do Paraguai

O transporte seria feito pelo Primeiro Comando da Capital, assunto abordado, no Encontro de Secretários de Segurança Pública do Nordeste.

Deixe uma resposta

%d