FACÇÃO PCC URUGUAI — ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manifesto del Primer Comando Capital — el organización criminal brasileña PCC 1533

Normas internas del Primer Comando de la Capital PCC — el grupo criminal PCC 15.3.3

Estatuto del Primer Comando Capital PCC 1533— el banda criminal brasileña PCC 1533

O Primeiro Comando da Capital é mais presente nas fronteiras de Chuí, Artigas e Rio Branco, enquanto na divisa entre Rivera e Livramento operam gangues locais. — Iván Mourelle para o La Mañana

  • Facção Aliada:
  • PCU — Primer Comando Uruguayo

2 de maio de 2023

Facção PCC no Uruguai

O texto explora a presença e as ações da facção PCC no Uruguai, abordando a expansão da organização criminosa, alianças com outras gangues e os objetivos dessas atividades. – leia no site

24 de abril de 2023

PCC no Uruguai a geopolítica e o crime

PCC no Uruguai: Entraves da Facção Paulista em Território Platino

Por que razão o PCC no Uruguai não conseguiu o domínio do mundo do crime? As tensões geopolíticas no Uruguai e Paraguai e seu reflexo no narconegócio. leia no site

10 de fevereiro de 2023

URUGUAI: Taxa de Homicídio 11,2 POR 100.000 (POP. 3.426.260)

Houve 383 homicídios registrados no Uruguai em 2022, um aumento de 25% nos homicídios de 2021, que reverte alcançada em 2021.

Os cálculos do InSight Crime mostram um aumento ligeiramente maior de 27,6%.

Guerra Entre Facções Criminosas Como Causa

O presidente Luis Lacalle Pou colocou diretamente a culpa pelo aumento da violência nos confrontos de gangues relacionados ao tráfico de drogas.

As brigas entre grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas em Montevidéu, capital do país, parecem ter aumentado.

Em junho, a polícia uruguaia informou ter identificado até 45 clãs familiares criminosos em Montevidéu e, em novembro, tiroteios entre alguns desses clãs confinaram moradores de Villa Española e Peñarol em suas casas.

Uruguai na rota das drogas

Essas gangues também foram cruciais para o crescente perfil do Uruguai como nação de trânsito para o comércio de cocaína.

As conexões com o Brasil, Paraguai e Argentina têm visto uma maior quantidade de drogas fluindo pelo Uruguai, trazendo maiores índices de violência criminal.

Enquanto isso, o surgimento do Primeiro Cartel Uruguaio (Primer Cartel Uruguayo – PCU), liderado pelo misterioso narcotraficante Sebastián Marset, aumentou a pressão sobre as forças de segurança do país e levantou a tampa da corrupção generalizada nas fileiras políticas do país.

leia o levantamento completo sobre a taxa de homicídios em toda a América Latina no artigo: Guerra entre facções criminosas e a taxa de homicídios

11 de agosto de 2021

A polícia até que desconfiava que Zorro ou Tuerto, como é conhecido Diogo de la Vega era integrante de um grupo criminoso, mas a forma como ela descobriu que ele, não só era integrante mas no Uruguai era o “Geral do País” da organização criminosa Primeiro Comando da Capital, chegou por uma cena de violência familiar.

Zorro, queira que seu filho aproveitasse a oportunidade do tráfico na fronteira: “Rivera é uma terra fértil ou uma mina de ouro” já que a cidade fica na divisa de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul.

O vídeo do espancamento do filho de Zorro por ordem dele foi encontrado no celular de uma mulher apreendido durante a Operação Génere da Brigada Antidrogas da Raviera e abriu um novo leque de investigações.

Graças ao vídeo, Zorro teve 18 meses acrescidos a pena que já estava cumprindo por ter confirmada sua vinculação ao grupo criminoso.— fonte: Guillermo Lorenzo para o El País

30 de junho de 2021

Bacetto, como é conhecido o mafioso Sebastiano Giorgi da ‘Ndrangheta de San Luca, gerenciava a sucursal norte-europeia do tráfico de droga da América Latina para a Europa a partir de seu restaurante a beira de um lago em Überlingen na Alemanha.

Ele é quem forjava o cartel de compradores e distribuidores de cocaína unindo as diversas famílias que formam a ‘Ndrangheta e grupos europeus como: os albaneses e romenos.

Ele também aproximou a ‘Ndrangheta aos cartéis colombiano e mexicano, aos corretores no Paraguai e no Uruguai e amarrou os negócios com o apoio do Primeiro Comando da Capital no Brasil.

Giorgi não negociava diretamente com os integrantes do PCC, Maluferru, como é conhecido o corretor Giuseppe Romeo é quem buscou um intermediador. Conta-se que quando Maleferru chegou ao Brasil veio disfarçado de padre missionário com hábito, chapéu e Bíblia de baixo do braço, mas o acerto acabou sendo fechado no Ristorante It’s Time da Cesare em Rivalta de Torino na Itália com Nicola Assisi e seu filho Patrick. — Cecilia Anesi, Margherita Bettoni e Giulio Rubino para o IRPI Media

29 de junho de 2021

Bozidar Kapetanovic era um dos contatos do Primeiro Comando da Capital com a máfia sérvia do clã formado por ex-militares sérvios e comandado por Darko Šarić.

Até 2009 o grupo mandava embarcava as drogas para a Europa compradas por eles na Colômbia, Bolívia e no Paraguai através dos portos da Colômbia, Argentina e do Uruguai, mas o esquema foi descoberto e a liderança foi presa durante a Operação Brabo.

Em 2016, o Clã Šarić caiu novamente, mas utilizando vários outros portos, mas principalmente o porto de Santos, onde atuava em parceria com a facção PCC que se responsabilizava com o transporte da carga da origem até a boca do embarque.

Bozidar está preso desde então, mas seu advogado tenta anular sua condenação a 23 anos e 6 meses de prisão alegando que ele teve seu direito de defesa prejudicado pelo juiz não respeitou a ordem de apresentação dos recursos.

O Ministério Público tenta barrar a anulação alegando que só seria válida se Bozidar tivesse sido elencado como “réu colaborador”. — site do Dr. Aroldo Murá

24 de junho de 2021

Alberto “Betito” Suárez passou pela universidade do crime na penitenciária uruguaia de Libertad, onde aperfeiçoou suas técnicas de liderança e gerenciamento de organização criminosa com os integrantes do Primeiro Comando da Capital e com Zoran Mihailović Jakšić, chefe da organização criminosa sérvia “América”.

Após ele e seu meio-irmão Ricardo Cáceres, o Ricardito, matar as principais lideranças que lhe faziam oposição, dominou o bairro industrial e operário do Cerro Norte, atua diretamente em La Paloma, Casabó e no bairro de Tobogán, além de fornecer drogas para as maioria das biqueiras de Montevidéu.

A gangue dos irmãos é conhecida como “Los Ricarditos” e possuem algo entorno de 100 integrantes. Foram eles que levara ao Uruguai a “guerra entre facções” como acontece no Brasil, com: ataques aos pontos de drogas e a violenta eliminação dos adversários.

É possível que o Uruguai esteja chegando ao ponto de pacificação por hegemonia de um grupo criminoso como aconteceu em São Paulo com o PCC: em 2020 os homicídios caiu 15% em relação ao ano anterior. — Simon Lopez Ortega para o La Maana .uy

8 de junho de 2021

Rota fluvial usada pelo Primeiro Comando da Capital ligando a Bolívia, o Paraguai, o porto de Santos, até a Europa e África

A principal rodovia que liga a província de Santa Fé ao Paraguai é a hidrovia do rio Paraná-Paraguai, que possui poucos controles em ambos os lados da fronteira e um complexo nível regulatório para controlar as barcaças de soja que ligam os portos paraguaios aos argentinos em geral e Santa Fé em particular.

O Paraguai não é mais, como há uma década, um simples fornecedor de maconha, talvez o melhor do Cone Sul. Hoje o Paraguai também é um peso-pesado na triangulação da cocaína produzida nas regiões bolivianas das Yungas e do Chapare. Esses mercados estão nas mãos dos supergrupos brasileiros do crime organizado Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho, ambos em processo de expansão para o Mercosul. — La Capital

28 de maio de 2021

Três integrantes do Primeiro Comando da Capital do Paraná que voltavam do Uruguai onde foram assaltar, quando numa verificação de rotina da rodovia em Chuí foram flagrados com uma pistola Glock roubada da policia uruguaia e cerca de 2 mil Reais. — MPF-RS

12 de maio de 2021

a prisão de Luis Alberto “Betito” Suárez em Montevidéu

Benito é irmão de El Ricardito, maior traficante uruguaio, que mesmo preso continua a frente da organização criminosa montada por ele. A carreira seguiu o mesmo caminho do Marcola do PCC, que na década de 90 se dedicava a assaltos a bancos e que aproveitando o conhecimento de dentro da prisão entrou para o rendoso negócio do narcotráfico.

Benito é acusado de coordenar as operações na zona oeste de Montevidéu sob as ordens do irmão que está preso e em cuja cela foram encontrados manuais do Primeiro Comando da Capital (PCC). — site Subrayado

8 de junho de 2020

arte sobre foto da fortaleza do Cerro e o símbolo da facção PCC 1533
Militares assassinados na Fortaleza do Cerro

Os ataques aos militares indicam a presença do PCC no Uruguai?
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Uruguai
→ Tráfico Transnacional

Enfim, as autoridades admitem que a organização criminosa Primeiro Comando da Capital atua no Uruguai.

Assim como no Brasil e na Bolívia, a facção PCC 1533 já fechou parceria com gangues locais, e agora coopta ou coage os agentes públicos de repressão e de Justiça através de bombas, ameaças, sequestros, assassinatos ou por uma boa paga (a velha e sempre atual corrupção policial e judiciária).

A apreensão de grandes carregamentos de drogas, oriundos do Uruguai, em diversos portos pelo mundo demonstra que há uma rota alternativa de tráfico para suprir o mercado europeu, evitando o território brasileiro.

5 de junho de 2020

Índice de aprisionamento e mercado de lavagem de dinheiro favorecem o PCC

2 de junho de 2020

Lavagem de dinheiro e altos índices de encarceramento:o PCC agradece o convite

13 de maio de 2020

Promotor de Justiça Jorge Díaz e o PCC

O Primeiro Comando da Capital nas prisões uruguaias
→ Radio Monte Carlo

→ Uruguai
→ Sistema Prisional

O promotor de Justiça Jorge Dias destacou a influência de traficantes estrangeiros nas prisões uruguaias que se transformaram, disse ele, em verdadeiras universidades de narcotráfico, e falou sobre sinais de ação do Primeiro Comando da Capital.

1 de julho de 2018

O combate ao narcotráfico, se houver terá que ser integrado.

María del Rosario Rodríguez Cuitiño no artigo La lucha contra el crimen
organizado y el terrorismo en Uruguay: Un desafío a enfrentar, publicado pela Revista de Estudios en Seguridad Internacional, explica:

Dada a natureza transnacional das ameaças, para prevenir, punir e erradicar o crime organizado, os planos e as respostas devem basear-se na coordenação interinstitucional e nos acordos de cooperação internacional. Neste contexto, apresenta-se como uma questão central e um desafio, acompanhar com atenção as atividades expansivas nos países vizinhos, o maior grupo criminoso do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo essencial a cooperação com esse país para desmantelar futuras operações fronteiriças com o Uruguai.

Como Ramalho (2017) afirma, as receitas do PCC são estimadas em

3 de março de 2018

Jesuitas provícia argentina uruguaya.jpg

Os jesuítas da provícia argentino-uruguaya e o PCC
Site jesuitasaru.org
Organização Criminosa — Combate à facção

Por essa eu não esperava, louvado seja o Senhor…

O site oficial dos Jesuítas (Provícia Argentino-Uruguaya) declarou que…

A intervenção militar no Rio de Janeiro “pode levar a contextos muito desfavoráveis ​​para o quotidiano brasileiro em geral, mesmo em relação aos objetivos que supostamente o justificam. Por exemplo, por um lado, poderia consolidar a posição do principal cartel criminal do país – o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem uma base operacional em São Paulo e enfrenta rivais no Rio de Janeiro, como o Comando Vermelho (CV), com os efeitos expansivo que um crescimento do tipo pode vir a provocar a proliferação de padrões irregulares e / ou corruptos no sistema político e institucional.”

25 de setembro de 2017

La batalla de los narcos em Uruguay

Tráfico de Drogas – Organização Criminosa – Seguridad Urugay

O maior líder de gangue uruguaio teria aprendido as técnicas do Primeiro Comando da Capital,

12 de setembro de 2017

Qué es la mafia calabresa de la ‘Ndrangheta y por qué detuvieron a su jefe Rocco Morabito en Uruguay

Tráfico Internacional de Drogas – “Plataforma Distrito Cero”

A organização criminosa italiana ‘Ndrangheta seria a responsável pela importação para a Europa das drogas comercializadas pelo Primeiro Comando da Capital, a prisão de Rocco Morabito indicaria isso.

11 de setembro de 2017

‘Narcosur’: as conexões da máfia italiana com o PCC e os cartéis latino-americanos

O informativo paranaense continua repercutindo a prisão no Uruguai de Rocco Morabito, ligado a organização mafiosa italiana ‘Ndrangheta, e faz a ligação entre ele e o Primeiro Comando da Capital.

6 comentários em “FACÇÃO PCC URUGUAI — ÚLTIMAS NOTÍCIAS”

  1. quiero hacerles una pregunta… es el pcc o el cv que como castigo corta el dedo del medio de un reclutado que traiciono a su comando,,,, agradezco la rspuezta

  2. SE declaro uns guerra ayer 11 de marzo 2023 en uruguay montevideo, un grupo pesado secuestro torturo copo el hogar y maltrato a la familia de un referente importante de la periferia de montevideo
    pedido de proteccion al pueblo, se viene una guerra en kla cual nosotros la clase obrera no contamos con puertas blindadas y las balas perdidas traspasan los techos no tenemos chalecos y ya tenemos muchas muertes por balas perdidas . una nina que estaba haciendo los deberes de la escuela en un enfrentamiento que hubo entre fracciones hace un anio creo murio sentadita en una silla con unabala que atravezo la chapa y le partio el craneo. murio con su cuadernito escolar .pedimos por favor eso no vuelva a ocurrir, apunten al blanco por favor no nos dejen morir . hay bocas que como estan apadrinadas por gente mala amenazan y tratan mal golpen a la gente y a nosotros nadie nos protege , por favor apunten al blanco .
    HASTA QUE LOS TIRANOS TIEMBLEN

  3. VOY A CONTAR MI HISTORIA .
    soy de familia de comunistas, tupamaros y tambien delincuentes y obreros. de todos ellos aprendi mucho y para mis 38 febreros de edad manejo codigos de vieja escuela y conciencia de clase, yo soy de izquierda y aunque me crie entre malandros fui una bendecida y muy cuidada, jamas habia esperado que la traicion viniera del hermano , del oprimido, para mi el enemigo era el fascista. pero en estos ultimos dos anos vivi cosas muy feas por primera vez sufri la traicion de esos mismos hermanos que coreaban conmigo canciones de revolucion, y creanmen jamas lo hubiera imaginado. esa traicion casi me mata y el dolor me me mata en vida. naci en febrero del 84 , no tengo ningun antecedente penal , vivi en san paBLO EN BAHIA, EN RUMANIA, ETC. nunca me dedique al narcotrafico, respeto, pero no es mi palo, amo demasiado a la clase obrera, no podria , el veneno lo consumo yo pero me niego a darselo al hijo del pobre. milite para la legalizacion de la mariuana en mi pais uruguay, hoy no estatisamos , solo regularizamos, las empresas que exportan son extranjeras al igual q las vaquitas ajenas. si planto me la roban, no hay cogoyo en periferia solo prensado paraguayo y un cogoyo vale lo mismo q la cocaina. entiendo el porque, a unos dias de la legalizacion eeuu amenazo a mujica con congelar las cuentas bancarias, fue asi q no se pudo estatizar la produccion y por eso uruguay solo regulariza. 0sea que me hice cagar a palos por la policia para legalizar para q ahora se la lleven empresas extranjeras y nos dejen migajas.
    en uruguay en la periferia la derecha perdio el mercado de la droga , pero la guerra sigue , y la derecha encontro la manera perfecta , el caballo de troya, busca consumidor y a la minima de falla o delito te prenden, para que pagues libertad con favores q implican traicionar a otro. muchos aceptan, porque antes pertenecian a organizaciones argentinas o a cv y al caer presos negociaron su libertad con la condicion de entregar a su propia fraccion.
    PERO YO, NUNCA PERTENECI AL NEGOCIO DEL NARCOTRAFICO, SOY CONSUMIDORA, PERIODISTA, PELUQUERA , ANARQUISTA, LUCHADORA SOCIAL, ME CRIE EN BARRIO OBRERO Y ESTUDIE EN BARRIO LA BLANQUEADA, TENGO AMIGOS DE NACIONAL PENAROL Y CERRO, LADRONES, NARCOS HIJOS POLITICOS MILITANTES DE IZQUIERDA , UNIVERSITARIOS , CATOLICOS ATEOS , BRASILEROS, ARGENTINOS ETC. A mi no me importa a que que se dedique quien, mientras no sea facsista ni policia o vote a la derecha si tienen codigos de la vieja escuela y conciencia de clase es lo unico q me interesa.
    HACE DOS ANIOS MI VIDA ES UN INFIERNO .
    SOY de la escuela donde el delincuente no venia a almorzar a tu casa si tenia corriente, osea si podia ponerte en riesgo por su oficio, antes te avisaban , y si uno queria abria la puerta y sino no. a mi si me avisas soy capaz de ponerte el chaleco y sacarte la bala, pero sino me avisas y te cagas en mi y en la seguridad de mi familia , para mi eso no es etica de un buen criminal.
    HACE DOS ANOS YO LE ALQUILE A UN AMIGO UN RANCHITO EN ROCHA, LUGAR DONDE VENDO ARTESANIAS CON MI PAPA DEL CORAZON EX PRESO POLITICO POR EL PARTIDO COMUNISTA EN ARGENTINA , UN HOMBRE QUE SE MERECE EL CIELO, INCORROMPIBLE.
    ESTE AMIGO QUE ME ALQUILO EL RANCHO EN NUESTRA DOLECENCIA COREABA CONMIGO CANCIONES DE REVOLUCION DE LOS REDONDOS Y EL ESLOGAN * VIOLENCIA ES MENTIR*
    ESTE AMIGO PUSO EN RIESGO MI VIDA MI LIBERTAD Y LA VIDA Y LIBERTAD DE TODA MI FAMILIA.
    ME HABIA ALQUILADOUN CUARTO EN EL RANCHO DONDE EL ESTABA PARA USARME COMO DISTRACCION , EL YO ME CRIE EN LA JUNGLA Y SE COMO SE MUEVEN LOS MONOS, DE REPENTE UNA NOCHE HABIA MUCHA TENCION, HUESOS DE BALLENA , MUCHAS BOLSAS, CORRIDAS , Y YO SE ESCUCHAR Y COMO NO APARENTO CONOCER LA DIALECTICA DEL CRIMEN, HABLARON MUCHO.
    ME DI CUENTA DE QUE HALGO PASABA HABIAN ROBADO DROGA NO SE A QUE FRACCION Y PARA PAGARLA TUVIERON Q ROBARLE A OTRA O DESCARGAR MERCADERIA QUE VENIA DEL LAS BARCAS
    A MI ME IMPORTABA MIERDA EL NEGOCIO DE NADIE , PERO SI ERA ROBO YO MI FAMILIA QUE NADA TENIAMOS Q VER CORRIAMOS RIESGO Y YO POR MI FAMILIA MATO Y MUERO.
    IMAGINENSEN A MI ABUELO VIEJO 88 ANOS CODIGOS D VIEJA ESCUELA SI LE ROBAN UN DETORNILLADOR DE LA MUEBLERIA NO LLAMA A LA POLICIA BUSCA AL RATERO Y LE PARTE UNA RODILLA, IMAGINEN USTEDES A ALGUIEN Q LE ROBAN COCAINA.
    ME AUSTE MUCHO Y EXIGI A ESE AMIGO ME DIJERA Q ESTABA PASANDO , ME RESPONDIO Q SI SEGUIA PREGUNTANDO ME IBA A MANDAR AGARRAR POR DOS POLICIAS AZULES Q TRABAJABAN PARA SU MADRE Y ME IBAN A INYECTAR Y TIRAR MUERTA EN UN MEDANO, AHI ME DI CUENTA DE TODO. LO CORRI 8 CUADRAS Y LE PUSE UNA FACA AL CUELLO A ESE HOMBRE Q TERMINO DICIENDOME Q ERA DEL CV, PENSANDO Q YO NO ENTENDIA NADA.
    ME LLAMO A LA POLICIA AMIGA DE SU MAMA, PERO PARA SU SORPRESA VINO LA GUARDIA REPUBLICANA , GUARDIA HECHA POR MUJICA, ELLOS ME SACARON DEL LUGAR, ME LLEVARON A LA COMISARIA DE CVASTILLOS Y EL COMISARIO ME INVENTO UNA FALSA ORDEN DE ACERCamiento a esta familia. desde ahi entendi todo lo que estaba pasando entre argentina y brasil entre el cv y el pcc. pero yo vivi en san pablo el pcc maneja muy bien la empresa , da paz , no obliga a nadie a pertenecer si no es del ambiente del c rimen.
    desde ahi mi vida fue un infierno, gente que me entere con el tiempo que esta pagando su libertad han querido embagallarme de muchas maneras. un ex amigo de papa vino con la escusa de comer un asado al rato vino con una camuoneta que se veia era un remarque, con un vidrio roto y mucha droga para convidar, cuando me di cuenta y exigi se fuera me torturo me metio la cabeza en el wuater me tuvo dos dias de secuestro planto la camioneta en la puerta de mi casa y me metio a la policia de azul diciendo q yo tenia las llaves cosa ilogica porque esas camionetas tienen llave electronica. con el tiempo alguien me dijo q me habian encajado la camioneta de un paraguyo. ese que violo sigue suelto la policia declaro q habia sido una discucion de dos adictos aunque la doctora declaro violacion. cada vez que me recupero entran a casa y me roban los telefonos. al lado de mi casa hay un gimnasio el dueno es muy amable, pero matriculas paraguay, dilers de inteligencia que antes manejaban la banda del arque de nacional. me hab ofrecido vender mil veces. yo nunca acepte. estan esperando q cometa una falla para venir a negociarme la libertad. Y YO ME CUELGO ANTES DE SER UN MISERABLE POR DISFRUTAR DEL CONFORT.

    NO ES MI GUERRA OBVIO QUE PREFIERO AL PCC, PERO MI LUGAR DE LILITANTE ES EN LO SOCIAL , ASI QUE OJALA TERMINE ESTA GUERRA DONDE GENTE COMO YO Y MIS ABUELOS QUE DIERON LA VIDA POR EL SOCIALISMO NO SEAMOS MAS TORTURADOS POR EL FASCISMO.
    SI MANANA MUERO NO FUE UN AJUSTE DE CUENTA, FUE QUE NO ME VENDI, NO ES Q SEA INCORROMPIBLE, NO LE DIERON AL PRECIO.
    MI LUGAR EN LA LUCHA ES EN PRENSA O TRABAJANDO CON CRIANCAS
    HASTA QUE LOS TIRANOS TIEMBLEN
    VIOLENCIA ES MENTIR

  4. cada vez somos mas los hijos de obreros adictos al oxi, si usaramos la misma energia para buscar una dosis que para hacer la revolucion la realidad de america seria otra. murieron las utopias de izquierda en la periferia, no se huele revolucion solo se huele crack, plomo, abuso, dejamos de exportar ladrones de primer nivel y futbolistas, no juegan los pibes a la pelota en los barrios obreros, todos quieren ser dilers, sin importar que sea parte de eso envenenar a tu colega de clases. la traicion es pan de cada dia, te venden por un segundo fuego ya ni por 3 gramos. no hay garantias de esistencia real para el adicto, no hay lugar en clinicas ni fecha a menos de 6 meses en psiquiatria. la droga la cortan cada vez mas, mas veneno menos calidad. solo se me ocurre una solucion, que los Estados de cada pais latino estaticen el mercado d la droga, dije estatizar no regularizar, de nada sirve regularizar si las vaquitas o los campos siguen siendo ajenos.
    es la humilde opinios de una hija de obreros adicta al oxi .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: