Levantamento dos grupos, bondes e facções inimigas no Paraná:
- Grupo inimigo nativo: Máfia Paranaense
- Facção inimiga forasteira: Comando Vermelho (CV)
- Facção aliada forasteira: Bonde dos 13 (B13)
- listagem completa dos outros estados
29 de dezembro de 2022

Os três homens atravessaram o rio vindos de Guaíra no Paraná. A cabana em que ficaram à beira do rio em que ficaram quando chegaram fica apenas a alguns quilómetros da zona urbana de Salto del Guairá, sede do Departamento de Canindeyú.
Uma denúncia levou uma equipe da polícia paraguaia ao local onde encontraram com os homens diversas armas longas, uma pistola 9mm e vários objetos que possivelmente seriam utilizados em uma operação criminosa nas redondezas.
Os três criminosos que estavam foragidos da Justiça no Brasil e eram integrantes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (facção PCC) foram repatriados assim que capturados.
Reportagem completa com o nome dos envolvidos no La Nación
5 de agosto de 2021
Em abril de 2017 o policial federal penal Charlie Gama foi morto em Mossoró no Rio Grande do Norte. Passados quatro anos é preso executor que estava em Curitiba no Paraná — a Operação Ebenézer envolveu policiais federais dos dois estados e do Distrito Federal.
Charlie não foi morto no improviso com dois caras chegando em uma moto. Foi tudo planejado pelo Primeiro Comando da Capital, que até infiltrou uma empregada na casa dele para passar as informações. — fonte: site R7
23 de junho de 2021
Jonas Silva Correa, o Gordão do Primeiro Comando da Capital de Maringá, foi preso em sua casa no Bairro Esplanada onde guardava apenas uma pistola Glock 9mm com carregadores estendidos e um revólver 38. — Plantão Maringá
Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, preso em fevereiro de 2019, mas que continua exercendo influência significativa sobre as operações da organização criminosa de dentro da prisão, teria passado a Gordão a coordenação do na região Sul.
18 de junho de 2021
A inteligência da PM estava acompanhando um membro do Primeiro Comando da Capital. Já próximo a sua casa, na zona rural de Colombo, na grande Curitiba, foi alcançado pela viatura do BOPE e que partiram para a abordagem. O integrante do PCC, trocando tiros, correu para o matagal, mas levou a pior. — Daniela Borsuk para o ricmais
17 de junho de 2021
Isabel Kugler Mendes, aos 84 anos, se aposenta a Defensora dos Direitos Humanos chamada “mãe dos presos” que atuava no Paraná.
Ela passou pelo menos 50 anos tentando minimizar os conflitos, buscando soluções para o problema carcerário e conseguindo agir preventivamente para evitar motins.
Ela recebia ligações dos presos, que contavam articulações para “virar a cadeia”. A ativista ia à penitenciária e pedia para ouvir presos, indicados em uma lista, entre os quais, estavam líderes do Primeiro Comando da Capital. Quase sempre, as reclamações eram sobre excessos cometidos atrás das grades. — Felippe Aníbal para o ParanáPortal
16 de junho de 2021
As super penitenciárias federais concebidas para serem impenetráveis e que manteriam as lideranças das grandes organizações criminosas do país (exceção as politicas e policiais) incomunicáveis, demonstrou a primeira rachadura na muralha: o Comando Vermelho já estava passando de dentro da unidade de Catanduva as ordens de compra de armas e drogas para as ruas. — Eduardo Gonçalves para a Veja
11 de junho de 2021

O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) durante sessão da comissão de segurança pública da Câmara dos Deputados declarou que é a favor do enforcamento em praça pública dos líderes do Primeiro Comando da Capital. — Poder 360
2 de junho de 2021
O Tribunal do Crime condenou o integrante do Comando Vermelho a morte. Quatro PCCs levaram o homem para um matagal próximo ao Rio Iguaçu no Caximba em Curitiba. Terminada a execução, voltavam para o carro quando chegou uma viatura da polícia. Na troca de tiros, os quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital também foram mortos. — 24 Horas
28 de maio de 2021
Três integrantes do Primeiro Comando da Capital do Paraná que voltavam do Uruguai onde foram assaltar, quando numa verificação de rotina da rodovia em Chuí foram flagrados com uma pistola Glock roubada da policia uruguaia e cerca de 2 mil Reais. — MPF-RS
27 de maio de 2021
Operação Mamma Mia contra os esquemas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas do Primeiro Comando da Capital.
O cumprimento dos mandados ocorreram simultaneamente em Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, e através de um acordo com a Justiça da Bolívia, também em Santa Cruz de La Sierra.
Tudo começou quando o pessoal do Banco do Brasil desconfiou do movimento financeiro de uma pizzaria, e acabou agora com o sequestro de bens de 57 suspeitos de integrar a facção e um total que pode chegar a 192 milhões de Reais. — Edmilson Ferreira para o Acre Agora
A pizzaria comandada pelos integrantes do Primeiro Comando da Capital além de massas e queijo para pizzas, comprava criptomoedas e ouro para lavar dinheiro e financiar atividades da facção. — Lucas Caram para o Cointelegraph
1º de dezembro de 2020

Era do interior de uma residência da Universidade Federal de Pernambuco que se realizava a assessoria jurídica dos presos ligados a facção Primeiro Comando da Capital e o local também servia como centro de distribuição de drogas. A operação da Polícia Federal cumpriu 200 mandados nos estados de nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os integrantes desse núcleo desenvolviam planos e ações para conquistar a hegemonia da facção paulista no estado. (matéria completa no blog de Noélia Brito)
10 de junho de 2020

22 de maio de 2020

6 de maio de 2020

4 de maio de 2020

28 de julho de 2018
Correio Independente — São Paulo, Paraná, Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso do Sul
Mais de 100 policiais atuaram simultaneamente em cinco estados a Operação Protocolo Fantasma que prendeu o integrante do PCC ponteiro (responsável pela distribuição das armas para os outros estados).
5 de outubro de 2018

Termina a rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá
→ Maringá Post → Walter Tele
→ Plantão Maringá → fotos internas
→ Sistema Carcerário
A presença de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) em celas com presos de menor periculosidade foi uma das reivindicações dos presos que viraram a PEM. Durante a rebelião da Penitenciária Estadual do Maringá um funcionário e dois presos foram mantidos como reféns até o fim do movimento. O ASPEN foi levado para atendimento médico devido a intoxicação pela fumaça dos colchões queimados.
27 de setembro de 2018

Foram presos após torturarem o inimigo
→ Massa News → Redação
→ Guerra entre facções
Misael Natã Ribeiro da Silva, Anderson Diego Santana e Naikon Martins Carvalho seguraram na contenção, no bairro Caximba em Curitiba, um casal acusado de justiçar um PCC até receberem a responsa de executar os dois.
8 de julho de 2018
Membro do PCC assume morte de agente penitenciário
→ Brazil News Today
→ São Paulo e Paraná
→ Atentado
→ Reportagem completa no UOL Notícias
O GAECO interceptou uma carta onde o PCC Bandoleiro pede a confirmação da morte do agente penitenciário Alex Belarmino Almeida Silva e pede um advogado aos líderes do PCC no presídio de Presidente Venceslau P2: “Salve pedindo para transmiti até voceis em cima de um pedido de um advogado p/ o caso dele que era muito delicado. A situação dos mesmos foi em cima do Agente que se concluiu com exito essa missão”.
28 de maio de 2018

Unidos somos mais fortes PCC 1533 e MPA 1533
Maycon Corazza → CGN
Combate à facção
O centro de Eunápolis foi sitiado pelo grupo criminoso, que disparou vários tiros de fuzil para intimidar a população e a polícia. A ação causou o óbito do segurança da empresa alvo dos criminosos. Ele foi atingido com a rajada de tiros de fuzil direcionados para o portão de acesso à empresa.
27 de maio de 2018

Cigarro e cerveja podem levar para cadeia
Fabio Serapião → Estadão
Assalto — Organização Criminosa
Quem disse que não tem CSI no Brasil? Claro que tem, e funciona com um nível de qualidade internacional — coisa de primeiro mundo!
Pera aí, você não vai ver esse mesmo procedimento se morrer alguém de sua família ou de seu bairro, mas sabe agora que existe e pode ver nessa matéria do Estadão.
Já publiquei algo no passado, mas o repórter Fabio Serapião chegou com mais detalhes apresentados pelo laboratório de genética forense do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em um painel sobre o caso no V Congresso Nacional de Peritos Criminais Federais, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

A ideia agora é reunir à todo
Fábio Dónegá → O Estado de São Paulo
Organização Criminosa — Sistema Prisional
O sistema penitenciário paranaense deixa de enviar as lideranças do Primeiro Comando da Capital para presídios no interior após verificar que essa estratégia era utilizada pela facção para colocar lideranças fortes em todos os presídios do estado.
20 de abril de 2018

PCC tem jogador de futebol oficial
Felipe Pereira e Napoleão de Almeida → UOL Esportes
Esportes
Maurim Vieira de Souza, jogador de futebol do Atlético Clube Paranavaí, vinculou para o resto de sua carreira seu nome ao da facção paulista Primeiro Comando da Capital ao ameaçar o árbitro utilizando o nome do PCC: “Seu ladrão, safado, você tem que voltar esse pênalti, eu sou do PCC e vou colocar o revólver na sua boca e você vai sentir o gosto da bala“.

PCC tem j prejuízo em investimento rural
Andreza Rossini → Paraná Portal
Esportes
R$ 13,5 milhões (seis propriedades rurais, 16 imóveis urbanos, dez automóveis, oito maquinários agrícolas e oito caminhões) é o total do patrimônio sequestrado pela Justiça da facção criminosa. Cinco integrantes foram presos durante essa fase da Operação Eclipse promovido pelo GAECO nas cidades paranaenses de Tupãssi e Toledo, e nas paulistas São Paulo e Santo André.
28 de março de 2018

Líder PCC é preso por que perdeu o celular
→ tn online
Combate à facção
Célio Afonso da Silva, o PCC Coelho do Paraná, é “o cara”. Ele dá valor ao seu apelido e é difícil de pegar.
Autor de grandes assaltos à bancos, carro-fortes e caixas eletrônicos, além de uma infinidade de atividades criminais pela facção Primeiro Comando da Capital, foi preso por que um integrante de sua equipe perdeu o celular durante uma das ações.
23 de março de 2018

Caiu o mecânico em São José dos Pinhais
→ Polícia Civil
Combate à facção
Segundo a polícia, ele seria o cara responsável por adulterar veículos destinados a roubos a bancos e caixas eletrônicos, entre outros serviços, ele apagava o número de chassi dos vidros dos automóveis — equipamento lazer top de linha, custa uns 70 mil.

Não deu não, fugiu do estado mas caiu
→ Tá no Site
Combate à facção
Faz tempo que a polícia de São Paulo está na caça de Tileaque Natálio Canedo, pois é, caiu em Santana do Itararé no Paraná.
22 de março de 2018
Polícia acredita saber quem matou Thiago Bolinha
Sthefany Terlera → vídeo com o momento da execução → G1
Paraná — Guerra entre facções
Líder do PCC em Ibiporã, Thiago Rafael de Luca, foi morto bem embaixo da câmera de segurança de um comércio.
11 de março de 2018

O PCC prioriza o domínio de territórios
Geisy Garnes → Campo Grande News
Organização Criminosa
Geisy entrevista a pesquisadora Camila Nunes, que explica a estratégia de ação e as razões que levaram a disseminação da facção paulista em determinados estados e países.
18 de fevereiro de 2018
Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
São Paulo — Paraná — Rio de Janeiro — Paraguai — Bolívia — Guerra entre facções — Combate à facção
As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.
7 de fevereiro de 2018.
Mega operação para controlar o PCC paraense
Reportagem de Beatriz Amaro → Diário 24h
Paraná — Tráfico de drogas— Assaltos — Combate à facção
Nada menos que 60 policiais civis participaram da operação na cidade paraense de Matelândia, o alvo foi o de desarticular o esquema de roubos e assaltos orquestrados pelo 1533 na região oeste do Paraná.
25 de janeiro de 2018
A facção PCC 1533 e a prostituição de menores
Catve.com
Paraná – Tráfico de drogas — Organização Criminosa
24 foram os indiciados por participar da organização que tinha algum vínculo como o Primeiro Comando da Capital (PCC), além do tráfico, os envolvidos atuariam com prostituição de menores e pornografia.
16 de janeiro de 2018
É só ser PCC e nem se pode nem viajar mais a vontade…
vídeo e reportagem GCN
Paraná — São Paulo — Sistema Carcerário — Cotidiano
O PCC Cristiano de Vieira dos Reis foi levado em viaturas até ao aeroporto de Cascavel, de onde seguiu em voo comercial…
13 de janeiro de 2018
O homem sobreviveu, mas a mulher e a filha morreram
Paraná – Guerra entre Facções
Rodrigo Camargo e Cristiane Munhoz morreram em consequência da guerra entre as facções, o que chocou é que a filha do casal de quatro anos acabou sento atingida e morreu, assim como a mãe — apesar de muito ferido Rodrigo sobreviveu.
12 de janeiro de 2018
O Paraná hoje é a segunda maior casa do PCC
Paraná – Paraguai – Organização Criminosa
Nessa bela reportagem de Juliet Manfrin, traz um histórico do desenvolvimento da facção PCC em território paranaense — só acrescentaria que teve muita facilidade de penetração, por que as condições dos cárceres facilitaram muito. — Os encarregados de operacionalizar o tráfico de drogas, de armas e de munições, agem principalmente na região de Cascavel.
7 de janeiro de 2018
Isabel Kugler Mendes defende penas alternativas
Paraná – Sistema Prisional
Segundo a advogada a maioria dos presos precisam buscar o apoio do Primeiro Comando da Capital paral por não terem ninguém para os defenderem dentro do sistema penal.
3 de janeiro de 2018
Delegado Federal afirma que o DEA e o FBI atuam na fronteira
Paraná – Paraguai – Terrorismo – Organização Criminosa
Há uma presença massiva de forças antiterrorismo na região da tríplice fronteira, tanto do DEA, quanto do FBI quanto do serviço antiterrorismo pela possível ligação do financiaram do terrorismo pelo tráfico de drogas. — delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal em Cascavel, Marco Smith.
2 de janeiro de 2018
Pichação e corpos mexidos no cemitério de Ibati
Paraná – Guerra entra facções
Os corpos foram espalhados e diversas pichações podiam ser vistas pela manhã, mas a polícia não vinculou os corpos a facções inimigas.
27 de dezembro de 2017
Transferência de líderes do PCC é feito sob medo
Ceará – Sistema Prisional – Organização Criminosa
O líder do Primeiro Comando da Capital é transferido em sigilo para evitar represarias da facção: Antônio Jussivan Alves dos Santos, o PCC Alemão, seguiu para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas no Paraná.
26 de dezembro de 2017
Reféns liberados na Cadeia Pública de Castro
Paraná – Sistema Prisional
Ao sair os reféns foram filmados e um deles teve que gravar dizendo que a cadeia era do PCC.
20 de dezembro de 2017
Sistema Penitenciário do Paraná a um passo do abismo
Paraná – Sistema Prisional
“O governo trabalha com duas frentes com os presos: a ressocialização e a retaliação. Agora estamos agindo com a retaliação…” declarou Ary Batista.
13 de dezembro de 2017
A denúncia era que o PCC tentaria tomar território do PGC
Paraná – Guerra entre Facções
A Central de Emergência 190 recebeu denúncias na madrugada de terça-feira de que integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital) estariam seguindo para a Vila União, Norte da Ilha, para entrar em confronto com integrantes do PGC (Primeiro Grupo Catarinense). Os chamados também alertavam que criminosos estariam expulsando moradores de casa.
5 de dezembro de 2017
Dois dos assassinos do PCC mataram para pagar dívida
Paraná – Assassinato – Organização Criminosa
“Pelo menos dois dos investigados estavam ‘suspensos’ da facção porque não teriam cumprido suas obrigações, ou seja, possuíam uma espécie de dívida que deveria ser paga, caso contrário, eles sofreriam punições. Participar do assassinato da psicóloga foi a forma encontrada para eles ficarem quites com a chefia do PCC” – disse um investigador da PF.
28 de novembro de 2017
Operação Torres da PCC e PRF prende cinco em Curitiba
Paraná – Combate À Facção
Mais de oitenta homens da polícia para cumprir 10 mandados de prisão — capturaram 5 — mas pegaram drogas: 400 gramas de “mistura para cocaína” e 32 gramas de maconha;
O whatsapp livra — o whatsapp condena
Paraná – Tráfico de Drogas
O Galego estava chegando sossegado em Rosário do Avaí, quando foi abordado pela polícia que tinha uma denúncia que ele estava chegando com drogas, mas não estava, só que o maldito ZapZap tinha que mandar a mensagem na hora errada.
27 de novembro de 2017
Encerrada a investigação sobre a morte da psicologa em Cascavel
Paraná – Atentado
Há tempos já se sabia que a psicóloga Melissa de Almeida Araújo tinha sido morta a mando do Primeiro Comando da Capital, mas agora a Polícia Federal encerrou oficialmente o inquérito.
26 de novembro de 2017
UOL desvenda a Sintonia Restria do PCC 1533
São Paulo – Paraná – Organização Criminosa
A sintonia restrita é um grupo criado recentemente pelo PCC, subordinado diretamente à cúpula da facção. Seus integrantes se desvinculam da chamada “sintonia geral” e ficam subordinados à “sintonia geral fora do ar”.
21 de novembro de 2017
Líder do PCC é condenado há 22 anos por homicídio
Paraná – Homicídio
Washington Presence de Oliveira já está condenado a mais de 100 anos de prisão, 22 a mais ou 22 a menos não bai fazer diferença, ele só queria que a audiência terminasse logo que ele tinha mais o que fazer, se os outros tinham tempo para aquela papagaiada que ficassem por lá.
20 de novembro de 2017
Na voz uma detenta do Presídio Feminino de Florianópolis
Santa Catarina – Sistema Prisional
Pesquisadora paranaense entrevista detenta que passa a visão de como foi sua vida e do que se passa em sua cabeça.
Dois líderes do Primeiro Comando irão a Júri essa semana
Paraná – Assassinato
Maicon de Almeida e Washington Presence de Oliveira são acusados de matar um cara por engano no distrito do Mirante do Piquiri, no município do Alto Piquiri, e terão seu destino selado pelo Tribunal do Júri de Cascavel.
Familiares de presos protestam contra condições desumanas
Paraná – Sistema Prisional
OAB e Ministério Público fizeram uma visita de inspeção para verificar denúncias que os presos estariam tento apenas uma mangueira para tomar banho e estariam apenas de cuecas, entre outras denúncias.
19 de novembro de 2017
Ele pertencia a uma facção inimiga e morreu na PECO
Paraná – Sistema Prisional – Guerra entre Facções
Sebastião Miguel de Freitas Sá foi morto na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco) e o delegado que está cuidando do caso acha que pode ter sido por ordem do Primeiro Comando da Capital.
18 de novembro de 2017
Corre, mas corre muito, pois a casa caiu MP!
Paraná – Guerra entre Facções
Éder Diego Drehmer foi excluído do PCC, não contente entrou para o Máfia do Paraná, mas depois que rolou a cabeça do líder da facção, correu, correu, mas não o bastante. A polícia o recapturou e está levando de volta ao lar: Penitenciária de Cascavel.
17 de novembro de 2017
Aldeia de índios era comandada pelo PCC
Paraná – Assalto – Organização Criminosa
A ação do PCC foi cinematográfica, coisa de gangster, com um sargento amarrado sobre o carro desfilando pela cidade — far west brasileiro — não faltou nem índio na parada. A cavalaria não chegou a tempo nas as investigações tudo foi desvendado.
A cabeça do cabeça da facção Máfia do Paraná é enterrada
Paraná – Guerra entre Facções
Correr pelo errado gera exclusão dentro do PCC. A facção MP começou a crescer com os excluídos da facção paulista, passaram de 15, para 35, para 50, e agora a cabeça de seu líder está sendo enterrada.
16 anos de interação do PCC com as populações indígenas
Paraná – Assalto – Organização Criminosa
O jornalisat Humberto Trezzi faz um retrospecto dos casos onde criminosos do Primeiro Comando da Capital agiram de dentro das reservas indígenas.
16 de novembro de 2017
O que deve mudar no Paraná após motins
Paraná – Sistema Carcerário
O secretário da Segurança Pública não comentou sobre como ficou a situação da facção Máfia Paranaense, que estava crescendo vertiginosamente, mas falou de todo o resto.
11 de novembro de 2017
Acabou a Rebelião na Penitenciária de Cascavel
Paraná – Sistema Penal – Guerra entre Facções
Apenas uma morte confirmada, o do líder da facção Máfia Paranaense. A revolta durou 43 horas e ainda não há um balanço final.
Dezenas de prisões rebeladas em sete estados
Rio Grande do Norte – Paraná – Mato Grosso do Sul – Acre – Pará – Rio de Janeiro – Mato Grosso – Sistema Prisional
PCC e CV lideram simultaneamente rebeliões, greve de fome, e fugas em massa.
Chefe da segurança do presídio facilitava a morte
Paraná – Guerra entre Facções – Sistema Prisional
“Eu, Éder Tiago, e Willian no mesmo cubículo no 902. No outro dia acharam um papel dizendo que o chefe de segurança tava facilitando nossa morte na cadeia”.
Detento alega que quem é PCC não pode mais sair
Paraná – Organização Criminosa
” Disseram que iriam jogar bola com a minha cabeça no pátio da cadeia”.
10 de novembro de 2017
O que está acontecendo em Cascavel
Paraná – Sistema Prisional
Várias reportagens foram publicadas a respeito da rebelião do presídio de Cascavel, algumas impactantes alegavam que a inscrição PCC que aparece nas fotos foi feita com o sangue dos mortos, mas a postagem feita por Narley Resende (link na foto) foge a regra e une fatos a uma breve análise.
9 de novembro de 2017
Rasgou a camisa do PCC para entrar na facção Máfia Paranaense
Paraná – Sistema Prisional – Guerra entre Facções
A decisão de Thiago Gomes de Souza de mudar de facção e assumir a liderança do grupo rival teria sido a causa da tranca ter vindo a baixo e dos agentes penitenciários terem sido tomados de refém. Thiago agora está morto, o site newsrondonia disponibiliza o vídeo com a cabeça decapitada.
7 de novembro de 2017
Operação conjunta captura os irmãos PCCs Magna e Nativa
Goiás – Minas Gerais – Paraná – Assalto
A prisão de Agnaldo Francisco da Silva Pereira, Anderson Manoel de Souza, e Camila Pereira da Silva, em Minas foi realizada graças ao trabalho conjunto da PM GO, PM MG, PF, e SESP PR. Eles teriam sido responsáveis pelo assalto à Rodoban de Uberaba.
19 de outubro de 2017
Integrante do PCC reage a prisão e morre
infonet.com.br
Sergipe – Alagoas – Paraná- São Paulo – Combate à Facção
Durante a deflagração da “Operação Quarteto” que visava desarticular o PCC no estado, dezesseis mantados de prisão foram emitidos, Flávio Nunes Costa, o Pitbull resistiu e prisão e morreu.
16 de outubro de 2017
Começam interrogatórios dos réus do caso do Agente Penitenciário morto
cgn.uol.com.br
Paraná – Sistema Prisional
O Primeiro Comando da Capital teria alugado uma casa ao lado da vítima para poder executá-lo.
13 de outubro de 2017
PCC faz acerto de contas e executa presos em penitenciária do Paraná
metrojornal.com.br
Paraná – Sistema Prisional
Foram suicidados na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1) Filipe Castilho de Souza (por enforcamento) e Ademilson Verci Marcondes (por Gatorade).
10 de outubro de 2017
Foragido da cadeia, integrante do PCC é preso
tarobanews.com
Paraná – Assalto
Roberto Francisco Machado, estava com documentos falsos e é considerado de alta periculosidade pela polícia, ele pertenceria ao PCC da capital e estava foragido.
9 de outubro de 2017
Centro de distribuição local de drogas localizado em Chopinzinho
portalrvp.com.br
Paraná – Tráfico de Drogas
Liderança local do Primeiro Comando da Capital responsável pela distribuição nos municípios de Chopinzinho e São João foram presos na residência com 9 tabletes de maconha.
26 de setembro de 2017
Posse e venda de drogas e porte de armas em Rio Bonito do Iguaçú
Paraná – Tráfico de Drogas – 16º Batalhão da PM PR
O rapaz só faltou pendurar uma melancia na cabeça. Ele traficava em sua residência e escreveu no muro externo PCC para avisar os clientes… e a polícia é claro.
Mais de 60 presos federais já deviam estar em casa
Santa Catarina – Sistema Prisional – O Paraná
Foi dessa unidade que saiu a ordem para que três agentes penitenciários fossem mortos. A reportagem questiona se realmente a unidade prisional está cumprindo seu papel.
Rota que inclui MS turbina narcotráfico marítimo e alerta polícia paulista
Mato Grosso do Sul – Paraná – Bolívia – Paraguai – Tráfico Internacional de Drogas – UOL
“O papel do PCC é garantir todas as condições para que a cocaína saia com segurança da Bolívia e chegue a seu destino no porto, sem que haja disputa com outros traficantes”.
15 de Setembro de 2017
Maior chacina do Brasil será destacada em “A Personalidade da Semana”
Paraná – Direitos Humanos – Violência Policial – Segurança Pública – Rádio Difusora
ESPECIAL FOLHA DE SÃO PAULO → ESPECIAL MÃES DE MAIO
Neste sábado dia 16 de Setembro às 11 horas, a Rádio Difusora entrevistará Débora Maria da Silva e Vera Lúcia Gonzaga dos Santos,, representantes das “Mães de Maio”, sobre o massacre de 2006.
13 de setembro de 2017
Mães de vítimas de massacre participam de Simpósio na Unioeste de MCR
São Paulo – Paraná – Chacina – Direitos Humanos – Radio Difusora
ESPECIAL FOLHA DE SÃO PAULO → ESPECIAL MÃES DE MAIO
“Crimes de Maio” foi como fico conhecido pelo menos 564 pessoas foram mortas no Estado de São Paulo, na contra ofensiva dos agentes de segurança pública após os ataques do Primeiro Comando da Capital que mataram 44 policiais, agentes penitenciários, e guardas civis.
12 de setembro de 2017
Polícia Federal: Sem segurança, policiais querem ir embora de Cascavel
Paraná – Clima de Medo – DefesaNet – “O Paraná”
Os Policiai Federai de Cascavel alegam que estão trabalhando com falta de efetivo, há o sucateamento dos equipamentos e instalações, e o não pagamento de adicional de fronteira, isso em uma área de alto risco de sofrer ataques do Primeiro Comando da Capital.
11 de setembro de 2017
‘Narcosur’: as conexões da máfia italiana com o PCC e os cartéis latino-americanos
O informativo paranaense continua repercutindo a prisão no Uruguai de Rocco Morabito, ligado a organização mafiosa italiana ‘Ndrangheta, e faz a ligação entre ele e o Primeiro Comando da Capital.
10 de setembro de 2017
PCC: detidos ostentavam armas em redes sociais
Em Pedro Juan Caballero, o “Ponto 50” é acusado da tentativa de homicídio de um agente penitenciário do Estado do Paraná, em Toledo (PR). No local, policiais paraguaios encontraram fotografias dos suspeitos posando com armamento pesado.