Levantamento das facções e bondes em Roraima
- Facção aliada forasteira:
- Primeiro Comando Panda PCP
- Guardiões do Estado GDE
- Facção inimiga forasteira:
- Comando Vermelho CV
- Amigo dos Amigos ADA
- Listagem completa dos estados
3 de janeiro de 2023

Em uma região com poucas oportunidades de emprego, as raras vagas são oferecidas preferencialmente para os homens.
As mulheres devem se limitar a algumas atividades de menor reconhecimento social e de baixa remuneração ― mercado formal é um luxo para poucas.
Nessa fronteira coberta por densa floresta e igarapés, e as cidades do outro lado da fronteira têm sempre uma cidade irmã deste lado ― a aproximação cultural é regra.
Ao contrário do que se pensa no restante do país, a fronteira não é assim tão precisa. Os povos indígenas Tikuna circulam livremente e “a fronteira geográfica formal praticamente não tem significância, gerando problemas de nacionalidade emigração”.
leia matéria completa: A facção PCC é uma ameaça aos povos indígenas?
8 de dezembro de 2022

Yanomami na luta contra o PCC e os garimpeiros ilegais
Dário Vitório Xiriana Kopenawa dirige a organização “Hutukara Associação Yanomami”. Por meio de seu trabalho, ele quer fazer valer as demandas dos Yanomami, entre outras coisas, no nível político. Seu trabalho se concentra em particular nos ataques de garimpeiros ilegais de ouro e crime organizado em sua área.
Já na década de 1980, cerca de 40 mil garimpeiros ilegais invadiram nossa terra Yanomami. O mesmo se repete hoje. Os Yanomami são mortos. Os invasores continuam aumentando. Grupos criminosos como o PCC (Primeiro Comando da Capital), que cometem crimes organizados contra os indígenas, também são uma ameaça. — Dário Kopenawa
Ele também se dirige diretamente aos líderes mundiais:
O que queremos hoje na região Yanomami é a ajuda dos países internacionais. Queremos apoio para pressionar o governo brasileiro. Os “garimpeiros” devem partir imediatamente, antes que mais parentes nossos, crianças e mulheres morram e mais violência aconteça.
O governo brasileiro do presidente Jair Bolsonaro tolerou as maquinações ilegais nos últimos anos de sua gestão, até mesmo encorajando-as com sua retórica agressiva. Ainda não se sabe como as coisas continuarão para a população indígena no Brasil sob o novo governo recém-eleito de Lula da Silva – mas há uma grande esperança de mais respeito pelos direitos humanos.
leia matéria completa no “wert? – Goldrausch in Brasilien zerstört Biodiversität” na página do Greenpeace
20 de junho de 2021
O integrante do Comando Vermelho de Boa Vista em Roraima foi convidado para ir a casa de uma garota, mas ao chegar ele foi rendido por quatro homens e duas mulheres com ligações com o Primeiro Comando da Capital.
Arrastaram para dentro da casa e fizeram um Tribunal do Crime, onde o disciplina condenou o CV a morte. Levaram-no até um lago na região do Anel Viário, nas proximidades do rio Cauamé.
Zoavam o CV antes de matar, ameaçando-o com faca e machado, mas o cara foi ligeiro e conseguiu tirar as amarras, correu para a água, mergulhou, nadou para o outro lado e correu, correu, e só parou na base da polícia.
Os PCCs em vez de sumirem, já que a presa escapou, voltaram para a casa onde renderam o CV. Não prestou. A PM chegou e arrastou os seis para a tranca. — Portal Roraima 1
10 de maio de 2021
O método utilizado pelos garimpeiros para atacar a aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami em Roraima foi dos grupos milicianos, mas a reportagem afirma que eles são ligados ao Primeiro Comando da Capital — quem acredita que o governo vai socorrer? — Emily Costa, Elaíze Farias e Kátia Brasil, da Amazônia Real
1º de dezembro de 2020

Era do interior de uma residência da Universidade Federal de Pernambuco que se realizava a assessoria jurídica dos presos ligados a facção Primeiro Comando da Capital e o local também servia como centro de distribuição de drogas. A operação da Polícia Federal cumpriu 200 mandados nos estados de nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os integrantes desse núcleo desenvolviam planos e ações para conquistar a hegemonia da facção paulista no estado. (matéria completa no blog de Noélia Brito)
2 de junho de 2020

6 de novembro de 2018

O resgate de Marcola do PCC
→ Roraima em Tempo → Nonato Sousa
→ Folha de Boa Vista → João Barros
→ Roraima
→ Guerra entre Facções
No fim da tarde, a moto escura veio pilotada por uma mulher e parou em frente ao bar no bairro Buritis em Boa Vista. Um homem que estava na garupa desce e segue direto para Braz de Souza Nunes e dispara alguns tiros direto na cabeça. Braz não, um rapaz deficiente, nem teve tempo de levantar, morreu ali mesmo.
Os assassinos seriam do Comando Vermelho CV e Braz, que não era do mundo do crime, foi morto por ser irmão de dois integrantes do Primeiro Comando da Capital PCC que estão cumprindo no fechado.
7 de julho de 2018
Pedindo autorização para matar o promotor
→ Últimas Notícias
→ Roraima
→ Atentado e Guerra entre facções
→ Reportagem completa no UOL Notícias
O Geral da Rua de Roraima, Sergio Souza da Silva, pede ao Geral dos Estados e Países autorização para matar o promotor de Justiça Carlos Paixão de Oliveira: “Localizei promoto do estado. Anda normal na rua já aqui na capital. Quero pega um agente, quero faz dois tabuleiro mas preciso dessa determinação”.
29 de maio de 2018

Garoto morto no CSE de Boa Vista
João Barros → Folha Web
Roraima — Sistema Prisional
O Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho é para as crias do 3, e o garoto que estava internado à 9 dias foi encontrado morto, nu no banheiro. O governo está falando em possível suicídio, mas o site G1 RR publica o seguinte trecho:
“A dinâmica é de uma morte por estrangulamento, mas a parte que afeta a Polícia Militar foi de preservar o local, aguardar a chegada da perícia, e conter os ânimos até que os trabalhos fossem realizados”, disse o coronel Santana, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), à Rede Amazônica Roraima (vídeo no site do G1).
28 de maio de 2018

Os ventos do preconceito agora a favor do PCC
→ MigraMundo em Roraima
Roraima — Venezuela — Sociedade
Você não pode dizer que um negro ou um bicha te assaltaram — ou qualquer outra forma politicamente correta ou não para descrever alguém que seja de outro grupo social.
Todo preconceito é desprezível…
… ou melhor, todo preconceito contra nossos iguais, contra os que não pertencem ao nosso grupo pode:
“Quando alguém relata um assalto em Boa Vista-RR, as outras pessoas logo perguntam: “O bandido era venezuelano?”. Os imigrantes estão na boca de quem reclama do crescimento da criminalidade e também do aumento da demanda por serviços essenciais, como saúde e educação.”
Enquanto isso, no mundo real, que não está nem aí para nossos preconceitos:
“Tem havido um crescimento da violência no Estado por causa do rompimento do acordo entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Amigos do Norte, causando assassinatos nas ruas e rebeliões nos presídios, mas isso é na grande criminalidade. As infrações cometidas por venezuelanos não são a maioria, e geralmente são de menor potencial ofensivo: furtos de pequenas posses, como alimentos e celulares.”
14 de maio de 2018

O fim da aliança Comando Vermelho e Família do Norte
Leandro Prazeres → UOL Notícias
Guerra entre facções — Tráfico internacional
Com o fim da aliança entre as facções Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) as forças públicas temem que não exista mais barreiras para a hegemonia nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC).
A facção paulista já havia dominado a Rota Caipira controlando a entrada das drogas e armas provenientes da Bolívia e do Paraguai, agora com a quebra da aliança entre seus inimigos do Norte há a possibilidade de fechar a Rota do Solimões, impedindo a compra pelo CV e FDN dos entorpecentes vindos do Peru e da Colômbia.
A guerra entre as facções no Acre e em Roraima, que estavam equilibradas entre PCC B13 e grupos locais, contra o CV FDN, deverá sofrer reformulação de estrategias com um possível fortalecimento da aliança paulista.

Rio de armas desce pela Calha Norte
Fabiana Cambricoli, Marco Antônio Carvalho e Cyneida Correia → Estadão
Tráfico internacional — Combate à facção
“A parada é a seguinte, mano, tô vendo um negócio da hora para nós pegar os carros, não garante, não? Tem de segurar a vítima até atravessar a fronteira, tá ligado? Para nós trocar em skunk e arma.”
O exército garante que na fronteira da Venezuela só dá “EXBR não passa nada!” — mas a PMRR diz que não aguenta mais de tanto apreender armas vindas da Venezuela, já tem até uma rota oficial de transporte RR-CE-RJ-SP.
12 de abril de 2018

Musa do Crime do PCC RR capturada
Rafael Pezzo → UOL Notícias
Roraima — Combate à facção
Oh dó! Com tanto criminoso feio andando por aí a polícia tinha que recolher justo Ana Caroline Gomes Pereira, a Musa do Crime do PCC RR? Tá certo que a diversão da garota era assalto e ela até filmou quando matou umas meninas do CV, mas será que era par tanto alvoroço assim?
22 de março de 2018

PCCs estavam tão preocupados com os CVs
→ Folha Web
Combate à facção — Guerra entre facções
Os PMs tiveram que esperar os PCCs acabarem a discussão para poderem entrar: “Quando chegamos, não entramos porque havia uma discussão no quintal, eram dois caras do PCC que não aceitavam a invasão do Comando Vermelho numa boca de fumo deles”.
19 de março de 2018

PCC 1533 — do Brasil para o mundo
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Combate à facção — Sistema Carcerário
Lembra quando falaram em mandar para bem longe os prisioneiros que lideravam as revoltas? Nós aplaudimos e dissemos “amém”, e quanto mais longe fossem, melhor seria, não é mesmo?
Marcelo Batista Nery conta para Letícia que a consequência de nossa grande ideia foi o fortalecimento da posição do PCC dentro das trancas do Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, nas fronteiras do Paraguai, da Bolívia, da Venezuela e da Guiana.
21 de fevereiro de 2018

PCC aproveita baixa de preços de armas
Ana Maria Castro Guerrero → Mercado Militar
Combate à facção — Organização Criminosa
A crise econômica venezuelana derrubaram o preço das armas, quem tiver um dinheiro guardado e quiser uma AK-47 ou uma AR-15, é o momento de aproveitar a baixa dos preços.
Foi o que pensaram o irmão Jaçanã, e entrou em negociação com o Toni Caolho que estava na tranca de Monte Cristo em Boa Vista, e esse caso não é isolado, está virando uma rota de armas aquela fronteira.
Armas das forças armadas da Venezuela também tem preços especiais, pois com a crise econômica os próprios militares estão oferecendo as armas… alguém quer uma granada de mão?
Comprando lá para trazer o preço dos rifles estão custando entre 5 e 8 mil dólares, mas se preferir receber no Brasil vai ter que desembolsar uns 22 mil dólares, para quem está em São Paulo, ainda pode valer a pena a entrada sul.
12 de janeiro de 2017
Iam pegar CVs, iam, mas a polícia pegou os PCCs primeiro
Guerra entre Facções – Combate à Facção
Valdeilson Rodrigues e Rafael Pinho estavam com as armas em Alto Alegre, mas não tiveram chance de cumprir a missão.
11 de janeiro de 2018
Uma análise simples e didática de nossa incompetência política
Sistema Prisional – Política
Antes eram apenas os presos que se revoltavam contra a chibata, agora até os policiais tem que levar esfregão de desembargador, que por sinal recebe 152 mil reais e está com o salário em dia — não reclamem comigo, reclamem com a comunista “Folha de S. Paulo”.
9 de janeiro de 2018
Só empenho internacional para barrar o PCC
Sistema Prisional
A crise humanitária que começa a ter reflexos no mundo das organizações criminosas. Integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) passaram a cooptar venezuelanos que entraram no Brasil em busca de uma vida melhor.
8 de janeiro de 2018
Ataque do PCC em Goiânia desnuda descaso
Sistema Prisional – Política
Várias foram as consequências das nove mortes promovidas pelo Primeiro Comando da Capital, uma delas foi trazer a tona a imobilidade dos governos federal e estaduais.
6 de janeiro de 2018
A chacina de Monte Cristo — sob 3 ângulos
Sistema Prisional – Guerra entre Facções
G1 conversou com um ex-detento, um agente penitenciário, um sargento da Polícia Militar e um policial especializado que, de alguma forma, testemunharam as mortes.
5 de janeiro de 2018
PCC está recrutando venezuelanos
Venezuela – Roraima – Organização Criminosa
Os interessados devem se dirigir para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
CVs são presos no caminho da caça a PCCs
Guerra entre Facções
Os PCCs iam se reunir na casa da finada “Cabocla Nete” em Alto Alegre para vingarem sua morte, os CVs estavam indo para lá e iam matar todo mundo, mas a polícia nem esperou eles chegarem lá.
4 de janeiro de 2018
Presos os matadores da Cabocla Nete em Alto Alegre
Guerra entre Facções
Ivanete Duarte Batista foi mais uma a tombar na Guerra entre o PCC e o CV que ocorre naquele estado, os quatro assassinos foram presos horas depois.
30 de dezembro de 2017
Ainda não foi encontrado corpo de PCC
Guerra entre Facções
A cabeça do PCC assassinado por CVs em Boa Vista foi entregue pela polícia a família, mas não há indícios do local em que o corpo foi abandonado.
28 de dezembro de 2017
PCC é torturado, morto e decaptado por CVs em Boa Vista.
Guerra entre Facções
Edilson Brito da Silva Júnior foi morto enquanto os integrantes do Comando Vermelho gravavam no vídeo:“Ei vagabundo, aqui é o seguinte. Nós vamos vingar a morte do nosso irmão que vocês mataram na covardia, que o moleque não tinha nada a ver com o crime, tá ligado? Aqui é a cobrança pelo irmão do ‘Kiko louco’, tá ligado? Irmão que vocês mataram não fazia parte do crime, não. Aqui é pelo irmão do “G3” também e por todos os nossos irmãos que se foram, que vocês mataram na covardia. Aqui é a tropa do ‘Nandinho’, bonde do V.L., tá na pista e tá aberta a caçada. O PCC que se cuide, que vocês pulem esse muro agora pra bater de frente com o crime, bate de frente com nós”
15 de dezembro de 2017
Elas diziam que eram 3, mas se vendiam para o 2 — morreram
Guerra entre Facções
Os homicídios teriam sido planejados por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), que teriam as duas vítimas como informantes da facção rival, o Comando Vermelho (CV). A ordem para matar as duas jovens, segundo a polícia, partiu de um preso da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), que é o líder da organização criminosa no Estado.
12 de dezembro de 2017
Guerra entre facções seria causa de fuga de menores
Sistema Prisional – Guerra entre Facções
Oito adolescentes fugiram do CSE Homero De Souza Cruz Filho de Boa Vista. Essa semana foi marcada por conflito entre membros do PCC e do CV, com rebelião e feridos, o governo do estado é incapaz de gerenciar o conflito.
28 de novembro de 2017
A vendedora de salgadinhos era informante da polícia
Assassinato
O ponto dela era na porta da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, nem sabia de nada, se ela era informante da polícia eu não sei, mas correu o boato e agora ela se foi.
25 de novembro de 2017
PCC preso só com uns trocados em Bela Vista
Tráfico de Drogas
Vida difícil essa do crime. Os policiais da Força Tática afirmam que Márcio Ivaldo Silva de Oliveira é do PCC 1533, pois ele estava com bastante dinheiro trocado, bem, se tivesse com bastante dinheiro graúdo teriam dito a mesma coisa. Êta vida difícil ser vida fácil!
7 de novembro de 2017
CSE Centro Socioeducativos – PCC X FDN CV
Guerra entre Facções
Semana cheia de conflitos entre membros das facções, dessa vez foi em Roraima onde PCCs e FDNs CVs se enfrentaram fazendo funcionários como reféns.
1 de novembro de 2017
Agente Penitenciário é preso por ajudar o PCC
Sistema Prisional
Demorou quase um ano para a investigação conseguir derrubar a casa do Asp que estava levando para dentro do sistema os celulares para os presos do PCC, mas o dia chegou.
31 de outubro de 2017
Albergado vacilou e levou mais 2 com ele.
folhabv.com.br
Drogas
A polícia ficou monitorando o rapaz com ele caíram outros dois com pouca quantidade de drogas e uma arma, mas a zica é que estavam com anotações do tráfico.
29 do outubro de 2017
Assaltantes de padaria em Boa Vista seriam do PCC
folhabv.com.br
Assalto
Segundo a polícia os rapazes presos pelo assalto alegaram ser do Primeiro Comando da Capital e o local onde foram presos seria uma casa no bairro Santa Tereza usada pelos membros para se reunir.
28 de outubro de 2017
Foram pegar os traficantes, mas era um Tribunal do Crime
roraimaemtempo.com
Tráfico de Drogas – Tribunal do Crime
Os policiais receberam notícia que uma residência estava sendo utilizada como biqueira, entraram e teriam se dado conta que aquilo era um tribunal do crime.
27 de setembro de 2017
PM prende oito elementos que praticavam assaltos na cidade
Roubo – Sistema Prisional – Roraima Music
Já na delegacia, um dos telefones celulares de um dos presos tocou e a pessoa que ligou fez referência ao detento que chefiava o bando de dentro do sistema prisional.
22 de setembro de 2017
Força Tática prende suspeitos de envolvimento com facção criminosa
Roraima – Terrorismo – Organização Criminosa – Folha Web
Mensagens em celulares apreendidos durante uma abordagem, aparecem mensagens trocadas entre membros do PCC onde estariam planejando ataques a órgãos e agentes da segurança pública.
13 de setembro de 2017
‘Chapado’ do PCC é preso preventivamente; no celular dele, policiais encontram fotos com fuzis
Combate à Facção – Tráfico Internacional de Drogas – Roraima em Tempo
Ele é conhecido como “Boladão” ou “Chapado” e pertence ao Primeiro Comando da Capital em Roraima mantendo contato com os grupos criminosos da Colômbia e da Guiana, e foi preso depois de uma operação envolvendo diversas agências de segurança.
12 de setembro de 2017
Homem é preso com drogas e celulares que seriam levados para a Penitenciária
Sistema Prisional – FolhaWeb
Após denúncia anônima policiais entraram em uma residência onde estariam sendo embaladas drogas para serem colocados para dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).