As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de abril de 2019.
31 de dezembro de 2019

Google Trends 2019: PCC 1533 – Quem te via e quem te vê
→ Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Política de Segurança Pública
O que o Google Trends 2019 pode nos dizer sobre as mudanças pelas quais passou o Primeiro Comando da Capital no Brasil de Bolsonaro?
Bolsonaro e Wilson Witzel enfraqueceram a facção carioca Comando Vermelho (CV), e com isso a facção paulista Primeiro Comando da Capital pôde se dedicar aos negócios longe dos holofotes midiáticos.
As cruéis execuções que ocorreram corriqueiramente até 2018, tanto nas ruas quanto dentro dos presídios, quase que desapareceram dos noticiários e das redes sociais, tendo sido substituídas pela “violência policial”.
30 de setembro de 2019

14º Seminário sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro
→ Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Política de Segurança Pública
Ubirajara Chagas Favila cobrava do então governo petista que o crime organizado fosse combatido com respeito aos direitos humanos e às normas jurídicas, mas o tempo passou e vieram a Lava Jato, Bolsonaro, Dória e Witzel desdenham dos limites legais impostos sob o argumento do combate a um mal maior, colocando em prática politicas de encarceramento em massa e impunidade para os crimes cometidos por policiais que prendem e matam crianças e qualquer um lhes pareça suspeitos estarão contribuindo para o enfraquecimento da organização?
26 de setembro de 2019

O que explica a diminuição de homicídios no Brasil?
→ Roberto Muggah → InSight Crime
→ Brasil
→ Política de Segurança Pública
O governo Bolsonaro, com mão dura contra o crime, incentivou a polícia a usar força letal. Terá sido essa a causa da redução da taxa de homicídios? Roberto Muggah coloca em dúvida os resultados.
23 de setembro de 2019

20 de setembro de 2019

As organizações criminosas em um mercado de 150 milhões de Reais
→ Gram Slattery e Marta Nogueira → Reuters
→ Brasil
→ Furto e roubo de combustíveis e lavagem de dinheiro
Já movimenta 150 milhões de Reais o mercado o comércio de combustíveis roubados ou furtados no Brasil, sendo que só a facção Primeiro Comando da Capital (PCC 1533) possui 300 postos de combustíveis, 3% de toda a rede, sendo hoje uma das principais ferramentas para a lavagem do dinheiro do tráfico de drogas.
19 de setembro de 2019

Perseguidos pelo Primeiro Comando da Capital podem pedir asilo?
→ Refworld / UNHCR
→ Brasil
→ Combate ao Crime
A Agência das Nações Unidas para Refugiados disponibiliza informações cruciais para facilitar que agentes públicos de todas as nações avaliem se o temor alegado pelo solicitante de asilo é fundamentado. Entre os riscos elencados está do perseguido pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC 1533).
O relatório faz um breve histórico e mensuração dos riscos trazidos pela organização criminosa, assim como o aparato do Estado para proteger o cidadão que alegar estar sendo perseguido ou que seja testemunha protegida, para no final emitir seu parecer que mesmo que em outras palavras é algo mais ou menos assim: “olha, sei não, vê aí, que pode ser que sim como pode ser que não“.
21 de agosto de 2019

PCC 1533: Pacote Anticrime, Lei de Abuso de Autoridade e Lei de Armas
→ Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Combate ao Crime
As mudanças legislativas propostas permitirão o efetivo combate aos criminosos pelas ilibadas forças policiais nas ruas assim que forem retiradas as amarras que ameaçam os agentes da lei com punições por supostos abuso de autoridade.
O aparelhamento de um sistema carcerário rigoroso e a investigação criminal e financeira são as outras duas bases desse tripé que levarão ao solo as organizações criminosas como a facção paulista Primeiro Comando da Capital, ou não… há quem discorde.
19 de agosto de 2019

Polícia Federal distribui Fake News vinculando PCC e PT
→ Paulo Roberto Netto → Estadão
→ Brasil
→ Política
A Polícia Federal vazou documento no qual um suposto membro do Primeiro Comando da Capital afirmava estar afinado com o Partido dos Trabalhadores. Especialistas afirmam que a mensagem não é verdadeira, fica a dúvida: ou a Polícia Federal foi feita de otária ou tentou (e conseguiu) fazer muito otário acreditar.
“… áudios interceptados pela Polícia Federal na Operação Cravada e obtidos pelo ‘Estado’ registraram um integrante da facção afirmando ter “um diálogo cabuloso” com o partido.”
15 de agosto de 2019

Esquecer os crimes do passado é herança do Regime Militar
→ Aliny Gama → UOL Notícias
→ Brasil
→ Combate ao Crime Organizado
A reportagem da UOL apresenta o balanço da operação, estado por estado, totalizando mais de 300 mandados de busca e apreensão cumpridos em quase todas as unidades da federação.
12 de agosto de 2019

Esquecer os crimes do passado é herança do Regime Militar
→ Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Sistema Prisional
Me lembrou todas aquelas noites quando a mãe dos meninos voltava para casa contando os horrores que havia ouvido entre as mães e mulheres de prisioneiros que ficavam no entorno da delegacia – quando não eram enxotadas pelos policiais entre pilhérias como cães sarnentos.
Havia preço para tudo: ver o preso fora do dia da visita; deixar o “faxina” ou o carcereiro entrar com alguma coisa; e até mesmo a liberdade podia cantar, mas aí a conversa tinha que ser bem conversada, e não dava para nós.
8 de agosto de 2019

A ‘Ndrangheta e suas relações com o PCC 1533
→ Yuri Neves e Monica Betancur → InSight Crime
→ Brasil — Paraguai — Bolívia
→ Crimes transnacionais
Uma união de conveniência entre a ‘Ndrangheta e o PCC para contrabandear narcóticos do Brasil para a Europa foi consumada. Cada grupo controla um ponto no fluxo de cocaína, o que não representa risco para a contraparte.
Nos últimos anos, o PCC tem trabalhado para dominar redes de entrada ilegal e centros de transporte no Brasil e nos países vizinhos. Essa extensa rede de logística transformou-os no principal aliado criminoso de organizações estrangeiras que procuram tirar cocaína do Brasil.
5 de agosto de 2019

A Rota Africana do tráfico de drogas
→ Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil — Paraguai — Argentina
→ Crimes transnacionais
No entanto, Carolina Sampó, da Universidade Nacional de La Plata, em seu artigo “Tráfico de cocaína entre a América Latina e a África Ocidental”, explica esse esquema internacional que João Dória com seu sorriso “de sem vergonha” afirma ter quebrado.
E tudo se encaixou: a conversa com a senhora, o massacre de Altamira na guerra pela Rota do Solimões, a afirmação do governador de São Paulo e a morte do garoto, por isso voltei aqui para te falar um pouco mais sobre a Rota Africana no tráfico internacional.