São Paulo — PCC 1533 SP

NOTÍCIAS — PCC 1533 News — SÃO PAULO

Os mais importantes fatos sobre a organização criminosa paulista no estado.

11 de abril de 2018

Ferramenta pesadona apreendida
Vídeo Reportagem → G1
Assalto — Combate à facção

A Polícia não deu explicações de como chegou até a metralhadora avaliada em 300 milhões de Reais que era utilizada para ações contra carro fortes que estava guardada em um salão de festas no Jardim Florestan Fernandes em Ribeirão Preto.

29 de março de 2018

facção PM SP no Presídio Romão Gomes.jpg

Quem são e o que fizeram os PM presos
Luís Adorno → BOL UOL Notícias
Corrupção Policial — Assassinato — Segurança Pública

Toda reportagem de Luís Adorno do UOL Notícias (BOL) vale a pena ser lida, e essa em especial especial você não pode perder — ele traça o perfil dos crimes cometidos por policiais militares, conta qual o tipo do crime que cometeram e de que batalhão vieram.
 
Em determinado ponto, um dos especialistas ouvidos por ele declara que o PM mata por que “depois da organização do crime, com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o ataque a policiais, houve um corporativismo para defender os policiais contra o crime. Em 2006, houve as mortes [nos chamados “crimes de maio”]. Os PMs ficaram revoltados porque não foram avisados a tempo. Em 2012, voltou a acontecer, e os PMs se sentiram desprotegidos e sem respaldo do comando. Se sentiram vulneráveis”.

Ministério Público de São Paulo MPSPPCC ajudará eleger Procurador-Geral de Justiça
→ Folha de S. Paulo
Política — Organização Criminosa — Segurança Pública

Que será peça chave nas campanhas presidenciais esse ano todos nós já sabemos, mas Marcio Christino acredita que vai ajudar eleger até um membro do Ministério Público do Estado de São Paulo — e ele espera ser essa pessoa.

O candidato à lista tríplice dos candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça aposta suas fichas em seu trabalho de combate à facção paulista:

“Apresentei-me para o desafio do embate contra o crime organizado e travei batalhas contra o Primeiro Comando da Capital; acusei e, com sucesso, consegui a condenação de todas as lideranças. Busquei a identificação dos assassinos do juiz Antônio José Machado Dias em Presidente Prudente —todos foram condenados— e o esclarecimento dos ataques de 2006 com o desmonte da maior célula operacional do PCC de então, a malsinada Célula Oeste. Fui à Procuradoria Criminal, onde continuei o enfrentamento.”

28 de março de 2018

Tráfico de drogas em Americana e Nova Odessa.jpgEla vinha de longe, mas agora a casa caiu
Bargas Filho → Portal Todo Dia
São Paulo — Tráfico de drogas

Os caras comercializavam as drogas em Americana e Nova Odessa, mas a administração e a central de distribuição ficava em Dois Córregos, município à 170 quilômetros: Welton Henrique Murdiga de Souza, Wellington Murilo, Andrew Isaque de Souza, Bruno Bonfim dos Santos, Denis Roger da Silva, Larissa Fernanda Mendes Lourenço e Willian Cristiano de Carvalho.

23 de março de 2018

Satanistas e o PCC no Carandiru.jpgAgente Penitenciário conta o que sentiu na hora
Guilherme Santana → The Intercept_Brasil
Sistema Prisional — Guerra entre facções

“Chegando lá, os caras estavam todos drogados, tomando tudo quanto era tipo de remédio com álcool, maria-louca, cocaína, fumando maconha. Começaram a nos torturar psicologicamente, dizendo que ali era o PCC, que eles mandavam em São Paulo e que estavam só esperando para nos matar. Isso era sempre dito aos delegados, juízes, promotores e gerenciadores de crises que negociavam a dialogavam com os assassinos do PCC.

Em seguida, tivemos nossas mãos amarradas umas às outras, um de costas para o outro, e fomos envolvidos por dois colchões, com as nossas cabeças de fora. Jogaram álcool em nós, pegaram um cilindro de gás industrial e abriram a válvula na nossa cara. Um deles estava com um isqueiro na mão, fazendo ameaças. Naquela hora, já pensava que era melhor morrer do que ter a vida destruída pelo trauma. Em pouco tempo a tensão no meu corpo era tanta que eu já me sentia morto. Era como se eu não estivesse mais ali.”

PCC Tileaque Natálio Canedo de  Siqueira Campos.jpgNão deu não, fugiu do estado mas caiu
→ Tá no Site
Combate à facção

Faz tempo que a polícia de São Paulo está na caça de Tiliaque Natálio Canedo, pois é, caiu em Santana do Itararé no Paraná.

21 de março de 2018

PCC Sergio de Arruda Quintiliano Neto.jpg

Minotauro → brasileiro armado e perigoso
→ Radio Oasis 94.3 FM
Combate à facção

A tv paraguaia está distribuindo o alerta para o criminoso de Bauru SP, ele seria um dos autores da morte de Wesley Vasconcelos e um do homens do PCC que assumiram o lugar de Jorge Rafaat Toumani — ele circulava pelo país utilizando um documento falso com o nome de Celso Matos Espindola.


19 de março de 2018

A prisão do PCC Welinton Xavier dos Santos, Capuava.jpgCapuava volta para tranca, mas quem é ele?
Luís Adorno→ Folha de São Paulo
Marco Antônio Carvalho→ O Estado de São Paulo
Organização Criminosa — Tráfico de drogas — Justiça

Quem apresenta Welinton Xavier dos Santos, o Capuava, não é ninguém menos que o ministro do Supremo Tribunal Federal, segundo ele, Wellington é um dos maiores líderes do Primeiro Comando da Capital. Bem, se é eu não sei, o que eu sei é que da outra vez, ele foi preso com 1,6 toneladas de drogas e munição para .50 — ficou apenas seis meses recolhido.

Agora, Wellington foi capturado em Mogi das Cruzes, vamos ver quanto vai pegar, já que o cachorro da polícia encontrou dois fuzis, de calibres 7.62 e .22, dezenas de munições de calibre 7.62 e uma submetralhadora 9 milímetros, entre outros equipamentos, mocozeados no meio das raízes de uma árvore, nos fundos do terreno.

O repórter Marco Antônio Carvalho nos lembra que o desembargador Otávio Henrique de Sousa Lima, que libertou tão rápido o Wellington da outra vez, não vai poder ajudá-lo agora, pois os seus colegas não gostaram nada da brincadeira e ele teve que se aposentar compulsoriamente — se eu ou você tivesse feito o que ele fez teríamos sido presos e mandados embora por justa causa, mas quem mandou eu não estudar.

Matheus Gustavo Leite da Silva, o PCC Mano Zika.jpgMano Zika do PCC é zica mesmo
Rafael Ribeiro → Correio do Estado
São Paulo — Paraguai — Combate à facção

Matheus Gustavo Leite da Silva, o Mano Zika, foi sintonia de Rio Claro e estava foragido, mas deu bobeira pelas ruas de Pedro Juan Caballero e foi recapturado. Na delegacia, mesmo algemado nos pés e nas mãos pediu para ir ao banheiro e deu pinote — acabou sendo preso novamente, o cara é tão carniça que o Ministério Público de São Paulo já tinha pedido para mandarem a ele para a máxima de Presidente Venceslau.

17 de agosto de 2018

Complexo Penitenciário de Hortolândia PIII.jpgO vermelho levou no rabo mas não deixou barato
Braga Filho → Portal Tododia
Guerra entre facções — Sistema Penitenciário

Batizado no CV estava na tranca dos PCCs e foi obrigado a esconder 26 “tubinhos” de cocaína no ânus, mas conseguiu escapar e pediu ajuda para os Aspens. Ele entregou três folhas de caderno com anotações sobre o comércio de drogas no interior da unidade, com nomes e apelidos. E também, o número de uma conta bancária de um preso que seria o responsável por arrecadar o dinheiro do comércio de drogas.

16 de março de 2018

PCC está recrutando rapazes.jpgFacção criminosa determina batizado no oeste paulista
→ Gazeta de Taubaté
Organização Criminosa

A informação, detectada por agentes de forças de segurança pública ligados ao combate e monitoramento do crime organizado na RMVale, foi obtida com exclusividade pela reportagem…

14 de março de 2018

Policiais militares presos no Vale do Paraíba envolvidos com o PCC.jpgEstava fácil tirar dinheiro dos moleques, agora ferrou!
Luís Adorno → UOL Notícias
São Paulo — Combate à facção — Corrupção Policial

Os policiais eram de Taubaté, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Registro. Foram 40 mandados de busca na casa de PMs e PCs, 19 seguiram direto para o Romão Gomes — bandido é bandido, polícia é polícia, esses segundo o MP estavam jogando pelos dois lados, com carteirinha assinada com a facção PCC 1533.

12 de março de 2018

juíza Patrícia Álvares Cruz Folha de São Paulo.jpgA força do PCC está em seus garotos da base
Entrevista → Folha de São Paulo
São Paulo — Combate à facção — Organização Criminosa
A juíza Patrícia Álvares Cruz afirma que “todo traficante, por menor que seja, trabalha, direta ou indiretamente, para o PCC, já que toda a droga vendida no estado é distribuída pela facção. Sem ele, toda uma estrutura criminosa deixaria de existir”.

12 de março de 2018

juíza Patrícia Álvares Cruz Folha de São Paulo.jpgA força do PCC está em seus garotos da base
Entrevista → Folha de São Paulo
São Paulo — Combate à facção — Organização Criminosa
A juíza Patrícia Álvares Cruz afirma que “todo traficante, por menor que seja, trabalha, direta ou indiretamente, para o PCC, já que toda a droga vendida no estado é distribuída pela facção. Sem ele, toda uma estrutura criminosa deixaria de existir”.

9 de março de 2018

Assaltos de cargas PCC 1533 InSight CrimeA nova face do PCC — ações pontuais de alta rentabilidade
Análise de CH Gardiner → InSight Crime
São Paulo — Rio de Janeiro — Bolívia — Organização Criminosa

Assaltos audaciosos com equipes altamente armadas e utilizando tecnologia de informação. Os criminosos das facções agora explodem carros blindados e empresas de segurança e de valores com facilidade e precisão.

6 de março de 2018

Gianpaolo SmanioO procurador-geral de Justiça Gianpaolo Smanio e o PCC
Entrevista de Rogério Gentile → Folha de São Paulo
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC vive muito do mito de que é enorme e incontrolável. Na verdade, os dados de inteligência mostram que efetivamente existe a organização, que a questão é grave, mas que é perfeitamente controlável dentro da atuação do Estado.

Temos de combater exatamente essa infiltração no aparelhamento do Estado. É nossa preocupação acompanhar o mundo eleitoral da política. Tivemos até ação com relação a um prefeito que tinha notícia de envolvimento com o PCC.”

Fernando Henrique Cardoso FHCFHC fala sobre o PCC e a violência policial
Entrevista de Fernando Grostein Andrade → Folha de São Paulo
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC se transformou para os grupos de narcotraficantes e para as suas famílias, numa associação de ajuda mútua.”

Fernando Henrique Cardoso conta que conversando com uma conhecida que mora em uma favela do Rio de Janeiro ela contou:

“Olha, eu tenho lá em casa dois filhos. Um está no crime, o outro não. Eu não recebo nada do que está no crime. Eu sou contra. Um tem caráter e o outro não tem. Quando a polícia chega, a polícia bate no que está no crime, no que não está e em mim. A justiça é de classe, seletiva. Se você for negro você vai pra cadeia mais depressa do que se você for branco, ainda mais na área de droga. Isso é indiscutível.”

Aí o ex-presidente se questiona: que tipo de relação essa senhora e o filho que é honesto acabará criando com as forças policiais?

5 de março de 2018

Registro da aeronave - tribuna do ceará.jpgAinda procuram o dono do helicóptero do caso Gegê
Vídeo reportagem → Tribuna do Ceará
Ceará — Homicídio — Combate à facção

A aeronave está registrada em nome de uma empresa administradora de imóveis. Entretanto, no telefone registrado dessa firma quem atende é um escritório de advocacia.

4 de março de 2018

PCC Lacerda Magalhães JúniorResponsável pela contabilidade do PCC cai na Zona Norte
Vídeo reportagem → Rede TV!
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

Cláudio Lacerda Magalhães Júnior, o Febem, foi preso com os livros de contabilidade da Zona Norte paulistana. Além de fiel dos livros ele está a frende de várias biqueiras na região.

2 de março de 2018

PM Vitor Cristilder - O Estado de São PauloFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Luís Adorno → Folha de São Paulo
São Paulo — Segurança Pública — Homicídio — Violência Policial

Pelos doze homicídios cometidos em Osasco, Carapicuíba, Barueri, e Itapevi, o cabo da PM Victor Cristilder Silva foi condenado a um pena de 119 anos de prisão. Tentar vender a ideia de que não mataria “cidadão de bem”, acabou soando mal:

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Agora é a hora daqueles que aplaudem e apoiam os policiais que matam bandidos de buscarem a família dele e auxiliarem a mulher e os filhos pelos próximos 119 anos, afinal na hora de bater palminhas e mandar soquinhos no WhatsApp todo mundo estava pronto, mas agora, que a coisa pegou, ele que se ferre sozinho, né não?

1 de março de 2018

Helicóptero e lancha do Primeiro Comando da Capital apreendidos

Sem futuro! Dessa vida não se leva nada, só as emoções 
Ana Carla Bermúdez → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Combate à facção

A polícia apreendeu em Fernandópolis o helicóptero de Felipe Ramos Morais, que foi utilizado no assassinato de Gegê do Mangue e Paca. Ainda conseguiram recuperar no Guarujá duas lanchas que eram utilizadas pela facção paulista, uma delas é a “Só Emoções” e essa eles não vão levar dessa vida, perderam, e a outra “Sem Futuro”, nunca teve chance.

Assalto a caixa eletrônico em Campinas - folha de São PauloConfiando a vida a polícia. 
Rogério Pagnan e Luís Freitas → Folha de São Paulo
Assalto — Combate à facção

O seu parente vai participar de um assalto e você todo preocupado em que ele possa se ferir vai até o batalhão da PM e deixa um bilhete dizendo que…

…preferia ver o parente ser preso a ser morto, já que sempre foi um homem bom, mas, de um tempo para cá, havia se envolvido no mundo do crime.

Fala sério!!! A polícia foi lá e matou todo mundo!!!

“… tivemos que revidar. Chamamos o socorro depois da ação, mas todos morreram no local”, afirmou o tenente-coronel…

Apesar uma dezena de bandidos estarem armados com fuzis, metralhadoras, escopetas, e muito mais, nenhum policial saiu arranhado da troca de tiros excelente trabalho de limpeza (pena de morte no Brasil para que?).

Parece que os perigosos não eram tão perigosos assim. Apenas um dos mortos havia passagem por crime violento, os demais ameaça, furto de veículo… isso explica por que não teve nenhum ferido entre os policiais:

Bruno Alves de Souza (ameaça de morte), Marcos Paulo Correia de Melo (com três atos infracionais por tráfico de drogas e uma posse ilegal de explosivo), Davirlan Tenório dos Santos (suspeito de ameaça), Ronaldo Antunes (porte ilegal de arma, uso de documento falso, fuga de prisão e roubo de carro) e Itamar Gomes de Lima (investigado por tentativa de homicídio).

Sobrevivente do massacre de Campinas.jpgO sobrevivente, só sobreviveu por ter sido encontrado horas depois, mas engraçado foi a resposta da PM quando a reportagem perguntou a respeito do estado de saúde do capturado:

“… por questões de segurança, o estado de saúde do suspeito não será divulgado”. (segurança de quem?)

Apesar uma dezena de bandidos estarem armados com fuzis, metralhadoras, escopetas, e muito mais, nenhum policial saiu arranhado da troca de tiros excelente trabalho de limpeza (pena de morte no Brasil para que?).

Parece que os perigosos não eram tão perigosos assim.

Apenas um dos mortos havia passagem por crime violento, os demais ameaça, furto de veículo, tráfico… isso explica por que não teve nenhum ferido entre os policiais:

Bruno Alves de Souza (ameaça de morte), Marcos Paulo Correia de Melo (com três atos infracionais por tráfico de drogas e uma posse ilegal de explosivo), Davirlan Tenório dos Santos (suspeito de ameaça), Ronaldo Antunes (porte ilegal de arma, uso de documento falso, fuga de prisão e roubo de carro) e Itamar Gomes de Lima (investigado por tentativa de homicídio).

Sobrevivente do massacre de Campinas.jpgO sobrevivente, só sobreviveu por ter sido encontrado horas depois, mas engraçado foi a resposta da PM quando a reportagem perguntou a respeito do estado de saúde do capturado:

“… por questões de segurança, o estado de saúde do suspeito não será divulgado”. (segurança de quem?)

PM Vitor Cristilder - O Estado de São Paulo.jpg

Síndrome do policial pegador condenará Vitor?
Repórter Felipe Resk → O Estado de São Paulo
Homicídio — Combate à facção

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Pois é. O PM Vitor Cristilder é gente boa, com sangue de policial correndo nas veias, mas parece que será considerado culpado de achar que pode julgar quem é um “cidadão de bem” e quem deve morrer.

Uma pergunta, aqueles que mandaram palminhas quando ele matou (se é que foi ele) os malas (se é que eram malas), estão levando cesta básica para a mulher e os filhos e ajudando a pagar as contas na casa, ou vai ficar tudo por conta do…

… bem, alguém tem que cobrir as despesas. Valeu a pena aquele momento de adrenalina?

28 de fevereiro de 2017

Adivinha quem era vizinho do PCC?
Repórter Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
Organização Criminosa — Combate à facção — Tribunal do Crime

O repórter do A Tribuna nos conta que o apartamento do piloto do helicóptero, Felipe Ramos Morais, “fica na orla da Praia das Astúrias, no Edifício Solaris, o mesmo condomínio do triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Felipe é quem estava pilotando a aeronave que levou para a emboscada Gegê do Mangue e Paca. A polícia sabe que o homem está desaparecido, só não sabe se está fugindo da polícia, da queima de arquivo do PCC, ou se já está morto.

Ah! Eduardo Velozo faz um resumo legal do caso, vale a pena ser visto por quem ainda não entendeu o assunto.

26 de fevereiro de 2017

Eduardo Ferreira da Silva PCC morto na serra do japi.jpgEste cara estaria roubando o caixa do PCC
César Galvão G1 SP vídeo do momento do atentado
Organização Criminosa — Homicídio – Tribunal do Crime

Eduardo Ferreira da Silva, o Boreu,  foi morto possivelmente a mando de Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho,  quando circulava em seu Mercedes importado na Rua Serra do Japi, e a polícia descobriu que ele era amigo de Marcola, e estaria desviando dinheiro da facção para seu enriquecimento pessoal. Chegou a comprar uma cobertura de mais de 3,5 milhões, agora mora em um pequeno espaço. As autoridades acreditam que essa morte esteja ligada de alguma forma com a de Gegê e de Cabelo Duro.

25 de fevereiro de 2017

Jânio de Freitas - Folha de São Paulo.jpgO governador tem acordo sim, diz Jânio de Freitas
Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Política

Quando somos crianças, gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos filmes, repetidamente.

Coisa de criança.

Quando adultos gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos comentários, repetidamente.

Coisa de adulto.

A polícia e o Ministério Público de São Paulo nos últimos anos não só foi a que mais prendeu traficantes nas ruas, quando as lideranças, que estão em sua maioria encarcerados.

Mesmo assim, muitos gostam de ouvir a mesma história, que o governador Alckmin tem um acordo com o PCC, tá então, para quem gosta de ouvir a mesma história sempre, Jânio de Freitas, se dispõe a repetir.

23 de fevereiro de 2018.

A morte de Gegê do Mangue pode ser o começo de uma guerra.jpg
Rícard Wagner Rizzi → aconteceuemitu.org
A morte de Wagner Ferreira da Silva, o Cabelo Duro, pode ser o princípio de uma mudança na estrutura do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533).


Rachou ou seria outra coisa?
Glauco Araújo e Kleber Tomaz → G1 SP
Organização Criminosa

Com a morte de Gegê todos esperavam o reagrupamento em torno dos antigos líderes ou até perseguição contra os aliados fiéis de Gegê, mas a morte de Wagner Pereira da Silva, o irmão Cabelo Duro ou Waguinho, aponta para a possibilidade de haver um grupo forte que pode levar a cisão do PCC, ou talvez seja outra coisa… .

Mágino Barbosa - Folha de São Paulo.jpgGoverno de São Paulo afirma que é outra coisa!
Repórter Artur Rodrigues → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Homicídio
Algo assim pode chegar as ruas trazendo violência e mortes nas biqueiras, entre a população das comunidades, e policiais. Até o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Barbosa, veio a público para falar sobre essa possibilidade.

Mágino Barbosa tem acertado todas quando fala sobre a facção, e afirma que essa zica é um “desentendimento pontual” e que “não haverá ‘guerra’ entre criminosos no Estado”.

21 de fevereiro de 2018.

Quando a esmola é demais o santo desconfia…
Repórter Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Ceará — Organização Criminosa — Homicídio

Tá fácil demais, foi encontrado um bilhete em um presídio que coloca Marcola como mandante da morte de Gegê do Mangue — ninguém duvidaria que ele tivesse ordenado a morte, mas acreditar em um bilhetinho é dar muito crédito para o coelhinho da Páscoa.

Mercado Militar.jpgPCC aproveita baixa de preços de armas
Ana Maria Castro Guerrero → Mercado Militar
Roraima — São Paulo — Combate à facção — Organização Criminosa
A crise econômica venezuelana derrubaram o preço das armas, quem tiver um dinheiro guardado e quiser uma AK-47 ou uma AR-15, é o momento de aproveitar a baixa dos preços.

Foi o que pensaram o irmão Jaçanã de São Paulo, e entrou em negociação com o Toni Caolho que estava na tranca de Monte Cristo em Boa Vista, e esse caso não é isolado, está virando uma rota de armas aquela fronteira.

Armas das forças armadas da Venezuela também tem preços especiais, pois com a crise econômica os próprios militares estão oferecendo as armas… alguém quer uma granada de mão?

Comprando lá para trazer o preço dos rifles estão custando entre 5 e 8 mil dólares, mas se preferir receber no Brasil vai ter que desembolsar uns 22 mil dólares, para quem está em São Paulo, ainda pode valer a pena a entrada sul.

Arsenal da facção PCC 1533 era guardado na igreja.jpgO demônio invade igreja e abandona armas
Luís Adorno → Folha de São Paulo
Combate à facção — Segurança Pública

Só pode ser isso, o delegado da cidade porém acha que a explicação é outra: “O dinheiro do tráfico era juntado ao dízimo na igreja que foi construída só para essa função. Donos de empresas de automóveis cediam carros para transportes de drogas. Os açougues faziam lavagem também. E a imobiliária alugava imóveis para a facção”.

20 de fevereiro de 2018.

Paulo Henrique Amorim Conversa Fiada.jpgAfinal, quem derrubou o índice de homídios paulista?
Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim
Combate à facção — Segurança Pública

Ele tenta responder a essa pergunta com aquele tom irônico que só ele tem, nem vou falar nada, quem quiser que vá até lá e leia.

Claudiney Rodrigues de Souza, o PCC Cláudio Boy.jpgCláudio Boy preso no aeroporto de Guarulhos
reportagem R7
Reportagem O Estado de São Paulo
Minas Gerais — Ceará — Combate à facção

Claudiney Rodrigues de Souza, chefiaria parte da facção em Minas Gerais e estava vindo de avião de Fortaleza quando foi capturado ao desembarcar, seu nome estava até na lista da INTERPOL.

Ciro Gomes candidato do PDT à presidência da república.jpgLiberar as drogas para trazer mais segurança
Gazeta do Povo
Política — Segurança Pública

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República é a favor de liberar o uso das drogas para diminuir a criminalidade. Ele também acuas o governador Alckmin de estar aliado com o Primeiro Comando da Capital.

19 de fevereiro de 2018.

Embu das Artes logo do município.jpgPizza no caso do jornalista atacado em Embu
William Cardoso → Folha de São Paulo
Atentado

O repórter Gabriel Barbosa da Silva, o Binho do site Verbo Online estaria falando de mais, o prefeito da cidade é acusado de ter ligações com o Primeiro Comando da Capital, o jornalista sofre um atentado, mas a polícia vai deixar como um mal entendido que causou lesão corporal, tá certo, afinal é um poder discricionário do delegado, né não?

18 de fevereiro de 2018

Brasil_WEB-col-3

Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
São Paulo — Paraná — Rio de Janeiro — Paraguai — Bolívia — Guerra entre facções — Combate à facção

As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.

Pequenos traficantes de São Paulo - O Estado de São Paulo.jpgA guerra não chegou, mas as armas vieram
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções — Combate à facção

No final do ano, os inimigos CV FDN e CRBC ameaçaram atacar São Paulo, e não é que vieram mesmo! Mas a resposta foi rápida, e aparentemente tudo acabou, mas algumas biqueiras ainda ficaram com as armas, e agora a polícia encontra resistência.

17 de fevereiro de 2018

Alba Zaluar Uol Notícias PCC ganha com intervenção.jpgA intervenção federal no Rio fortalece o PCC
Wellington Ramalhoso → Notícias UOL
Rio de Janeiro — São Paulo — Guerra entre facções — Combate à facção

Paulistas unidos jamais serão vencidos! — É o que diz com outras palavras a especialista Alba Zaluar. O ataque ao Comando Vermelho CV, o arqui-inimigo do PCC, terá a frente as Forças Armadas por ordem do paulista Michel Temer, enquanto a polícia do estado de São Paulo, comandado pelo paulista Geraldo Alckmin, com todo esse apoio o paulista Marcola pretende não repetir o ero de 1932.

15 de fevereiro de 2018


No ninho do PCC o cidadão está mais seguro
Giulia Fontes → Gazeta do Povo
Segurança Pública — Política
Em um Brasil de realidade sangrenta, São Paulo parece um oásis de segurança – ao menos no que diz respeito à quantidade de homicídios. Além das ações públicas de segurança, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que domina o tráfico de drogas em São Paulo também está trabalhando para conter o número de mortos: “Há muitos relatos, que vêm das comunidades e dos próprios policiais, de que essa organização controla ações violentas mais extremas”, afirma André Zanetic, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo).

4389c-superior2btribunal2bfederalAqui é Td TJF passa nada — garante o ministro Marco Aurélio
G1 – Vale do Paraíba e Região
Corrupção Policial
Começam a ser negados os habeas-corpus impetrados pelos policiais que foram acusados de serem aliados do Primeiro Comando da Capital, o ministro Marco Aurélio de Mello disse: aqui é td TSF não passa nada — ou algo parecido, e ainda está correndo a ação para que os policiais arranjem 2 milhões para pagar para o povo como indenização moral pelos danos que causaram a sociedade levando descrédito a polícia.

Camila Caldeira Nunes Dias PCC.jpgPCC / CV administrações totalmente diferentes
Na Hora on-line reproduzindo trecho do Rondônia Dinâmica
Organização Criminosa
Camila Nunes explica qual a diferença que existe entre a ação do Comando Vermelho (CV) fora do Rio de Janeiro e do Primeiro Comando da Capital (PCC) fora de São Paulo.

14 de fevereiro de 2018

8c6ca-tribunal2bdo2bcrime2bpcc2b1533Justiça condena quatro PCCs por homicídio.
Jornal de Piracicaba
Tribunal do Crime
Luis Matheus de Freire Oliveira foi acusado de talaricagem e foi morto a mando do Primeiro Comando da Capital, preso aqueles que o executaram foram condenados pelo homicídio, cada um vai cumprir mais de quinze anos de cadeia.

12 de fevereiro de 2018

Mapa do tesouro do dinheiro enterrado pelo PCC 1533.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
Brasil — Organização Criminosa — Política
A quem interessa notas de 100 reais, quem tem pacotes desse dinheiro, alguns profissionais liberais que não querem pagar impostos, políticos, igrejas, e o Primeiro Comando da Capital.

Coringa mata arlequina em ribeirão preto.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
Tribunal do Crime
O conto de amor entre o coringa Danilo Moreira Pimenta e a arlequina Khadija terminou com os dois mortos. Khadija Aziani das Dores morreu nas mãos de Danilo, e Danilo foi condenado pelo Tribunal do Crime do PCC 1533.

Site da Folha coloca livro sobre o PCC em promoção
Livraria da Folha de São Paulo…
… ou conheça os outros livros sobre a facção paulista → PCC
Organização Criminosa
Em “Laços de Sangue”, o procurador de Justiça Marcio Sergio Christino, do Ministério Público de São Paulo, conta a história do PCC, uma das afirmações mais surpreendentes é a de que Marcola servia de informante da polícia.

11 de fevereiro de 2018

Jonathan Franklin - Americas Quarterly facção pcc pcc 1533.jpgO que os pesquisadores falam sobre a facção PCC
Jonathan Franklin → Americas Quarterly
Brasil — Organização Criminosa
O repórter conseguiu somar dezenas de opiniões diferentes de pesquisadores sobre o fenômeno Primeiro Comando da Capital, sem no entanto se tornar enfadonho.

10 de fevereiro de 2018

4389c-superior2btribunal2bfederalPolícia que se envolve com bandido espera julgamento preso
Superior Tribunal Federal → Jusbrasil
Corrupção Policial — Combate á facção
O Ministro Marco Aurélio se negou a analisar o Habeas-Corpus, afinal o cara fazia parte de uma organização criminosa composta por policiais civis, para o tráfico de drogas, em associação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), e provas é que não faltam no processo: centenas de quilos de drogas, armas de grosso calibre e de anotações relativas à contabilidade do tráfico de entorpecentes, em que descritos pagamentos indevidos aos agentes públicos… enfim, aguarde por trás das muralhas de boa e não reclama e nem venha com mimimis.

Prisão de PCCs no Guarujá.jpgA garota transformou seu apartamento em base do PCC
A Tribuna
Combate à facção
A polícia chegou ao apartamento depois de investigação que apontava que lá era um centro de controle e abrigo da facção Primeiro Comando da Capital, e os documentos, armas e drogas que foram apreendidos tiraram dos policiais qualquer dúvidas que ainda tivessem.

9 de fevereiro de 2018.

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Kaique Dalapola e Fabíola Perez → R7 Notícias
Corrupção Policial — Segurança Pública — Guerra entre facções
Outro artigo de qualidade dos repórteres Kaique e Fabíola, desvenda o trabalho da DISE (Delegacia de investigações sobre Entorpecentes) de impedir o ingresso de facções inimigas no território do Primeiro Comando da CapitalHá tempos se fala sobre a “terceira geração dos PCCs”, bem, hoje essa reportagem saiu em um site na Índia e resolvi buscar da onde tinha surgido, bem, foi a original em inglês data de 25 de janeiro no site Small Wars Journal….

Ministério Público de São Paulo MPSPParticipação em Tribunal do Crime derruba mais três PCCs.
Portal do Ministério Público de São Paulo
Justiça — Tribunal do Crime
Os PCCs Aloísio Antonio Gonsales, Alex Heron Gomes da Silva e Vinícius Daniel de Mello, foram condenados a mais de dezoito anos cada um pela morte de Luis Matheus Freires de Oliveira que tinha tinha começado um relacionamento com a ex-mulher de um PCC de Piracicaba.

8 de fevereiro de 2018

Sérgio Adorno e a facção PCC 1533A facção PCC controla bairros de São Paulo
Entrevista com Sérgio Adorno → Neues-Deutschland
Organização Criminosa — Segurança Pública
“O cartel atravessou as muralhas da prisão e hoje controla muitos dos bairros pobres de São Paulo. O PCC tem um poder quase absoluto lá e estabeleceu regras de convivência: por exemplo, você não pode matar sem sua autorização. É por isso que se tornou relativamente silencioso em São Paulo. Algumas pessoas dizem que o PCC trouxe a paz para seus bairros. Essa força também significa que o PCC não é apenas um simples grupo de criminosos para controlar. Pode ser muito longe para falar de estruturas como a máfia italiana, mas tem havido uma tremenda quantidade de profissionalização. Se você olhar para suas contas publicadas no decorrer de uma investigação, você pode ver que eles não são amadores.”

7 de fevereiro de 2018

Dante e o inferno da facção PCC 1533.jpgA taxa de homicídios no estado de São Paulo
Artigo de Rícard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
Segurança Pública — Política
Foi de fato o suposto acordo entre o Primeiro Comando da Capital e o governador Geraldo Alckimin que derrubou os índices de homicídio?

Governador Geraldo Alckmin Tolerância Zero UOL.jpgTolerância Zero para a corrupção policial
Reportagem de Charles Sholl → Uol Notícias
Corrupção Policial — Combate à facção
Se começar a mexer nos arregos e no respeito as regras de atuação na rua, o governador Geraldo Alckmin terá uma polícia muito diferente da que tem hoje, isso pode ser bom ou não, de acordo com o ponto de vista, mas ele diz que vai fundo nisso, o aumento de policiais civis presos é só o começo – tolerância Zero para criminosos e para aqueles que deveriam defender as leis dentro da lei e não o fazem.

Camila Caldeira Nunes Dias fala sobre o PCC hoje
Reportagem de Ciro Barros → Agência Pública
Organização Criminosa — Sistema Carcerário — Guerra entre facções
A autora do livro “Hegemonia nas prisões e monopólio da violência” responde a questões como:
– Quais são os principais reflexos do rompimento entre o PCC e o Comando Vermelho nas ruas e nas cadeias passados quase dois anos?
– Do início do ano para cá, já tivemos uma rebelião sangrenta no Goiás e, segundo a imprensa, a maior chacina da história do estado do Ceará. Ambos os episódios foram associados ao PCC e poderiam ser reflexos do rompimento com o CV. Isso sinaliza um aumento dos conflitos em nível regional por conta desse rompimento entre as facções?
… e muito mais..

Paz Justiça Liberdade símbolo.jpgSaudação para quem está em liberdade
Postagem no face do Buscando os Fatos
Sistema Carcerário
Hoje tem festinha na comunidade. Não posso colar. Tô privado da liberdade. Logo mais tá com nóis no mundão, logo mais ela Canta #LiberdadeJa #PoucoPaEntendePJL (Paz, Justiça e Liberdade) pra vcs.

6 de fevereiro de 2018

Liberar ou combater as drogasLiberar ou não as drogas
Ricard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
Tráfico de Drogas — Combate à facção
Policiais e bandidos concordam pelo menos em uma coisa: as vendas de drogas devem ser proibidas e combatidas, mas há presidentes americanos que discordam — qual a posição da facção paulista Primeiro Comando da Capital?

UOL corupção na polícia civil de São PauloRecorde de policiais civis presos
Moacyr Lopes Junior → UOL Notícias
Corrupção Policial — Combate à facção
O jornalista não se alonga na reportagem, apresentando os números totais e por quais crimes – já disse e repito, tem policial que se encanta com o arrego e se esquece que o valor pago pelo garoto do corre ou sua família, muitas vezes é lançado no livro caixa da facção, e quando esse cai nas mãos do MP ou da Corregedoria…

CooperSuzan investigada por envolvimento PCC 1533A associação de perueiros e a facção PCC 1533
Reportagem de Cibelle Marthos→ Portal News
Corrupção — Combate à facção — Organização Criminosa
O Ministério Público afirma que a Cooper-Suzan, uma cooperativa de transporte de passageiros de Suzano era utilizada para o tráfico de drogas pelo Primeiro Comando da Capital, o vereador José Carlos de Souza Nascimento, o Zé Pirueiro, que foi presos na operação da GAECO agora pede um habeas-corpus.

ex-pcc e a sobrinha de Geraldo AlckminSe ele sequestrou a garota eu não sei
Reportagem de Thalita Guedes Fontes → Fuxico Gospel
Sequestro
Um ex-membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), apontado como um dos sequestradores da sobrinha do governador Geraldo Alckmin…

30 de janeiro de 2018

0b98f-tribunal2bde2bjusti25c325a7a2bde2bs25c325a3o2bpauloSaldo: 29 afastados, 2 demitidos, 1 foragido
reportagem de Luís Adorno → UOL Notícias
Corrupção Policial
Tem polícia que se delicia quando recebe o arrego do vaporzinho da quebrada, rasga as notas se não fica satisfeito, canta de galo… mas cada centavo é lançado pelo gerente da biqueira na contabilidade da facção, e imagina a cara do polícia quando esse livro cai nas mãos da promotoria pública.

São Paulo perde para a facção PCC 1533 na CracolândiaO Governo de São Paulo perde para o PCC na Cracolândia
reportagem de Andy Robinson → La Vanguardia
Tráfico de drogas — Organização Criminosa
O Primeiro Comando da Capital mantém a distribuição e o governo de São Paulo não consegue dominar a Cracolândia — é o que afirma o jornal espanhol El Vanguardia e que foi repercutido pelo periódico mexicano Termómetro.

26 de janeiro de 2018.

Tribunal do Crime da facção pcc 1533 primeiro comando da capitalTribunal do Crime acaba mal para os PCCs
G1 Globo
Tribunal do Crime
O cara estava de talaricagem na ocupação Granja entre Sertãozinho e Pontal, estava recolhido para julgamento quando a polícia chegou e o resgatou — dois supostos PCCs foram presos.

25 de janeiro de 2018

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoGAECO leva quase 800 PCCs para a tranca
UOL Notícias
Combate à facção
Em 2016 foram presos 340 pessoas ligadas à organização criminosa nas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em 2017 fora 795.

Mágino Alves Barbosa Filho.jpgNão há guerra entre facções em São Paulo
R7 Notícias
Guerra entre Facções
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, garante que aqui esse tipo de ação não tem vez, o governo paulista aposta na eficiência dos setores de inteligência das polícias civil e militar.

21 de janeiro de 2018

Thiago Nogueira da Silva, o PCC BilãoForça Tática alega ter prendido PCC em Jundiaí
JJ
Combate à facção
Thiago Nogueira da Silva, o Bilão, caiu com 184 porções de maconha pela Vila Real, em Várzea Paulista.

20 de janeiro de 2017

Kaike Dalapola questiona sobre a guerra entre facçõesKaique Dalapola do R7 ironiza o Governo do Estado
reportagem → R7
página no Twitter → Kaique Dalapola
Guerra entre facções
O reporter questionou o governo paulista sobre os ataques feitos pelas facções inimigas do PCC dentro do estado, apresentando mais de uma centena de áudios dos grupos de whatsapps da facção, e a acusação que havia sobre a participação de um delegado da polícia civil no acobertamento — responderam com uma nota padronizada — ele não perdeu a oportunidade de responder a altura e com “luvas de pelica”.

19 de janeiro de 2018

Sintonia restrita do PCC no site O ValeA questão da Sintonia Restrita do 1533 volta a tona
O Vale
diversas abordagens muito melhores sobre o tema → UOL
Organização Criminosa
Essa célula do Primeiro Comando da Capital seria a responsável pelas ações planejadas de ataque a policiais, agentes penitenciários, e autoridades. “O Vale” ressuscitou o tema que foi abordado no ano passado pela UOL.

18 de janeiro de 2018

uma tonelada de maconha apreendida em Cotia e BarueriMarcos Menezes seria o cara que trazia a droga do Paraguai
nome e endereços → Jovem Pan
Melhor reportagem → R7 Notícias
Tráfico internacional
Parte da droga estava no seu carro, e o restante em dois endereços:, em Barueri, os policiais encontraram 100 quilos da droga e dois veículos: um Fiesta e um Sandero, ambos de cor prata, mas nenhum suspeito foi localizado; e em Cotia, cerca de uma tonelada de maconha, além de munições de calibres ponto 40 e 9 milímetros.

Criança do facção PCC 1533 preso em BoiçucangaEle é conhecido como “o Criança”, mas brinca com ele…
Tamoio News
Tráfico de drogas
Na mata fechada os policiais viram os garotos enterrando drogas em um buraco, quando perceberam vazaram, mas não deu não, quatro foram presos, um deles estava com o 38 pinado, era o garoto do PCC conhecido como Criança.

15 de Janeiro de 2018

A imprensa e os ataques dos inimigos em São Paulo

aconteceuemitu.org

Guerra entre Facções

Os ataques das facções Comando Vermelho (CV), Família do Norte (FDN) e Comando Revolucionário Brasileiro do Crime (CRBC) estão acontecendo por todo o estado há duas semanas e a imprensa se cala.

O Processo de Franz Kafka não é ficção, é real

link para o artigo >>> vermelho.org.br

Sistema Prisional

“O PCC é um efeito em um sistema que está estruturado dessa maneira. O PCC é pintado como decorrência do Estado ausente. Essa pra mim é uma figuração problemática, porque perde de vista o que o Estado está fazendo. Se o Estado estivesse ausente nas prisões não haveriam prisões. O Estado obriga os presos a se articularem com pessoas de fora e a se mobilizar continuamente. O PCC não tem preocupação com o processo dos presos, mas ele faz parte dessa dinâmica dos presídios com a sociedade. É preciso entende-lo num contexto. Meu ponto é que o PCC é uma parte de um problema mais complexo e mais central que é o modo como o estado organiza a punição em São Paulo.”

14 de Janeiro de 2018

Integrantes do CV salvos pela polícia na capital paulista

noticias.r7.com

Guerra entre Facções

Membro do Comando Vermelho é pego pelos PCCs e mantido em cativeiro para esperar o destino, nisso entra a polícia e salva os CVs — como o leão perde o dente mas não perde a pose, o carinha faz com a mão o sinal da facção carioca enquanto nega para o policial que pertença a ela — desculpe se me rio, e o polícia nem percebeu.

13 de Janeiro de 2018

A imprensa se cala, mas a guerra chegou a São Paulo

obeltrano.com.br

Guerra entre Facções

Lucas Simões traz a melhor e mais completa reportagem sobre esse assunto, provando que sabe do que está falando, e começa assim: Sob o silêncio absoluto da grande imprensa, uma guerra entre facções criminosas estourou em São Paulo na passagem do ano, levando terror às favelas e áreas da periferia da cidade e deixando um rastro de torturas e mortes, incluindo de mulheres e pessoas sem ligação direta com o tráfico de drogas.

Loira Perigosa do PCC 1533 cai e leva dois com ela

atribuna.com.br

Combate à Facção

Maximiliano Santos Ferreira de Lima, Jasciela Pontes Gomes, e Clotilde Aparecida Romano Alves, a Loira Perigosa que oferecia armas para os integrantes da facção para aqueles que quisessem combater os policiais que estivesse atrapalhando os corres.

12 de Janeiro de 2018

São Paulo sob ataque — primeiro passo: guerrilha

revistaforum.com.br

Guerra entre Fações

Os inimigos mudam a tática. Comando Revolucionário Brasileiro do Crime CRBC, Comando Vermelho CV, e Família do Norte FDN, juntam forças usar táticas de guerrilha em São Paulo contra o PCC 1533.

11 de Janeiro de 2018

O funk das periferias, a facção PCC 1533 e o prefeito Dória

ponte.org

Crime Organizado

DZ7 é a praga dos pancadões do Paraisópolis (acima, áudio de um dos shows) — o site ponte.org analisa a guerra entre o prefeito e a garotada dos rolezinhos, afirmando que são realizados entre 400 e 600 eventos por mês, envolvendo entre 30 e 50 mil frequentadores por evento.

São Paulo é um barril de pólvora afirma deputada paulista

sifuspesp.org.br

Sistema Prisional

A deputada deputada estadual Márcia Lia (PT) alega que o governo estadual cortou em 70,7% o investimento previsto para a secretaria da Administração Penitenciária, e congelou — um comentário que não vou guardar para mim: muitos pregam a demonocracia mas não a colocam em prática, reparem que esse talvez seja o único site da internet que não permite ao usuário a opção de não receber atualizações, você pode optar por receber ou receber.

10 de Janeiro de 2018

A Justiça pode ser lenta mas não falha

jusbrasil.com.br

Legislação Penal

Que eles usaram o garoto, usaram, mas agora saiu a decisão final: prescrita a pretensão punitiva. – o caso se deu durante os ataques de 2006.

9 de Janeiro de 2018

Isso não existe matou mais três PCC em São José dos Campos

meon.com.br

Guerra entre Facções

Adriano Cecilio de Sousa e os outros foram mortos em ataques de algo que não existe, segundo o delegado Célio José da Silva. O Comando já havia passado alguns salves pedindo a todos cautela. Há poucos dias algumas coisas que não existem, e eram ligadas ao CRBC foram capturadas e julgadas, como não existiam seus corpos não foram localizados.

Assaltante ligado a facção PCC 1533 vivia no luxo

jr.jor.br

foto do momento da prisão feita pela GCM >>> cajamarnoticias.com

Assalto

Leonardo Moraes Lima foi preso através de investigação na cidade de Cajamar, só de aluguel o colega pagava 4 mil reais e andava de Audi.

É tudo 3 nos pancadões de São Paulo — se não for 3 não passa

g1.globo.com

Política – Organização Criminosa

Muitos dos organizadores “são originários do PCC (Primeiro Comando da Capital)”, e transformam os bailes de rua em negócios com “consumo de álcool, tráfico de entorpecentes e prostituição de meninas — afirmou o prefeito João Doria.

Nada vincula o Tio ao Primeiro Comando da Capital

atribuna.com.br

Combate à Facção

Éverton dos Santos da Silva foi acusado de fazer parte da facção paulista, mas a polícia não conseguiu reunir provas nesse sentido — já está na rua.

8 de Janeiro de 2018

Site especializado em organizações criminosas analisa guerra entre facções

insightcrime.org

Guerra entre Facções – Combate à Facção

As autoridades brasileiras atribuíram o aumento da violência aos confrontos entre o PCC e uma gangue conhecida como Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC), mas…

6 de Janeiro de 2018

Depois de um tempo crescendo na moita, ói quem voltou

noticias.r7.com

Guerra entre Facções

O Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade CRBC voltou a atacar o Primeiro Comando da Capital PCC, acreditando que haveriam ações de outras facções por todo o Brasil, atacaram aqui em São Paulo, dentro e fora dos presídios –  a resposta não tardou

Infográfico com a distribuição das facções por estado

folha.uol.com.br

Brasil – Amazonas – Organização Criminosa – Tráfico Internacional de Drogas

Dois soldados são baleados, mas exército recolhe 1,2 toneladas de drogas, o site aproveita para incorporara alguns infográficos.

Irmão Tio, disciplina do Guarujá, caí para a Civil

facebook.com/BuscandoosFatos

Combate à Facção

Éverton dos Santos da Silva estava sendo investigado, a busca na residência foi feita através de mandado e com ele foi encontrada uma pistola alemã.

4 de Janeiro de 2018

O UBER e o Primeiro Comando da Capital

sao-paulo.estadao.com.br

Organização Criminosa – Tráfico de Drogas

O Estadão lembra o velho relacionamento do PCC com as associações de profissionais de transporte — em outros estados isso também acontece. O UBER veio para mudar, mas quais serão as mudanças que esse novo tipo de transporte trará para a estratégia de distribuição de drogas e armas, e a influência das facções no monopólio do transporte de passageiros?

3 de Janeiro de 2018

Ela seria a ligação do PCC SP com o PCC CE

ifolha.com.br

Ceará – Guerra entre Facções

Jeane de Souza foi presa após uma denúncia, ela estava há dois meses morando na cidade de Olímpia no estado de São Paulo, fugida dos inimigos do Comando Vermelho em Fortaleza.

2 de Janeiro de 2018

Repercute na Europa a morte de garoto por bala perdida

dailymail.co.uk

Assassinato

O garoto Arthur Aparecido Bencid Silva morreu no bairro do Morumbi vítima de uma bala perdida. Um suspeito foi preso pela polícia, mas no exterior, após o Mail Online ter atribuído o tiro a facção paulista, a matéria foi repostada por outros sites em vários países europeus.

28 de dezembro de 2017

Os usuários do Google e o Primeiro Comando da Capital

aconteceuemitu.org

Brasil – Dia a dia

O que foi procurado na rede a respeito da facção em 2017, e quais conclusões a que podemos chegar.

27 de dezembro de 2017

Caem 5 PCCs que atuaram no assalto de Araçatuba SP

campograndenews.com.br

Paraguai – Assalto

Danilo Vicente Ignácio, João Paulo Ramos, Murilo Rodrigues Nogueira, Mayra Natanaelly Guedes de Moura e Erica dos Santos, foram presos após tentativa de fuga de uma abordagem em Pero Juan Caballero. Segundo a polícia eles teriam participado da ação, que resultou na destruição de viaturas e na morte do policial civil André Luís Ferro da Silva.

20 de dezembro de 2017

Justiça prente Tio Patinhas e confisca seu dinheiro

acidadeon.com

Tráfico de Drogas – Organização Criminosa

Mário de Carvalho Filho, o irmão Marinho das Mangueiras ou irmão Tio Patinhas, Sintonia Final do Progresso do Interior, que tinha como base Ribeirão Preto, foi condenado a 33 anos e 9 meses de reclusão, e perdimento de todos os bens que estavam no nome dele e de laranjas, somando alguns milhões de reais. Também foi condenado o seu braço direito Robson Rodrigo Carvalho, o irmão Treinador, ou Sertão.

Ô dó! O cara foi preso pela GCM de Itu…

jornalperiscopio.com.br

Dia a dia

… ele é só um vaporzinho, mas quando foi peso resolveu que vai virar PCC só para poder se vingar.

19 de dezembro de 2017

21 PCCs caem na Operação Babilônia da polícia paulista

webdiario.com.br

Combate à Facção

Além da prisão de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi desarticulada uma rede de tráfico que agia em Carapicuíba, Osasco e Jandira, dentre outras cidades.

As mulheres que passam pelo cárcere

ittc.org.br

Sistema Carcerário

“O sistema é falho. Às vezes o próprio comando (referindo-se ao Primeiro Comando da Capital – PCC) te favorece mais…porque assim, se você está dentro de um sistema pra você se reeducar e você se restabelecer, você consegue reequlibrar sua vida ali pra ressocialização, pra você sair…. mas, não educa ninguém. Pra você ter noção no segundo dia a gente teve um banho de sol no estágio…e tinha uma menina (referindo-se à funcionária) que encostou a gente no paredão, todo mundo em um alambrado e falou assim: “vocês são um bando de puta”. Vocês ficam seu bando de puta, e aí começou falar, mas muito…

18 de dezembro de 2017

Essa matéria do Vice é antiga, mas vale relembrar…

vice.com

Organização Criminosa – Legislação Penal

Sabemos que cálculos de matemática não são o forte dos jornalistas, mas mesmo para não faz sentido. Para discutir a suposta saída de Marcola no ano que vem, primeiro teríamos que considerar que ele está preso, sem interrupções, desde 1987. Então, seguindo o raciocínio da reportagem, a contagem seria: 1987 + 30 anos de pena = liberdade em 2017. Certo?

PCCs de Suzano caem com livro com anotações

portalnews.com.br

Combate à Facção

Os policiais militares em uma abordagem de rotina surpreenderam os rapazes com armas e quase 90 mil reais, daí caíram para os barraco dos dois e acharam ainda mais.

21 PCCs caem na Operação Babilônia da polícia paulista

webdiario.com.br

Combate à Facção

Além da prisão de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi desarticulada uma rede de tráfico que agia em Carapicuíba, Osasco e Jandira, dentre outras cidades.

17 de dezembro de 2017

Reportagem completa sobre a traição de Marcola

noticias.uol.com.br

Organização Criminosa

Flávio Costa, o repórter da UOL apresenta um vídeo inédito do depoimento de José Márcio Felício, o Geleião, onde ele declara que já sabia da caguetagem de Marcola.

A mulher do patrão mandou ele para a tranca

debatenews.com.br

Tráfico de Drogas

Faz tempo que a polícia tenta incriminar o empresário João Amaro Júnior sem sucesso. Agora ele cai na Maria da Penha e a mulher dele entregou o esquema. O irmão Caju chefiava o PCC de Santa Cruz do Rio Pardo. Tem delegado cumprimentando até poste de tanta alegria.

Conheça a fixa técnica da maior especialista em PCC

escavador.com

Organização Criminosa

Poucas pessoas conhecem o Primeiro Comando da Capital como Karina Biondi conhece.

O Primeiro Comando da Capital formará um partido político?

defesanet.com.br

Brasil – Organização Criminosa

As investigações sobre os avanços do PCC na montagem de uma nova estratégia, aliciando políticos e patrocinando campanhas políticas em diversos pontos do país, não foi somente uma maneira de derrubar o Comando Vermelho e facções menores, mas de criar um sistema de governo paralelo típico dos “narcoestados”.

15 de dezembro de 2017

Tribunal do Crime do PCC cai em Ribeirão Preto

cbnribeirao.com.br

Organização Criminosa

Três que tomavam conta do barraco onde um jovem aguardava o cumprimento da pena, ele chegou a ser torturado por seis horas até ser resgatado pela PM na favela das Sete Curvas, na Vila Albertina.

15 de dezembro de 2017

Novas regras para ingressar como irmão no PCC

noticias.uol.com.br

Organização Criminosa

Levantamentos de órgãos de segurança pública estimavam que a facção possuía por volta de 20 mil membros no início do ano e que, se a estratégia “cada um batiza outro” desse certo, a campanha resultaria no dobro de filiados.”

Análise completa da Sintonia Restrita do PCC

jornaldiadia.com.br

Brasil – Organização Criminosa

Quem são e como atuam os grupamentos de elite do Primeiro Comando da Capital.

13 de dezembro de 2017

A corrupção da Polícia Civil de São Paulo é endêmica?

ovale.com.br

Corrupção Policial

O ouvidor Júlio César Fernandes Neves alerta para que o governo perdeu o controle sobre a corporação no Vale do Parnaíba, no entanto há tempos o PCC jogou até bomba em DIG para protestar contra o abuso na cobrança do arrego. Quem controla quem nos controla?

Caiu um pouco a pena, mas continuam na tranca

atribuna.com.br

Tráfico Internacional

Os caras caíram na Operação Oversea da Polícia Federal. O esquema era coisa de primeiro mundo, com exportação para três continentes em containers refrigerados. Carlos Bodra Karpavicius, Suaélio Martins Leda, Leandro Teixeira de Andrade e Ricardo Menezes Lacerda recorreram da pena de 12 anos e conseguiram um desconto, entre 10 e 20 por cento, mas Wellington de Jesus que tinha saído livre tomou 9 de fechado.

12 de dezembro de 2017

Sistema Prisional

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, sai do RDD e vai para a P2, com outros 11 líderes do Primeiro Comando da Capital, e um 13° homem seguiu para uma tranca federal — Além de Marcola, voltam para Presidente Venceslau, onde terão mais facilidade para conversar durante o banho de sol: Antonio José Muller Junior, o “Granada”; Paulo César Souza Nascimento Júnior, o “Paulinho Neblina”; Paulo Pedro da Silva, o “PP”; Paulo Felipe Esteban Gonzalez, o “Paulinho Teco-Teco”; Wilber de Jesus Mercês, o “Ralf”; Marcos Paulo Ferreira Lustosa, o “Mandrova”; Daniel Vinicius Canônico, o “Cego”; Marcio Domingos Ramos, o “Gaspar”; Eric Oliveira Farias, o “Eric Gordão”; Valdeci Francisco Costa, o “CI”; e Cleber Marcelino Dias dos Santos, o “Clebinho”.

Cai disciplina do Guarujá com anotações da contabilidade

atribuna.com.br

Tráfico de Drogas – Organização Criminosa

O PCC Boy, Bruno Costa Calixta, disciplina da cidade foi preso em seu apartamento. Também caiu o PCC Naldo, Francinaldo de Lima, que era gerente da biqueira da Favela Chaparral em Vicente de Carvalho. A polícia descobriu que eles tem inimigo no cativeiro que parece que não verá a luz do sol.

11 de dezembro de 2017

Sistema Prisional

Bastaram cinco presos e um caminhão da SAP dando sopa para a confusão começar. A penitenciária está com o dobro de presos que sua capacidade pode suportar. Sobrou para 4 funcionários que ficaram frente a frente com os espetos.

9 de dezembro de 2017

Rebelião no CDP de Taubaté, houve ou não?

ovale.com.br

Sistema Prisional

Que a únidade é controlada pelo PCC ninguém duvida, o que não se pode afirmar com certeza é a magnitude da rebelião ocorrida na última madrugada.

8 de dezembro de 2017

GAECO surpreende e caça PCC nos condomínios de luxo

defesanet.com.br

Organização Criminosa

O alvo agora são funcionários públicos, policiais, e políticos que são bancados pela facção criminosa, vários barracos em condomínios de luxo tiveram suas porta chutadas. O site defesanet ressalta a importância dessas ações nesse momento em que as campanhas políticas ainda etão na sua fase inicial.

7 de dezembro de 2017

Centenas de pessoas e queima de fogos no enterro do ex-PCC

ponte.org

Assassinato – Organização Criminosa

O enterro do traficante Biroska do Morro do Samba em Diadema, e ex-líder do Primeiro Comando da Capital é enterrado com homenagem, queima de fogos, e muita comoção e centenas de pessoas.

6 de dezembro de 2017

Organização Criminosa

Vários irmãos e companheiros do Primeiro Comando da Capital tem caído, a maioria deles é por envolvimento no Tribunal do Crime. A comunidade vai recorrer aos disciplinas e depois acaba sobrando só para eles, e sempre arrastam uma renca para tranca junto. Em Piracicaba, várias biqueiras caíram durante a caça a um cativeiro do Tribunal do Crime, quem ficou contente com isso parece ter sido a cadela farejadora — pela cara dela a droga encontrada era da boa.

Cabo da PM SP era informante do Primeiro Comando da Capital

noticias.uol.com.br

Corrupção Policial

A especialidade da equipe da facção paulista ao qual estava ligado o policial de Aguaí era assalto a caixas eletrônicos com o uso de armamento pesado e explosivos. A missão do PM era avisar com atedencia a movimentação das forças policiais.

Eles justiçaram um jack, mas caíram, e o cara nem era jack

g1.globo.com

Assassinato

Os PCCs foram chamados para atender a um caso de uma criança de sete anos que teria sido estuprada por um homem. Eles encontraram e mataram o car, mas depois se descobriu que ele nunca tinha feito mal algum a criança. Seja como for, eles foram presos: um era disciplina e dois seriam gerentes de bocas em Piracicaba.

5 de dezembro de 2017

Assassinato – Organização Criminosa

Há anos que Marcola é peça chave dentro da facção paulista, mesmo que ele nem faça parte dela, como ele afirma, a organização gira ao seu redor. A mulher de Edilson Borges Nogueira, o ex-PCC Biroska, arranjou uma briga numa vã que estava indo para visita, e todos esperavam o retorno de Marcola para dar o veredito sobre o caso. Poucos dias antes de Marcola chegar Biroska foi justiçado. Que mensagem se pode tirar desse acontecimento? A liderança de Marcola está comprometida ou a sentença foi antecipada para proteger o líder?

5 de dezembro de 2017

Caíram os Disciplinas do PCC 1533 do ABC

noticias.r7.com

Organização Criminosa

A Polícia abordou um Kadet, com seus ocupantes munições de diversos calibres, e uma lista de integrantes do PCC que foram julgados pelo Tribunal do Crime. Almir Ramos de Almeida, o disciplina da cidade, também caíram Cléber Aparecido da Silva (Clebinho), Eduardo Alves Andrade (Naldinho), Cristiano Pereira de Jesus (Pastor), e Rodnei Henrique Racau (General).

O Comando da PM quer acabar coma a Guerra entre PCC X Ninjas

atribuna.com.br

Combate à Facção

Ninjas são os policiais militares que atuam de maneira ostensiva, muitas vezes ultrapassando os limites da lei para executar suas funções. Junta-se a isso a geografia humana e topográfica doa baixada, e o complexo de “super-homem” e temos como resultado o maior número de policiais mortos fora da capital.

Por onde passa um boi passa uma boiada — STF PF MPF PCC

folha.uol.com.br

Brasil – Brasília – Combate à Facção

O Supremo Tribunal Federal decidirá a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5508 que poderá mudar a interpretação da lei da “delação premiada”. A Polícia Federal faria acordos sem a intermediação do Ministério Público para acuar as facções criminosas como o PCC. Consolidada a alteração, outras forças policias poderão seguir o mesmo princípio e outras organizações criminosas de colarinho branco também poderão ser afetadas.

2 de dezembro de 2017

Organização Criminosa

A Polícia abordou um Kadet em São Bernardo co Campo, com seus ocupantes munições de diversos calibres, e uma lista de integrantes do PCC que foram julgados pelo Tribunal do Crime. Almir Ramos de Almeida, o disciplina da cidade, também caíram Cléber Aparecido da Silva (Clebinho), Eduardo Alves Andrade (Naldinho), Cristiano Pereira de Jesus (Pastor), e Rodnei Henrique Racau (General).

Dez PCCs são presos em Conchal durante Tribunal do Crime

rapidonoar.com.br

Organização Criminosa

O rapaz foi arrastado de Araras para o sítio onde aguardava o julgamento, a polícia militar foi informada e encontrou o cativeiro detendo os membros da facção paulista.

1 de dezembro de 2017

Organização Criminosa – Corrupção Policial

A polícia que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, usava a informação para extorquir os traficantes. A promotoria diz que o esquema movimentava R$ 2 milhões por mês. Ficou feio na foto para os GARRA, de caçadores viraram caça dos próprios colegas.

Já começou o “Bonde Aéreo Rio – São Paulo”

liberal.com.br (Melhor imagem)

Guerra entre Facções – Sistema Prisional

Além da Força Aérea Brasileira, houve um rigoroso esquema de segurança. A Polícia Militar usou um helicóptero Águia e contou com a ajuda de policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE) e de agentes penitenciários.

30 de novembro de 2017

Guerra entre Facções

CVs vão para o Rio e PCCs para São Paulo, cada um com seus problemas e todos ficam em paz.

29 de novembro de 2017

Atentados

Éder Aparecido Esteves e Elton Luís Iane Esteves são acusados de executar o sargento Simões da Silva, com 18 tiros, no Parque São Paulo, em 2012, a mando de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Éder foi condenado à 50 anos de reclusão, mas saiu cumprimentando a família 1533 de dentro da viatura da Polícia Militar.

Os cigarros ilegais estão na mira de negócios do PCC

camara.leg.br

Brasil – Paraguai – Organização Criminosa

“[…] O comércio ilegal de cigarros ajudou cartéis de drogas como as FARC da Colômbia a lavar faturamento da venda de cocaína e, de acordo com oficiais da Polícia Federal do Brasil […] está crescentemente chamando a atenção e o envolvimento do grupo criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC) […]”.

28 de novembro de 2017

The Guardian vota a Cracolândia 6 meses depois

theguardian.com

Tráfico de Drogas

A reportagem garante que está tudo como dantes e o PCC continua no controle do tráfico da região.

27 de novembro de 2017

Dois irmãos vão a julgamento amanhã pela morte de sargento

cbnribeirao.com.br

Atentados

Os irmãos Elton Luís Iane Esteves e Éder Aparecido Esteves durante a onda de atentados de 2012, promovido pelo Primeiro Comando da Capital, mataram o sargento Adriano Simões da Silva em Araraquara.

26 de novembro de 2017

Brasil – Organização Criminosa

O Primeiro Comando da Capital possui uma célula de agentes secretos, que não pertencem a facção, não traficam, e nem cometem roubos. Eles não respondem sequer a Sintonia Geral, são recrutados para missões especiais. Esse grupo de elite que poucos dentro da facção tem conhecimento, chegou a público através de uma matéria do UOL.

El País faz a leitura do livro Laços de Sangue

brasil.elpais.com

Brasil – Organização Criminosa

O reportes Gil Alessi chama a atenção para alguns pontos da obra do procurador Márcio Christino.

El País entrevista o procurador Márcio Christino

brasil.elpais.com

Brasil – Organização Criminosa

O autor do livro sobre o PCC, Laços de Sangue, conta detalhes sobre os bastidores da organização, e afirma que ele ajudou a acabar com  o mito que é o Marcola como “criminoso ideal”.

24 de novembro de 2017

Julgamento dos líderes do PCC da rebelião de Serra Azul

g1.globo.com

Sistema Prisional

Durante a revolta cinco presos do seguro foram mortos, sendo que três deles foram decapitados. O Tribunal do Júri condenou os PCCs acusados: , Michel Jucá de Brito, Danilo de Arruda, , Albério de Souza Santos, vulgo “Magaiver”, e Douglas Ricardo de Oliveira. Foram absolvidos os PCCs Anderson José Alves de Souza e Gilvan de Oliveira Pereira foram absolvidos.

Se a intenção era chamar atenção, os perueiros conseguiram

noticias.r7.com

Organização Criminosa

Em todo o Brasil a ligação entre o ramo de transportes e as organizações criminosas oficiais e privadas é conhecida, mas é uma casa de marimbondo que parece que ninguém quer mexer, agora, pode não ter nada a ver a faixa dos perueiros, mas que chamou atenção, isso lá, chamou.

23 de novembro de 2017

Brasil – Organização Criminosa

O site aconteceuemitu.org passa a veicular as notícias dos aliados do PCC 1533: Amigo dos Amigos ADA, Bonde dos 13 B13, Guardiões do Estado GDE, e Terceiro Comando Puro TCP.

Mais seis advogados são condenados pela Ethos

noticias.r7.com

Combate à Facção

Dessa vez os gravatas foram: Fábio Moreno de Paula, Tábita Pereira Rocha, José Luiz Correa Menezes, Ana Cristina Romam Passarelli, Elton Rodrigo Martins Betim, e Carlusia Sousa Brito.

Líder do PCC no litoral e PMs são condenados

atribuna.com.br

Corrupção Policial – Combate à Facção

O irmão Pelé da Paria Grande, foi condenado a 62 anos, junto ele dois policiais militares que passavam as informações e mais sete foram sentenciados em Cubatão.

Tribunal de Justiça do Acre e a videoconferência

tjac.jus.br

Brasil – Justiça Penal

Site do Tribunal explica de maneira bastante clara como é que está funcionando o sistema de audiência a distância — demorou mas chegou.

22 de novembro de 2017

Julgamento dos líderes do PCC da rebelião de Serra Azul

metrojornal.com.br

Sistema Prisional

Durante a revolta cinco presos do seguro foram mortos, sendo que três deles foram decapitados. O juri ocorrerá durante os dias 21-22-23 em Ribeirão Preto, os PCCs acusados são: Anderson José Alves de Souza, Michel Jucá de Brito, Danilo de Arruda, Gilvan de Oliveira Pereira, Albério de Souza Santos, vulgo “Magaiver”, e Douglas Ricardo de Oliveira.

Os GCMs de Cotia ficaram com a droga e dinheiro

folha.uol.com.br

Corrupção Policial

O Ministério Público está acusando os guardas municipais de terem ficado com a droga e ainda exigido R$ 30 mil de um PCC para livrar do flagrante por tráfico. A grana teria sido divida pela equipe com os policiais civis.

Preso pode ganhar liberdade ao engravidar (é só querer)

noticias.r7.com

Justiça Penal

Dezenas de gravatas que foram presos na operação Ethos, tem tentado sem sucesso habeas-corpus e liminares sob as mais diversas alegações, bem, a doutora Juliana Queiroz Barreto de Amorim conseguiu, agora, por onde passou um boi… é só seguirem o mesmo procedimento.

21 de novembro de 2017

Tráfico Internacional de Drogas

Uma tonelada de cocaína que ia ser entregue no porto de Algeciras na Espanha caiu nas mãos da polícia, ou melhor, nas patas dela.

O PCC Paulino Bili perde liminar no STJ

stj.jusbrasil.com.br

Justiça Penal

A Ministra Maria Thereza de Assis Moura negou a liminar e explicou que não tinha jeito não, como é que ele não era da facção que foi encontrado até o seu cadastro de batismo com data e local e padrinhos! Ela só faltou perguntar se o irmão Paulo Sérgio da Silva Bernardino estava de zoeira.

Gravata do PCC condenado a 72 de tranca perde no STF

stf.jus.br

Direitor Penal – Justiça Penal

O advogado do advogado Dionísio dos Santos Menino Neto alegou que seu cliente está preso sem que tenha havido um veredito final, e isso já faz tempo. O Ministro do STF respondeu que não tem jeito não, o processo é muito extenso, e como o juiz da primeira instancia explicou porque prendeu, vai ficar preso, e pronto, é isso aí, o processo é cabuloso mesmo.

Mais sete gravatas do PCC são condenados

g1.globo.com

Justiça Penal

O site da Globo traz a listagem completa dos condenados e suas penas, que variam de 8 anos e 9 meses até 17 anos de reclusão.

18 de novembro de 2017

Delegada teria afirmado que a polícia teme o Paraisópolis

br.blastingnews.com

Combate à Facção

O nível de armamento dos bandidos está em grau tão elevado que territórios das favelas são literalmente controlados pelo crime organizado assim como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro.

17 de novembro de 2017

PCC em mega esquema de desvio de cargas

liberal.com.br

Assalto

Dezenas de comerciantes, empresários do transporte, motoristas, e proprietários de galpões, distribuídos em 13 municípios em dois estados, ao menos um dos integrantes da liderança é do PCC.

16 de novembro de 2017

A denúncia é que na casa havia drogas do PCC

meon.com.br

Tráfico de Drogas

Mãe e filho, de 43 e 22 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas nesta quinta-feira (15), no Morro do Algodão, em Caraguatatuba.

Em casa onde não tem pão todos mundo reclama…

gazetadigital.com.br

Brasil – Política

… e mínguem tem razão. O artigo da Gazeta afirma que a questão de Segurança Pública só será resolvida se pararmos de tratar de maneira amadora das questões econômicas.

Armas militares devolvidas pelo PCC e ladões mortos

falaporto.com.br

Assassinato

Um matador contratado pelo PCC matou os jovens que roubaram o paiol do exército e deu a dica onde estavam as armas.

Tentou um Habeas Corpus mas não colou

jusbrasil.com.br

Organização Criminosa

Sérgio alega que para ser condenado por participar de uma organização criminosa, três ou mais pessoas deveriam ter sido incluídas no processo, mas ele estava sozinho. Mas não colou não, se ele fazia parte do PCC ele não precisaria estar mancomunado com ninguém.

15 de novembro de 2017

O PCC e a queda no número de mortes violentas

gazetadopovo.com.br

Organização Criminosa – Assassinatos

Willis, não o deputado, mas sim um PhD da América do Norte, Graham Denyer Willis, afirma que foi a presença do Primeiro Comando que derrubou a taxa de homicídios.

O que se esconde por trás de um cidadão respeitável

jlpolitica.com.br

Organização Criminosa

Sindicalista é investigado pela Polícia Civil por suspeita de lavar dinheiro do tráfico de Paraisópolis nas lotações da cidade, além de ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital.

14 de novembro de 2017

Secretários afirmam que PCC e CV distribuem fuzis

jb.com.br

Brasil – Combate à Facção

A presença de fuzis não é mais uma realidade apenas do Rio de Janeiro, mas sim de todo o Brasil, chegam aos outros estados para apoiar os representantes locais das facções nacionais PCC e o CV.

Ele estava preso só para poder ser notificado do processo

stj.jusbrasil.com.br

Direitor Penal

Tribunal de Justiça reconhece que Douglas Nunes de Camargo deveria ser solto: o decreto não trouxe qualquer motivação concreta para a prisão, fazendo referência às circunstâncias já elementares do delito, valendo-se de fundamentação abstrata e com genérica regulação da prisão preventiva, evidenciando a ausência de fundamentos para o decreto prisional.”

13 de novembro de 2017

Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão… vai nessa.

acidadeon.com

Assassinato

Uandison Ramalho Bomfim acredito no dito popular e acabou sendo julgado e morto pelo Tribunal do Crime do PCC na Vila Virgília em Ribeirão Preto.

11 de novembro de 2017

Cai o Sintonia Geral da região central de São Paulo

noticias.r7.com

Combate à Facção

A Polícia Civil confirmou que caiu o irmão liderança (João Castro, o irmão Jota) com dois disciplinas e mais uma dezena de integrantes do Primeiro Comando da Capital na operação de ontem na capital paulista e Guarulhos.

A crise chegou ao PCC, cortaram os ônibus

bonde.com.br

Organização Criminosa

Primeiro cortaram os ônibus das visitas dos companheiros, agora diminuíram os dos irmãos, apenas a cúpula ainda não sentiu a crise.

Persiste a greve de fome nos presídios federais

campograndenews.com.br

Sistema Prisional

A greve começou no dia 10 e não tem praso para terminar, para o dia 15 de novembro está prevista uma manifestação na Avenida Paulista em São Paulo.

10 de novembro de 2017

Centro e Bela Vista (São Paulo) são alvo da PC e PF

folha.uol.com.br

Combate à Facção

Mais de vinte mandados de busca e apreensão foram cumpridos em possíveis bases do PCC 1533. O resultado ainda não foi apresentado, mas já se sabe que foram encontradas drogas e foram presas 17 pessoas, entre eles estaria o irmão liderança.

9 de novembro de 2017

O site Incrível História e a Megarrebelião de 2006

incrivelhistoria.com.br

Crime Organizado

Ironicamente, as autoridades detinham informações de que uma megarrebelião aconteceria no mês de agosto. Tentou evitá-la transferindo mais de setecentos presos para Penitenciárias de Segurança Máxima às vésperas do Dia das Mães, o que acabou endurecendo ainda mais a ação dos “irmãos” (como se chamam os integrantes do PCC).

O PCC não havia autorizado a morte do soldado Willian Barboza Ribas

flitparalisante.wordpress.com

Homicídio

Ele disse que viu os outros envolvidos se articulando para eliminar o soldado, mas não quis participar do homicídio porque não houve “salve do comando” (autorização da facção Primeiro Comando da Capital).

Líder do PCC de Araras tem seu pedido negado pelo TJ-SP

tj-sp.jusbrasil.com.br

Atentados

Edson Aparecido Machado nega tudo, mas nas gravações ele aparece na organização e na execução dos ataques aos ônibus da cidade, e o Tribunal negou a diminuir sua pena de quase 5 anos no fechado.

8 de novembro de 2017

Marcola era informante da polícia paulista

edsonsombra.com.br

Organização Criminosa – Segurança Pública

A revelação de que Marcos Willian Herbas Camacho está no livro “Laços de Sangue – A história secreta do PCC”, do procurador de Justiça Márcio Sérgio Christino, responsável durante quase uma década pelas investigações envolvendo o PCC no Ministério Público de São Paulo.

Advogado assessor parlamentar do PSDB é preso

popularmais.com.br

Política – Corrupção

O advogado Dr. Cleber Bueno da Silva do PCC Rodriguinho (Rodrigo Musseli) foi preso juntamente com o seu cliente tentando subornar policiais que encontraram drogas na casa do rapaz.

Paulo Henrique Amorin e o papel deprimente das Forças Armadas

conversaafiada.com.br

Segurança Pública

O PCC tornou-se um cartel de projeção internacional cuja expansão é observada com atenção por várias agências’  mundiais de combate ao tráfico de cocaína.

Mães de Maio pedem apoio o fim do “auto de resistência”

brasildefato.com.br

Brasil – Direito Penal – Direitos Humanos

“Agora, o que tem acontecido no Brasil são meras execuções. Muitos jovens são mortos pelas costas, sem qualquer vestígio de pólvora [nas mãos]. É por isso que queremos apurar. Policial que executa não pode permanecer na força policial”

Perseguição policial por quase 100 quilômetros

otempo.com.br

Minas Gerais – Assalto

Eles enfrentaram a Polícia Civil e Polícia Militar, houve diversos pontos onde houver troca de tiros e barreiras policiais, mas fugiram de novo. Foram os assaltantes da Rodoban.

7 de novembro de 2017

Não é por que um PCC é, significa que todos são!

stj.jusbrasil.com.br

Direito Penal

Tá, os caras faziam parte da organização criminosa Primeiro Comando da Capital, mas é justo imputar tráfico internacional de drogas a todos, se apenas um ou dois atuam no exterior?

Reuniões dos Governadores – As verdades e mentiras

piaui.folha.uol.com.br

Brasil – Segurança Pública – Sistema Prisional – Política

Uma coisa que me irrita é governador e secretário de segurança pública jogando a culpa da sua incompetência nas costas dos outros. Errou assuma, pombas!!!

Tese de doutorado sobre o PCC é apresentado em Paris

sciencespo.libguides.com

Brasil – França – Organização Criminosa

O acadêmico Corentin Cohen apresenta para a banca a tese “Politiques des images dans les conflits armés contemporains : cas de l’insurrection de Boko Haram et de la violence urbaine liée au Primeiro Comando da Capital à Sao Paulo”

A Rota para cuidar da Sintonia dos Gravatas

otempo.com.br

Política

Mexer na ferida ninguém vai, mas já se montou uma CPI para poder mostrar quanto a ferida fede. O emaranhado de leis que causam o problema, no entanto ninguém vai tratar de cuidar.

PM derruba barreiras construídas pelo tráfico

m.clubefm.com.br

Combate à Facção

Favela das Mangueiras, na região da Vila Virgínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto

O PCC é o grupo criminoso que mais cresce no mundo

odemocrata.com.br

Organização Criminosa

O comentário sobre o crescimento da facção foi feito pelo procurador Márcio Sérgio Christino, do Ministério Público de São Paulo.

6 de novembro de 2017

Pesquisador discute sobre Segurança Pública na USP

jornal.usp.br

Segurança Pública

Gabriel de Santi Feltran estará dia 21 de novembro debatendo sobre a criminalidade urbana e políticas de segurança — Métodos de pesquisa em estudos sobre violência e dinâmicas de mercados ilegais.

5 de novembro de 2017

Tribunal do Crime do PCC é inocentado

jornaldamanhamarilia.com.br

Organização Criminosa – Assassinato

A Justiça de Marília absolveu Playboy, Adidas, Alemão e Paulo César da morte de André Azevedo Moura que foi julgado e executado pelo Tribunal do Crime por ter morto Daniel Vicente Sena se, autorização do PCC.

Mais um agente penitenciário vai ao DP registrar ameaça

jj.com.br

Sistema Prisional

Onde há fumaça há fogo. Nas últimas semanas têm-se intensificado os casos de agentes penitenciários ameaçados e atacados em todo o país.

4 de novembro de 2017

Talvez não possamos vencer um ataque orquestrado

nationalreview.com

Brasil – Organização Criminosa

As gangues hoje já podem causar tanto dano a uma sociedade quanto antigamente apenas uma guerra externa poderia causar, isso é consequência do aumento da complexidade de nossa própria sociedade, que nos deixa mais frágeis.

3 de novembro de 2017

Site croata afirma que o PCC pelas luta pelos presos

express.hr

Brasil – Croácia – Sistema Prisional

O repórter começa narrando a experiência de um preso croata dentro do sistema carcerário brasileiro para se aprofundar no problema vivido por aqui e chegar ao domínio da facção paulista em nossos presídios.

O Enen, o PCC, e as facções criminosas

gazetadigital.com.br

Brasil – Organização Criminosa

A briga foi entre as facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital. Do lado de fora dos presídios, o crime não para de acontecer. O que fazer?

2 de novembro de 2017

A OAB, a candidatura de Marcola, e o fim do PCC 1533

aconteceuemitu.org

Organização Criminosa

O espírito de corporação da Ordem dos Advogados do Brasil impede que o sistema judicial brasileiro seja mais ágil e eficaz, o emaranhado de leis foi feita para manter a classe laboriosa.

A sensação de insegurança trazida pela facções criminosas

bonde.com.br

Brasil – Organização Criminosa

É interessante a constatação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que aponta que a preocupação com as facções são maiores no sudeste, onde justamente ocorrem menor número de mortes, que no norte e nordeste.

1 de novembro de 2017

Mais seis advogados são condenados na Sintonia dos Gravatas

sao-paulo.estadao.com.br

Organização Criminosa

As condenações chegam a dezessete anos em regime fechado.

O Crime pelo Avesso — a revista Carta Capital se superando

cartacapital.com.br

Brasil – Segurança Pública

A jornalista Beatriz Drague Ramos faz uma entrevista fantástica com a pesquisadora Alessandra Teixeira, mostrando o outro lado do combate a criminalidade.

Operação da Civil em Avaré contra o Primeiro Comando da Capital

ovictoriano.com.br

Organização Criminosa – Tráfico de Drogas

52 mandados de prisão, 38 pessoas detidas, 80 policiais na operação, essa foi a Operação Avalanche que ocorreu em Avaré.

31 de outubro de 2017

Realatório do DEA é forte argumento para manter a prisão

jusbrasil.com.br

São Paulo – Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa

O sérvio Bozidar Kapetanvic, o Judô, negociava as drogas do Primeiro Comando da Capital com  compradores da Europa, a casa caiu a partir de um relatório do DEA, e agora a justiça nega o pedido de liberdade.

Matéria sobre o PCC está entre as finalistas do VI AMAERJ

amaerj.org.br

Reportagem especial


Os jornalistas Aline Ribeiro e Hudson Corrêa, com a matéria “A Segunda Guerra do Paraguai” que trás detalhes sobre a expansão do Primeiro Comando da Capital é um dos seis finalistas.

30 de outubro de 2017

Quais serão os motivos para a queda da taxa de homicídios?

aconteceuemitu.org

Organização Criminosa

Pontos de vista antagônicos quanto a questão da diminuição abrupta da taxa de mortalidade por violência no estado de São Paulo.

Geral do PCC é preso em Sumaré com carro furtado

portal.tododia.uol.com.br

Assalto

A Polícia Militar recebeu denuncia que o homem que realizou o assalto estaria circulando com um Ônix pela Rodovia Anhanguera, após a detenção descobriu-se que ele era Geral do PCC.

Fugiu por 17 anos o ex-PCC Thiago Scartezini Rodrigues

agoramt.com.br

Mato Grosso – Organização Criminosa

Ele participou em outubro de 2000 da tentativa frustrada do preso Vander Eduardo Ferreira que estava no Hospital das Clínicas de Marília, e na fuga matou o cabo PM Waldir Antônio Marques.

Antes de chegar temos que saber para onde vamos

insightcrime.org

Brasil – Combate a facção

O Governo Michel Temer divulgou uma carta aberta durante a reunião com os governadores, o site InSight Crime faz uma análise do conteúdo e das ações efetivas de governo.

Site chinês faz matéria sobre as prisões brasileiras

xcnnews.com

Brasil – China – Sistema Prisional

A reportagem se foca principalmente na questão sexual, mas é bastante completa para uma publicação estrangeira, a narradora é uma travesti que conta inclusive do medo quando o PCC assumiu a tranca, mas que acabou ficando mais suave do que era antes.

28 de outubro de 2017

Marcola pede transferência, quer ficar longe do PCC

ponte.org

Sistema Prisional

Um delegado de uma comarca obscura quer se promover e me colocam em um processo, me coloca como líder e voto de Minerva, uma fantasia dele.

27 de outubro de 2017

Não sei se foi azar, mas caiu um Tribunal do Crime

folhabv.com.br

Tribunal do Crime – Organização Criminosa

A polícia investigou e foi atrás de um PCC por tráfico, mas chegando lá o irmão recebeu uma ligação para ir naquele momento para fazer um julgamento, ferrou, nove foram presos e o cara que estaria com os CVs saiu de boa.

Combatendo o tráfico pegando os garotos do corre… kkkkk

ns55dnred.wordpress.com

Tráfico Internacional de Drogas

Se você acha que pegando o garoto do tráfico ou o dono da biqueira, vai diminuir o fluxo das drogas, só lamento, o buraco é mais em baixo.

26 de outubro de 2017

Para quem quer saber o que é “Sintonia das Rifas”

vice.com

Organização Criminosa

Alfredo Henrique explica em poucas palavras o que é o Sintonia das Rifas do PCC e ainda mostra fotos do Caderno de Anotações dos resultados.

26 de outubro de 2017

O irmão do Marcola não é do PCC, quem afirma é a Justiça

folhadaregiao.com.br

Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa

Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior foi condenado há mais de oitenta anos de prisão por tráfico internacional de drogas. Com ele outros sete foram para tranca.

Ele foi preso por fazer justiça, eu teria feito pior

emjornal.com.br

 Organização Criminosa

Marcelo Pereira de Souza e Everaldo Jesus Santos torturaram duas meninas de três, daí caíram nas mão do PCC Heni de Oliveira, que cobrou o certo.

23 de outubro de 2017

Dezenas de armas de grosso calibre dando sopa

sao-paulo.estadao.com.br

Armas – Organização Criminosa – Assalto

Não foi vacilo, foi estratégia. O veículo com as armas utilizadas nos assaltos aos bancos ficava em um carro estacionado na rua. As armas foram apreendidas mas ninguém foi preso.

Perdeu, perdeu… quase uma tonelada de cocaína no Porto de Santos

pincomex.com.br

Tráfico Internacional de Drogas

A droga estava em uma carga de celulose com destino a França, com isso já se soma 10 toneladas apreendidas esse ano. Dessa vez quem cantou a bola foi a “aduana francesa” que avisou para a brasileira a onde a droga estaria escondida.

Habeas Corpus negado para a R27 — “gravata da região 018”

stj.jusbrasil.com.br

Organização Criminosa – Direito Penal

A Drª. Vanila Gonçalves, até que tentou alegando que tinha filha menor de 12 anos, que teria direito a prisão especial por ser advogada, e outros detalhes jurídicos, mas não colou não. Segundo consta, era ela e outro advogado que pagavam o Luiz Carlos dos Santos, o cara dos Direitos Humanos para ferrar os polícias.

De time amador a multinacional do crime

sociolocus2.wordpress.com

Organização Criminosa

Nilton Aguilar conta a história do Primeiro Comando da Capital, do jeito dele, mas sem por nem tirar da realidade.

22 de outubro de 2017

Os pretos e os pobres sempre foram os clientes da Justiça

aconteceuemitu.org

Brasil – Legislação Penal

Os policiais infiltrados em organizações criminosas estão dentro daquelas onde os pobres e os pretos estão, a elite branca por enquanto está fora de suas vistas, mas só por enquanto, a PF já está chegando lá.

21 de outubro de 2017

Cai Boy, responsável por parte da distribuição em Peruíbe

atribuna.com.br

Tráfico de Drogas

Wesley Alves da Silva Fiuza, o Boy, foi pego em outro endereço, sem ter nada com ele, mas levado até sua residência foi encontrado grande quantidade de drogas.

Ele era tido como um dos líderes do PCC em Franca

gcn.net.br

Tráfico de Drogas

A denúncia era que ele lideraria a facção na cidade. Durante o dia, o homem que trabalha em uma tapeçaria da cidade e a noite comercializava drogas.

20 de outubro de 2017

Operação Antígona apreende manuscrito do Tribunal do Crime

acidadeon.com

Organização Criminosa – Guerra entre Facções – Combate à Facção

A ação do GAECO em Ribeirão Preto conseguiu apreender além de anotações sobre julgamentos do Tribunal do Crime, vídeo, e roupas que teriam sido utilizadas nas execuções.

19 de outubro de 2017

ADA pediu armas para o PCC antes de subir na Rocinha

veja.abril.com.br

Organização Criminosa – Guerra entre Facções – Combate à Facção

Fabiano Robson dos Santos, conhecido como Negão da Baixada ou Salazar, era o contado do ADA no PCC e foi preso na cidade de Praia Grande.

Facção de SP planejava protestar em Brasília contra presídios federais

oglobo.globo.com

Organização Criminosa

A fação paulista patrocinaria as despesas e faria a logística de deslocamento das pessoas que participariam das manifesções na capital federal.

18 de outubro de 2017

Rádio Pirata do PCC é descoberto no Parque Taipas

noticias.r7.com

Organização Criminosa

A emissora transmitia informações sobre a movimentação policial, chegada de drogas, e propaganda do comércio local.

CEU das Artes como forma de se contrapor ao crime organizado

aconteceuemitu.org

Combate à Facção

Pesquisadores avaliam que o projeto de integração entre o governo e a comunidade foi essencial para a queda da taxa de homicídio nas cidades de São Paulo e Medelim.

Rota prende homem com munição de fuzil 7.62

guarulhoshoje.com.br

Armas

A Prisão foi feita pelos policiais em uma abordagem de rotina e o preso informou ser do PCC do Jardim Guaracy em Guarulhos.

17 de outubro de 2017

A importância de se respeitar o Código de Ética do Crime

aconteceuemitu.org

Organização Criminosa – Assassinato

O Nei do Portal do Éden foi morto por não se conduzir dentro do que é considerado certo no mundo do crime.

16 de outubro de 2017

Delegado Federal afirma que o PCC em SC não é violento

dc.clicrbs.com.br

Brasil – México – Itália – Bolívia – Santa Catarina – Organização Criminosa – Tráfico Internacional de Drogas

O delegado ainda diz que os membros da organização são “empresários do tráfico”, a saída seria então seria inviabilizar as operações comerciais do grupo.

14 de outubro de 2017

O PCC e a Pacificação do Estado de São Paulo

aconteceuemitu.org

Organização Criminosa – Homicídio

O texto discute os números os dados estatísticos de São Paulo e Rio de Janeiro, e a importância dos governadores no número de homicídios.

13 de outubro de 2017

Advogada da Sintonia dos Gravatas tem Habeas Corpus negado

stj.jusbrasil.com.br

Direito Penal – Organização Criminosa – Sistema Prisional

A advogada alegou, entre outras razões que tem uma filha menor de 12 anos para cuidar, mas o relator do processo fez um detalhado histórico do envolvimento dela com a facção criminosa e negou o HC.

Estamos mais preparados para combater o PCC, mas ele está mais forte.

noticias.uol.com.br

Organização Criminosa – Combate à Facção

“A criminalidade organizada, que está em pauta no presente momento [o PCC (Primeiro Comando da Capital), vem crescendo, sim”. A afirmação é do delegado Fernando Fabiano Fonseca Barbeiro.

O crime que resiste ao desmanche

valor.com.br

Crime Organizado

Excelente reportagem onde Gabriel Feltran e Filipe Moreno Horta apresentam seu novo livro sobre o Primeiro Comando da Capital. Trecho:

“Ao contrário da tradição carioca na divisão entre traficantes e ladrões, a etnografia de Feltran identicou no PCC uma ação unificada de tráfico, roubo de carros e assaltos especializados. Não é uma empresa, diz, mas uma coletividade, ritualizada por batismos, apadrinhamentos e vigilância, que associa milhares de micro, pequenos e grandes empresários da economia ilegal com ramos na formalidade.”

Banalidade do mal e mexicanização da violência no Brasil

jota.info

Brasil – Política

O procurador de Justiça Marcio Sergio Christino faz uma análise histórica do PCC para chegar a conclusão que é necessário intervenção militar no Brasil.

12 de outubro de 2017

Sistema Penal X Sistema Prisional — Razão X Emoção

aconteceuemitu.org

Brasil – Chile – Sistema Prisional – Direitos Humanos

Pesquisadores chilenos sugerem a adoção do sistema escandinavo de aprisionamento para ser utilizado naquele país.

11 de outubro de 2017

Prison Violence, Prison Justice: The Rise of Brazil’s PCC

nacla.org

Organização Criminosa

O site disponibiliza através de um link a um artigo de Karina Biondi em inglês com um resumo histórico do Primeiro Comando da Capital.

Um dos líderes do PCC de Ribeirão Preto matou o bombeiro

cbnribeirao.com.br

Assassinato

O bombeiro foi morto durante um assalto a sua residência, e a polícia diz que já sabe que o assassino foi um dos líderes locais do PCC.

10 de outubro de 2017

Saiba como a polícia encontrou um cemitério clandestino do PCC

noticias.uol.com.br

Tribunal do Crime – Organização Criminosa – Assassinato

A reportagem traz os detalhes da investigação que levou a polícia ao local do cemitério do tribunal do crime do Primeiro Comando em Mauá SP.

Três visões do Carandiru: agentes penitenciários, policiais, e sobreviventes.

uol.com

Organização Criminosa

A matéria buscou mostrar como é visto hoje aquela tragédia pelos personagens que participaram do fato. A reportagem teve a ousadia de ser imparcial, e utilizou um delicioso trabalho de Cartoon, seria lindo se não fosse trágico.

Polícia prende suspeitos de integrar o PCC

odiariodemogi.com.br

Organização Criminosa – Assalto – Combate à Facção

Trabalho de investigação capturou esse grupo que era responsável por assaltos as agencias bancárias da Grande São Paulo.

Meeira tem sua parte preservada, diz a Justiça

justicaemfoco.com.br

Brasil – Rondônia – Direito Penal

A Polícia provou que os bens foram adquiridos com  o dinheiro das drogas, mas como isso foi antes do processo ser aberto, a Justiça entendeu que os bens do cônjuge não podem ser confiscados.

9 de outubro de 2017

TSE pede investigação de facções e milícias infiltradas na política

circuitomt.com.br

Brasil – Rio de Janeiro – São Paulo

Segundo o ministro Gilmar Mendes, o Primeiro Comando da Capital já teria eleito vereadores e tomado o controle de algumas cidades.

6 de outubro de 2017

Direito a fazer sexo não pode ser garantido por Habeas Corpus

stf.jus.br

Brasil – Direito Penal

Após a ameaça feita por integrantes do Primeiro Comando da Capital, as visitas íntimas foram suspensas. O Márcio dos Santos Nepomuceno (Marcinho VP), apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), pediu um HC alegando que obrigar a ele, a abstinência sexual, caracterizaria pena cruel, violadora da integridade psicofísica e da dignidade da pessoa humana.

A mulher dentro do PCC sob o olhar de Drauzio Varella 

justicadesaia.com.br

Brasil – Organização Criminosa

Em entrevista, o escritor desvenda qual é a relação da mulher dentro do Primeiro Comando da Capital.

Untold Stories from Deep Inside a Notorious Brazilian Prison

vice.com

Brasil – Sistema Prisional

João Wainer é um fotógrafo que conheceu por dentro o Sistema Prisional brasileiro, e agora conta como foi essa sua experiência e a sua relação com o PCC.

5 de outubro de 2017

Foiled £250m Brazil bank robbery ‘would have been biggest in the world

theguardian.com

Assalto – Organização Criminosa

O site reproduz as matérias dos jornais brasileiros e aponta que o PCC deve ter financiado a obra do túnel e a organização dos trabalhos, daí conta um pouco a respeito da facção paulista.

Brazil kịp phá âm mưu đào hầm cướp ngân hàng

Assalto – Organização Criminosa

O site vietnamita destaca que se o assalto tivesse dado certo seria o maior da história do mundo.

แก๊งปล้นธนาคารทุ่ม 42 ล้าน เจาะอุโมงค์ถึงตู้นิรภัย กะซิวหมื่นล้าน แต่ไปไม่ถึงฝัน

hilight.kapook.com

Assalto – Organização Criminosa

Repercute sem fazer alterações a notícia da tentativa de assalto ao Banco do Brasil.

Dissidentes das FARC e sua influência na região

paginasiete.bo

Brasil – Venezuela – Bolívia – Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa

Durante uma visita, os jornalistas bolivianos perceberam uma conexão forte da gangue criminosa brasileira, Primeiro Comando da Capital (PCC), com os grupos armados locais.

Integrantes do PCC são condenados a 7 anos de prisão

acidadeon.com

Tráfico de Drogas

Antônio Carlos Queiroz da Silva, o Ceará, Clóvis Luís da Silva Ferreira dos Santos, o Cl, Carlos Eduardo de Araújo Melo, o Du, Neandro Aparecido Vencâncio, o Kelvin, e Nélson Martinelli Júnior foram condenados por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Pedido de Habeas Corpus acusado por participar de organização criminosa

stj.jusbrasil.com.br

Direito Penal – Organização Criminosa

O advogado arguiu que seu cliente não poderia ser enquadrado como membro de uma organização criminosa, pois os crimes cometidos foram antes da promulgação da Lei n. 12.850/2013, portanto o termo “organização criminosa” ainda não existia jurídicamente.

4 de outubro de 2017

Suposto membro de facção criminosa é preso por tráfico no bairro João Paulo II

gazetarp.com.br

Organização Criminosa

Não seria mais que uma prisão por tráfico de drogas, mas durante as declarações descobriu-se que o detido era o “disciplina” do PCC.

Furto a Banco Central no CE e quase ação no BB em SP têm semelhanças

opovo.com.br

Crime Organizado – Assalto

O Jornal “O Povo” convida a comparar as duas ações e preparou um quadro para facilitar a visualização.

3 de outubro de 2017

PCC decide pena e proíbe fofoca na quebrada em São Paulo

Ponte News

Organização Criminosa

O site Ponte News narra um caso pitoresco que segundo eles aconteceu essa semana, onde o PCC interveio em uma briga de casal.

2 de outubro de 2017

Polícia mata três bandidos do PCC em confronto

Band News

São Paulo – Assalto – Crime Organizado – Tráfico de Drogas

Três assaltantes foram mortos no confronto, outros foram presos, e muita droga, armamento pesado, e anotações com a contabilidade do PCC foram apreendidos.

Homens são presos por envolvimento com tráfico de drogas em SBC

tvmaisabc.com.br

Tráfico de Drogas

Mais de 1.200 quilos de maconha e quase 10 mil reais foram apreendidos em São Bernardo do Campo pertencentes a facção Primeiro Comando da Capital.

25 anos depois, PMs do Carandiru são promovidos por mérito

noticias.r7.com

Chacina – Segurança Pública

Boa descrição da Chacina do Carandiru que marcou uma época e fincou a raiz do Crime Organizado no Brasil.

1 de outubro de 2017

Guarda Civil é dono de site sobre PCC

cidadaniasegurancapublicaeviolencia.blogspot.com.br

Organização Criminosa – Imprensa

O site traz uma entrevista e algumas considerações a respeito de meu trabalho no site referente ao Primeiro Comando da Capital.

28 de setembro de 2017

Por que o homicídio é o crime que mais leva policiais militares para a cadeia?

Guerra contra Facção – UOL

O número de policiais presos caiu depois do ano de 2013, quando houve uma guerra entre a Rota e o PCC, agora a situação está estável, é o que afirma a reportagem da UOL.

27 de setembro de 2017

Brasil: De mañana, el Ejército pero de noche, los narcos

Brasil – Rio de Janeiro – Guerra entre Facções – Economis

“Há indícios de que o PCC (Primeiro Comando da Capital), que sempre foi vinculado às FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), hoje também se une à máfia italiana. Isso revela que estamos em outro nível de crime organizado em torno do tráfico de drogas e armas no Brasil, com crescente participação do PCC. (…) “


Proposta de bloquear comunicação de presos pode virar crise para o Governo

Brasil – Sistema Prisional – El Pais

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, propõe a separação entre as visitas, advogados, e presos através de mesas separadas por vidro e com gravação das conversas. Há forte oposição.

Rota da cocaína boliviana passa por MS e turbina narcotráfico marítimo

Trafico internacional de drogas – Organização Criminosa – Diário MS

“A rota da cocaína boliviana, encarada como novidade pelas autoridades paulistas, tem um único patrão, segundo policiais sul-mato-grossenses que atuam na repressão ao narcotráfico – o brasileiro Jarvis Gimenes Pavão, 49, que está preso no Paraguai.”

Promotoria de Martinópolis deflagra Operação Chora Chora contra tráfico de drogas

Tráfico de Drogas – Combate à Facção – Ministério Público de São Paulo

Operação Chora Chora, teve como objetivo de desmantelar uma associação de criminosos que comandava o tráfico de drogas em Martinópolis e Indiana.

O Pavilhão que nunca fechou

Sistema Prisional – Organização Criminosa – Jornal O São Paulo

Editorial da Arquidiocese de São Paulo aponta o Massacre do Carandiru como causa da criação do Primeiro Comando da Capital: “A solução para os problemas de segurança pública passa pela certeza da penalização justa…”.

O Supervisor de Segurança do PCC no Terminal DEICMAR

Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa – Tribunal Regional Federal

Foi analisado o pedido de Habeas Corpus do Supervisor de Segurança do Porto de Santos que trabalhava para o Primeiro Comando da Capital.

26 de setembro de 2017

OAB vai ao STF contra resolução que permite ao MP fazer acertos com criminosos 

Brasil – Direito Penal – Flit Paralizante

A Ordem dos Advogados do Brasil, faz mais uma vez aquilo que parece ser a sua maior especialidade: utilizando o argumento de defender os fracos e oprimidos, impedir que a justiça seja mais rápida e eficaz, podendo dessa forma manter o imenso mercado carcerário para seus pares.

25 de setembro de 2017

Juiz conta a situação calamitosa da Polícia Militar

Sistema Prisional – Segurança Pública – Jusbrasil

“A Policia Militar local, que conta com 20 homens e apenas 02 viaturas, não tem condições de prestar apoio policial exclusivamente ao fórum, deixando de lado sua atribuição constitucional. A propósito, Presidente Bernardes possui dois distritos, que distam aproximadamente 15 quilômetros da cidade e também são protegidos pelos mesmos policiais acima.”

Mortes em confronto com Polícia Civil de SP atingem o maior número em 11 anos

Combate à Facção – Rede TV

Nenhuma novidade. Depois da ação no Morumbi onde 10 bandidos foram mortos de uma só vez, a soma de fatalidades alcançou 19 pessoas, o maior número em 11 anos.

Preso na ”Judas Iscariotes” articulava matar Promotor em Primavera

Combate à Facção – Jornal da Nova

Bruninho é contato de Thiago Mistrão, vulgo “Italiano” ou “Xerife”, pessoa integrante da facção criminosa PCC, dizia a todos que o Promotor de Justiça dava mole e seria fácil pegar. Bruno Aparecido Pereira, levou a uma investigação que culminou com a prisão de 22 outros PCCs.

Por dentro da engrenagem dos homicídios no Brasil

Brasil – Assassinato – G1

O G1 faz uma breve mas precisa análise sobre os índices de homicídios por estado.

23 de setembro de 2017

Negado Habeas Corpus para possível Disciplina do PCC
Direito Penal – Jusbrasil

Marcelo José Marques disse que não é membro do PCC desde 2002, e que estava preso quando os crimes que lhe acusam aconteceram, além disso já foi absolvido na Comarca de Salto.

22 de setembro de 2017

PCC: grupo terrorista ou organização criminosa? 

Organização Criminal – Terrorismo – Aconteceu em Itu

Especialista discute o limite que separa uma organização criminosa de uma terrorista.

Líder do PCC deu entrevista ‘assustadora’ a jornal?

Organização Criminal – Revista Veja

A falsa entrevista que o Marcola teria concedido é uma criação (fantástica por sinal) de Arnaldo Jabor, mas está viralizando e fortalecendo ainda mais a liderança do PCC na sociedade.

Polícia descobre laboratório de drogas em Itanhaém

Tráfico de Drogas – G1

Da Leste integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), o acusado não reagiu ao ser preso com quase 100 quilos de drogas e insumos para a preparação.

21 de setembro de 2017

Recuperado, humorista conta tudo que viveu na Cracolândia: “Conheci até ator de Malhação”.

Cultura – Política – Organização Criminosa – Jovem Pan

“A polícia e a prefeitura apenas fingem ter controle da Cracolândia, o local está completamente dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), por “propaganda superficial”


Inteligência – Segurança Pública estadual gasta só 1% dos Orçamentos Estaduais
Brasil – Combate à Facção – DefesaNet

O  crime organizado é hoje a maior ameaça à sociedade brasileira, Etchegoyen cobrou do Congresso Nacional mudanças na legislação para que os órgãos de segurança pública e de inteligência tenham “meios mais eficazes de atuação”.

20 de setembro de 2017

São Paulo tem uma denúncia de tortura a cada 15 dias

Direitos Humanos – Aqui Ali

“A tortura contra crianças revela uma sociedade que incorporou a violência como forma de resolução de problemas”, isso que explicaria o uso da tortura nos tribunais do crime do Primeiro Comando da Capital (PCC).

19 de setembro de 2017

Pombo-correio do PCC ainda está foragida

Combate a Facção – Band Uol

A advogada é conhecida dentro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e faz parte da Sintonia dos Gravatas.


PM resgata dois em Tribunal do Crime do PCC

Tribunal do Crime – Jornal Tribuna de Ituverava

A vítima estava sendo acusada de estupro contra a enteada de 12 anos – o sogro o teria denunciado à facção.

18 de setembro de 2017

O Primeiro Comando da Capital aceita gays? LGBTPCC

Cultura – Aconteceu em Itu

Como é o tratamento dado pela facção criminosa PCC aos homosexuais dentro dos presídios.


Movimentos questionam atuação do MP em casos de violência policial
Direitos Humanos – Ponte

Mães de Maio acusam o Ministério Público de não atuar de forma efetiva na apuração dos crimes praticados por policiais, já uma Promotora Pública teria acusado o movimento Mães de Maio de ser patrocinada por uma organização criminosa.

17 de setembro de 2017

Integrante de facção criminosa é presa com pistola 9 milímetros em Itu

Tráfico de Drogas – Canal ITV

Evelyn Aparecida Pironi estava foragida e era conhecida como “patroa do tráfico”, com ela foram encontrados uma pistola 9 milímetros, e 278 micro tubos de cocaína. 769 micro tubos vazios.


“Vou disputar o governo de São Paulo. Quando Alckmin renunciar, vou ficar conhecido”

Política – El País

Márcio França, vice-governador do estado de São Paulo responde a pergunta que não quer se calar: Qual sua opinião sobre a tese de que o Governo paulista tem uma espécie de acordo com o Primeiro Comando da Capital para manter a paz nos presídios.

Peripatético – um filme de Jéssica Queiroz

Cultura – Festival de Brasília

Como os ataques do Primeiro Comando da Capital de 2006 podem impactar na vida de pessoas comuns, o filme Peripatético mostrar isso através da vivência de três jovens paulistanos.

16 de setembro de 2017

Mulheres são detidas pelo Gaeco em Mogi

Crime Organizado – Combate à Facção – PortalNews

A DENARCO de Moji das Cruzes prendeu Marcela Lúcia Andreo de Moraes e uma outra mulher pelo crime de lavagem de dinheiro da facção. Marcela havia havia no passado entregue a guarda de sua filha, para avó da criança, por não encontrar em condições econômicas de sustentá-la.

Justiça condena ex-vice presidente do Condepe e mais 4 advogados por integrarem facção criminosa

Crime Organizado – Violência Policial – Direitos Humanos – José Ferraz

O defensor dos direitos humanos Luiz Carlos dos Santos foi condenado à 16 anos e 5 meses por ajudar a facção Primeiro Comando da Capital fazendo falsas denúncias contra policiais e agentes carcerários por crimes contra os presos.

Facções Criminosas: o caso do PCC – Primeiro Comando da Capital

Crime Organizado – Sistema Prisional – Violência Policial – Direitos Humanos – Paula Bigoli (Jusbrasil)

“O PCC, hoje um crime organizado muito rico e poderoso, nasceu como resposta à invasão do Carandiru”, pondera ainda que “novas facções vão aparecer para protestar contra o massacre jushumanitário que acontece em praticamente todos os presídios brasileiros e latino-americanos”.


Vem pra rua: a história do movimento popular que mobilizou o Brasil

Crime Organizado – Política – José Ferraz

“O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do também deputado federal Jair Bolsonaro (PP-SP), discursou em cima do carro de som e disse que […] votaria em Marcola (Marcos Willians Camacho), líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC. ‘Pelo menos ele tem palavra”, argumentou.”

15 de setembro de 2017

Sinopse da obra “Prisioneiras” de Drauzio Varella.

Direitos Humanos – Violência Policial – Sistema Prisional – Books and Crowns

O Primeiro Comando da Capital (PCC) está presente e mostra sua força através das mulheres que integram a facção.

Supremo Tribunal Federal – Julgamento de Habeas Corpus: HC 147471

Direito Penal – Organização Criminosa – Sistema Prisional – Supremo Tribunal Federal

Negado o Habeas Corpus envolvendo dois advogados suspeitos de atuarem na Sintonia dos Gravatas do PCC: “… há indicativos de que … está envolvida [PCC]. … não se limitaria ao mero desempenho de unções jurídico-processuais …, denotando um relacionamento mais profundo com a facção, seus membros e propósitos. Nessas condições, incide a orientação jurisprudencial do STF no sentido de que a necessidade de interromper a atuação de organização criminosa justifica …”.

14 de setembro de 2017

Ameaçado de morte, infiltrado pelo PCC em Conselho não vê o sol há dez meses

Crime Organizado – Direitos Humanos – Ponte Direitos Humanos

Ele recebia 5 mil por mês para acusar policiais de violação de direitos humanos, agora seus antigos aliados o perseguem.

Facção criminosa do Carandiru foi derrotada por um documento secreto nos anos 80

Crime Organizado – História – Noticias.r7

Renato Lombardi desvenda depois de 30 anos como descobriu o documento secreto que possibilitou a derrota da Serpente Negra, mesmo antes dela nascer.

13 de setembro de 2017

Mães de vítimas de massacre participam de Simpósio na Unioeste de MCR

Chacina – Direitos Humanos – Radio Difusora

“Crimes de Maio” foi como fico conhecido pelo menos 564 pessoas foram mortas no Estado de São Paulo, na contra ofensiva dos agentes de segurança pública após os ataques do Primeiro Comando da Capital que mataram 44 policiais, agentes penitenciários, e guardas civis.

Morte de Celso Daniel seria de conhecimento do núcleo do PT

Assassinato – Política – Piauí Agora

Toni Rodrigues diz que qualquer um que ler o livro de Silvio Navarro sobre a morte de Celso Daniel terá uma “ideia clara” do envolvimento do Partido dos Trabalhadores com o Primeiro Comando da Capital.