São Paulo — PCC 1533 SP

NOTÍCIAS — PCC 1533 News — SÃO PAULO

Os mais importantes fatos sobre a organização criminosa paulista no estado.

10 de agosto de 2018

Influência do PCC por estado
A policial foi morta pelo PCC ou por um PCC?
UOL Notícias  → Flávio Costa e Luís Adorno
→ São Paulo
→ Guerra entre facções

Se o Primeiro Comando da Capital domina uma região reina a paz, mas se o PCC não mete o bico também, mas quer ver sangue é só ir nas regiões onde a facção paulista está em disputa com algum inimigo.

8 de agosto de 2018

Gabriel Feltran entende tudo sobre PCC
Pense em um cara que entende de verdade sobre o PCC
UOL Notícias  → Flávio Costa e Luís Adorno
→ Organização Criminosa
Se pensou no repórter Luís Adorno, não, não é dele que estou falando, é do pesquisador Miguel Feltran, esse cara é o cara, e foi entrevistado por ninguém menos que Luís Adorno, resultado: uma reportagem que não pode deixar de ser lida.

GAECO derruba PCC interior
GAECO derruba células no interior e no litoral
ESTADÃO  → José Maria Tomazela
→ São Paulo
→ Combate à facção

Não é outono, mas tem PCC caindo por todo lado por aqui: Sorocaba, Conchas, Cerquilho, Tietê, Laranjal Paulista e Cesário Lange. Entre os detidos estavam sob o comando de Fabiano Robson dos Santos Freitas, o “Febem” ou “Fênix”, considerado o “sintonia geral” (chefe) da facção na Baixada Santista e Vale do Ribeira.

3 de agosto de 2018

PCC a facção que não para de crescer
Se eu colocasse essa manchete estava preso
Isto É  → Vicente Vilardaga e Fernando Lavieri
→ Organização Criminosa
No dia seguinte que eu postasse um artigo com essa chamada seria levado para prestar depoimento e responder por apologia ao crime, então é melhor lerem a reportagem na fonte (desculpe se me rio: kkkk).

2 de agosto de 2018

O PCC usado pela direita e pela esquerda
Não querem assumir a paternidade do PCC
→ DCM Diário do Centro do Mundo  → Kiko Nogueira
→ Política Eleitoral
O DCM, site que os coxinhas diz estar nas mãos dos petralhas, republica um artigo que acusa o ex-Governador Geraldo Alckmin de ser o responsável pela existência e fortalecimento do Primeiro Comando da Capital. Não vou entrar no mérito, quem quiser que vá lá e leia, mas lembro que nesse mosteiro não existem santos: foi graças ao Regime Militar e aos governos dos estados de linha dura à direita que criaram o ambiente propício para o nascimento do PCC; foi graças aos governos de Lula e Dilma e aos governos dos estados de esquerda que criaram um ambiente jurídico que facilitou a mobilidade e proteção para o crescimento seguro do PCC; foi graças à Alckmin e os governos de centro que permitiram o amadurecimento e a profissionalização do PCC em troca da pacificação; foi graças a eu, você e aqueles que fizeram de conta que não viram ou não se importaram com o que acontecia nas periferias e dentro dos presídios que a coisa chegou onde chegou. DCM e outros canais à direita ou à esquerda apenas “jogam pedra na Geni, jogam b….. na Geni”, como cantava o gênio da música e petralha Chico Buarque.

1º de agosto de 2018

Mais prisões para o fortalecimento da facção
UOL Notícias
→ Sistema Carcerário


É isso aí Bolsonaro, força aí, o irmão Canela e a cúpula do PCC apoiam sua proposta de encher os presídios: “O sistema prisional é máquina de fazer PCC”, afirma Filipe Augusto Soares, conhecido como Assassino, durante um diálogo telefônico com um comparsa identificado como Canela. É isso aí irmão Bolsonaro, tâmo junto no fortalecimento. Só agradece. É TD3 passa nada.

30 de julho de 2018

Prótese é o canal, afirma o PCC.
Folha de S. Paulo
→ Sistema Carcerário
Setor de Embrulho do PCC
Esses garotos estão sempre inovando, Steven Jobs achava que era o bam-bam-bam por fazer gato na companhia telefônica, kkk, bobinho coitado, olha essa agora, o PCC contrata pessoas com prótese para trabalhar na empresa. Duas vantagens: atende a cota legar de deficientes e ainda passa com os celulares pelos aparelhos eletrônicos dos presídios: “Aí vem com a fita 3M em cima, uma camada, lacra com 3M inteirinha, aí depois vem com três carbonos de um lado e três carbonos de outro, no meio do carbono cê joga um pouco de pó de grafite também, entendeu?”

25 de julho de 2018

400 mortes em apenas 6 meses
Folha de S. Paulo  — Rogério Pagnan
→ Crime Organizado — Tribunal do Crime
Assassinato PCC
Todas as mortes do Tribunal do Crime do PCC estavam registradas nos celulares de Adriano Hilário dos Santos, o Kaiaque, e Alexandre da Silva Araújo, o Da Sul —  Resumos Finais dos Estados e Países. A polícia chegou a acompanhar algumas mortes ao vivo enquanto fazia o rastreio dos celulares. A reportagem conta um caso em que os responsáveis pela execução deixaram de fotografar o assassinato e tiveram que voltar, desenterrar o justiçado para mandar as imagens para os finais.

24 de julho de 2018

A execução do PCC Galo no Tatuapé


Viveu e morreu como um vida louca
UOL Notícias  — Luís Adorno
→ São Paulo
→ Crime Organizado
Cláudio Roberto Ferreira foi morto a mando da liderança do PCC na guerra pelo domínio do poder dentro da facção paulista. Foram 70 tiros de fuzil no seu carro blindado, virou lata de sardinha amassada. A polícia acredita que ele já sabia que estava jurado e estava se preparando para fugir quando foi morto.

22 de julho de 2018

Conhecer para poder crescer
→ UOL Notícias  — Flávio Costa e Luís Adorno
→ Crime Organizado
Conheça o questionário completo


O PCC usa dados colhidos para realizar denúncias de tortura, maus tratos e a falta de condições dos sistema carcerário onde seus membros estão presos —  organizados até atrás das muralhas.
A Família 1533 faz cadastro para avaliar a saúde e o atendimento que está sendo dado aos seus membros.
O governo com os milhões de impostos arrecadados não se preocupam com os seus contribuintes como os presos com o dinheiro arrecadado com as drogas fazem pelos seus colaboradores.
É impressão minha ou tem algo de errado nesse país? Não devia ser o certo pelo certo e quem está no lado certo da vida também tinha que correr pelo certo?

17 de julho de 2018

Uma boa ideia, só que não!
UOL Notícias  — Luís Adorno
→ Sistema Carcerário
Faccao pcc tenta
Nem toda boa ideia tem bons resultados. A garota até que tentou entrar com a mensagem escrita na calça, mas não deu certo não. Foi pega ainda na entrada do CDP de Ribeirão Preto.

Bloqueadores de celular para “inglês ver”
Folha de S. Paulo  — Rogério Pagnan
→ São Paulo — Mato Grosso do Sul
→ Sistema Carcerário — Combate à facção
Presos usam celular em penitenciárias com bloqueador
Agora governador faz cara de coitado e manda abrir investigação para saber o que aconteceu, pera aí, eu vou economizar grana pública e dizer: “Governo faz população de otária, contrata sistema que não funciona pelo preço de TOP do mundo. Pronto, agora pode fechar a investigação para saber como Carlos Henrique dos Santos Costa e Flávio Henrique Breve continuavam a comandar os negócios da Família de dentro das Máximas com bloqueador de celular. Enquanto os ladrões estiverem do lado de fora dos presídios, quem tá dentro faz suas regras.

8 de julho de 2018

Membro do PCC assume morte de agente penitenciário
→ Brazil News Today
→ Atentado
Reportagem completa no UOL Notícias


O GAECO interceptou uma carta onde o PCC Bandoleiro pede a confirmação da morte do agente penitenciário Alex Belarmino Almeida Silva e pede um advogado aos líderes do PCC no presídio de Presidente Venceslau P2: “Salve pedindo para transmiti até voceis em cima de um pedido de um advogado p/ o caso dele que era muito delicado. A situação dos mesmos foi em cima do Agente que se concluiu com exito essa missão”.

PCC possui regime disciplinar próprio
→ Organização Criminosa
Reportagem completa no UOL Notícias

Dentinho explica como funciona o sistema de Justiça do PCC depois de consultar os livros da facção passa a punição: “Você está sendo excluído do Primeiro Comando da Capital, mas o Comando não vai virar as costas para você e não é para você virar as costas para o Comando, a família não vai trazer problema, mas você não deve trazer problema para a família”.

6 de julho de 2018

O RH do PCC e as prisões femininas
→ Brasil Urgente
→ Combate à facção — Organização Criminosa


A Operação Echelon desvendou o esquema de cadastro do Primeiro Comando antes que as penitenciárias femininas fossem incluídas no sistema. Entre outras coisas, os promotores descobriram que haviam cursos para aperfeiçoamento profissional para os profissionais do mundo do crime, entre eles o de fabricação de bombas e formação de matadores. O departamento do PCC responsável pelo cadastro atuava em 13 estados e contava com mais de cem pessoas atuando na sua manutenção.

GCMs de Ibiúna formaram uma milícia
→ Crime Organizado
Reportagem completa no UOL Notícias
Justiça condena GCMs ligados ao PCC de Ibiuna
Doze Guardas Civis Municipais de Ibiúna foram condenados por formarem uma milícia e atuarem em sintonia com o Primeiro Comando da Capital. Eles caíram depois de uma investigação do GAECO, entre as atividades, os guardas atuavam no tráfico de drogas e extorsão: Daniel Leandro Valêncio, Edivandro de Oliveira Bueno, Reinaldo Melo de Souza, Gilberto Alves Fogaça, Alexandre Cordeiro e Wanderson de Carvalho. A defesa dos GCMs alega inocência: “Eles [guardas] queriam trabalhar e retiraram deles o poder de polícia. O MP armou essa teia para os caras. Eles bateram de frente com uma promotora que, infelizmente, tentou cercear o trabalho deles como guarda municipal e eles foram injustiçados”.

23 de junho de 2018

Bacana NewsRepercutindo Veja  —  taxa de homicídios
→ Bacana News
São Paulo  — Combate à facção

Em São Paulo, onde o PCC surgiu e é hegemônico no tráfico, o vetor é inverso: os homicídios caíram 46% na última década. Por isso, dissemina-se a certeza de que o controle da violência em São Paulo não está nas mãos do governo e suas políticas de segurança. Está nas mãos do PCC

20 de junho de 2018

Maconha EstadãoPresos são presos em Sorocaba e Mogi das Cruzes
José Maria Tomazela → Estadão
Combate à facção

Os presos continuavam ordenando a prática de crimes. Também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. Todos eram integrantes do PCC, e fora do presídio foi detida uma mulher que comandaria parte da quadrilha.

15 de junho de 2018

Operação Echelon policia pé na portaLiderança da expansão cai na P2 — Operação Echelon
→ Gaucha ZH
Combate à facção

Sete líderes que estavam em Presidente Bernardes foram transferidos para o RDD: Cláudio Barbosa da Silva, o Barbará; Almir Rodrigues Ferreira, o Nenê da Simioni; Rogério Araújo Paschini; Reginaldo do Nascimento; José de Arimateia Pereira; Cristiano Dias Gangi; e Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden.

Vários resumos de estado foram capturados ou já estavam dentro do sistema agora responderão a mais esse processo. Rafael Silvestre da Silva, o Gilmar, que seria o responsável pela sintonia geral estava em um conjunto habitacional em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, mas escapou.

Haviam ordens para matar agentes públicos, mas a polícia estava monitorando e prendia os envolvidos antes que conseguissem cumprir as missões — não tem como negar que esse MP-SP sabe o que faz.

Agora, como acontece quando cortamos a cabeça da Hidra, temos que enfrentar as outras sete que nasceram para substituir essas cortadas, como lembra o secretário da Administração Penitenciaria, Lourival Gomes.

8e527-fuzis2bdistribu25c325addos2bpara2btodo2bbrasil2b-2bjornal2bdo2bbrasil→ Jornal do Brasil
Combate à facção

Sete líderes que estavam em Presidente Bernardes foram transferidos para o RDD: Cláudio Barbosa da Silva, o Barbará; Almir Rodrigues Ferreira, o Nenê da Simioni; Rogério Araújo Paschini; Reginaldo do Nascimento; José de Arimateia Pereira; Cristiano Dias Gangi; e Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden.

Vários resumos de estado foram capturados ou já estavam dentro do sistema agora responderão a mais esse processo. Rafael Silvestre da Silva, o Gilmar, que seria o responsável pela sintonia geral estava em um conjunto habitacional em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, mas escapou.

Haviam ordens para matar agentes públicos, mas a polícia estava monitorando e prendia os envolvidos antes que conseguissem cumprir as missões — não tem como negar que esse MP-SP sabe o que faz.

Agora, como acontece quando cortamos a cabeça da Hidra, temos que enfrentar as outras sete que nasceram para substituir essas cortadas, como lembra o secretário da Administração Penitenciaria, Lourival Gomes.

8 de junho de 2018

EstadãoO fim do PCC pelo bem da ordem e do progresso!
Editorial → Estadão
Organização Criminosa

De acordo com a apuração feita pelo Estado, os ataques teriam sido represálias ao que o PCC chama de “opressão” supostamente praticada em presídios de MG e do RN. (verdade)

É sabido, no entanto, que o emprego da violência em ações espetaculares é uma tática do PCC para marcar “território”. (Fala sério! Sabido por quem? Desculpe se me rio! Kkk!)

Concordo plenamente com o editorial do Estadão. O PCC tem que ser destruído.

Para isso, que tal minar suas bases? Acabar com o iníquo sistema carcerário, com as desigualdades sociais que abandonam à própria sorte os moradores das periferias, e a política anti-drogas que apenas fortalece o tráfico de drogas?

Ah! Não! Desculpa aí! Estava relendo o Estadão, e a sociedade e a democracia que o jornal visa defender não inclui esses grupos sociais, que por sinal não leem o Estadão.
Lembrando que após 143 anos de história o jornal tem um faturamento anual próximo de 800 milhões de dólares por ano, e em pouco mais de 14 anos, sem dinheiro público ou apoio de empresários a facção paulista tem apurada oficialmente 400 milhões de dólares ao ano, extra oficialmente supera com facilidade o faturamento da empresa jornalística — e a divisão do butim, ao contrário do Estadão, é pulverizados pelas regiões mais pobres da nação.

A indignação do jornal em ter sido suplantado pela facção fica claro no trecho: ” É impossível que um grupelho de detentos formado no interior de uma penitenciária chegue a este patamar de desenvolvimento…”

3 de junho de 2018

Comando Vermelho no EstadãoPCC cresce e Estadão põe foto de um CV!!!
Marcelo Godoy → Estadão
São Paulo — Organização Criminosa

Agora é oficial, não são 15 nem 60, são 30 mil irmãos PCCs cadastrados pela facção.

Em 2014, ela tinha 3.261 integrantes em outros Estados; em 2017, já eram 18.538 e, no País, o total chegava a 29.460. De lá para cá, mais 2 mil bandidos se filiaram fora de São Paulo ao grupo, que tem agora – dados de março – 20.448 homens e mulheres em outros Estados. O total no País já ultrapassa a casa dos 30 mil.

Sonia Racy Estadão30 vexes mais violento que a Europa
Sonia Racy → Estadão
Taxa de homicídios

Os assassinatos respondem por 56% das mortes de jovens do sexo masculino entre 15 e 19 anos. De 20 a 24 anos, esse índice é de 46%. A proporção cai para menos de 5% da população masculina a partir dos 45 anos de idade.

A taxa de 30,3% de mortes para cada 100 mil pessoas é desigual. A de São Paulo é 10,9, a de Santa Catarina 14 e a do Rio Grande do Norte 53. Enquanto em São Paulo os índices caíram 46% em dez anos, no RG do Norte subiram 256%.

Tá feia a coisa por aqui, mas ao analisar a queda da violência em São Paulo, os autores mencionam, além de controles e políticas mais eficazes, a “hipótese da pax monopolista do Primeiro Comando da Capital, que passou a controlar o uso da violência letal”.

30 de maio de 2018

Rua da Paz no Guaruja PCC 90 presos.jpgOperação Chorpus Christ derruba 90 PCCs 
Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
Combate à facção — Tráfico de drogas

Noventa presos, 70 Kg de drogas apreendidas, cinco armas de fogo três veículos recolhidos, esse é o balanço da Operação Corpus Christi na Baixada Santista envolvendo os municípios de São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Bertioga.

Segundo a polícia tudo começou com o “barraco bomba” na Rua da Paz, na favela da Prainha, que segundo as denúncias seria o centro de distribuição de armas da facção Primeiro Comando da Capital de Vicente de Carvalho.

Em uma casa do bairro por lá entre os presos tinha uma cria do 15 de 13 anos — os adultos que estavam no local, além dos outros crimes vão responder também por corrupção de menor.

29 de maio de 2018

Ciro Gomes candidato à presidencia da repúblicaTransfere ou não transfere — é a Justiça brasileira 
Josias de Souza → Blog do Josias
Política

O pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta segunda-feira (29), em entrevista ao programa Roda Viva, que não fará aliança com o PT no primeiro turno, elogiou a concorrente Marina Silva e afirmou que, para continuar vendendo drogas, o Primeiro Comando da Capital fez um acordo com “autoridades de São Paulo”.

Me corrijam se eu estiver errado:
CEARÁ 52 mortos para cada 100 mil habitantes
SÃO PAULO 8 mortos para cada 100 mil habitantes

Onde será que o crime impera com o governo fazendo de conta que não vê, ou com incompetência para coibir?

28 de maio de 2018

PCC e Mercado do Povo assaltam prossegurUnidos somos mais fortes PCC 1533 e MPA 1533
→ Bahia Extremo Sul
Assalto — Organização Criminosa

O centro de Eunápolis foi sitiado pelo grupo criminoso, que disparou vários tiros de fuzil para intimidar a população e a polícia. A ação causou o óbito do segurança da empresa alvo dos criminosos. Ele foi atingido com a rajada de tiros de fuzil direcionados para o portão de acesso à empresa.

O assalto ao Prossegur de Eunápolis foi uma ação conjunta do Primeiro Comando da Capital e do Mercado do Povo Atitude — mas a casa caiu, e foram feitas buscas em Eunápolis, Osasco e São Paulo.

24 de maio de 2018

Luana de Almeida Domingos advogada PCCA pena é longa, mas não é perpétua 
Marcos Nunes → Extra Globo
São Paulo— Assalto

Ela já está nas ruas e segundo seu advogado, ele entrou com recurso pedindo a absolvição de Luana de Almeida Domingos, e lembra que ela nem sequer perdeu o direito de advogar — para quem não se lembra, ela havia sido condenada por ser advogada do PCC e era uma super modelo e repórter com seu próprio programa de TV.

19 de maio de 2018

80% das biqueiras comercializam crack80% das biqueiras comercializam o crack 
Felipe Resk e Marco Antônio Carvalho → Estadão
Tráfico de Drogas

Dominado pelo Primeiro Comando da Capital, existem pelo menos 275 pontos de comércio de drogas no varejo na capital paulista, e quase todos comercializam o crack, no entanto a liderança de vendas é da maconha, seguida pela cocaína.

18 de maio de 2018

Mula do pcc rota Paraguai para São PauloMula conta como era seu serviço do transporte à distribuição
Felipe Resk → Estadão
Tráfico internacional

Henrique conta que trabalhava para o Primeiro Comando da Capital (PCC) na Cracolândia, onde era chamado de “Carioca”. Entre as suas funções, ia buscar pasta-base, matéria-prima para produção do crack, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. “Voltava de ônibus com a droga toda amarrada no corpo com Durex”, conta. Também cozinhava as pedras em imóveis dentro do fluxo, além de fiscalizar e reprimir a presença de pessoas de outras facções no território.

Distribuição das drogas na cracolândiaAs novas estratégias de distribuição na cracolândia
Felipe Resk → Estadão
Tráfico internacional

Um senhor de mais de 70 anos caminha pela Cracolândia de São Paulo segurando um saco com cerca de 30 pães que tinham no miolo pedras de crack. O repórter Luiz Resk conta que em um ano a polícia já prendeu 1.200 por tráfico de drogas só no centro de São Paulo, então os “traficantes têm recorrido à criatividade para abastecer o fluxo”.

cracolândia 10 anos depoisA nova geografia do tráfico
Felipe Resk → Estadão
Tráfico de drogas

Nesta belíssima reportagem desvenda a nova estratégia de distribuição e combate ao tráfico na região central, destaco o trecho onde Resk explica a localização de cada grupo de usuários:

…  menores e ‘flutuantes’ tendem a ficar próximas de equipamentos assistenciais, como da Avenida Duque de Caxias e o da Rua Mauá … usuários que buscam droga e se acomodam perto da linha férrea …

Em outro trecho conta o que ouviu nas ruas:

O crime é inteligente, vai aparecer uma biqueira aqui e outra ali. É pegar e sair, tá ligado? Pega e vai fumar no Brás, no Campo Limpo.

16 de maio de 2018

promotor de Justiça Roberto Texeira Pinto PortoO novo desembargador paulista é especialista em PCC
Fabio Leite → Estadão
Justiça

Há 25 anos no Ministério Público, Roberto Texeira Pinto Porto fez carreira como integrante do Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), onde participou de investigações de impacto, como da máfia chinesa em São Paulo, da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) nos presídios paulistas e à suposta lavagem de dinheiro praticada por bispos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus.

14 de maio de 2018

Exército Brasileiro - braço forte mão amigaRio de armas desce pela Calha Norte
Fabiana Cambricoli, Marco Antônio Carvalho e Cyneida Correia → Estadão
Tráfico internacional — Combate à facção

“A parada é a seguinte, mano, tô vendo um negócio da hora para nós pegar os carros, não garante, não? Tem de segurar a vítima até atravessar a fronteira, tá ligado? Para nós trocar em skunk e arma.” — cria do PCC 1533

O exército garante que na fronteira da Venezuela só dá “EXBR não passa nada!” — mas a PM-RR diz que não aguenta mais de tanto apreender armas vindas da Venezuela. O coronel da PM Edison Prola que riflesAK-47 e AR-15 e pistolas 9mm, são levadas para o Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

13 de maio de 2018

Vera Lucia Gonzaga dos Santos Verinha do Movimento Mães de MaioMorre uma das fundadoras das “Mães de Maio”
Marcos Candido → Bol Notícias
ESPECIAL FOLHA DE SÃO PAULO → ESPECIAL MÃES DE MAIO
Violência Policial

Vera Lucia Gonzaga dos Santos, a Verinha do Movimento Mães de Maio foi encontrada morta em Santos, ela teve o filho e a nora grávida de nove meses mortos em 2006 no contra ataque das forças policiais aos atentados do Primeiro Comando da Capital.

11 de maio de 2018

Adriano Hilário dos Santos o PCC Kaike.jpgMatador da facção presos em Guarulhos
Juliana Diógenes e Felipe Resk → O Estado de São Paulo
Tribunal do Crime — Organização Criminosa — Combate à facção

Caiu Adriano Hilário dos Santos, o Kaike, quando estava voltando de Camaçari, onde passou merecidas férias com sua garota depois que conseguiu um tempo de folga de sua estada no CDP de Valparaíso.

Desde que saiu de Valparaíso ele é suspeito de ter participado de 14 homicídios, entre eles o de Gegê do Mangue e Paca — o cara, era o cara, para resolver as zicas da facção.

Brazão da República Federativa do Brasil.jpgRepresentação da Operação Prato Feito
→ DELECOR- DELEGACIA DE REPRESSÃO À CORRUPÇÃO E CRIMES FINANCEIROS
Corrupção — Organização Criminosa — Combate à facção

“O Prefeito Embu CLAUDINEI ALVES DOS SANTOS (Ney Santos) conseguiu tomar posse em 12/02/17 após a obtenção de um Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal em 08/02/17128. Isto porque a Justiça Eleitoral teria supendido sua diplomação. Ney Santos se encontrava foragido após sua prisão preventiva ter sido decretada no âmbito da Operação Xibalba desde 09/12/16, por envolvimento com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crime organizado, em especial com a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital.”

10 de maio de 2018

PCC 1533 4i20.jpgA polícia está de olho nas cunhadas
Luiz Carlos Marauskas → Folha de São Paulo
Combate à facção  — Sistema Prisional

Os oito familiares, sendo seis mulheres e dois homens, são suspeitos de transmitir informação entre integrantes da facção em liberdade e a cúpula do PCC, presa na penitenciária 2 de Presidente Venceslau, a 600 km da capital paulista:

“Faziam esse correio entre as lideranças e os integrantes da facção que estão em liberdade. Todo fim de semana, quando ocorrem as visitas. É um setor que o próprio crime organizado denomina como ‘setor do correio’. Identificamos algumas das pessoas que recebiam mensalmente.”

Allan de Abreu reporter investigativo PCC.jpgAllan de Abreu —  maio 2017 — jornalista investigativo

“Com um celular nas mãos, transformam suas celas em escritórios do crime. Assim é com o PCC, facção que fez do tráfico sua principal fonte de renda. Mesmo presos, seus líderes comandam com mão de ferro a compra e distribuição, no interior de São Paulo, de cocaína adquirida na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.”

Garoto no chãoQuando a polícia passa a ser o problema
Bruno Paes Manso → G1
Violência Policial

Veja como são as coisas, enquanto em alguns estados o pessoal tem dúvidas se o PCC foi o responsável dela queda dos homicídios, em outros se tem certeza que a polícia é que foi a responsável pelo aumento da violência — não reclamem comigo, quem afirma é a Globo…

A escalada mais impressionante ocorreu no Amapá, estado que ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro. Eram quatro casos de mortes por intervenção em 2013, que se multiplicaram por 16, alcançando 66 ocorrências no ano passado.

Em todas as polícias do mundo, no entanto, essas mortes por intervenção são sinônimo de falta de comando e de treinamento dos policiais para agir de forma inteligente e coordenada.

Os casos de mortes por intervenção policial, historicamente, costumavam se concentrar no Rio de Janeiro e em São Paulo, que ficaram conhecidos por terem as polícias mais violentas do Brasil e do mundo, mas a polícia paulista caiu para a 12ª posição entre as polícias que mais matam no Brasil, apesar do estado ser a base de operações do Primeiro Comando da Capital.

Pombos correio do PCC 4ª fase operação ethos.jpgQuando a polícia passa a ser o problema
José Maria Tomazela → O Estado de São Paulo
Organização Criminosa — Combate à facção — Sistema Prisional

A Sintonia dos Gravatas caiu, mas o canal de comunicação não foi estancado, nessa 4ª etapa da Operação Ethos, mandados de prisão foram cumpridos em Sumaré, Taubaté e Itaquaquecetuba para caçar os pombos-correios do PCC.

7 de maio de 2018

Reportagem de Rodrigo BortolottoOs presos estrangeiros no estado
Rodrigo Bortolotto → TAB UOL
Sistema Carcerário

Em 2006 o PCC ia matar os presos estrangeiros para chamar a atenção da imprensa internacional, mas o governo paulista descobriu o plano e para evitar a zica juntou todos em um único lugar, isolados dos brasileiros —a UOL novamente se supera em suas reportagens especiais.

6 de maio de 2018

Palhaços do Primeiro Comando da Capital PCC.jpgOs palhaços Peleco e Teco e o PCC
Aline Ribeiro → O Globo
Combate à facção

Os palhaços não tem nenhum envolvimento com a facção criminosa, no entanto foram envolvidos no escândalo com a descoberta que o Planeta Alegria, o Bufê infantil onde se apresentavam, era um dos investimentos do Primeiro Comando da Capital para lavar o dinheiro da facção — Vilmar Santana de Souza que seria o responsável pela operação está preso.

Vilmar Santana de Souza que seria o responsável pela operação está preso.

5 de maio de 2018

Criança em ocupação curtiço pcc.jpgO PCC e o problema da moradia
Fernanda Mena → Folha de São Paulo
melhor reportagem → ESTADÃO
Organização Criminosa

O prédio era gerido por duas siglas irmãs: Luta por Moradia Digna (LMD) e Movimento Social de Luta por Moradia (MSLM). Em algumas das divisórias de madeira usadas para delimitar cômodos, lia-se PCC em pichações.

Investigação policial associou outra sigla de ascensão recente, o Movimento Sem Teto de São Paulo (MSTS), à facção criminosa paulista. Em 2016, a ocupação do grupo no Cine Marrocos foi alvo de operação em que a polícia diz ter encontrado armas e drogas.

4 de maio de 2018

Geraldo Alckimin PCC Folha de São Paulo.jpgOs movimentos sociais estão nas mãos do PCC
Fernanda Mena e Thais Bilenky → Folha de São Paulo
Política

O candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, apresenta o responsável pela elaboração de sua política de segurança pública, Leandro Piquet.
 
Os principais pontos serão o combate à violência policial, para permitir um maior repasse de verbas federais para os estados, um combate mais efetivo contra o crime organizado, a manutenção da atual política de venda de armas, e o aumento das vagas nos presídios para diminuir a desumanidade do sistema carcerário.
 
Piquet declara que a pacificação do estado de São Paulo, não foi em decorrência da hegemonia do Primeiro Comando da Capital, pois nenhuma organização poderia manter os níveis de violência tão baixos por 17 anos seguidos… então tá.

Incêndio São Paulo MST PCC Movimento da Luta Social por Moradia MLSM.jpgOs movimentos sociais estão nas mãos do PCC
→ Diário do Nordeste
Organização Criminosa

O Primeiro Comando da Capital se aproveitaria dos sem-teto para manter a polícia distante e utiliza as ocupações do Movimento da Luta Social por Moradia (MLSM) e do Movimento Sem Teto de São Paulo (MSTS) como depósito e centro de distribuição para armas e drogas em pleno centro da capital paulista — 38 pessoas já foram presas inclusive Wladimir Ribeiro Brito (vídeo) presidente do MSTS.

Paulo Henrique Amorim Conversa FiadaO traficante colombiano Abadia diz como acabar com o PCC
Paulo Henrique Amorim → Conversa Afiada
Combate à facção

O PCC, segundo o traficante colombiano Abadia, controla a policia de São Paulo. “Quer acabar com o tráfico em São Paulo? Destrua o DEIC, a delegacia de combate ao tráfico”. Disse o colombiano Abadia.

02 de maio de 2018

Felipe Ramos de Morais e a delação premiadaAté aonde pode chegar essa meada!
Messias Borges → Diário do Nordeste
Organização Criminosa

Felipe Ramos de Morais, que tem envolvimento com o Primeiro Comando da Capital e com o meio político mineiro está negociando um acordo de delação premiada.

27 de abril de 2018

Cracolândia, quem te via e quem te vê.jpgPCC X PMSP — um ano depois
Mariana Zylberkan → Folha de São Paulo
Drogas

Cracolândia, quem te via e quem te vê PCC X PMSP.jpg

A guerra pela retomada da Cracolândia pelo governo de São Paulo foi vencida, pelo menos aparentemente pelas forças públicas:
“Da estadia de usuários de drogas, porém, ainda há resquícios. Em um tronco de árvore, estão pichadas as letras PCC, em referência à principal facção criminosa paulista.”

26 de abril de 2018

Deputado Gustavo Perrella PCC Arujá.jpgClaro que o deputado não sabia de nada
Paulo Roberto Netto e Jéssica Otoboni → O Estado de São Paulo
Tráfico Internacional

Três pilotos foram detidos em Arujá no estado de São Paulo, entre eles Rogério Almeida Antunes, preso em 2013 por transportar 450 quilos de cocaína em helicóptero da empresa do ex-deputado estadual mineiro Gustavo Perrella (o deputado foi enganado pelo pilo, coitado!).

Enquanto isso os cidadãos de Pedro Juan Caballero ligam para as estações de rádio para relatar os sobrevoos noturnos de helicópteros, em diferentes áreas da capital, segundo, segundo o noticioso HOY.

25 de abril de 2018

Desmanche de carros de luxo em São Paulo.jpgDesmanche de carros luxo em São Paulo
Leonardo Martins → UOL Notícias
Furto

A polícia está apostando na delação premiada para conseguir vincular a facção Primeiro Comando da Capital ao desmanche da Vila Invernada na Zona Leste da capital paulista:
“Essa turma toda está envolvida com a maior organização criminosa da capital [PCC], com certeza. Eu acho que em breve vamos ter notícias de colaboração premiada favorável para chegarmos em informações mais privilegiadas”.

Fuga de Fuminho da polícia federal brasileiraRota teria deixado escapar Fuminho
Arthur Stabile e Josmar Jozino → Ponte Jornalismo
Combate à facção

Há vinte anos a Polícia Federal quase conseguiu capturar aquele que viria a ser o mais importante líder do Primeiro Comando da Capital na sua divisão internacional. Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, só escapou por conta de uma ação da ROTA em Jarinu — é o que afirmam os repórteres da Ponte Jornalismo.

23 de abril d e2018

Marcos Valério e o Primeiro Comando da Capital.jpgPCC protege até político na cadeia
Eliane Trindade → Folha de São Paulo
Política — Sistema Prisional

Marcos Valério se recusa a falar sobre os cem dias que passou na Penitenciária 2 de Tremembé (SP), entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, quando teve prisão preventiva decretada em um processo em que é acusado de forjar um inquérito para prejudicar fiscais que haviam multado a cervejaria Petrópolis.

Após ser espancado várias vezes na cela, ele teria conseguido proteção do PCC (Primeiro Comando da Capital) para se manter vivo dentro da penitenciária.

“Não tenho interesse de conversar sobre esse assunto. Já passou”, disse, sobre os episódios que deixaram cicatrizes nas costas e resultaram em implante dos dentes da frente da arcada superior.

11 de abril de 2018

Ferramenta pesadona apreendida
Vídeo Reportagem → G1
Assalto — Combate à facção

A Polícia não deu explicações de como chegou até a metralhadora avaliada em 300 milhões de Reais que era utilizada para ações contra carro fortes que estava guardada em um salão de festas no Jardim Florestan Fernandes em Ribeirão Preto.

29 de março de 2018

facção PM SP no Presídio Romão Gomes.jpg

Quem são e o que fizeram os PM presos
Luís Adorno → BOL UOL Notícias
Corrupção Policial — Assassinato — Segurança Pública

Toda reportagem de Luís Adorno do UOL Notícias (BOL) vale a pena ser lida, e essa em especial especial você não pode perder — ele traça o perfil dos crimes cometidos por policiais militares, conta qual o tipo do crime que cometeram e de que batalhão vieram.
 
Em determinado ponto, um dos especialistas ouvidos por ele declara que o PM mata por que “depois da organização do crime, com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o ataque a policiais, houve um corporativismo para defender os policiais contra o crime. Em 2006, houve as mortes [nos chamados “crimes de maio”]. Os PMs ficaram revoltados porque não foram avisados a tempo. Em 2012, voltou a acontecer, e os PMs se sentiram desprotegidos e sem respaldo do comando. Se sentiram vulneráveis”.

Ministério Público de São Paulo MPSPPCC ajudará eleger Procurador-Geral de Justiça
→ Folha de S. Paulo
Política — Organização Criminosa — Segurança Pública

Que será peça chave nas campanhas presidenciais esse ano todos nós já sabemos, mas Marcio Christino acredita que vai ajudar eleger até um membro do Ministério Público do Estado de São Paulo — e ele espera ser essa pessoa.

O candidato à lista tríplice dos candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça aposta suas fichas em seu trabalho de combate à facção paulista:

“Apresentei-me para o desafio do embate contra o crime organizado e travei batalhas contra o Primeiro Comando da Capital; acusei e, com sucesso, consegui a condenação de todas as lideranças. Busquei a identificação dos assassinos do juiz Antônio José Machado Dias em Presidente Prudente —todos foram condenados— e o esclarecimento dos ataques de 2006 com o desmonte da maior célula operacional do PCC de então, a malsinada Célula Oeste. Fui à Procuradoria Criminal, onde continuei o enfrentamento.”

28 de março de 2018

Tráfico de drogas em Americana e Nova Odessa.jpgEla vinha de longe, mas agora a casa caiu
Bargas Filho → Portal Todo Dia
Tráfico de drogas

Os caras comercializavam as drogas em Americana e Nova Odessa, mas a administração e a central de distribuição ficava em Dois Córregos, município à 170 quilômetros: Welton Henrique Murdiga de Souza, Wellington Murilo, Andrew Isaque de Souza, Bruno Bonfim dos Santos, Denis Roger da Silva, Larissa Fernanda Mendes Lourenço e Willian Cristiano de Carvalho.

23 de março de 2018

Satanistas e o PCC no Carandiru.jpgAgente Penitenciário conta o que sentiu na hora
Guilherme Santana → The Intercept_Brasil
Sistema Prisional — Guerra entre facções

“Chegando lá, os caras estavam todos drogados, tomando tudo quanto era tipo de remédio com álcool, maria-louca, cocaína, fumando maconha. Começaram a nos torturar psicologicamente, dizendo que ali era o PCC, que eles mandavam em São Paulo e que estavam só esperando para nos matar. Isso era sempre dito aos delegados, juízes, promotores e gerenciadores de crises que negociavam a dialogavam com os assassinos do PCC.

Em seguida, tivemos nossas mãos amarradas umas às outras, um de costas para o outro, e fomos envolvidos por dois colchões, com as nossas cabeças de fora. Jogaram álcool em nós, pegaram um cilindro de gás industrial e abriram a válvula na nossa cara. Um deles estava com um isqueiro na mão, fazendo ameaças. Naquela hora, já pensava que era melhor morrer do que ter a vida destruída pelo trauma. Em pouco tempo a tensão no meu corpo era tanta que eu já me sentia morto. Era como se eu não estivesse mais ali.”

PCC Tileaque Natálio Canedo de  Siqueira Campos.jpgNão deu não, fugiu do estado mas caiu
→ Tá no Site
Combate à facção

Faz tempo que a polícia de São Paulo está na caça de Tiliaque Natálio Canedo, pois é, caiu em Santana do Itararé no Paraná.

21 de março de 2018

PCC Sergio de Arruda Quintiliano Neto.jpg

Minotauro → brasileiro armado e perigoso
→ Radio Oasis 94.3 FM
Combate à facção

A tv paraguaia está distribuindo o alerta para o criminoso de Bauru SP, ele seria um dos autores da morte de Wesley Vasconcelos e um do homens do PCC que assumiram o lugar de Jorge Rafaat Toumani — ele circulava pelo país utilizando um documento falso com o nome de Celso Matos Espindola.

19 de março de 2018

A prisão do PCC Welinton Xavier dos Santos, Capuava.jpgCapuava volta para tranca, mas quem é ele?
Luís Adorno→ Folha de São Paulo
Marco Antônio Carvalho→ O Estado de São Paulo
Organização Criminosa — Tráfico de drogas — Justiça

Quem apresenta Welinton Xavier dos Santos, o Capuava, não é ninguém menos que o ministro do Supremo Tribunal Federal, segundo ele, Wellington é um dos maiores líderes do Primeiro Comando da Capital. Bem, se é eu não sei, o que eu sei é que da outra vez, ele foi preso com 1,6 toneladas de drogas e munição para .50 — ficou apenas seis meses recolhido.

Agora, Wellington foi capturado em Mogi das Cruzes, vamos ver quanto vai pegar, já que o cachorro da polícia encontrou dois fuzis, de calibres 7.62 e .22, dezenas de munições de calibre 7.62 e uma submetralhadora 9 milímetros, entre outros equipamentos, mocozeados no meio das raízes de uma árvore, nos fundos do terreno.

O repórter Marco Antônio Carvalho nos lembra que o desembargador Otávio Henrique de Sousa Lima, que libertou tão rápido o Wellington da outra vez, não vai poder ajudá-lo agora, pois os seus colegas não gostaram nada da brincadeira e ele teve que se aposentar compulsoriamente — se eu ou você tivesse feito o que ele fez teríamos sido presos e mandados embora por justa causa, mas quem mandou eu não estudar.

Matheus Gustavo Leite da Silva, o PCC Mano Zika.jpgMano Zika do PCC é zica mesmo
Rafael Ribeiro → Correio do Estado
Combate à facção

Matheus Gustavo Leite da Silva, o Mano Zika, foi sintonia de Rio Claro e estava foragido, mas deu bobeira pelas ruas de Pedro Juan Caballero e foi recapturado. Na delegacia, mesmo algemado nos pés e nas mãos pediu para ir ao banheiro e deu pinote — acabou sendo preso novamente, o cara é tão carniça que o Ministério Público de São Paulo já tinha pedido para mandarem a ele para a máxima de Presidente Venceslau.

17 de agosto de 2018

Complexo Penitenciário de Hortolândia PIII.jpgO vermelho levou no rabo mas não deixou barato
Braga Filho → Portal Tododia
Guerra entre facções — Sistema Penitenciário

Batizado no CV estava na tranca dos PCCs e foi obrigado a esconder 26 “tubinhos” de cocaína no ânus, mas conseguiu escapar e pediu ajuda para os Aspens. Ele entregou três folhas de caderno com anotações sobre o comércio de drogas no interior da unidade, com nomes e apelidos. E também, o número de uma conta bancária de um preso que seria o responsável por arrecadar o dinheiro do comércio de drogas.

16 de março de 2018

PCC está recrutando rapazes.jpgFacção criminosa determina batizado no oeste paulista
→ Gazeta de Taubaté
Organização Criminosa

A informação, detectada por agentes de forças de segurança pública ligados ao combate e monitoramento do crime organizado na RMVale, foi obtida com exclusividade pela reportagem…

14 de março de 2018

Policiais militares presos no Vale do Paraíba envolvidos com o PCC.jpgEstava fácil tirar dinheiro dos moleques, agora ferrou!
Luís Adorno → UOL Notícias
Combate à facção — Corrupção Policial

Os policiais eram de Taubaté, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Registro. Foram 40 mandados de busca na casa de PMs e PCs, 19 seguiram direto para o Romão Gomes — bandido é bandido, polícia é polícia, esses segundo o MP estavam jogando pelos dois lados, com carteirinha assinada com a facção PCC 1533.

12 de março de 2018

juíza Patrícia Álvares Cruz Folha de São Paulo.jpgA força do PCC está em seus garotos da base
Entrevista → Folha de São Paulo
Combate à facção — Organização Criminosa
A juíza Patrícia Álvares Cruz afirma que “todo traficante, por menor que seja, trabalha, direta ou indiretamente, para o PCC, já que toda a droga vendida no estado é distribuída pela facção. Sem ele, toda uma estrutura criminosa deixaria de existir”.

9 de março de 2018

Assaltos de cargas PCC 1533 InSight CrimeA nova face do PCC — ações pontuais de alta rentabilidade
Análise de CH Gardiner → InSight Crime
Organização Criminosa

Assaltos audaciosos com equipes altamente armadas e utilizando tecnologia de informação. Os criminosos das facções agora explodem carros blindados e empresas de segurança e de valores com facilidade e precisão.

6 de março de 2018

Gianpaolo SmanioO procurador-geral de Justiça Gianpaolo Smanio e o PCC
Entrevista de Rogério Gentile → Folha de São Paulo
Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC vive muito do mito de que é enorme e incontrolável. Na verdade, os dados de inteligência mostram que efetivamente existe a organização, que a questão é grave, mas que é perfeitamente controlável dentro da atuação do Estado.

Temos de combater exatamente essa infiltração no aparelhamento do Estado. É nossa preocupação acompanhar o mundo eleitoral da política. Tivemos até ação com relação a um prefeito que tinha notícia de envolvimento com o PCC.”

Fernando Henrique Cardoso FHCFHC fala sobre o PCC e a violência policial
Entrevista de Fernando Grostein Andrade → Folha de São Paulo
Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC se transformou para os grupos de narcotraficantes e para as suas famílias, numa associação de ajuda mútua.”

Fernando Henrique Cardoso conta que conversando com uma conhecida que mora em uma favela do Rio de Janeiro ela contou:

“Olha, eu tenho lá em casa dois filhos. Um está no crime, o outro não. Eu não recebo nada do que está no crime. Eu sou contra. Um tem caráter e o outro não tem. Quando a polícia chega, a polícia bate no que está no crime, no que não está e em mim. A justiça é de classe, seletiva. Se você for negro você vai pra cadeia mais depressa do que se você for branco, ainda mais na área de droga. Isso é indiscutível.”

Aí o ex-presidente se questiona: que tipo de relação essa senhora e o filho que é honesto acabará criando com as forças policiais?

5 de março de 2018

Registro da aeronave - tribuna do ceará.jpgAinda procuram o dono do helicóptero do caso Gegê
Vídeo reportagem → Tribuna do Ceará
Homicídio — Combate à facção

A aeronave está registrada em nome de uma empresa administradora de imóveis. Entretanto, no telefone registrado dessa firma quem atende é um escritório de advocacia.

4 de março de 2018

PCC Lacerda Magalhães JúniorResponsável pela contabilidade do PCC cai na Zona Norte
Vídeo reportagem → Rede TV!
Tráfico de drogas — Combate à facção

Cláudio Lacerda Magalhães Júnior, o Febem, foi preso com os livros de contabilidade da Zona Norte paulistana. Além de fiel dos livros ele está a frende de várias biqueiras na região.

2 de março de 2018

PM Vitor Cristilder - O Estado de São PauloFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Luís Adorno → Folha de São Paulo
Segurança Pública — Homicídio — Violência Policial

Pelos doze homicídios cometidos em Osasco, Carapicuíba, Barueri, e Itapevi, o cabo da PM Victor Cristilder Silva foi condenado a um pena de 119 anos de prisão. Tentar vender a ideia de que não mataria “cidadão de bem”, acabou soando mal:

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Agora é a hora daqueles que aplaudem e apoiam os policiais que matam bandidos de buscarem a família dele e auxiliarem a mulher e os filhos pelos próximos 119 anos, afinal na hora de bater palminhas e mandar soquinhos no WhatsApp todo mundo estava pronto, mas agora, que a coisa pegou, ele que se ferre sozinho, né não?

1 de março de 2018

Helicóptero e lancha do Primeiro Comando da Capital apreendidos

Sem futuro! Dessa vida não se leva nada, só as emoções 
Ana Carla Bermúdez → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Combate à facção

A polícia apreendeu em Fernandópolis o helicóptero de Felipe Ramos Morais, que foi utilizado no assassinato de Gegê do Mangue e Paca. Ainda conseguiram recuperar no Guarujá duas lanchas que eram utilizadas pela facção paulista, uma delas é a “Só Emoções” e essa eles não vão levar dessa vida, perderam, e a outra “Sem Futuro”, nunca teve chance.

Assalto a caixa eletrônico em Campinas - folha de São PauloConfiando a vida a polícia. 
Rogério Pagnan e Luís Freitas → Folha de São Paulo
Assalto — Combate à facção

O seu parente vai participar de um assalto e você todo preocupado em que ele possa se ferir vai até o batalhão da PM e deixa um bilhete dizendo que…

…preferia ver o parente ser preso a ser morto, já que sempre foi um homem bom, mas, de um tempo para cá, havia se envolvido no mundo do crime.

Fala sério!!! A polícia foi lá e matou todo mundo!!!

“… tivemos que revidar. Chamamos o socorro depois da ação, mas todos morreram no local”, afirmou o tenente-coronel…

Apesar uma dezena de bandidos estarem armados com fuzis, metralhadoras, escopetas, e muito mais, nenhum policial saiu arranhado da troca de tiros excelente trabalho de limpeza (pena de morte no Brasil para que?).

Parece que os perigosos não eram tão perigosos assim. Apenas um dos mortos havia passagem por crime violento, os demais ameaça, furto de veículo… isso explica por que não teve nenhum ferido entre os policiais:

Bruno Alves de Souza (ameaça de morte), Marcos Paulo Correia de Melo (com três atos infracionais por tráfico de drogas e uma posse ilegal de explosivo), Davirlan Tenório dos Santos (suspeito de ameaça), Ronaldo Antunes (porte ilegal de arma, uso de documento falso, fuga de prisão e roubo de carro) e Itamar Gomes de Lima (investigado por tentativa de homicídio).

Sobrevivente do massacre de Campinas.jpgO sobrevivente, só sobreviveu por ter sido encontrado horas depois, mas engraçado foi a resposta da PM quando a reportagem perguntou a respeito do estado de saúde do capturado:

“… por questões de segurança, o estado de saúde do suspeito não será divulgado”. (segurança de quem?)

Apesar uma dezena de bandidos estarem armados com fuzis, metralhadoras, escopetas, e muito mais, nenhum policial saiu arranhado da troca de tiros excelente trabalho de limpeza (pena de morte no Brasil para que?).

Parece que os perigosos não eram tão perigosos assim.

Apenas um dos mortos havia passagem por crime violento, os demais ameaça, furto de veículo, tráfico… isso explica por que não teve nenhum ferido entre os policiais:

Bruno Alves de Souza (ameaça de morte), Marcos Paulo Correia de Melo (com três atos infracionais por tráfico de drogas e uma posse ilegal de explosivo), Davirlan Tenório dos Santos (suspeito de ameaça), Ronaldo Antunes (porte ilegal de arma, uso de documento falso, fuga de prisão e roubo de carro) e Itamar Gomes de Lima (investigado por tentativa de homicídio).

Sobrevivente do massacre de Campinas.jpgO sobrevivente, só sobreviveu por ter sido encontrado horas depois, mas engraçado foi a resposta da PM quando a reportagem perguntou a respeito do estado de saúde do capturado:

“… por questões de segurança, o estado de saúde do suspeito não será divulgado”. (segurança de quem?)

PM Vitor Cristilder - O Estado de São Paulo.jpg

Síndrome do policial pegador condenará Vitor?
Repórter Felipe Resk → O Estado de São Paulo
Homicídio — Combate à facção

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Pois é. O PM Vitor Cristilder é gente boa, com sangue de policial correndo nas veias, mas parece que será considerado culpado de achar que pode julgar quem é um “cidadão de bem” e quem deve morrer.

Uma pergunta, aqueles que mandaram palminhas quando ele matou (se é que foi ele) os malas (se é que eram malas), estão levando cesta básica para a mulher e os filhos e ajudando a pagar as contas na casa, ou vai ficar tudo por conta do…

… bem, alguém tem que cobrir as despesas. Valeu a pena aquele momento de adrenalina?

28 de fevereiro de 2017

Adivinha quem era vizinho do PCC?
Repórter Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
Organização Criminosa — Combate à facção — Tribunal do Crime

O repórter do A Tribuna nos conta que o apartamento do piloto do helicóptero, Felipe Ramos Morais, “fica na orla da Praia das Astúrias, no Edifício Solaris, o mesmo condomínio do triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Felipe é quem estava pilotando a aeronave que levou para a emboscada Gegê do Mangue e Paca. A polícia sabe que o homem está desaparecido, só não sabe se está fugindo da polícia, da queima de arquivo do PCC, ou se já está morto.

Ah! Eduardo Velozo faz um resumo legal do caso, vale a pena ser visto por quem ainda não entendeu o assunto.

26 de fevereiro de 2017

Eduardo Ferreira da Silva PCC morto na serra do japi.jpgEste cara estaria roubando o caixa do PCC
César Galvão G1 SP vídeo do momento do atentado
Organização Criminosa — Homicídio – Tribunal do Crime

Eduardo Ferreira da Silva, o Boreu,  foi morto possivelmente a mando de Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho,  quando circulava em seu Mercedes importado na Rua Serra do Japi, e a polícia descobriu que ele era amigo de Marcola, e estaria desviando dinheiro da facção para seu enriquecimento pessoal. Chegou a comprar uma cobertura de mais de 3,5 milhões, agora mora em um pequeno espaço. As autoridades acreditam que essa morte esteja ligada de alguma forma com a de Gegê e de Cabelo Duro.

25 de fevereiro de 2017

Jânio de Freitas - Folha de São Paulo.jpgO governador tem acordo sim, diz Jânio de Freitas
Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Política

Quando somos crianças, gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos filmes, repetidamente.

Coisa de criança.

Quando adultos gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos comentários, repetidamente.

Coisa de adulto.

A polícia e o Ministério Público de São Paulo nos últimos anos não só foi a que mais prendeu traficantes nas ruas, quando as lideranças, que estão em sua maioria encarcerados.

Mesmo assim, muitos gostam de ouvir a mesma história, que o governador Alckmin tem um acordo com o PCC, tá então, para quem gosta de ouvir a mesma história sempre, Jânio de Freitas, se dispõe a repetir.

23 de fevereiro de 2018.

A morte de Gegê do Mangue pode ser o começo de uma guerra.jpg
Rícard Wagner Rizzi → aconteceuemitu.org
A morte de Wagner Ferreira da Silva, o Cabelo Duro, pode ser o princípio de uma mudança na estrutura do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533).


Rachou ou seria outra coisa?
Glauco Araújo e Kleber Tomaz → G1 SP
Organização Criminosa

Com a morte de Gegê todos esperavam o reagrupamento em torno dos antigos líderes ou até perseguição contra os aliados fiéis de Gegê, mas a morte de Wagner Pereira da Silva, o irmão Cabelo Duro ou Waguinho, aponta para a possibilidade de haver um grupo forte que pode levar a cisão do PCC, ou talvez seja outra coisa… .

Mágino Barbosa - Folha de São Paulo.jpgGoverno de São Paulo afirma que é outra coisa!
Repórter Artur Rodrigues → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Homicídio
Algo assim pode chegar as ruas trazendo violência e mortes nas biqueiras, entre a população das comunidades, e policiais. Até o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Barbosa, veio a público para falar sobre essa possibilidade.

Mágino Barbosa tem acertado todas quando fala sobre a facção, e afirma que essa zica é um “desentendimento pontual” e que “não haverá ‘guerra’ entre criminosos no Estado”.

21 de fevereiro de 2018.

Quando a esmola é demais o santo desconfia…
Repórter Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Ceará — Organização Criminosa — Homicídio

Tá fácil demais, foi encontrado um bilhete em um presídio que coloca Marcola como mandante da morte de Gegê do Mangue — ninguém duvidaria que ele tivesse ordenado a morte, mas acreditar em um bilhetinho é dar muito crédito para o coelhinho da Páscoa.

Mercado Militar.jpgPCC aproveita baixa de preços de armas
Ana Maria Castro Guerrero → Mercado Militar
Roraima — São Paulo — Combate à facção — Organização Criminosa
A crise econômica venezuelana derrubaram o preço das armas, quem tiver um dinheiro guardado e quiser uma AK-47 ou uma AR-15, é o momento de aproveitar a baixa dos preços.

Foi o que pensaram o irmão Jaçanã de São Paulo, e entrou em negociação com o Toni Caolho que estava na tranca de Monte Cristo em Boa Vista, e esse caso não é isolado, está virando uma rota de armas aquela fronteira.

Armas das forças armadas da Venezuela também tem preços especiais, pois com a crise econômica os próprios militares estão oferecendo as armas… alguém quer uma granada de mão?

Comprando lá para trazer o preço dos rifles estão custando entre 5 e 8 mil dólares, mas se preferir receber no Brasil vai ter que desembolsar uns 22 mil dólares, para quem está em São Paulo, ainda pode valer a pena a entrada sul.

Arsenal da facção PCC 1533 era guardado na igreja.jpgO demônio invade igreja e abandona armas
Luís Adorno → Folha de São Paulo
Combate à facção — Segurança Pública

Só pode ser isso, o delegado da cidade porém acha que a explicação é outra: “O dinheiro do tráfico era juntado ao dízimo na igreja que foi construída só para essa função. Donos de empresas de automóveis cediam carros para transportes de drogas. Os açougues faziam lavagem também. E a imobiliária alugava imóveis para a facção”.

20 de fevereiro de 2018.

Paulo Henrique Amorim Conversa Fiada.jpgAfinal, quem derrubou o índice de homídios paulista?
Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim
Combate à facção — Segurança Pública

Ele tenta responder a essa pergunta com aquele tom irônico que só ele tem, nem vou falar nada, quem quiser que vá até lá e leia.

Claudiney Rodrigues de Souza, o PCC Cláudio Boy.jpgCláudio Boy preso no aeroporto de Guarulhos
reportagem R7
Reportagem O Estado de São Paulo
Minas Gerais — Ceará — Combate à facção

Claudiney Rodrigues de Souza, chefiaria parte da facção em Minas Gerais e estava vindo de avião de Fortaleza quando foi capturado ao desembarcar, seu nome estava até na lista da INTERPOL.

Ciro Gomes candidato do PDT à presidência da república.jpgLiberar as drogas para trazer mais segurança
Gazeta do Povo
Política — Segurança Pública

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República é a favor de liberar o uso das drogas para diminuir a criminalidade. Ele também acuas o governador Alckmin de estar aliado com o Primeiro Comando da Capital.

19 de fevereiro de 2018.

Embu das Artes logo do município.jpgPizza no caso do jornalista atacado em Embu
William Cardoso → Folha de São Paulo
Atentado

O repórter Gabriel Barbosa da Silva, o Binho do site Verbo Online estaria falando de mais, o prefeito da cidade é acusado de ter ligações com o Primeiro Comando da Capital, o jornalista sofre um atentado, mas a polícia vai deixar como um mal entendido que causou lesão corporal, tá certo, afinal é um poder discricionário do delegado, né não?

18 de fevereiro de 2018

Brasil_WEB-col-3

Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
São Paulo — Paraná — Rio de Janeiro — Paraguai — Bolívia — Guerra entre facções — Combate à facção

As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.

Pequenos traficantes de São Paulo - O Estado de São Paulo.jpgA guerra não chegou, mas as armas vieram
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções — Combate à facção

No final do ano, os inimigos CV FDN e CRBC ameaçaram atacar São Paulo, e não é que vieram mesmo! Mas a resposta foi rápida, e aparentemente tudo acabou, mas algumas biqueiras ainda ficaram com as armas, e agora a polícia encontra resistência.

17 de fevereiro de 2018

Alba Zaluar Uol Notícias PCC ganha com intervenção.jpgA intervenção federal no Rio fortalece o PCC
Wellington Ramalhoso → Notícias UOL
Rio de Janeiro — São Paulo — Guerra entre facções — Combate à facção

Paulistas unidos jamais serão vencidos! — É o que diz com outras palavras a especialista Alba Zaluar. O ataque ao Comando Vermelho CV, o arqui-inimigo do PCC, terá a frente as Forças Armadas por ordem do paulista Michel Temer, enquanto a polícia do estado de São Paulo, comandado pelo paulista Geraldo Alckmin, com todo esse apoio o paulista Marcola pretende não repetir o ero de 1932.

15 de fevereiro de 2018


No ninho do PCC o cidadão está mais seguro
Giulia Fontes → Gazeta do Povo
Segurança Pública — Política
Em um Brasil de realidade sangrenta, São Paulo parece um oásis de segurança – ao menos no que diz respeito à quantidade de homicídios. Além das ações públicas de segurança, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que domina o tráfico de drogas em São Paulo também está trabalhando para conter o número de mortos: “Há muitos relatos, que vêm das comunidades e dos próprios policiais, de que essa organização controla ações violentas mais extremas”, afirma André Zanetic, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo).

4389c-superior2btribunal2bfederalAqui é Td TJF passa nada — garante o ministro Marco Aurélio
G1 – Vale do Paraíba e Região
Corrupção Policial
Começam a ser negados os habeas-corpus impetrados pelos policiais que foram acusados de serem aliados do Primeiro Comando da Capital, o ministro Marco Aurélio de Mello disse: aqui é td TSF não passa nada — ou algo parecido, e ainda está correndo a ação para que os policiais arranjem 2 milhões para pagar para o povo como indenização moral pelos danos que causaram a sociedade levando descrédito a polícia.

Camila Caldeira Nunes Dias PCC.jpgPCC / CV administrações totalmente diferentes
Na Hora on-line reproduzindo trecho do Rondônia Dinâmica
Organização Criminosa
Camila Nunes explica qual a diferença que existe entre a ação do Comando Vermelho (CV) fora do Rio de Janeiro e do Primeiro Comando da Capital (PCC) fora de São Paulo.

14 de fevereiro de 2018

8c6ca-tribunal2bdo2bcrime2bpcc2b1533Justiça condena quatro PCCs por homicídio.
Jornal de Piracicaba
Tribunal do Crime
Luis Matheus de Freire Oliveira foi acusado de talaricagem e foi morto a mando do Primeiro Comando da Capital, preso aqueles que o executaram foram condenados pelo homicídio, cada um vai cumprir mais de quinze anos de cadeia.

12 de fevereiro de 2018

Mapa do tesouro do dinheiro enterrado pelo PCC 1533.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
Brasil — Organização Criminosa — Política
A quem interessa notas de 100 reais, quem tem pacotes desse dinheiro, alguns profissionais liberais que não querem pagar impostos, políticos, igrejas, e o Primeiro Comando da Capital.

Coringa mata arlequina em ribeirão preto.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
Tribunal do Crime
O conto de amor entre o coringa Danilo Moreira Pimenta e a arlequina Khadija terminou com os dois mortos. Khadija Aziani das Dores morreu nas mãos de Danilo, e Danilo foi condenado pelo Tribunal do Crime do PCC 1533.

Site da Folha coloca livro sobre o PCC em promoção
Livraria da Folha de São Paulo…
… ou conheça os outros livros sobre a facção paulista → PCC
Organização Criminosa
Em “Laços de Sangue”, o procurador de Justiça Marcio Sergio Christino, do Ministério Público de São Paulo, conta a história do PCC, uma das afirmações mais surpreendentes é a de que Marcola servia de informante da polícia.

11 de fevereiro de 2018

Jonathan Franklin - Americas Quarterly facção pcc pcc 1533.jpgO que os pesquisadores falam sobre a facção PCC
Jonathan Franklin → Americas Quarterly
Brasil — Organização Criminosa
O repórter conseguiu somar dezenas de opiniões diferentes de pesquisadores sobre o fenômeno Primeiro Comando da Capital, sem no entanto se tornar enfadonho.

10 de fevereiro de 2018

4389c-superior2btribunal2bfederalPolícia que se envolve com bandido espera julgamento preso
Superior Tribunal Federal → Jusbrasil
Corrupção Policial — Combate á facção
O Ministro Marco Aurélio se negou a analisar o Habeas-Corpus, afinal o cara fazia parte de uma organização criminosa composta por policiais civis, para o tráfico de drogas, em associação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), e provas é que não faltam no processo: centenas de quilos de drogas, armas de grosso calibre e de anotações relativas à contabilidade do tráfico de entorpecentes, em que descritos pagamentos indevidos aos agentes públicos… enfim, aguarde por trás das muralhas de boa e não reclama e nem venha com mimimis.

Prisão de PCCs no Guarujá.jpgA garota transformou seu apartamento em base do PCC
A Tribuna
Combate à facção
A polícia chegou ao apartamento depois de investigação que apontava que lá era um centro de controle e abrigo da facção Primeiro Comando da Capital, e os documentos, armas e drogas que foram apreendidos tiraram dos policiais qualquer dúvidas que ainda tivessem.

9 de fevereiro de 2018.

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Kaique Dalapola e Fabíola Perez → R7 Notícias
Corrupção Policial — Segurança Pública — Guerra entre facções
Outro artigo de qualidade dos repórteres Kaique e Fabíola, desvenda o trabalho da DISE (Delegacia de investigações sobre Entorpecentes) de impedir o ingresso de facções inimigas no território do Primeiro Comando da CapitalHá tempos se fala sobre a “terceira geração dos PCCs”, bem, hoje essa reportagem saiu em um site na Índia e resolvi buscar da onde tinha surgido, bem, foi a original em inglês data de 25 de janeiro no site Small Wars Journal….

Ministério Público de São Paulo MPSPParticipação em Tribunal do Crime derruba mais três PCCs.
Portal do Ministério Público de São Paulo
Justiça — Tribunal do Crime
Os PCCs Aloísio Antonio Gonsales, Alex Heron Gomes da Silva e Vinícius Daniel de Mello, foram condenados a mais de dezoito anos cada um pela morte de Luis Matheus Freires de Oliveira que tinha tinha começado um relacionamento com a ex-mulher de um PCC de Piracicaba.

8 de fevereiro de 2018

Sérgio Adorno e a facção PCC 1533A facção PCC controla bairros de São Paulo
Entrevista com Sérgio Adorno → Neues-Deutschland
Organização Criminosa — Segurança Pública
“O cartel atravessou as muralhas da prisão e hoje controla muitos dos bairros pobres de São Paulo. O PCC tem um poder quase absoluto lá e estabeleceu regras de convivência: por exemplo, você não pode matar sem sua autorização. É por isso que se tornou relativamente silencioso em São Paulo. Algumas pessoas dizem que o PCC trouxe a paz para seus bairros. Essa força também significa que o PCC não é apenas um simples grupo de criminosos para controlar. Pode ser muito longe para falar de estruturas como a máfia italiana, mas tem havido uma tremenda quantidade de profissionalização. Se você olhar para suas contas publicadas no decorrer de uma investigação, você pode ver que eles não são amadores.”

7 de fevereiro de 2018

Dante e o inferno da facção PCC 1533.jpgA taxa de homicídios no estado de São Paulo
Artigo de Rícard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
Segurança Pública — Política
Foi de fato o suposto acordo entre o Primeiro Comando da Capital e o governador Geraldo Alckimin que derrubou os índices de homicídio?

Governador Geraldo Alckmin Tolerância Zero UOL.jpgTolerância Zero para a corrupção policial
Reportagem de Charles Sholl → Uol Notícias
Corrupção Policial — Combate à facção
Se começar a mexer nos arregos e no respeito as regras de atuação na rua, o governador Geraldo Alckmin terá uma polícia muito diferente da que tem hoje, isso pode ser bom ou não, de acordo com o ponto de vista, mas ele diz que vai fundo nisso, o aumento de policiais civis presos é só o começo – tolerância Zero para criminosos e para aqueles que deveriam defender as leis dentro da lei e não o fazem.

Camila Caldeira Nunes Dias fala sobre o PCC hoje
Reportagem de Ciro Barros → Agência Pública
Organização Criminosa — Sistema Carcerário — Guerra entre facções
A autora do livro “Hegemonia nas prisões e monopólio da violência” responde a questões como:
– Quais são os principais reflexos do rompimento entre o PCC e o Comando Vermelho nas ruas e nas cadeias passados quase dois anos?
– Do início do ano para cá, já tivemos uma rebelião sangrenta no Goiás e, segundo a imprensa, a maior chacina da história do estado do Ceará. Ambos os episódios foram associados ao PCC e poderiam ser reflexos do rompimento com o CV. Isso sinaliza um aumento dos conflitos em nível regional por conta desse rompimento entre as facções?
… e muito mais..

Paz Justiça Liberdade símbolo.jpgSaudação para quem está em liberdade
Postagem no face do Buscando os Fatos
Sistema Carcerário
Hoje tem festinha na comunidade. Não posso colar. Tô privado da liberdade. Logo mais tá com nóis no mundão, logo mais ela Canta #LiberdadeJa #PoucoPaEntendePJL (Paz, Justiça e Liberdade) pra vcs.

6 de fevereiro de 2018

Liberar ou combater as drogasLiberar ou não as drogas
Ricard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
Tráfico de Drogas — Combate à facção
Policiais e bandidos concordam pelo menos em uma coisa: as vendas de drogas devem ser proibidas e combatidas, mas há presidentes americanos que discordam — qual a posição da facção paulista Primeiro Comando da Capital?

UOL corupção na polícia civil de São PauloRecorde de policiais civis presos
Moacyr Lopes Junior → UOL Notícias
Corrupção Policial — Combate à facção
O jornalista não se alonga na reportagem, apresentando os números totais e por quais crimes – já disse e repito, tem policial que se encanta com o arrego e se esquece que o valor pago pelo garoto do corre ou sua família, muitas vezes é lançado no livro caixa da facção, e quando esse cai nas mãos do MP ou da Corregedoria…

CooperSuzan investigada por envolvimento PCC 1533A associação de perueiros e a facção PCC 1533
Reportagem de Cibelle Marthos→ Portal News
Corrupção — Combate à facção — Organização Criminosa
O Ministério Público afirma que a Cooper-Suzan, uma cooperativa de transporte de passageiros de Suzano era utilizada para o tráfico de drogas pelo Primeiro Comando da Capital, o vereador José Carlos de Souza Nascimento, o Zé Pirueiro, que foi presos na operação da GAECO agora pede um habeas-corpus.

ex-pcc e a sobrinha de Geraldo AlckminSe ele sequestrou a garota eu não sei
Reportagem de Thalita Guedes Fontes → Fuxico Gospel
Sequestro
Um ex-membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), apontado como um dos sequestradores da sobrinha do governador Geraldo Alckmin…

30 de janeiro de 2018

0b98f-tribunal2bde2bjusti25c325a7a2bde2bs25c325a3o2bpauloSaldo: 29 afastados, 2 demitidos, 1 foragido
reportagem de Luís Adorno → UOL Notícias
Corrupção Policial
Tem polícia que se delicia quando recebe o arrego do vaporzinho da quebrada, rasga as notas se não fica satisfeito, canta de galo… mas cada centavo é lançado pelo gerente da biqueira na contabilidade da facção, e imagina a cara do polícia quando esse livro cai nas mãos da promotoria pública.

São Paulo perde para a facção PCC 1533 na CracolândiaO Governo de São Paulo perde para o PCC na Cracolândia
reportagem de Andy Robinson → La Vanguardia
Tráfico de drogas — Organização Criminosa
O Primeiro Comando da Capital mantém a distribuição e o governo de São Paulo não consegue dominar a Cracolândia — é o que afirma o jornal espanhol El Vanguardia e que foi repercutido pelo periódico mexicano Termómetro.

26 de janeiro de 2018.

Tribunal do Crime da facção pcc 1533 primeiro comando da capitalTribunal do Crime acaba mal para os PCCs
G1 Globo
Tribunal do Crime
O cara estava de talaricagem na ocupação Granja entre Sertãozinho e Pontal, estava recolhido para julgamento quando a polícia chegou e o resgatou — dois supostos PCCs foram presos.

25 de janeiro de 2018

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoGAECO leva quase 800 PCCs para a tranca
UOL Notícias
Combate à facção
Em 2016 foram presos 340 pessoas ligadas à organização criminosa nas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em 2017 fora 795.

Mágino Alves Barbosa Filho.jpgNão há guerra entre facções em São Paulo
R7 Notícias
Guerra entre Facções
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, garante que aqui esse tipo de ação não tem vez, o governo paulista aposta na eficiência dos setores de inteligência das polícias civil e militar.

21 de janeiro de 2018

Thiago Nogueira da Silva, o PCC BilãoForça Tática alega ter prendido PCC em Jundiaí
JJ
Combate à facção
Thiago Nogueira da Silva, o Bilão, caiu com 184 porções de maconha pela Vila Real, em Várzea Paulista.

20 de janeiro de 2017

Kaike Dalapola questiona sobre a guerra entre facçõesKaique Dalapola do R7 ironiza o Governo do Estado
reportagem → R7
página no Twitter → Kaique Dalapola
Guerra entre facções
O reporter questionou o governo paulista sobre os ataques feitos pelas facções inimigas do PCC dentro do estado, apresentando mais de uma centena de áudios dos grupos de whatsapps da facção, e a acusação que havia sobre a participação de um delegado da polícia civil no acobertamento — responderam com uma nota padronizada — ele não perdeu a oportunidade de responder a altura e com “luvas de pelica”.

19 de janeiro de 2018

Sintonia restrita do PCC no site O ValeA questão da Sintonia Restrita do 1533 volta a tona
O Vale
diversas abordagens muito melhores sobre o tema → UOL
Organização Criminosa
Essa célula do Primeiro Comando da Capital seria a responsável pelas ações planejadas de ataque a policiais, agentes penitenciários, e autoridades. “O Vale” ressuscitou o tema que foi abordado no ano passado pela UOL.

18 de janeiro de 2018

uma tonelada de maconha apreendida em Cotia e BarueriMarcos Menezes seria o cara que trazia a droga do Paraguai
nome e endereços → Jovem Pan
Melhor reportagem → R7 Notícias
Tráfico internacional
Parte da droga estava no seu carro, e o restante em dois endereços:, em Barueri, os policiais encontraram 100 quilos da droga e dois veículos: um Fiesta e um Sandero, ambos de cor prata, mas nenhum suspeito foi localizado; e em Cotia, cerca de uma tonelada de maconha, além de munições de calibres ponto 40 e 9 milímetros.

Criança do facção PCC 1533 preso em BoiçucangaEle é conhecido como “o Criança”, mas brinca com ele…
Tamoio News
Tráfico de drogas
Na mata fechada os policiais viram os garotos enterrando drogas em um buraco, quando perceberam vazaram, mas não deu não, quatro foram presos, um deles estava com o 38 pinado, era o garoto do PCC conhecido como Criança.

15 de Janeiro de 2018

A imprensa e os ataques dos inimigos em São Paulo

aconteceuemitu.org

Guerra entre Facções

Os ataques das facções Comando Vermelho (CV), Família do Norte (FDN) e Comando Revolucionário Brasileiro do Crime (CRBC) estão acontecendo por todo o estado há duas semanas e a imprensa se cala.

O Processo de Franz Kafka não é ficção, é real

link para o artigo >>> vermelho.org.br

Sistema Prisional

“O PCC é um efeito em um sistema que está estruturado dessa maneira. O PCC é pintado como decorrência do Estado ausente. Essa pra mim é uma figuração problemática, porque perde de vista o que o Estado está fazendo. Se o Estado estivesse ausente nas prisões não haveriam prisões. O Estado obriga os presos a se articularem com pessoas de fora e a se mobilizar continuamente. O PCC não tem preocupação com o processo dos presos, mas ele faz parte dessa dinâmica dos presídios com a sociedade. É preciso entende-lo num contexto. Meu ponto é que o PCC é uma parte de um problema mais complexo e mais central que é o modo como o estado organiza a punição em São Paulo.”

14 de Janeiro de 2018

Integrantes do CV salvos pela polícia na capital paulista

noticias.r7.com

Guerra entre Facções

Membro do Comando Vermelho é pego pelos PCCs e mantido em cativeiro para esperar o destino, nisso entra a polícia e salva os CVs — como o leão perde o dente mas não perde a pose, o carinha faz com a mão o sinal da facção carioca enquanto nega para o policial que pertença a ela — desculpe se me rio, e o polícia nem percebeu.

13 de Janeiro de 2018

A imprensa se cala, mas a guerra chegou a São Paulo

obeltrano.com.br

Guerra entre Facções

Lucas Simões traz a melhor e mais completa reportagem sobre esse assunto, provando que sabe do que está falando, e começa assim: Sob o silêncio absoluto da grande imprensa, uma guerra entre facções criminosas estourou em São Paulo na passagem do ano, levando terror às favelas e áreas da periferia da cidade e deixando um rastro de torturas e mortes, incluindo de mulheres e pessoas sem ligação direta com o tráfico de drogas.

Loira Perigosa do PCC 1533 cai e leva dois com ela

atribuna.com.br

Combate à Facção

Maximiliano Santos Ferreira de Lima, Jasciela Pontes Gomes, e Clotilde Aparecida Romano Alves, a Loira Perigosa que oferecia armas para os integrantes da facção para aqueles que quisessem combater os policiais que estivesse atrapalhando os corres.

12 de Janeiro de 2018

São Paulo sob ataque — primeiro passo: guerrilha

revistaforum.com.br

Guerra entre Fações

Os inimigos mudam a tática. Comando Revolucionário Brasileiro do Crime CRBC, Comando Vermelho CV, e Família do Norte FDN, juntam forças usar táticas de guerrilha em São Paulo contra o PCC 1533.

11 de Janeiro de 2018

O funk das periferias, a facção PCC 1533 e o prefeito Dória

ponte.org

Crime Organizado

DZ7 é a praga dos pancadões do Paraisópolis (acima, áudio de um dos shows) — o site ponte.org analisa a guerra entre o prefeito e a garotada dos rolezinhos, afirmando que são realizados entre 400 e 600 eventos por mês, envolvendo entre 30 e 50 mil frequentadores por evento.

São Paulo é um barril de pólvora afirma deputada paulista

sifuspesp.org.br

Sistema Prisional

A deputada deputada estadual Márcia Lia (PT) alega que o governo estadual cortou em 70,7% o investimento previsto para a secretaria da Administração Penitenciária, e congelou — um comentário que não vou guardar para mim: muitos pregam a demonocracia mas não a colocam em prática, reparem que esse talvez seja o único site da internet que não permite ao usuário a opção de não receber atualizações, você pode optar por receber ou receber.

10 de Janeiro de 2018

A Justiça pode ser lenta mas não falha

jusbrasil.com.br

Legislação Penal

Que eles usaram o garoto, usaram, mas agora saiu a decisão final: prescrita a pretensão punitiva. – o caso se deu durante os ataques de 2006.

9 de Janeiro de 2018

Isso não existe matou mais três PCC em São José dos Campos

meon.com.br

Guerra entre Facções

Adriano Cecilio de Sousa e os outros foram mortos em ataques de algo que não existe, segundo o delegado Célio José da Silva. O Comando já havia passado alguns salves pedindo a todos cautela. Há poucos dias algumas coisas que não existem, e eram ligadas ao CRBC foram capturadas e julgadas, como não existiam seus corpos não foram localizados.

Assaltante ligado a facção PCC 1533 vivia no luxo

jr.jor.br

foto do momento da prisão feita pela GCM >>> cajamarnoticias.com

Assalto

Leonardo Moraes Lima foi preso através de investigação na cidade de Cajamar, só de aluguel o colega pagava 4 mil reais e andava de Audi.

É tudo 3 nos pancadões de São Paulo — se não for 3 não passa

g1.globo.com

Política – Organização Criminosa

Muitos dos organizadores “são originários do PCC (Primeiro Comando da Capital)”, e transformam os bailes de rua em negócios com “consumo de álcool, tráfico de entorpecentes e prostituição de meninas — afirmou o prefeito João Doria.

Nada vincula o Tio ao Primeiro Comando da Capital

atribuna.com.br

Combate à Facção

Éverton dos Santos da Silva foi acusado de fazer parte da facção paulista, mas a polícia não conseguiu reunir provas nesse sentido — já está na rua.

8 de Janeiro de 2018

Site especializado em organizações criminosas analisa guerra entre facções

insightcrime.org

Guerra entre Facções – Combate à Facção

As autoridades brasileiras atribuíram o aumento da violência aos confrontos entre o PCC e uma gangue conhecida como Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC), mas…

6 de Janeiro de 2018

Depois de um tempo crescendo na moita, ói quem voltou

noticias.r7.com

Guerra entre Facções

O Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade CRBC voltou a atacar o Primeiro Comando da Capital PCC, acreditando que haveriam ações de outras facções por todo o Brasil, atacaram aqui em São Paulo, dentro e fora dos presídios –  a resposta não tardou

Infográfico com a distribuição das facções por estado

folha.uol.com.br

Brasil – Amazonas – Organização Criminosa – Tráfico Internacional de Drogas

Dois soldados são baleados, mas exército recolhe 1,2 toneladas de drogas, o site aproveita para incorporara alguns infográficos.

Irmão Tio, disciplina do Guarujá, caí para a Civil

facebook.com/BuscandoosFatos

Combate à Facção

Éverton dos Santos da Silva estava sendo investigado, a busca na residência foi feita através de mandado e com ele foi encontrada uma pistola alemã.

4 de Janeiro de 2018

O UBER e o Primeiro Comando da Capital

sao-paulo.estadao.com.br

Organização Criminosa – Tráfico de Drogas

O Estadão lembra o velho relacionamento do PCC com as associações de profissionais de transporte — em outros estados isso também acontece. O UBER veio para mudar, mas quais serão as mudanças que esse novo tipo de transporte trará para a estratégia de distribuição de drogas e armas, e a influência das facções no monopólio do transporte de passageiros?

3 de Janeiro de 2018

Ela seria a ligação do PCC SP com o PCC CE

ifolha.com.br

Ceará – Guerra entre Facções

Jeane de Souza foi presa após uma denúncia, ela estava há dois meses morando na cidade de Olímpia no estado de São Paulo, fugida dos inimigos do Comando Vermelho em Fortaleza.

2 de Janeiro de 2018

Repercute na Europa a morte de garoto por bala perdida

dailymail.co.uk

Assassinato

O garoto Arthur Aparecido Bencid Silva morreu no bairro do Morumbi vítima de uma bala perdida. Um suspeito foi preso pela polícia, mas no exterior, após o Mail Online ter atribuído o tiro a facção paulista, a matéria foi repostada por outros sites em vários países europeus.

ARQUIVO ANTIGOS DE NOTÍCIAS:

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017