Bolívia — PCC 1533 BO

Notícias — PCC 1533 News — Bolívia

5 de maio de 2018

Allan de Abreu reporter investigativo PCC.jpgAllan de Abreu —  maio 2017 — jornalista investigativo

“Com um celular nas mãos, transformam suas celas em escritórios do crime. Assim é com o PCC, facção que fez do tráfico sua principal fonte de renda. Mesmo presos, seus líderes comandam com mão de ferro a compra e distribuição, no interior de São Paulo, de cocaína adquirida na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.”

17  de abril de 2018

Cadê o Fuminho do PCC 1533 Gilberto Aparecido Dos Santos.jpgFuminho! Cadê você meu filho, tão te procurando!
→ El Diario
Organização Criminosa

Parece que não está adiantando o Ministro de Governo boliviano Carlos Romero ficar fazendo biquinho, mais um líder do PCC escolheu viver no país — Fuminho (Gilberto Aparecido dos Santos) estaria vivendo em Cochabamba.

William Craddick.jpgSite apocalíptico prevê Primavera Árabe latino-americana
William Craddick→ Disobedient media
Organização Criminosa

O articulista teme que a perda do controle dos governos regionais sobre as organizações criminosas crie uma onda de imigração latino-americana para os Estados Unidos, e faz uma breve análise de cada país.

15  de abril de 2018

Sistema prisional latino americano em comparaçãoMusa do Crime do PCC RR capturada
→ Opinión.com.br
Sistema Prisional

Ópinión.com.bo traz uma brevíssima análise comparativa entre os sistemas prisionais da América Latina e cita como exemplo de ideal o sistema escandinavo.

Para alguns altos comandantes de organizações criminosas, às vezes é melhor estar na cadeia do que nas ruas. É mais seguro para eles, porque recebem proteção do estado de seus rivais. É o caso, por exemplo, dos líderes de gangues Mara Salvatrucha 13 (MS-13) e Barrio 18, de El Salvador.

12 de abril de 2018

Claudivan Pereira Ferreira o Pezão do CV ex-B13Garoto B13 rasgou a camisa, fugiu do país, mas…
Contil Net → O Alto Acre
Guerra entre facções

Claudivan Pereira Ferreira ganhou espaço na mídia quando apareceu em um vídeo esquartejando um inimigo, mas resolveu rasgar a camisa da facção Bonde dos 13 e vestir a do Comando Vermelho CV, fugiu do Brasil para não ser preso, mas alguém achou ele povoado de Evo Morales na Bolívia.

11 de abril de 2018

vice-ministro do governo da Bolívia José Luis QuirogaJosé Luis Quiroga é CV, será?
Aline Quispe → La Razon
Sistema Prisional

Claro que o vice-ministro do governo da Bolívia não é do Comando Vermelho, mas que apareceu na foto fazendo o símbolo da facção carioca, isso lá apareceu.

Aline entrevistou a autoridade boliviana que afirmou que o medo do Primeiro Comando da Capital foi uma das razões pelas quais 2.735 presos receberam indulto em Palmasola, já que o governo está perdendo o controle sobre a população carcerária boliviana.

Primeira página Prisioneiros na cela.jpgResgate de presos do PCC
→ Primeira Página
Sistema Prisional

Reforçada a segurança no Cárcel Regional de Ciudad del Este. A polícia recebeu informações que o Primeiro Comando da Capital estaria planejando o resgate de seus companheiros daquela unidade prisional.

19 de março de 2018

Lágrimas no Centro de Rehabilitacion Santa Cruz “Palmasola”.jpgPCC 1533 — do Brasil para o mundo
Rícard Wagner Rizzi→ faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Combate à facção — Sistema Carcerário

Essa semana, o ministro do governo da Bolívia Carlos Romero está levando seu país a trilhar o mesmo caminho que nós já percorremos — apoiando a invasão do Centro de Rehabilitacion Santa Cruz “Palmasola”, que deixou mortos e dezenas de feridos.

Na Bolívia e no Paraguai, o mesmo padrão que nós levamos o PCC a desenvolver está servindo para a implantação da facção: aproveitar a opressão dentro do sistema carcerário para conquistar seguidores que, posteriormente, representarão o PCC fora dos presídios.

16 de março de 2018

Centro de Rehabilitacion Santa Cruz Palmasola PCC.jpgAliados do PCC organizam segurança em presídio
→ urgente bo
Combate à facção — Sistema Carcerário

Os bolivianos que não estão acostumados com a administração da segurança feita pela facção paulista estão estranhando a taxa cobrada pelos PCCs dentro do sistema — o ministro do Governo Carlos Romero o “seguro de vida” custa algo em torno de mil e mil e quinhentos dólares.

Para tentar acabar com esse esquema transferiu os membros para outros presídios, aqui no Brasil já vimos esse filme e sabemos como terminou.

O comando por lá está na tranca e é Víctor Hugo Escobar ligado ao PCC, e seus fiéis na tranca são: David Jaldin Tapia, Richard Jiménez Castillo, Fernando Claude, Víctor Hugo Alcoba, Chicho, Popeye, Matachico, o Marcial, Marco Carrilo e Raúl Angulo Salazar.

15 de março de 2018

Centro de Rehabilitacion Santa Cruz Palmasola PCC.jpg

Governo boliviano invade presídio dominado por PCCs
→ La Prensa
Combate à facção — Sistema Carcerário

O ministro do Governo da Bolívia, Carlos Romero, está fazendo exatamente o que o governo paulista fez com o PCC quando ele surgiu na década de noventa, será que ele chegará a resultados diferentes?

Na incursão no Centro de Rehabilitacion Santa Cruz “Palmasola” dominado por Víctor Hugo Escobar, o Otio, aliado da facção paulista Primeiro Comando da Capital, o saldo foi de sete mortos e 25 feridos.

Lá, como aqui aconteceu no passado, a Igreja Católica através da Conferência dos Bispos e os defensores dos direitos humanos foram contra a violência policial na repressão às revoltas carcerárias alegando que ela fortaleceria a facção, e foi o que aconteceu, hoje o PCC deixou de ser uma facção para ser um cartel internacional — o tempo mostrará se Romero estava certo ou não na sua estratégia de ação, ou não.

11 de março de 2018

Camila Caldeira Nunes Dias PCCO PCC prioriza o domínio de territórios
Geisy Garnes → Campo Grande News
Organização Criminosa
Geisy entrevista a pesquisadora Camila Nunes, que explica a estratégia de ação e as razões que levaram a disseminação da facção paulista em determinados estados e países.

9 de março de 2018

Assaltos de cargas PCC 1533 InSight CrimeA nova face do PCC — ações pontuais de alta rentabilidade
Análise de CH Gardiner → InSight Crime
Organização Criminosa

Assaltos audaciosos com equipes altamente armadas e utilizando tecnologia de informação. Os criminosos das facções agora explodem carros blindados e empresas de segurança e de valores com facilidade e precisão.

20 de fevereiro de 2018

Carlos Eduardo Peña - El Delber.jpgPor que Gegê do Mangue e Pacas estariam no Ceará
Carlos Eduardo Peña → El Delber
Organização Criminosa — Tráfico Internacional

O mais provável é que tenha sido levado para lá direto para a emboscada, mas o fato é que a logística de distribuição de drogas evoluiu sob a batuta de Gegê do Mangue.
O Primeiro Comando da Capital deixou de depender exclusivamente das armas e drogas vindas do Paraguai e Bolívia, criando uma rota alternativa ao norte Venezuela – Colômbia – Ceará.
Para isso a cabeça de ponte garantida pelos aliados dos Guardiões do Estado GDE 745 foi fundamental, e de quebra, com essa mudança de estratégia, Gegê estaria conseguindo minar os vínculos de confiança entre os inimigos FDN CV e SD RN com os seus fornecedores estrangeiros.

18 de fevereiro de 2018

Brasil_WEB-col-3

Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções — Combate à facção

As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.

29 de janeiro de 2018

PCC 1533 internacionalPCC e CV estão de malas prontas para ir para Argentina
reportagem especial de Germán de los Santos para o site La Nacion
Organização Criminosa — Tráfico internacional
O jornalista faz um retrospecto das ações do Primeiro Comando da Capital e do Comando Vermelho no país, aponta o atual estágio, e a perspectiva das futura ações.

19 de janeiro de 2018

Ministro de Estado da Bolívia disse que assustou o PCC 1533O facção PCC ficou com medo da Bolívia
El Debber
Combate à facção
O ministro de governo Carlos Romero afirmou que a ação dura contra o Primeiro Comando da Capital naquele país, fez com que os membros da organização tenham medo de atuar por lá.

18 de janeiro de 2018

Taxa de homicídio na américa latina e caribe.jpgTaxa de homicídio latino-americana comparada
InSight Crime
Combate à facção
Recordes, baixas de todos os tempos e algumas surpresas: 2017 provou ser um ano notável em termos de taxas de homicídio para muitos países da América Latina e do Caribe. Mais uma vez, a InSight Crime apresenta seu levantamento anual de homicídios para dar uma imagem das taxas de homicídios em toda a região.

A Bolívia diminuiu sua taxa de 10,8 para 8,5 até julho de 2017, mas não fez o fechamento do ano. A presença do Primeiro Comando da Capital no país não alterou significativamente o índice nacional, nem para mais e nem para menos.

17 de janeiro de 2018

Ministro reafirma que PCC vai morrer na BolíviaDireitos humanos apenas para humanos direitos
opinion.com.bo
eldeber.com.bo
Combate à Facção
Durante a posse da nova cúpula das forças de segurança pública boliviana, o ministro de Governo Carlos Romero reafirmou que ele e a população uso irrestrito da força contra as facções criminosas brasileiras, mesmo que violem os direitos humanos.

2 de janeiro de 2018

A facção IFARA aliada do PCC foi desarticulada

tjac.jus.br

Organização Criminosa
IFARA é uma organização criminosa, uma ramificação da ala feminina da organização criminosa Primeiro Comando da Capital e sua atuação se concentrava no tráfico de drogas, armas, crimes contra vida e contra patrimônio, mantendo estreito relacionamento com criminosos bolivianos, com quem negociava a aquisição de drogas e armas e a entrega de veículos roubados.

16 de outubro de 2017

Delegado Federal afirma que o PCC em SC não é violento
dc.clicrbs.com.br
Organização Criminosa – Tráfico Internacional de Drogas
O delegado ainda diz que os membros da organização são “empresários do tráfico”, a saída seria então seria inviabilizar as operações comerciais do grupo.

9 de outubro de 2017

Maior quadrilha de traficantes presa no Ceará é condenada
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa
Saiu a condenação dos envolvidos em um dos mais complexos esquema de tráfico internacional de drogas do PCC, seus líderes foram condenados a 197 anos (Cícero Brito) e 164 (George Gustavo da Silva).

5 de outubro de 2017

Dissidentes das FARC e sua influência na região
paginasiete.bo
Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa
Durante uma visita, os jornalistas bolivianos perceberam uma conexão forte da gangue criminosa brasileira, Primeiro Comando da Capital (PCC), com os grupos armados locais.

27 de setembro de 2017

Rota da cocaína boliviana passa por MS e turbina narcotráfico marítimo

Trafico internacional de drogas – Organização Criminosa – Diário MS

“A rota da cocaína boliviana, encarada como novidade pelas autoridades paulistas, tem um único patrão, segundo policiais sul-mato-grossenses que atuam na repressão ao narcotráfico – o brasileiro Jarvis Gimenes Pavão, 49, que está preso no Paraguai.”

26 de setembro de 2017

Rota que inclui MS turbina narcotráfico marítimo e alerta polícia paulista
Tráfico Internacional de Drogas – UOL

“O papel do PCC é garantir todas as condições para que a cocaína saia com segurança da Bolívia e chegue a seu destino no porto, sem que haja disputa com outros traficantes”.

23 de setembro de 2017

Caso Brinks: Preso, “Gordinho” foi responsável em fornecer armamentos para quadrilha
Assalto – Folha MS

Após meses de investigação, Julio César Hurtado Landívar, o Gordinho do PCC, foi capturado.

Juez envía a la cárcel a segundo implicado en el atraco a Brinks
Assalto – La Razón

Em audiência de custódia em Roboré na Bolívia foi homologada a prisão preventiva de Julio César Hurtado Landívar, acusado de ser um dos organizadores do assalto ao carro forte da Brinks.

21 de setembro de 2017

Érick Peña dio ayer su testimonio ante la jueza Livia Alarcón en la cámara Gesell

Assalto – El Deber

Peña reitera que o PCC Ronny Suáres Masalbi, se suicidou, ele teria colocado a arma na própria boca e disparou. O gerente da Eurochronos disse que Suárez chegou a se desculpar por ter atirado nele.

14 de setembro de 2017

Brasileiro que usava nome falso é apontado como chefe do PCC na Bolívia

Assalto – Combate à Facção – Aconteceu em Itu

Magrão, um dos principais líderes do Primeiro Comando da Capital atuando na Bolívia, mesmo depois de preso continuou utilizando um nome falso para não aparecer os mandados de prisão do Brasil.

Viceministro advierte que hostigamiento puede hacer que policías no vuelvan a actuar con heroísmo

Combate à Facção – Direitos Humanos – Segurança Pública – La Razón

Após o claro assassinato de um assaltante que já havia se rendido no caso do roubo fracassado à joalheira Eurochronos, o governo teme que os policiais não mais vão atuar com energia temendo represálias legais.

13 de setembro de 2017

Polícia diz que o brasileiro e chefe do PCC na Bolívia planejou assalto em joalheria

Assalto – MS Diário

Foi da prisão de Palmasola em Santa Cruz dela Sierra que o chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Bolívia, planejou do assalto à joalheria Eurochronos.

Policía asegura que no revelará la identidad de los efectivos que participaron del operativo en Eurochronos

Direitos Humanos – Combate à Facção – Yajuy

O governo boliviano se nega a entregar os nomes dos policiais que participaram da ação que executou os assaltantes da joalheria, pois estes teriam utilizado a força necessária para conter uma grave ameaça.

12 de setembro de 2017

Policía revela que atraco a Eurochronos fue planeado desde Palmasola
Assalto – “El Mundo de Santa Cruz de la Sierra”

Foi revelado que o assalto a “Eurochronos” foi idealizado e comandado de dentro do prisão de Palmasola, pelo líder do PCC na Bolívia, Carlos Roberto de Jesús Magrao.

Gonzalo Medina: Vídeos permiten avanzar en investigación

Assalto – Combate a Facção – “Red Uno de Bolivia”

Os videos justificariam a agressividade policial no caso “Eurochronos”, por mostrarem a preparação tática militar da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).