FAQ 1533 — Perguntas frequentes

Nenhum dos colaboradores desse site tem vínculos com a facção Primeiro Comando da Capital.

As perguntas mais frequentes que são postadas neste site ou são enviadas por mensagem direta se referem aos usos, costumes e regras da organização criminosa:


O que é irmão no PCC?

Ser irmão não significa que se tem um cargo na facção, apenas que assumiu um compromisso sério com a organização criminosa. Quase sempre pagam a mensalidade e participam das rifas para o fortalecimento. Tem que seguir a risca as normas da facção e podem assumir cargos. Tem que ser batizados depois de apresentados por um ou dois irmãos, depende da situação  — se é difícil de entrar, você nem imagina como é para sair.

Além dos irmãos, tem os companheiros (as) e aliados (as), além das cunhadas e das arlequinas.



Qual a maior facção criminosa no Brasil?

Quem perguntou isso tá de zoeira, só pode ser! Eu podia responder que é TD3, mas isso pode dar zica, então deixo que os usuários do Google respondam:


Quem foram os fundadores do PCC?

Pode se dizer que os fundadores foram os oito integrantes do time de futebol do Piranhão: Misael Aparecido da Silva, o Misa, Wander Eduardo Ferreira, o Eduardo Cara Gorda, Antonio Carlos Roberto da Paixão, o Paixão, Isaías Moreira do Nascimento, o Isaías Esquisito, Ademar dos Santos, o Dafé, Antônio Carlos dos Santos, o Bicho Feio, César Augusto Roris da Silva, o Cesinha, e José Márcio Felício, o Geleião.

Os dois primeiros líderes foram o Geleião e o Cesinha, que depois foram derrubados por Marcola, Marcos Willians Herbas Camacho.


Como foi criado o PCC?

No dia 31 de agosto de 1993, no Piranhão (Casa de Custódia de Taubaté) os integrantes de um dos times de futebol dos presos chamado “Partido do Crime da Capital” mataram os líderes que se opunham a unificação dos criminosos sob uma única bandeira.

Depois disso o grupo ficou unido e passou a se chamar “Primeiro Comando da Capital”, deixando claro com a divulgação de seu Estatuto que sua semente foi o massacre do Carandiru e que veio para lutar contra a opressão dentro do sistema carcerário.


Qual é o significado da palavra PCC?

  • PCC é a sigla da facção paulista Primeiro Comando da Capital.
  • O PCC nasceu antes do que o Primeiro Comando da Capital, porque os presos no Piranhão (Casa de Custódia de Taubaté) já usavam a sigla escrita a caneta nas camisetas brancas — eles eram do time de futebol “Partido do Crime da Capital” que foi a célula da onde surgiu a mais poderosa facção das Américas.


Quais são os mandamentos do PCC?

São três os documentos mais importantes do PCC e a soma dos três é que são os mandamentos:

  1. O mais importante é o ESTATUTO do PCC que é a pedra fundamental e foi o primeiro, coloca as regras, é como a Constituição do Brasil, só que do mundo do crime;
  2. o DICIONÁRIO do PCC é onde estão marcados os crimes e as penas impostas pela facção, seria como é o Código Penal; e
  3. a Cartilha de Conscientização, essa foi a última e a menos conhecida, mas trás as ideias de como deve ser o comportamento da Família 1533 perante a sociedade e qual a visão que deve passar.

O que significa os números 1533 que é usado pela facção PCC?

O que é o número 1533?


O PCC proíbe relacionamento sexual com crianças e adolescentes?

  • Tem o Salve das Novinhas que estipula 16 anos para idade mínima para relacionamento.
  • Não vale só para relacionamento sexual, basta um comportamento inadequado e pode ser chamado para as ideias.
  • Cada caso é um caso, essa é a regra mas cada caso é avaliado.


Como faço para entrar para a facção Primeiro Comando da Capital?

  • Não tem ideia pelo site, grupos de Facebook ou WhatsApp, todos os contatos são feitos através dos moleques e arlequinas, aliados e companheiros, pelas quebradas.
  • Se você não é do mundo do crime não vai achar a porta e não vai ser esse site que vai te indicar.
  • Se você é do mundo do crime e não sabe encontrar o caminho, nem esquenta que um dia você vai trombar com alguém que lhe indique o caminho, nem que seja dentro do Sistema.

Como faço para sair da facção Primeiro Comando da Capital?

  • O PCC é uma organização criminosa estruturada e não a casa da sogra, onde o cara entra e sai quando quer, se não vai encarar não entra que não é ir só no departamento de pessoal e pedir baixa na carteira.
  • Pode pedir para o Sintonia local para sair, mas tem que ter um motivo muito bom, e se não for aprovada a saída, esquece, vai ter que ficar.
  • Pode tentar ser expulso dando canseira, não atendendo as chamadas dos irmãos pelo telefone e WhatsApp.
  • Pode tentar ser expulso atrasando o pagamento dos fornecedores, mas tem que ter muito jeito para não ser chamado nas ideias.
  • Pode entrar para uma igreja evangélica, mas essa está meio difícil de colar.
  • IMPORTANTE — SE SAIR POR QUE PEDIU OU ENTROU NA EVANGÉLICA TEM QUE ABANDONAR O CRIME DE VEZ E NÃO PODE SER PEGO NOS CORRES.

Biqueira do PCC pode vender drogas para crianças e menores de idade?

  • Fala sério, a maioria das biqueiras só roda graças ao trabalho dos menores.
  • Cada biqueira impõe seu limite de acordo com o costume local, não tem regra da facção.

Posso ter minha própria biqueira sem o aval da facção?

  • A facção não proíbe que ninguém monte faça venda de drogas de qualquer produto em sua casa ou em frente a ela, mas se estiver trabalhando com produto comprado de maneira irregular através de inimigo, aí não tem conversa não.
  • Para venda em locais públicos ou eventos, nesse caso tem que ver se não há alguém responsável pelo local de distribuição.


Morte ou maus tratos de criança

  • PCC não é polícia, não existe bala perdida, matou criança, mesmo que por acidente ou dentro de ação ordenada pela facção não tem ideia.
  • Maus tratos ou mesmo comportamento inadequado pode ser chamado nas ideias e avaliação da conduta.


Como faço para chegar uma reclamação para o Tribunal do Crime?

  • Não é assim que funciona, se o cidadão não pertence ao mundo do crime deve seguir o caminho normal, para isso que tem todo o sistema de Justiça.
  • Se o sujeito é do mundo do crime ou mora próximo à uma quebrada e sabe quem deve procurar, esse pode procurar o disciplina e expor o caso para avaliação.

Casos de talaricagem, disputas e violência doméstica são julgados pelo Tribunal do Crime?

As questões domésticas devem ser resolvidas em casa ou na delegacia, para isso que existe a Lei Maria da Penha e todo a máquina pública da Justiça. A facção se impõe para a proteção das famílias dos encarcerados, da segurança e proteção das cunhadas e suas famílias.