Ceará — PCC 1533 CE

Notícias — PCC 1533 News — Ceará

As últimas notícias sobre a fação paulista e seu aliado Guardiões do Estado GDE 745.

25 de maio de 2018

Transferência do piloto do PCC para o Ceará.jpgTransfere ou não transfere — é a Justiça brasileira 
Messias Borges → Diário do Nordeste
Homicídio — Justiça — Sistema Prisional — Organização Criminosa

No mesmo dia a juíza Vaneska da Silva Baruki, da Comarca de Caldas Novas determina a transferência do piloto Felipe Ramos Morais para responder pelos seus crimes em Aquiraz no Ceará, ela profere uma outra sentença determinando que o réu permaneça onde está — não se pode culpar a magistrada, nosso Sistema Penal foi feito para ser assim mesmo, se não, quem é que vai sustentar tanto advogado?

14 de maio de 2018

Exército Brasileiro - braço forte mão amigaRio de armas desce pela Calha Norte
Fabiana Cambricoli, Marco Antônio Carvalho e Cyneida Correia → Estadão
Tráfico internacional — Combate à facção

“A parada é a seguinte, mano, tô vendo um negócio da hora para nós pegar os carros, não garante, não? Tem de segurar a vítima até atravessar a fronteira, tá ligado? Para nós trocar em skunk e arma.” — cria do PCC 1533.

O exército garante que na fronteira da Venezuela só dá “EXBR não passa nada!” — mas a PM-RR diz que não aguenta mais de tanto apreender armas vindas da Venezuela. O coronel da PM Edison Prola que riflesAK-47 e AR-15 e pistolas 9mm, são levadas para o Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

8 de maio de 2018

Força Tarefa Blog do Fer.jpgA cavalaria chegou e os índios nem tchan.
Fernando Ribeiro → Bolg FR
Ceará  — Combate à facção

A Força-Tarefa enviada ao Ceará pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), não revelou, ainda, o que fez até agora. Da data do desembarque (dia 19 de fevereiro) até hoje, as estatísticas da criminalidade só aumentaram e nesta terça-feira a taxa de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), em quatro meses e sete dias de 2018, alcançou o número 1.801.

E nas ruas da Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) e no Interior do estado prossegue sem controle a matança de pessoas por conta da “guerra” entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV). Somente em sete dias do mês de maio em curso, o Ceará registrou 75 assassinatos (29 na Capital, 19 na RMF, 17 no Interior Norte e mais 10 no Interior Sul).

27 de abril de 2018

É prá sair fora quem ficar morre gde 745.jpgCeará News 7 e os moradores ameaçados
Fernando Ribeiro → Ceará News 7
Combate à facção

O repórter informa que as famílias beneficiadas pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Bom Jardim, estão sendo ameaçadas de expulsão pelas facções criminosas, no entanto não informa qual a fonte de sua informação e apresenta uma antiga foto de um outro lugar.

Órfãos da guerra do tráfico no ceará.jpgQuem são as crianças ameaçadas?
→ Diário do Nordeste
Guerra entre facções

juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves.jpg

As reações são diversas entre as crianças e adolescentes, alguns são completamente anestesiados por essa realidade horrenda que é a guerra entre facções. Falam das mortes dos parentes como se fosse normal. Contam com naturalidade a morte do pai, do irmão, ocorrida na semana passada. Chega a ser inquietante. Todo mundo falhou com as crianças e adolescentes, vítimas dos fenômenos paralelos dessa guerra. Vamos exigir que eles deem o quê, se não receberam nada?

26 de abril de 2018

Criança morta em incursão da polícia contra guerra entre facções.jpgPoliciais caíram em uma emboscada
Fernando Ribeiro → Ceará News 7
Combate à facção

Era uma batalha entre os Guadiões do Estado GDE e Comando Vermelho CVs, mas a polícia interveio para retomar a paz e a tranquilidade da comunidade e deu no que deu. Os militares foram cercados, trocaram tiros com os criminosos até acabar a munição, dois policiais baleados, uma criança morta a tiros e um jovem atropelado e morto em meio a uma perseguição policial.

18 de abril de 2018

Pistola Guardiões do Estado GDE Nordeste Notícias.jpgGDEs presos em Crato após homicídio
→ Nordeste Notícias
Homicídio

Geovani dos Santos Sousa, João Batista Ribeiro Filho (Marcondes) e Wesley Bezerra Batista são GDEs conhecidos e foram presos em Crato após matar o dono de uma oficina próximo ao Batalhão da Polícia Militar.

29 de março de 2018

Ônibus queimado pelas facções no Ceará.jpgA verdade sempre triunfa sobre a mentira
Carlos Madeiro → UOL Notícias
Política — Organização Criminosa — Segurança Pública

Tentaram esconder o sol com a peneira e agora estão com queimadura de terceiro grau.

“Existe um projeto [lançado em 2015] chamado ‘Ceará Pacífico’, feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mas eles partiram do diagnóstico de que não havia facções, que elas não atuavam. Com essa premissa falsa, todo o projeto está comprometido, faliu em finalidade. A partir do instante em que o estado escondeu da própria população de que o crime estava por aqui, o governo decretou a sua perda de controle”.

28 de março de 2018

Deputado do Ceará ameaçado pelo PCC 1533.jpgSegurança VIP para deputado ameaçado
Igor Gandelha → Estadão
Política — Organização Criminosa — Segurança Pública

Se não podemos combater ao crime e ao mesmo tempo proteger a população (afinal o dinheiro some e a demagogia impera na política) pelo menos vamos garantir segurança pessoal para nossos congressistas — afinal todos devem se precaver contra os concorrentes.

Quando Marielle Franco foi atacada e morta, um grupo político alegou que todas as vidas são iguais, agora, quando esse grupo se diz ameaçado pelo Primeiro Comando da Capital pede segurança especial. Uai? Todas as vidas não são iguais?

Fazer um verdadeiro trabalho de Segurança Pública sem corrupção e demagogia custa dinheiro e inteligência, mas ao invés de lutar para que todos os cidadãos recebam o que deveria ser um direito fundamental, os deputados pedem segurança para si mesmos.

25 de março de 2018

Ataques facções criminosas Cascavel CE.jpgGovernador ameaça facções no Ceará
→ Mais Goiás
Combate à facção

Após ataques com bombas incendiando à prédios públicos e ônibus, troca de tiros por todos os lados, o governador ameaçou as facções criminosas.

É até chato falar isso, mas ao ver a declaração do governador Camilo Santana, me lembrou meu cachorrinho quando fica latindo bravo que pegaram a bolinha dele☺

Imagino que os garotos do GDE e das outras facções ficaram sem dormir aquela noite depois que ele declarou que…

… vai intensificar os serviços de policiamento ostensivo e comunitário em dez bairros da capital e que não vai aceitar “qualquer afronta de criminosos”

23 de março de 2018

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoPolícia Federal vai ter grupo especial contra facções
Fábio Serapião → O Estado de São Paulo
Política — Combate à facção

Teve um tempo em que o GAECO estava fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que o GAECO era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora é raro ver um político preso pelo GAECO.

 Agora, a POLÍCIA FEDERAL está fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que a POLÍCIA FEDERAL era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora a história se repete.
O lado bom, é que sempre que acontece isso, o governo é obrigado a jogar um balde de tinta nos setores, comprar equipamentos, e apresentar resultados. Apesar de ainda não estar formalmente implanto, o Rio de Janeiro e o Ceará já receberam homens que estão atuando dentro dessa nova perspectiva.
22 de março de 2018

Soldados dos Guardiões do Estado GDE 745.jpgFuga de GDEs do CPPL 2 no apagão
Fernando Ribeiro → Ceará News
Sistema Prisional

Cada um aproveita o escurinho da noite da forma que acha melhor. Eu aproveitei o apagão para dormir, já teve alguns garotos que aproveitaram para ficar com suas garotas, e nove aliados do GDE acharam melhor sair da CPPL 2 dar uma volta — o diretor da unidade deve ter ficado triste, pois 1.082 colegas dos presos preferiram não irem junto.

21 de março de 2018

Guardiões do Estado GDE 745 Diário do Nordeste.jpgGDE que comandou a expulsão dos moradores é preso
→ Diário do Nordeste
Combate à facção

O GDE Eugênio Marques Bezerra chegou a oferecer 50 mil para o PC não levá-lo para a tranca, mas não deu não. Você deve se lembrar de quando alguns moradores do bairro Jangurussu em Fortaleza foram retirado de suas residências por ordem dos moleques da Guardiões do Estado 745, então, ele era “o cara” que estava no comando da gurizada.

16 de março de 2018

Arma que matou Gegê do Mangue e Paca.jpgPistola que matou Gegê no CE foi encontrada no RN
→ O Povo online
Combate à facção

O secretário da Segurança Pública, André Costa, apresentou a arma é conhecida como “fura colete” — uma pistola glock 9 milímetros austríaca.

15 de março de 2018

Garotas mortas CVs em fortaleza por GDE 745Preso um dos líderes da gangue dos Gafanhotos da GDE
→ O Povo online
Combate à facção — Guerra entre facções

“A participação dele é tão ativa que tem tatuado no abdômen um gafanhoto. Ele tem uma voz de comando dentro da comunidade e na facção. O Jeilson exerce um papel de liderança na área. Ele é um rapaz jovem, dos seus 21 anos, mas desde os 16 ele integra os gafanhotos. E apesar dele ser muito jovem, ele já tem essa capacidade de liderança lá dentro”, o delegado conta um pouco sobre o garoto que comandou a morte das CVs no manguezal.

Kauê  Sousa Sales matador de GDEs é preso.jpgCV matador de GDEs é preso em Itapiroca
→ Ceará News
Combate à facção — Guerra entre facções

Kauê Souza Sales foi preso após matar a traficante da GDE, Maria Glauciane Gomes, e João Wilson, que apesar de não pertencer a facção havia indicado para Kauê onde residia um outro GDE para que ele fosse matar.

13 de março de 2018

Mapa por interesse Mato Grosso do SulO Ceará é o segundo estado que mais busca o PCC
Visite o Google trends para dados atualizados ou outras informações
Organização Criminosa
Os dados foram fornecidos pelo Google Trends para termo “Primeiro Comando da Capital” no período dos últimos doze meses mostra no Google.

12 de março de 2018

TUF chacina dos torcedore por parte dos Guardiões do Estado GDE.jpgFechô! A polícia já definiu, é tudo GDE 745
Emanoela Campelo de Melo → Diário do Nordeste
Guerra entre facções — Homicídio
A polícia já divulgou o nome dos envolvidos na chacina do Benfica: Douglas Matias da Silva, Francisco Elisson e Stefferson Mateus Roidrigues Fernandes, conhecido como “Véi” — todos ligados a facção Guardiões do Estado.

11 de março de 2018

Gentilândia e torcida organizada o início das investigações
Guerra entre facções — Homicídio
Melhor resumo dos fatos com o nome das vítimas → Notícias UOL
Melhor vídeo reportagem com os primeiros dados↓

Policial IPaumirim.jpg“GDE TD3 em busca de quem tem demais”
IPaumirim.com
Combate a facção
A reportagem conta diversos casos policiais, mas o que chamou a minha atenção foi a pichação feita dentro de uma das residências assaltadas pelos garotos dos Guardiões do Estado: “GDE TD3 em busca de quem tem demais”.

10 de março de 2018

Chacina na Praça Gentilândia e no Benfica
Guerra entre facções — Homicídio
Melhor reportagem do dia da chacina → Folha de São Paulo
Melhor vídeo reportagem da hora dos eventos↓

10 de março de 2018

3 mulheres do CV mortas pelos GDEs em Fortaleza CECena da execução e chegada da perícia no local
vídeo reportagem da Central M!O
Reportagem de Carmen Pompeu → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções
Três mulheres tem suas execuções filmadas e suas cabeças cortadas no bairro Parque Leblon, em Caucaia — uma delas ainda troca de camisa do Comando Vermelho CV para Guardiões do Estado GDE 745, mas nem assim é poupada: Nara Alyne Mota de Lima, Darciele Anselmo de Alencar e Ingrid Teixeira Pereira.  O corpo de bombeiro só conseguiu localizar e recuperar os corpos ontem.

5 de março de 2018

Registro da aeronave - tribuna do ceará.jpgAinda procuram o dono do helicóptero do caso Gegê
Vídeo reportagem → Tribuna do Ceará
Homicídio — Combate à facção

A aeronave está registrada em nome de uma empresa administradora de imóveis. Entretanto, no telefone registrado dessa firma quem atende é um escritório de advocacia.

2 de março de 2018

Sistema carcerário blog do fernando ribeiro.jpgO que mudaria com a instalação da inteligência da Federal
Blog do Fernando Ribeiro
Organização Criminosa — Combate à facção — Sistema Carcerário

Fernando Ribeiro afirma que já são 5.718 os presos ligados a facção Guardiões do Estado e 3.230 PCCs, só nos presídios cearenses.

O blogueiro analisa as vantagens da instalação de um Centro de Inteligência da Polícia Federal no Ceará e trás um breve relado da situação carcerária e das instituições de segurança pública naquele estado.

28 de fevereiro de 2018

Adivinha quem era vizinho do PCC?
Repórter Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
Organização Criminosa — Combate à facção — Tribunal do Crime

O repórter do A Tribuna nos conta que o apartamento do piloto do helicóptero, Felipe Ramos Morais, “fica na orla da Praia das Astúrias, no Edifício Solaris, o mesmo condomínio do triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Felipe é quem estava pilotando a aeronave que levou para a emboscada Gegê do Mangue e Paca. A polícia sabe que o homem está desaparecido, só não sabe se está fugindo da polícia, da queima de arquivo do PCC, ou se já está morto.

Ah! Eduardo Velozo faz um resumo legal do caso, vale a pena ser visto por quem ainda não entendeu o assunto.

23 de fevereiro de 2017

Quando a esmola é demais o santo desconfia…
Repórter Marcelo Godoy — O Estado de São Paulo
São Paulo — Ceará — Organização Criminosa — Homicídio

Tá fácil demais, foi encontrado um bilhete em um presídio que coloca Marcola como mandante da morte de Gegê do Mangue — ninguém duvidaria que ele tivesse ordenado a morte, mas acreditar em um bilhetinho é dar muito crédito para o coelhinho da Páscoa.

20 de fevereiro de 2018

Claudiney Rodrigues de Souza, o PCC Cláudio Boy.jpgCláudio Boy preso no aeroporto de Guarulhos
reportagem → R7
reportagem → O Estado de São Paulo
Combate à facção

Claudiney Rodrigues de Souza, chefiaria parte da facção em Minas Gerais e estava vindo de avião de Fortaleza quando foi capturado ao desembarcar, seu nome estava até na lista da INTERPOL. Se ele estava envolvido no caso do assassinato dos líderes do PCC Gegê do Mangue e Paca, ainda é um mistério.

Carlos Eduardo Peña - El Delber.jpgPor que Gegê do Mangue e Pacas estariam no Ceará
Carlos Eduardo Peña → El Delber
Organização Criminosa — Tráfico Internacional

O mais provável é que tenha sido levado para lá direto para a emboscada, mas o fato é que a logística de distribuição de drogas evoluiu sob a batuta de Gegê do Mangue.
O Primeiro Comando da Capital deixou de depender exclusivamente das armas e drogas vindas do Paraguai e Bolívia, criando uma rota alternativa ao norte Venezuela – Colômbia – Ceará.
Para isso a cabeça de ponte garantida pelos aliados dos Guardiões do Estado GDE 745 foi fundamental, e de quebra, com essa mudança de estratégia, Gegê estaria conseguindo minar os vínculos de confiança entre os inimigos FDN CV e SD RN com os seus fornecedores estrangeiros.

Quem conquistar o ceará conquistará o nordeste GDE 745.jpgMinistro da Segurança Pública confirma importância dos GDEs
Daniel Rocha → Tribuna do Ceará
Guerra entre facções — Combate à facção

“Quem conquistar o Ceará conquista o Nordeste”, alerta ministro da Justiça, e quem está na linha de frente naquela guerra são os moleques do 745 — Guardiões do Estado.

Só dá 3 GDE 745 em Maranguape - TV Diário.jpgRasgando a camisa do CV em Maranguape
Vídeo reportagem → TV Diário
Guerra entre facções

Tô rasgando a camisa do CV aí, por que não estou vendo progresso aí, só estou vendo irmãos morrerem por aqui, e eu não estou a fim de morrer não, tô vestindo a camisa da GDE que é a facção do estado.

Mortos em Fortaleza CE na guerra entre facções GDE CVContagem de mortos na Guerra GDE X CV
Reportagem com vídeos → 190CE
Guerra entre facções

Informações dão conta de um duplo assassinato registrado pela policia militar em Maranguape, outro em no Mercado Municipal de Horizonte, e uma quarta vítima em Pacatuba.

19 de fevereiro de 2018

Morre Gê do Mangue, a hierarquia cobra o preço da disciplinaMorre Rogério Jeremias de Simone, o Gê do Mangue
Reportagem de Luís Adorno e Rogério Pagnan → Folha de São Paulo
Organização Criminosa

Há muito esperado, o inesperado aconteceu. Gê do Mangue foi morto, e muitos achavam que isso seria apenas questão de tempo, o inesperado foi o local e a forma com que foi executado. Duas hipóteses são levantadas por todos (imprensa, especialistas, polícia, e membros da facção) ele pode ter sido morto como acerto de contas pela morte não autorizada do Birtoska, Edilson Borges Nogueira, ou por uma disputa interna de poder entre os líderes da facção.

16 de fevereiro de 2018

Comissão Interamericana dos Direitos Humanos CIDH.jpgDescaso do Brasil é assunto na CIDH OEA
Comunicado a imprensa CIDH OEA
Guerra entre facções — Sistema Carcerário

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) diz que o governo deve investigar o caso da chacina de prisão pública de Itapajé, investigando inclusive quem por omissão permitiu que acontecesse a tragédia, visto que “a Comissão Interamericana fez repetidos apelos ao Estado para que, como garante dos direitos das pessoas privadas de liberdade, adotem ações concretas para controlar possíveis surtos de violência“.

14 de fevereiro de 2017

Atlas da Violência 2017Por que o Ceará é o estado que mais mata no Brasil
Reportagem de Beatriz Drague Ramos → Carta Capital
Organização Criminosa — Política
Depoimento do PCC José Edmilson Bezerra Filho confirma hipótese do presidente da Sindicato dos Agentes Penitenciários, os homens que invadiram o UPA Morada do Ouro eram do Comando Vermelho (CV) e tinham ido lá para matá-lo.

9 de fevereiro de 2018

Taxa de homicídios no nordeste - bol notíciasAs causas do banho de sangue do nordeste brasileiro
Carlos Madeiro → BOL Notícias
Sistema Penal — Sistema Carcerário — Segurança Pública
Analise das razões pelas quais o nordeste não se acerta na questão de segurança pública em um artigo detalhado — trechos:
Os planos repetem a velha receita de bolo: polícias nas ruas, sem a preocupação de construir ações estratégicas, continuadas, integradoras de tipos de policiamento focados em atacar a causa e não o sintoma…
Quando a gente muitas vezes envereda dizendo que o problema é o crime organizado –e concordo que é, sim–, lembro que as principais organizações, incluindo PCC (Primeiro Comando da Capital), FDN (Família do Norte) e CV (Comando Vermelho) nasceram dentro das prisões”, afirma o especialista. “O Brasil não consegue resolver esse problema e está colocando em xeque investimentos de alguns anos em gestão de polícia. Só polícia não vai resolver.
Nosso principal problema não são as fronteiras, as rotas internacionais do tráfico de drogas. O principal é a prisão.

7 de fevereiro de 2018

Camila Caldeira Nunes Dias fala sobre o PCC hoje
Reportagem de Ciro Barros → Agência Pública
Organização Criminosa — Sistema Carcerário — Guerra entre facções
A autora do livro “Hegemonia nas prisões e monopólio da violência” responde a questões como:
– Quais são os principais reflexos do rompimento entre o PCC e o Comando Vermelho nas ruas e nas cadeias passados quase dois anos?
– Do início do ano para cá, já tivemos uma rebelião sangrenta no Goiás e, segundo a imprensa, a maior chacina da história do estado do Ceará. Ambos os episódios foram associados ao PCC e poderiam ser reflexos do rompimento com o CV. Isso sinaliza um aumento dos conflitos em nível regional por conta desse rompimento entre as facções?
… e muito mais..

6 de fevereiro de 2018

Baixa o vidro e tira o capacete - assinado 745Breve histórico da facção GDE 745
Marcel Rizzo → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Combate à facção
Rizzo conta que a facção cearense foi criada a partir de um time de futebol e se aproveitou aquele tempo em que o PCC e o Comando Vermelho Cv ficaram em paz para ampliar os seus pontos de distribuição de drogas, e por aí vai – é uma base para quem não conhece e quer saber um pouco o grupo de moleques que já entrou para a história.

30 de janeiro de 2018

GDE 745 é TD 3Enquanto você desacredita dos GDEs, o PCC aposta neles
Reportagem e análise de CH Gardiner e Parker Asmann → InSight Crime
Crime Organizado — Tráfico internacional — Tráfico de Drogas
Um bando de moleques que se acham, é o que muitos pensam que são os Guardiões do Estado (GDE 745), mas segundo análise do site InSigth Crime eles são um grupo que tem uma missão fundamental dentro da estratégia do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533) — garantir o comércio internacional através dos portos do estado, tanto para insumos quanto de produtos prontos para exportação, além do sabido comércio local.

29 de janeiro de 2018

Defensoria Pública do CearáSe prepara para pagar a conta, sobrou para você
reportagem de Janaina Garcia → UOL Notícias
Guerra entre facções
Não é só uma questão de grana de indenização, é a proteção dos sobreviventes o mais dícil dessa equanção — é o que garante a Defensoria Pública do Cerará.

6c5a3-sistema2bprisional2bo2bsangue2bamadoVai mandando para tranca — o PCC 1533 agradece
reportagem de Janaina Garcia → UOL Notícias
Sistema Carcerário
O presidente da OAB alerta que estamos fortalecendo o crime organizado cada vez que mandamos alguém para dentro do Sistema Carcerário brasileiro

29 de janeiro de 2018

Massacre na cadeia pública de Itapajé CEBatalha dentro das muralhas — 10 mortos
reportagem com fotos → Folha de São Paulo
vídeo reportagem → G1 Verdes-mares
final de semana violento → UOL Notícias
Conselho de Segurança pedirá intervenção no estado → TNOnline
Guerra entre facções
A Cadeia Pública de Itapajé foi palco de uma batalha que durou várias horas, grades foram serradas, houve troca de tiros e luta corpo a corpo.

28 de janeiro de 2017

CVs ameaçam reatilação contra GDEs e PCCs no CearáCV garante vingança em resposta a Chacina do Barreirão
reportagem sobre a resposta do CV → Tribuna do Ceará
vídeo com a resposta do CV → UOL Notícias
melhor reportagem sobre a chacina → BOL
a culpa foi do governador → Tribuna do Ceará
vídeo reportagem → Uol Notícias
Conselho de Segurança pedirá intervenção no estado → TNOnline
Guerra entre facções
“Aqui vai um salve para GDE e PCC (Primeiro Comando da Capital, facção paulista com atuação no Ceará). Isso não vai ficar assim. Não é de hoje que essa raça imunda toma casas de famílias sem ter vínculo com o crime, cobra taxas de moradores, espanca, humilha, maltrata e mata pessoas de bem”

Guerra entre facções — Organização Criminosa

27 de janeiro de 2017

Bonde dos 13 B13 e a chacina de Barreirão em FortalezaGDE promove um chacina no Cajazeiras em Fortaleza
melhor reportagem → Folha de São Paulo
a culpa foi do governador → Tribuna do Ceará
vídeo reportagem → Uol Notícias
Conselho de Segurança pedirá intervenção no estado → TNOnline
Guerra entre facções
Dezoito mortos e mais uma dezena de feridos é o saldo dessa ação dos Guardiões do Estado que estavam caçando inimigos em uma festa, mas afinal, de quem é a culpa, do governador ou dos integrantes da facção?

GDE 745 César Barreira sociólogoO PCC e o CV não atraem a molecada como o GDE
análise → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Guerra entre facções
O Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital virou coisa de “tiozão”, cheio de regras, a garotada agora prefere ser da Guardiões do Estado.

26 de janeiro de 2018

Guerra entre facções em Banabuiú no CearáCV é morto na casa da namorada em Banabuiú
Diário do Nordeste
Guerra entre facções
O CV Antonival Félix de Sousa até que tentou fugir pelo quintal, mas ficou por lá mesmo.

23 de janeiro de 2018

Divisão de facções por bairros no CearáDivisão por área de influência das facções cearenses
matéria original → O Povo
versão simplificada → Notícias de Pentecostes
Combate à facção — Organização Criminosa
A quantidade de integrantes e os locais de atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV), Família do Norte (FDN), Guardiões do Estado (GDE), e Mentes Criminosas.

22 de janeiro de 2018

Sistema Carcerário e Processo PenalCódigo de Processo Penal é a semente das facções criminosas
Várzea Alegre Agora
Sistema Carcerário
Criamos um sistema jurídico que alimenta e profissionaliza as facções criminosas, sem enfrentar o monstro que criamos, nunca sairemos desse buraco.

19 de janeiro de 2018

FDN Petros William Brandão FreireTodos tinham motivos para matar o Playboy do FDN
Em Tempo
Guerra entre facções
Petros William Brandão Freire é quem comandava a facção Família do Norte em vários bairros nobres de Fortaleza, e tanto o seu aliado Comando Vermelho CV, quanto seus inimigos o Primeiro Comando da Capital PCC e Guardiões do Estado GDE, fariam de tudo para tomar o mercado.
Beco da Morte em Fortaleza, CearáEle disse que matou o militar aposentado para entrar na GDE
Ceará News
Homicídio
Uma história mal contada, o garoto matou o militar aposentado como forma de batismo para entrar no Guardiões do Estado, e agora vem se entregar porque está com medo de ser localizado pela polícia — então tá.

19 de janeiro de 2018

Maria Nayana dos Santos pcc ou gdeMaria Nayana dos Santos — GDE 745 ou PCC 1533
CaririCeará
Combate à facção
Ela e Willian Felipe de Lima caíram na Operação Varredurada Polícia Militar, ninguém duvida que ela era a gerente da boca, e que os dois controlavam o tráfico em Renê Lucena em Brejo Santo, mas se eram PCCs ou GDEs, resta dúvidas — quem sabe se perguntarem para o marido da Nayana, o Marquinhos do PCC

18 de janeiro de 2018

GDE e Bonde dos 40 B40 atacam fórum de MaranguapeÉ o terceiro Fórum atacado pelos GDEs mas nada levaram
melhor reportagem → oestadoce.com.br
vídeo → tvdiario.verdesmares.com.br
versão narrada no youtube → Plantão BR
Atentado
A GDE invadiu o fórum de Maranguape, rendeu o único vigia desarmado que tinha, amarraram ele e pediram pra ele ficar tranquilo e não reagir que eles não queriam nada com ele. Arrombaram um monte de salas e o cofre. E o vigia disse q eles deixaram uma luxação lá dentro GDE.

GDE 745 fogem de Itaitinga IIOs PCCs fugiram da PIII enquanto os GDEs fugiam da PII
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Ceará – Sistema Carcerário
Foi assim, todos resolveram fugir ao mesmo tempo — uma baita coincidência — isso aconteceu quando uma bomba caseira explodiu e os agentes penitenciários e policiais ficaram distraídos.

17 de janeiro de 2018

Fuga de presos no Coplexo Penitenciário de Itaitinga20 PCCs deixam o Complexo Penitenciário de Itaitinga
melhor reportagem → cearanews7.com
reportagem com vídeo → tvdiario.verdesmares.com.br
reportagem com podcast com entrevista → opovo.com.br
Sistema Carcerário
Que os vinte que fugiram são da facção paulista ninguém duvida, ao que parecem fizeram um túnel e que “os muralharas” viram e atiraram, mas como tudo dentro do Sistema, nada é certo — só que houve a fuga.

16 de janeiro de 2018

Vermes do Comando Vermelho em Senador Pompeu no CearáPrimeiro Comando da Capital exige transferência de preso
opovo.com.br
Atentado — Organização Criminosa — Sistema Carcerário
Membros da facção passaram atirando em frente ao Fórum de Senador Pompeu e deixaram um recado exigindo a transferência de um preso que estaria sendo ameaçado pelos CVs na tranca.

15 de janeiro de 2018

Reportagem conta a história dos Guardiões do Estado (GDE 745)

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Organização Criminosa – Guerra entre Facções
A editora Márcia Feitosa assina esse artigo que apresenta de forma bastante didática o que é, como nasceu e cresceu, e a atual posição na sociedade da facção cearense que foi notícia em todo o mundo. “Não tinha mais quem matar. Eles conseguiram expulsar todo mundo do CV e, hoje, todo o ‘Lagamar’ é da GDE. Das 300 casas da ‘Cidade de Deus’, apenas 70 estão ocupadas, todas as outras foram evacuadas. Só mora lá quem a GDE deixa.

13 de janeiro de 2018

É fácil dar sugestão na vida e sobre na morte dos outros

vice.com

Assassinato
Belíssima reportagem de Alejandra Sánchez Inzunza e José Luis Pardo voltada para o público jovem de todo o mundo, mostrando aquilo que o Brasil tem de melhor — parabéns aos eleitores que escolheram nossos governantes do Ceará. Se você for preto e pobre, cuidado, 1 em cada 4 pessoas são assassinadas em apenas 7 cidades do mundo, e Fortaleza é uma delas: “Há algumas semanas, eu estava andando na rua e alguém deixou as pernas de um corpo na esquina. Fui espiar. Fiquei curioso. Depois voltei para casa.” — normal, virou normal.

12 de janeiro de 2018

Divulgado o nome do soldado que desviou a munição

cearanews7.com

Corrupção
Maycon é o nome do garoto que mal tem idade para estar com a carteira de habilitação definitiva, mas que tinha acesso a armamento pesado. Agora só falta dar os nomes dos gênios que criaram um sistema militar que treina todos os anos milhares de moleques para servirem ao tráfico de drogas — deixa para lá, vamos apedrejar o garoto que é mais fácil.

11 de janeiro de 2018

12 GDEs presos com 200 mil reais em Pindoretama

tvdiario.verdesmares.com.br

Combate à Facção
A equipe gerenciava a arrecadação diária de diversas equipes da facção da região, com eles foram apreendidos também: duas espingardas calibre 12, duas pistolas calibre 380, uma pistola 9 mm e outra pistola Ponto 40. O grupo possuía 90 munições para pistola calibre 380, 28 munições para revólver calibre 38, 15 munições para espingarda calibre 12 e 14 munições para pistola calibre 9mm.

10 de janeiro de 2018

Armas e drogas da facção PCC 1533 — Cratéus e Novo Oriente

pm.ce.gov.br

Combate à Facção – Tráfico de Drogas
Antonio Lucas Martins de França, Bruno Alves Sales, Francimar do Nascimento, Francisco Olavo Chaves, João Paulo Lopes Araújo, Antônio Talison Sousa Rodrigues, e Antônio Airton Rodrigues foram presos com drogas e armamento dos mais diversos calibres.

Identificado CVs que mataram o GDE Wesley Tiago

noticias.r7.com

Guerra entre Facções
Já estão presos  José Carlos Evangelista dos Anjos e Luciano Alves de Souza, o Peba, e ainda procurados Abraão Jhonny Alves de Freitas e a traíra identificada apenas como Carine que levou o moleque para morrer.

9 de janeiro de 2018

Munição dos Guardiões do Estado GDE 745 era do exército

reportagem com vídeo >>> cnews.com.br
reportagem com mais informações >>> cearanews7.com

Corrupção – Guerra entre Facções
Dois soldados são acusados de fornecer a munição que os Guardiões do Estado  estão utilizando para combater o Comando Vermelho CV e para dominar o Barroso em Fortaleza.

Cai equipe GDE 745 especializada em roubo de motos

sobral24horas.com

Assaltos
O delegado Diego Barreto revela os detalhes de como funcionava essa célula dos Guardiões do Estado.

Garotada de Maranguape manda seu recado para os CVs

facebook.com/MaranguapedatriboPortiguaraNoticias

Organização Criminosa
🇧🇷🇧🇷🇧🇷TROPA DAS 40 🇧🇷🇧🇷🇧🇷GDE MARANGUAPE VENHO POR MEIO DESSE COMUNICATIVO…

8 de janeiro de 2018

GDE 745 ´pode justificar intervenção no estado

blogdofernandoribeiro.com.br
entrar no bairro só com escolta >>> tvdiario.verdesmares.com.br

Combate à Facção
Expulsão de moradores de um bairro por faccionários da Guardiões do Estado podem justificar pedido do Conselho Estadual de Segurança de intervenção federal no estado.

Quatro CVs são mortos por GDEs em Maranguape

diariodonordeste.verdesmares.com.br
reportagem com mais informações  >>> ipunoticias.blog.br

Guerra entre Facções
As vítimas eram suspeitas de roubos, tráfico de drogas e homicídios na região. Elas foram executados com tiros de pistola calibre 380, revólver 38 e pistola ponto 40, pela facção rival. A casa onde ocorreram as mortes tem o símbolo do Comando Vermelho CV, enquanto a igreja da cidade dos Guardiões do Estado.

6 de janeiro de 2017

Polícia afirma ter prendido um dos líderes do GDE 745

aracatiacuemacao.com.br

Combate à Facção
Francisco Carlos Ferreira da Costa, de 27 anos, o “Grande”, acusado de ser o líder da facção Guardiões do Estado (GDE) que atua na região, foi preso na cidade de Pentecostes.

Morto por ter matado uma criança por engano

newsrondonia.com.br
fotos explícitas e vídeo >>> rigoremortis.com

Tribunal do Crime
Meus irmãos eu vim pedir desculpa a GDE, porque eu fiz uma ação e sem querer fiz um bagulho errado. Aí eu queria desculpa a todos, porque a bala que saiu do meu revólver…

5 de janeiro de 2018

Tiago teria morrido no conflito GDE vs CV

noticias.r7.com

Guerra entre Facções
Wesley Tiago de Sousa Carvalho simpatizante ou integrante do GDE aliado do PCC, morreu a machadadas nas imagens do crime cometido na Comunidade do Coco, região da Praia do Futuro emFortaleza.

4 de janeiro de 2018

Polícia faz ocupação de dois bairros em Fortaleza

blogdofernandoribeiro.com.br

Terrorismo
Seis ruas e várias travessas do Barroso II surgiu na manhã de ontem, quando várias pichações foram feitas nos muros das casas durante a madrugada. Quem determinou a retirada das famílias  teria sido bandidos pertencentes à facção GDE (Guardiões do Estado) que estão escondidos ali desde o último fim de semana.

Ela seria a ligação do PCC SP com o PCC CE

ifolha.com.br

Guerra entre Facções
Jeane de Souza foi presa após uma denúncia, ela estava há dois meses morando na cidade de Olímpia no estado de São Paulo, fugida dos inimigos do Comando Vermelho em Fortaleza.

A pesar do risco jovens continuam ingressando nas facções

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Sistema Prisional
Em visitas às unidades socioeducativas, o juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves revela ter percebido que o Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) são as facções que mais filiam jovens no estado

30 de dezembro de 2017

Batalha entre CV e GDE dentro do CEPAL em Fortaleza

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Guerra entre Facções
Onze ficaram feridos, sendo dois em estado grave. A unidade separa os internos por facção, mas houve invasão e distribuição de parte da unidade.

29 de dezembro de 2017

Garoto morre em confronto entre GDE e CV em Maracanaú

blogdofernandoribeiro.com.br

Guerra entre Facções
Bandidos rivais das comunidades Colônia Antônio Justa e Loteamento Vida Nova, que brigam pelo território da venda de drogas.

27 de dezembro de 2017

Transferência de líderes do PCC é feito sob medo

cearanews7.com

Sistema Prisional — Organização Criminosa
O líder do Primeiro Comando da Capital é transferido em sigilo para evitar represarias da facção: Antônio Jussivan Alves dos Santos, o PCC Alemão, seguiu para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas no Paraná.

Garoto do GDE tem seu corpo retirado do velório por CVs

canalr1.com

Guerra entre Facções
Em Sapiranga-Coité, na periferia de Fortaleza, garotos do CV queimam o corpo do inimigo.

23 de dezembro de 2017

Ceará bate recorde histórico de mortes: 5.000

blogdofernandoribeiro.com.br

Guerra entre Facções
O Ceará bate o recorde histórico do número de assassinatos em um único ano. Antes, essa marca havia sido registrada em 2014, quando foram mortas 4.439 pessoas, conforme dados consolidados na estatística do próprio governo, através da sua Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

22 de dezembro de 2017

PM evita resgate pelo GDE 745 em Beberibe

aracatinoticias.com

Sistema Prisional
Dia agitado na Cadeia Pública, uma arma foi localizada e a unidade foi alvejada pelo ocupantes de uma moto. Para evitar outra ação, os membros da Facção 745 Guardiões do Estado foram transferidos para outra unidade: João Victor Maciel Gama, José Ítalo dos santos Marinho, filho de Maria do Socorro dos Santos Marinho, Lindomar Lima de Souza, Renato Rodrigues da Silva, e Samuel Freire de Sousa.

21 de dezembro de 2017

PM evita resgate pelo GDE 745 em Beberibe

aracatinoticias.com

Sistema Prisional
Dia agitado na Cadeia Pública, uma arma foi localizada e a unidade foi alvejada pelo ocupantes de uma moto. Para evitar outra ação, os membros da Facção 745 Guardiões do Estado foram transferidos para outra unidade: João Victor Maciel Gama, José Ítalo dos santos Marinho, filho de Maria do Socorro dos Santos Marinho, Lindomar Lima de Souza, Renato Rodrigues da Silva, e Samuel Freire de Sousa.

20 de dezembro de 2017

O irmão Rafael Cambado mandou e os garotos fizeram

cyroleopoldo.com.br

Guerra entre Facções
A ordem foi dada de dentro do Sistema Prizional, a CV Maria Auricélia Saldanha Diógenes deveria morrer. O PCC Michel Jhonata Alves Silva e outro garoto a mataram na frente de sua casa em Jaguaribe.

PCCs que mataram o sargento PM foram presos

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Combate à Facção
O PM tentou conter a fuga, mas o Primeiro chegou com armamento completo. O sargento morreu, e agora ao poucos vão sendo capturados os homens que participaram da ação. Dessa vez foi o Pain (Francisco Tracísio da Silva Filho), que estava guardando o armamento utilizado na ação.

Tomé deu no pé, mas os outros foram para tranca.

varzeaalegreagora.com

Tráfico de Drogas
A polícia recebeu uma denúncia que Tomé estava traficando, foi lá para conferir e ele fugiu pelo telhado, deixando para trás drogas, dinheiro, armas, cartões, e seus comparsas que foram para tranca: “Coruja 18” e sua mulher que, segundo as denúncias, pertenceriam ao PCC.

19 de dezembro de 2017

Policial Militar vai para tranca por ajudar PCCs

tvj1.com.br

Corrupção Policial
Já está preso e recolhido em uma das celas do Presídio Militar, , o soldado PM Dickson Ferguson Soares de França. Ele teve prisão preventiva decretada na semana passada por envolvimento com o Primeiro Comando da Capital. Sua companheira, a advogada Alexandrina Cabral Pessoa permanece foragida.

18 de dezembro de 2017

Leandro e a nova facção com a benção do PCC 1533

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Organização Criminosa — Combate à Facção
O repórter Messias Borges nos conta que Leandro de Souza Teixeira e Márcio Perdigão criaram uma facção criminosa em terras cearenses, para correrem junto com a Família 1533. Só que a casa caiu na Operação Saratoga, um delegado, um policial militar, e uma advogada que atuavam com a organização criminosa acabaram presos.

Garoto do GDE é perseguido e morto por CVs

cearanews7.com

Guerra entre Facções
Os criminosos surgiram em dois carros – um prata e um branco – nas cercanias da Areninha das Goiabeiras, desceram dos veículos e começaram a atirar, atingindo muros e portões de residências e pontos de comércio. O garoto Davidson Silva Alcântara, foi o “alvo “ escolhido pelos criminosos.

Operação na Gruta em Aquiraz derruba GDEs

diariodonordeste.com.br

Combate à Facção
Ao todo foram cinco integrantes da facção presos: Railson Souza da Costa, Ray Souza da Costa, Francisco Alefison Barbosa Araújo, Francisco de Lima da Silva, e José Dias Façanha.

17 de dezembro de 2017

O governo cearense perdeu controle de sua polícia

cearanews7.com

Corrupção Policial
O ano de 2017 com certeza ficará marcado para a Segurança Pública não apenas pelo registro recorde e histórico de assassinatos no estado (em torno de 5 mil mortos), mas do aprofundamento de investigações que descortinaram a participação de servidores das corporações subordinadas ou vinculadas à SSPDS em extensas teias criminosas.

15 de dezembro de 2017

Policiais Civis e Militares recebiam dinheiro do PCC

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Corrupção Policial
Entre os presos, está o delegado da Polícia Civil Francisco Enéas Barreira Maia, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. Um escrivão do 8º DP (José Walter) e um sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foram detidos. O outro PM que teve a prisão expedida, a advogada, que é companheira do militar e mais 16 pessoas estão foragidas.

14 de dezembro de 2017

Jet do Sertão Central do PCC é morto pela PM

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Organização Criminosa – Segurança Pública
Mais de 50 policiais foram precisos para capturar os PCCs que dominavam o Sertão Central na Operação Ilha de Guantánamo. Dái deixaram os irmãos de boa na Cadeia Pública de Milhã. Só na cabeça de um governo irresponsável isso não podia dar errado. Quem pagou com a vida foi um sargento Izaías dos Santos que tentou evitar o resgate organizado pelo Primeiro Comando da Capital. Agora, aos poucos, os fugitivos e os caras que fizeram a ação estão sendo justiçados pela PM. Dessa vez foi o PCC Jet do Sertão Central Odeon Bandeira.

13 de dezembro de 2017

Garota CV morta por Tropa do R dos GDEs

190ce.com

Guerra entre Facções
Lara Fábia, do Palmeiras em Fortaleza, foi pega por quatro homens que bateram muito na vitima antes assassina-la eles acusavam a vitima de integrante do comando vermelho “CV”.

9 de dezembro de 2017

Ainda não se sabe se é de CV ou GDE os corpos

cearanews7,com

Guerra entre Facções
Seria de Russano Vítor Emanuel Sombra um dos corpos  que foram deixados queimando no meio da rua do bairro Ancuri, no distrito de Messejana em fortaleza, a quatro quilômetros de onde horas antes foi hasteada a bandeira dos Guardiões do Estado em uma escola. O que poucos duvidam, é que tenha sido mais um capítulo na guerra entre as facções.

8 de dezembro de 2017

Escola de Fortaleza tem bandeira do GDE

Tribunadoceara.uol.com.br

Organização Criminosa
A escola do bairro Palmeiras II manteve por horas hasteada a bandeira dos Guardiões do Estado até a Polícia Militar aparecer para queima-la.

5 de dezembro de 2017

Caiu o GDE Gordinho, foi ele quem ordenou os atentados

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Atentados
Ele é o líder dos Guardiões do Estado em Horizonte, e comandou os ataques aos prédios públicos e a queima dos ônibus, agora foi preso pela morte de um irmão que rasgou a camisa para pular para o errado.

3 de dezembro de 2017

Os garotos do GDE já tinham avisado que seriam mortos, e eles deixaram

tvwebcariri.com.br

Ceará – Sistema Prisional
A chacina dos garotos Guardiões do Estado do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, no bairro Sapiranga-Coité (zona sul de Fortaleza) está quase encerrado. A ordem para o ataque foi dado pelo chefe do CV de Sapiranga-Coiote que está sendo procurado, e oito dos que participaram do ataque foram identificados. As mortes já haviam sido anunciadas, prevenir não dá IBOPE, então nem pensar, é mais bonito aparecer na foto depois dizendo que resolveram o caso.

28 de novembro de 2017

O governo dá dando muito mole para as facções

al.ce.gov.br

Combate à Facção
Essa é a opinião do procurador Regional de Justiça Militar do Ministério Público da União, Antônio Cerqueira, e ele foi entrevistado pelo Programa Questão de Ordem.

25 de novembro de 2017

Cai o paiol do PCC 1533 em Quixeramobim

girosertao.com.br

Combate à Facção
A polícia acredita que as armas eram guardadas para as ações da fação paulista, mas não apresentaram nenhuma evidência nesse sentido.

23 de novembro de 2017

Pixações se estendem em São Benedito terra do GDE

portaldm.net

Aliados – Organização Criminosa
Também circula pelas redes sociais recados que o PCC GDE estão chegando na cidade.

21 de novembro de 2017

Tem sangue nas mãos do governador do estado do Ceará

tribunadoceara.uol.com.br

Homicídio
Quando um governo não age com responsabilidade na questão de segurança pública pessoas morrem, e no caso do Ceará, pessoas morrem aos milhares, parabéns governador, vai para o inferno pagar por todos que a corrupção no seu governo matou.

Segundo a imprensa estavam ameaçando funcionários, mas…

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Combate à Facção — Organização Criminosa
… não é bem isso que aparece no vídeo: “se tem que abordar tudo bem, mas sem esculacho, tem bater…, mas seja como for, a célula do PCC GDE que estava sendo montada em São Bento CE caiu por causa desse vídeo.

20 de novembro de 2017

Vaga disponíveis para novos presos em Sobral

forquilhaportaldenoticias.com.br

Sistema Prisional
O site disponibiliza o nome e as fotos dos fugitivos da cadeia pública de Sobral, quem sabe você não tem um amigo ou inimigo na listagem, ou talvés queira aproveitar a oportunidade para usar as vagas que ficaram disponíveis na Cadeia Pública de Sobral.

18 de novembro de 2017

Segundo a polícia Gameleira é um dos líderes do PCC

nordestenoticia.com.br

Combate à Facção
Pego de bobeira andando pelas ruas de Ararendá, Gerardo Leite de Sabóia Neto que é tido como liderança na região do Primeiro Comando da Capital

15 de novembro de 2017

CV mata GDEs no Centro de Semiliberdade Mártir Francisco

gorebrasil.com

Guerra entre Facções

Em vídeo, uma vítima aparece sendo agredida momentos antes de ser assassinada. Nas imagens, o agressor pergunta se o adolescente era da Barra, que seria um bairro dominado pelo GDE.

14 de novembro de 2017

CV manda recado para o PCC do Ceará

cearanews7.com

Guerra entre Facções
“A todos da cidade de Santa Quitéria nossa guerra é com eles e não com a população. É quem nóis souber que vende para eles iremos executá-los.”

PCC avisa que é proibido roubar no bairro

blogdomanuelsales.com.br

Organização Criminosa
O recado está na entrada de dois bairros na cidade de Santa Quitéria: Pedra da Saudade e Vida Boa.

13 de novembro de 2017

Garotas são sequestradas, torturadas, mortas, e esquartejadas.

blogdofernandoribeiro.com.br

Guerra entre Facções
Duas garotas, no caso de uma delas, a cabeça chegou em uma caixa de papelão.

11 de novembro de 2017

Como é e como fica o Sistema Carcerário no Ceará

miseria.com.br

Sistema Prisional
Trabalhando com o dobro da quantidade de presos que o sistema comporta, o governo conta sua estratégia para gerenciar essa crise.

O MP se manifesta quanto a crise na Segurança no Ceará

aconteceuipu.net

Segurança Pública
O Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública para obrigar o governo do estado a providenciar condições mínimas de segurança pública para as cidades do interior, para evitar o completo domínio do Primeiro Comando da Capital.

Eles viajaram 220 para pegar os CVs, mas deu mal.

quixeramobimnews.com.br

Guerra entre Facções
Os PCCs saíram de Russas para pegar os CVs em Senador Pompeu, mas acabaram presos na cadeia dos c. vermelhos. Deram sorte, os inimigos se amotinaram, mas os carcereiros acertaram as coisas, ainda estão vivos.

10 de novembro de 2017

PCC é homenageado pela Câmara de Jaguaribe

blogdofernandoribeiro.com.br

Organização Criminosa
Delano Diógenes recebeu homenagem póstuma, ele seria matador de policiais.

6 de novembro de 2017

Facebook de policiais civis critica a pirotecnia do governo

facebook.com/policiacivildocearaemacao

Política
Os números surpreendentes do aumento da violência no estado, ceifando a vida de muitos conterrâneos, e colocando em risco a vida dos profissionais da segurança é o assunto do artigo.

Troca de tiros entre PCCs e PMs no Ceará

correionews.blog.br

Combate à Facção
Um sargento e um soldado ficaram feridos durante o confronto que resultou em sete PCCs presos e várias armas apreendidas.

4 de novembro de 2017

Ceará bate novo recorde em número de mortes

radioregionaldeipu.com.br

Assassinato – Guerra entre Facções
O fenômeno mais recente e que explica a alta da violência é a força das facções criminosas. “Hoje elas estão se consolidando, com o PCC [Primeiro Comando da Capital] e Comando Vermelho se juntando com algumas facções regionais”

3 de novembro de 2017

A voz de comando dentro dos presídios é das facções

blogdofernandoribeiro.com.br

Sistema Prisional
O governo está perdendo o controle sobre o Sistema Carcerário que ele mesmo criou, as consequências disso são inimagináveis.

Agitação entre a população de Lavras da Mangabeira

cearanews7.com

Organização Criminosa — Guerra entre Facções
Para caçar inimigos PCC “Luiz do Isqueiro”, seu filho Faerto, e seu genro Victor, a facção paulista teria pedido que a população isolasse os desafetos, ou haveria morte.

31 de Outubro de 2017


Líder do PCC no bairro Grande Bom Jardim tem ficará preso
tjce.jus.br
Combate à Facção
Francisco Márcio Teixeira Perdigão, vulgo “Ceará Perdigão”, apesar de não ter nenhuma prova direta, a acusação se baseou em três grampos onde o nome dele é citado, além da vida pregressa, mas foi o suficiente para que a liberdade fosse negada.

Enquanto o crime se espalha o MPCE caça polícia
aps.net.br
Segurança Pública
Enquanto as facções PCC, CV, GDE, e FDN disputam o estado, o Ministério Público quer barrar a Associação dos Profissionais de Segurança — é o que a APS afirma em sua página.

26 de outubro de 2017

O PCC Wilson Trajano foi condenado a 32 anos
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Assassinato – Organização Criminosa
Antonio Edilson ia rasgar a camisa e entregar os colegas que participaram do assassinato do subtenente PM Vicente Bezerra, ele foi lá e finalizou o cara.

Polícia Civil caça informações sobre o PCC no agreste
sobral24horas.com
Combate à Facção
Policiais de Sobral, Massapé, e Varjota, cumpriram mandados de prisão e coletaram informações sobre a atuação do Primeiro Comando da Capital na cidade.

22 de outubro de 2017

As CPPLs estão virando casa da sogra
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Sistema Prisional
O CPPL III de Itaitinga abriga aos PCCs do Ceará, mas eles ficam lá o tempo que quiserem, só nesse mês de outubro já foram embora por livre e espontânea vontade quase 100.

21 de outubro de 2017

Deputado Federal Cabo Sabino ministra palestra no Rotary
diariodocariri.com
Organização Criminosa
Afirmou durante a palestra “O poder do Crime Organizado X O poder da sociedade constituída” que o Primeiro Comando da Capital já chegou a cidade.

O problema da Segurança Pública só pode ser resolvido em Brasília
blogs.diariodonordeste.com.br
Política – Segurança Pública
“A polícia do Ceará prende demais, os bandidos fogem. A Justiça solta o bandido, o bandido foge e a polícia vai começar o trabalho no zero a zero. O problema é no Brasil e é mais agravado no Nordeste, porque aqui, a GDE (Guardiões do Estado), que é uma costela de uma torcida organizada, ela briga com o Comando Vermelho e tem apoio do PCC (Primeiro Comando da Capital). Nós só vamos resolver se mudar o ordenamento jurídico do Brasil”. — deputado Ferreira Aragão

13 de outubro de 2017

Possível tentativa de fuga coloca em alerta segurança
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Sistema Prisional
Homens em mata próxima ao Presídio de Itaitinga II, onde estão presos do Primeiro Comando da Capital, colocam em alerta a segurança do presídio.

9 de outubro de 2017

Maior quadrilha de traficantes presa no Ceará é condenada
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Tráfico Internacional de Drogas – Organização Criminosa
Saiu a condenação dos envolvidos em um dos mais complexos esquema de tráfico internacional de drogas do PCC, seus líderes foram condenados a 197 anos (Cícero Brito) e 164 (George Gustavo da Silva).

8 de outubro de 2017

A conta da pacificação chegou
opovo.com.br
Guerra entre Facções
O site faz mostra o resultado positivo nos índices criminais da paz imposta pelas facções e agora o resultado com o fim do cessar fogo.

5 de outubro de 2017

Integrantes do PCC são condenados a 7 anos de prisão
acidadeon.com
Tráfico de Drogas
Antônio Carlos Queiroz da Silva, o Ceará, Clóvis Luís da Silva Ferreira dos Santos, o Cl, Carlos Eduardo de Araújo Melo, o Du, Neandro Aparecido Vencâncio, o Kelvin, e Nélson Martinelli Júnior foram condenados por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

4 de outubro de 2017

Furto a Banco Central no CE e quase ação no BB em SP têm semelhanças
opovo.com.br
Crime Organizado – Assalto
O Jornal “O Povo” convida a comparar as duas ações e preparou um quadro para facilitar a visualização.

Juiz nega liberdade ao possível assassino de Marcus Túlio de Oliveira
sintese.com
Guerra entre Facções
Marcus era membro da facção Guardiões do Estado GDE, aliado do PCC no Ceará, e teria sido morto por Francy Micheal dos Santos Assalto – Tráfico de Drogas – Assassinato – Organização Criminosa – Jusbrasil

Foram presos enquanto esperavam o “Italiano”, o líder do PCC local, com eles foram apreendido trocentas coisas, entre elas um arsenal contendo uma metralhadora. O juiz negou liberdade provisória para os que lá estavam.

21 de setembro de 2017

Operação da DRFVC Presa a quadrilha que tentou resgatar `Alemão´ da penitenciária

Ceará – Combate à Facção – Crime Organizado – Portal Jardim

Cinco membros do PCC que tentaram resgatar da Penitenciária de Pacatuba o líder do furto ao Banco Central, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, foram capturados em um condomínio residencial na Praia do Icaraí, localizada em Caucaia.

Ferreira Aragão alerta para evolução do narcotráfico no Brasil

Combate à Facção – Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

No estado do Amazonas, a facção nominada Família Norte,  expulsou da região a do Primeiro Comando da Capital, originária de São Paulo, sem nenhuma intervenção das forças policiais.

11 de setembro de 2017

Com estatuto e arrecadação mensal, maior facção do Ceará desafia controle do Estado

O Ministério Público disponibilizou o Estatuto da Facção Guardiões do Estado GDE, e comenta que apesar de não ser tão sofisticado quanto o do PCC, tem a vantagem de permitir com mais facilidade o ingresso e a saída dos integrantes.