Arquivo de Notícias — PCC 1533 — Junho de 2020

As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de junho de 2020.

30 de junho de 2020

Polícia paraguaia prende integrantes de facção brasileira que ia matar juiz argentino
Federação Argentina dos Magistrados se manifesta sobre o ataque dos PCCs

29 de junho de 2020

Arte com um mafioso em frente a uma cidade italiana
Grupo mafioso: Primeiro Comando da Capital ou família Bolsonaro? Especialista dá a dica.

Máfia no Brasil: Famiglia Bolsonaro ou Primeiro Comando da Capital?
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa

Se o PCC é apenas uma “ramificação associada” e se Seu Jair apenas nos causa estranheza pelo seu vastíssimo interesse pelo comando da PF nos portos, nós só podemos ver esses personagens como “outsiders”, prestadores de serviços, que não podem ser considerados mafiosos.

Não basta pertencer ao mundo do crime para para ser mafioso

O professor Roberto Bueno lembra que numa organização mafiosa, “para manter a sua funcionalidade, há regras inflexíveis. Uma delas, e talvez a principal, é a inadmissibilidade da traição, entendida esta como a publicização dos assuntos internos da organização, e por isto vigora a omertà (lei do silêncio)”.

27 de junho de 2020

O Primeiro Comando da Capital estaria comprando armas na Argentina

26 de junho de 2020

arte sobre foto da professora Carolina Sampó
A derrocada da Família do Norte (FDN) e a ascensão do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533)

A derrocada da facção Família do norte e a internacionalização do PCC
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Amazonas
→ Organização Criminosa — Crimes Transnacionais — Tráfico de Drogas

Com o enfraquecimento da facção Família do Norte e a tomada do controle por parte da facção da Rota do Solimões, da Rota Caipira, das centenas de distribuidores autônomos, a logística do tráfico internacional gerenciado pela facção paulista passa a integrar toda a cadeia do narcotráfico, desde os produtores rurais sul-americanos até a entrega do produto acabado nos portos da Europa e da África — o mercado interno de drogas do Cone Sul ajuda e também se beneficia dessa logística.

25 de junho de 2020

Mansões, veículos de luxo, dinheiro, armas e explosivos em San Juan Caballero

24 de junho de 2020

Investigação do “Assalto do Século” realizado pelo PCC é finalista em concurso

23 de junho de 2020

Traficante contrata PCCs para executar juiz em Posada, Missiones na Argentina

22 de junho de 2020

Arte sobre foto de Marcola e o brasão do EPP
EL Ejército del Pueblo Paraguayo y el Primer Comando Capital

Qual será a consequência da parceria PCC / EPP?
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Paraguai
→ Organização Criminosa

O grupo armado paraguaio, assim como as facções brasileiras, patrocina sequestros e assassinatos de fazendeiros, políticos, empresários e policiais, além de ataques com bombas — e até aí nenhuma novidade para os brazucas.

No entanto, integrantes do PCC tem atuado em conjunto com os EPPs em diversas ações em solo paraguaio, inclusivenos ataques aos sojicultores brasileiros, e esses ataques não visam apenas o lucro:

“O EPP tem lançado comunicados públicos em que designa os sojicultores brasileiros e menonitas como inimigos em razão dos danos econômicos, sociais e ambientais do avanço da sojicultura intensiva no Paraguai, do qual tais sojicultores são os principais agentes, afetando diretamente comunidades campesinas e indígenas em cuja defesa o EPP se posiciona.”

Esse ingrediente político pregado pelo EPP poderá influenciar significativamente os PCCs, assim como os prisioneiros políticos na Ilha Grande o fizeram no final do Regime Militar?

Só a FARC supera o Primeiro Comando da Capital como força de oposição ao Estado

21 de junho de 2020

Manchete da CLG Notícias chama a atenção para a presença do PCC na Argentina

A facção Primeiro Comando da Capital chega à Argentina
CLG Notícias
→ Uruguai — Argentina
→ Tráfico Transnacional — Organização Criminosa

Grandes organizações criminosas como as Farc na Colômbia ou a Mara Salvatrucha na América Central sempre foram vistas como um problema distante na Argentina. No entanto, nos últimos anos, a preocupação com uma “sociedade secreta” em um país vizinho aumentou notavelmente : o Primeiro Comando da Capital ameaça estender seu poder das prisões brasileiras para a Argentina e até deixou alguns vestígios em a província de Santa Fe.

O núcleo mais forte fora do Brasil é o Paraguai, onde existem dezenas de pistas de pouso clandestinas construídas para entrar na cocaína da Bolívia e despacha-las para o Brasil. 

Em dezembro de 2019, a Polícia do Uruguai realizou a “Operación Magnesio”, qie resultou na prisão de quatro integrantes de uma célula uruguaia do PCC, cuja missão era testar o porto de Montevidéu como uma possível saída de cocaína para a Europa.

Na Argentina, o primeiro batismo de um irmão, teria se dado na foi na Unidade Nº9 de Neuquén, pelas mãos do PCC Matrix Ximenes de São Paulo . Leia a reportagem completa

19 de junho de 2020

arte sobre print do site do insight crime
O tráfico de drogas e as organizações criminosas em tempos de covid-19

Tráfico de drogas no Brasil e no mundo durante a pandemia do covid-19
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil — Paraguai — Colômbia — México —Itália — Bolívia — Espanha — Holanda — Peru
→ Tráfico Transnacional

Mas os repórteres da OCCRP descobriram que a indústria de cocaína do mundo – que produz cerca de 2.000 toneladas por ano e produz dezenas de bilhões de dólares — se adaptou melhor do que muitas outras empresas legítimas. A indústria se beneficiou dos enormes estoques de drogas e insumos que havia antes da pandemia e de sua ampla variedade de métodos de contrabando. Os preços de rua em toda a Europa aumentaram em até 30%, mas não está claro quanto disso se deve a problemas de distribuição e quanto às quadrilhas de traficantes que tiram proveito dos clientes locais.

O que está claro é que a cocaína continuou a fluir da América do Sul para a Europa e a América do Norte. As rotas de tráfico fechadas foram substituídas por novas e as vendas nas ruas e eventos foram substituídas por entregas de porta em porta.

11 de junho de 2020

PCC Décio Português em estado grave, e da´? Saiba qual é risco para a sociedade

O estado de saúde de integrantes da cúpula da facção criminosa é visto por autoridades estaduais e federais com cautela, uma vez que as condições daqueles que estão presos podem surtir efeito em ações do grupo criminoso nas ruas do estado e do país.

Investigação da Promotoria, por exemplo, identificou que a facção lucrava cerca de R$ 3 milhões por mês em 35 locais de venda de drogas da região gerenciada por Decinho.

Ao notar que era observado, Décio Gouveia Luiz saiu de São Paulo. Foi para o Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, onde passou a usar o nome falso de Lucas de Souza Oliveira e ter grande cobertura de segurança da cúpula do PCC. — leia a reportagem completa no UOL Notícias

Operação Montesa prende 24 em Campo Belo e Santo Antonio Amparo (MG)

63 mandados judiciais, presos 24 criminosos integrantes do PCC envolvidos com explosões de caixas eletrônicos, tráfico de drogas, roubos e homicídios. —leia matéria completa na Gazeta de Varginha

Região de Limeira: 50 mandados de prisão

No cumprimento dos 46 mandados de buscas em Araras, Charqueada, Cordeirópolis, Limeira, Rio Claro e Santa Gertrudes, foram presos oito integrantes da facção e recolhido nove menores de idade. — leia reportagem completa no Liberal

Marília: o grupo trazia de Bauru 3,6 quilos de maconha para revenda
Santos: ex-militar treina integrantes da facção PCC e faz manutenção de armas
Campo Grande: corpo de encontrado no Córrego Bálsamo era de inimigo do PCC
Pato Branco PR: cai caderno de anotações do PCC após busca em residência

9 de junho de 2020

Facção PCC: uma irmandade nascida para autoproteção da família carcerária

A ideia é que, se os irmãos se saem bem, o PCC também. O autor de Irmãos a descreve como uma organização notavelmente horizontal, mas com posições disciplinares e de gestão que a articulam. Uma rede entre criminosos que colaboram e cujo coração são os debates internos —às vezes via celular da prisão— para chegar a um consenso sobre a decisão correta, sempre de acordo com seus códigos.

Em um país como o Brasil, que tem mais de 800.000 pessoas presas, a ascensão do PCC representou uma mudança radical para os réus, diz Salles. De repente alguém defendia os que eram estuprados, os que não tinham visitas familiares porque eram muito pobres para custear a viagem, os que não tinham uma escova de dentes e água para se lavar. “Foi aí que o PCC entrou, desempenhando o papel do Estado. Até hoje”. — leia o texto completo na Revista Urbem

Enfraquecido o GDE (agora sem PCC), a facção CV assume comunidades neutras

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (PCCE) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) está com investigações em andamento com o objetivo de capturar os responsáveis por imagens divulgadas nas redes sociais, onde indivíduos efetuam disparos de arma de fogo e soltam fogos em alusão a um grupo criminoso. Um dos suspeitos já foi identificado. O fato aconteceu no bairros Paupina e na comunidade Pôr do Sol, em Messejana. — leia matéria completa no O Povo

Arujá: traficante do PCC administrava rede odontológica, médica e alimentícias

8 de junho de 2020

arte sobre foto da fortaleza do Cerro e o símbolo da facção PCC 1533
Militares assassinados na Fortaleza do Cerro em Montevidéu no Uruguai

Os ataques aos militares indicam a presença do PCC no Uruguai?
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Uruguai
→ Tráfico Transnacional

Enfim, as autoridades admitem que a organização criminosa Primeiro Comando da Capital atua no Uruguai.

Assim como no Brasil e na Bolívia, a facção PCC 1533 já fechou parceria com gangues locais, e agora coopta ou coage os agentes públicos de repressão e de Justiça através de bombas, ameaças, sequestros, assassinatos ou por uma boa paga (a velha e sempre atual corrupção policial e judiciária).

A apreensão de grandes carregamentos de drogas, oriundos do Uruguai, em diversos portos pelo mundo demonstra que há uma rota alternativa de tráfico para suprir o mercado europeu, evitando o território brasileiro.

Pedro Juan Caballero: 2 policiais presos— vídeo comprova facilitação da fuga
Araçatuba: cai na investigação por tráfico o Disciplina do PCC no Verde Parque
Julgamento adiado do companheiro PCC que matou o integrante do CV no MS

7 de junho de 2020

Surubim: ruas de acesso à delegacia bloqueadas por medo de ataque do PCC

Há um receio de que o PCC domine outros municípios importantes do Agreste, como Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. “Essa célula do PCC está começando a se enraizar, colocar seus tentáculos no Agreste todo. A gente identificou isso porque o Sinpol esteve dois dias seguidos e conversou com moradores. Há uma preocupação para que a organização não se instale de uma vez em Pernambuco. O Estado tem que estar presente”, prossegue Cisneiros.

De acordo com ele, a célula do Primeiro Comando da Capital se instalou na comunidade de Chatinha. A situação é tão tensa que a polícia chegou a colocar cavaletes na Avenida São Sebastião, nas imediações da Delegacia de Surubim. — leia matéria completa no blog de Magno Martins

São Ludgero SC: Inimigos foram salvos por munição velha usadas pelos PCCs

Os dois homens estavam sentados em frente uma casa no Encosta do Sol em São Ludgero quando foram rendidos, levados para dentro de casa e receberam disparos de armas de fogo — acredita-se que eram de uma facção inimiga do Primeiro Comando da Capital. Ambos sobreviveram pois a munição utilizada pelos assassinos era velha.

6 de junho de 2020

Sonora RO: Vídeo mostra garota que corria com o CV tendo a cabeça arrancada

Os quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital envolvidos no Tribunal do Crime e na execução já estão presos, a garota tinha 17 anos e foi acusada de manter relações com integrantes da facção inimiga Comando Vermelho.

Porto Velho: presos PCCs encarregados da execução de agentes penitenciários

Tês dos cinco integrantes da facção estavam encarregados de matar quatro agentes penitenciários de Porto Velho — o PCC entregou à eles as armas e as informações.

O grupo com um perfil falso de uma mulher, atraiu a primeira vítima para uma emboscada, mas houve algum engano e quem foi atraído para o local foi um policial militar. Mesmo assim, os criminosos atiraram contra o policial que se safou, e a investigação derrubou o esquema que já tinha começado errado.

5 de junho de 2020

Policiais estão sendo mortos em Pernambuco para garantir a rota do agreste

A localização privilegiada da região para tráfico de drogas, roubo de cargas e outros tipos de crimes pode ser o motivo da escolha da cidade. “A gente inclusive vem advertindo a chefia da Polícia Civil sobre isso. Não pode deixar isso prosperar naquela região, porque se instala naquela região e vai se espalhando para o resto do estado”, explica o presidente do Sinpol.

Pouco após a morte de um policial, um clima de silenciamento tomou conta da cidade. Em grupos do WhatsApp, montagens com a foto de um policial morto e do agente executado ainda em vida ilustravam o texto: “PCC 1 x 0 PCPE” (em referência à sigla da Polícia Civil de Pernambuco)”.

leia a matéria completa em ultimosegundo.ig

PM SP faz uma especial para não ferir cães durante a prisão do PCC Jagunço
Teresina: integrantes do Bonde dos 40 (B40) e PCC são presos após investigação
capturado mais um, faltam 6 dos 20 B13s que fugiram da FOC de Rio Branco
Valentim Gentil: célula especializada em organizar festas e reuniões do PCC
Uruguai: Lavagem de dinheiro e alto índice de encarceramento favorecem o PCC

4 de junho de 2020

A prisão de Thiago Monteiro da Silva, um empresário do tráfico em Manaus

A prisão do empresário amazonense demonstra que a situação no estado ainda não se estabilizou. Com a derrocada da Família do Norte (FDN), ele passou a comercializar com as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). No Paraguai, outro empresário tentou isso no passado, Jorge Rafaat Toumani — que sua alma descanse em paz.

leia mais no Blog do Hiel Levy

Quatro PCCs irão a júri pela de PM de Maracaju estava incomodando a facção

3 de junho de 2020

Forte escolta para levar Marcola para um exame médico em hospital de Brasília

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o acesso de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, a seus advogados, mesmo que de forma virtual. Marcola, apontado como a principal liderança da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), diz que está há mais de 60 dias sem ter contato com seus defensores. (continua no site da Veja)

Um ano preso, o PCC Anderson teria morrido de causa natural em Sorocaba
PCC Guilherme morreu após confronto com a polícia em Trindade GO
Procurado em Ponta Porã, foge de prisão no Paraguai e é preso em Nova Andradina
Homens armados gravam vídeo ameaçando carcereiros de Pontalina GO
Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba: de biqueiras a distribuidores do PCC
Quem sabe ler que leia: “quando os agentes estavam seguindo normas” ah! tá!

2 de junho de 2020

Porto de Santos: presos por tráfico são beneficiados pela Lei Anticrime de Moro

Jefferson Moreira da Silva, o PCC Dente, conseguiu sua liberdade graças a uma manobra jurídica prevista na Lei Anticrime enviada pelo governo Bolsonaro que tinha como objetivo justamente endurecer as leis penais.

Líderes comunitários de Paraisópolis intermediando PCC / serviço de saúde
“Não vão entrar. Aqui quem manda é o PCC, sai jogado se não você vai morrer”
Prorrogada intervenção federal passado dois anos Monte Cristo ainda é do PCC
Após atendado à brigada antidrogas, o PCC ameaça promotora de Justiça

1º de junho de 2020

Arte sobre gravura de Julio Verne e a facção PCC 1533
Júlio Verne e a pacificação de São Paulo pelo PCC

Júlio Verne e como a facção PCC impôs a “paz entre ladrões”
Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ São Paulo
→ História do PCC — Tribunal do Crime

Com o Terceiro Milênio a paz volta, começa o império da ordem no caos das periferias, do sistema carcerário e do mundo do crime na cidade de São Paulo, que registrou uma impressionante queda de 78% dos seus homicídios no período entre os anos 2000 e 2010.

Muito desse resultado se deu pelo controle hegemônico do Primeiro Comando da Capital sobre a antes caótica e fragmentada periferia, com suas diversas cadeias de assassinatos, que giravam ao redor de conflitos interpessoais, retaliações e vinganças.

Reportagem em vídeo: PCC foge de hospital usando sonífero e disfarce de médico
Uma das milhares de história dos sobreviventes do Massacre de Maio de 2006
Arapiraca: estranho essa história de “veículo suspeito”, mas o PCC estava nele
Apreensão de drogas em aeroportos cai à zero durante a pandemia de covid-19
Apoiadores de Bolsonaro afirmam que Gaviões da Fiel tem ligação com o PCC
O plano era simples: quebrar a janela da cela, cair para o pátio e pular o muro
Rícard Wagner Rizzi

Obrigado por deixar seu relato, ele é muito importante para que eu possa corrigir erros e rumos. Só serão mantido os comentários argumentativos ou com conteúdo considerado relevante, seja apoiando ou refutando fatos ou ideias do texto. Se considerar importante alterarei o texto original citando o crédito para o comentarista.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.