As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de junho de 2020.
30 de junho de 2020


29 de junho de 2020

Máfia no Brasil: Famiglia Bolsonaro ou Primeiro Comando da Capital?
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa
Se o PCC é apenas uma “ramificação associada” e se Seu Jair apenas nos causa estranheza pelo seu vastíssimo interesse pelo comando da PF nos portos, nós só podemos ver esses personagens como “outsiders”, prestadores de serviços, que não podem ser considerados mafiosos.
Não basta pertencer ao mundo do crime para para ser mafioso
O professor Roberto Bueno lembra que numa organização mafiosa, “para manter a sua funcionalidade, há regras inflexíveis. Uma delas, e talvez a principal, é a inadmissibilidade da traição, entendida esta como a publicização dos assuntos internos da organização, e por isto vigora a omertà (lei do silêncio)”.
27 de junho de 2020

26 de junho de 2020

A derrocada da facção Família do norte e a internacionalização do PCC
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Amazonas
→ Organização Criminosa — Crimes Transnacionais — Tráfico de Drogas
Com o enfraquecimento da facção Família do Norte e a tomada do controle por parte da facção da Rota do Solimões, da Rota Caipira, das centenas de distribuidores autônomos, a logística do tráfico internacional gerenciado pela facção paulista passa a integrar toda a cadeia do narcotráfico, desde os produtores rurais sul-americanos até a entrega do produto acabado nos portos da Europa e da África — o mercado interno de drogas do Cone Sul ajuda e também se beneficia dessa logística.
25 de junho de 2020

24 de junho de 2020

23 de junho de 2020

22 de junho de 2020

Qual será a consequência da parceria PCC / EPP?
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Paraguai
→ Organização Criminosa
O grupo armado paraguaio, assim como as facções brasileiras, patrocina sequestros e assassinatos de fazendeiros, políticos, empresários e policiais, além de ataques com bombas — e até aí nenhuma novidade para os brazucas.
No entanto, integrantes do PCC tem atuado em conjunto com os EPPs em diversas ações em solo paraguaio, inclusivenos ataques aos sojicultores brasileiros, e esses ataques não visam apenas o lucro:
“O EPP tem lançado comunicados públicos em que designa os sojicultores brasileiros e menonitas como inimigos em razão dos danos econômicos, sociais e ambientais do avanço da sojicultura intensiva no Paraguai, do qual tais sojicultores são os principais agentes, afetando diretamente comunidades campesinas e indígenas em cuja defesa o EPP se posiciona.”
Esse ingrediente político pregado pelo EPP poderá influenciar significativamente os PCCs, assim como os prisioneiros políticos na Ilha Grande o fizeram no final do Regime Militar?

21 de junho de 2020

A facção Primeiro Comando da Capital chega à Argentina
→ CLG Notícias
→ Uruguai — Argentina
→ Tráfico Transnacional — Organização Criminosa
Grandes organizações criminosas como as Farc na Colômbia ou a Mara Salvatrucha na América Central sempre foram vistas como um problema distante na Argentina. No entanto, nos últimos anos, a preocupação com uma “sociedade secreta” em um país vizinho aumentou notavelmente : o Primeiro Comando da Capital ameaça estender seu poder das prisões brasileiras para a Argentina e até deixou alguns vestígios em a província de Santa Fe.
O núcleo mais forte fora do Brasil é o Paraguai, onde existem dezenas de pistas de pouso clandestinas construídas para entrar na cocaína da Bolívia e despacha-las para o Brasil.
Em dezembro de 2019, a Polícia do Uruguai realizou a “Operación Magnesio”, qie resultou na prisão de quatro integrantes de uma célula uruguaia do PCC, cuja missão era testar o porto de Montevidéu como uma possível saída de cocaína para a Europa.
Na Argentina, o primeiro batismo de um irmão, teria se dado na foi na Unidade Nº9 de Neuquén, pelas mãos do PCC Matrix Ximenes de São Paulo . Leia a reportagem completa
19 de junho de 2020

Tráfico de drogas no Brasil e no mundo durante a pandemia do covid-19
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil — Paraguai — Colômbia — México —Itália — Bolívia — Espanha — Holanda — Peru
→ Tráfico Transnacional
Mas os repórteres da OCCRP descobriram que a indústria de cocaína do mundo – que produz cerca de 2.000 toneladas por ano e produz dezenas de bilhões de dólares — se adaptou melhor do que muitas outras empresas legítimas. A indústria se beneficiou dos enormes estoques de drogas e insumos que havia antes da pandemia e de sua ampla variedade de métodos de contrabando. Os preços de rua em toda a Europa aumentaram em até 30%, mas não está claro quanto disso se deve a problemas de distribuição e quanto às quadrilhas de traficantes que tiram proveito dos clientes locais.
O que está claro é que a cocaína continuou a fluir da América do Sul para a Europa e a América do Norte. As rotas de tráfico fechadas foram substituídas por novas e as vendas nas ruas e eventos foram substituídas por entregas de porta em porta.
11 de junho de 2020

O estado de saúde de integrantes da cúpula da facção criminosa é visto por autoridades estaduais e federais com cautela, uma vez que as condições daqueles que estão presos podem surtir efeito em ações do grupo criminoso nas ruas do estado e do país.
Investigação da Promotoria, por exemplo, identificou que a facção lucrava cerca de R$ 3 milhões por mês em 35 locais de venda de drogas da região gerenciada por Decinho.
Ao notar que era observado, Décio Gouveia Luiz saiu de São Paulo. Foi para o Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, onde passou a usar o nome falso de Lucas de Souza Oliveira e ter grande cobertura de segurança da cúpula do PCC. — leia a reportagem completa no UOL Notícias

63 mandados judiciais, presos 24 criminosos integrantes do PCC envolvidos com explosões de caixas eletrônicos, tráfico de drogas, roubos e homicídios. —leia matéria completa na Gazeta de Varginha

No cumprimento dos 46 mandados de buscas em Araras, Charqueada, Cordeirópolis, Limeira, Rio Claro e Santa Gertrudes, foram presos oito integrantes da facção e recolhido nove menores de idade. — leia reportagem completa no Liberal




9 de junho de 2020

A ideia é que, se os irmãos se saem bem, o PCC também. O autor de Irmãos a descreve como uma organização notavelmente horizontal, mas com posições disciplinares e de gestão que a articulam. Uma rede entre criminosos que colaboram e cujo coração são os debates internos —às vezes via celular da prisão— para chegar a um consenso sobre a decisão correta, sempre de acordo com seus códigos.
Em um país como o Brasil, que tem mais de 800.000 pessoas presas, a ascensão do PCC representou uma mudança radical para os réus, diz Salles. De repente alguém defendia os que eram estuprados, os que não tinham visitas familiares porque eram muito pobres para custear a viagem, os que não tinham uma escova de dentes e água para se lavar. “Foi aí que o PCC entrou, desempenhando o papel do Estado. Até hoje”. — leia o texto completo na Revista Urbem

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (PCCE) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) está com investigações em andamento com o objetivo de capturar os responsáveis por imagens divulgadas nas redes sociais, onde indivíduos efetuam disparos de arma de fogo e soltam fogos em alusão a um grupo criminoso. Um dos suspeitos já foi identificado. O fato aconteceu no bairros Paupina e na comunidade Pôr do Sol, em Messejana. — leia matéria completa no O Povo

8 de junho de 2020

Os ataques aos militares indicam a presença do PCC no Uruguai?
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Uruguai
→ Tráfico Transnacional
Enfim, as autoridades admitem que a organização criminosa Primeiro Comando da Capital atua no Uruguai.
Assim como no Brasil e na Bolívia, a facção PCC 1533 já fechou parceria com gangues locais, e agora coopta ou coage os agentes públicos de repressão e de Justiça através de bombas, ameaças, sequestros, assassinatos ou por uma boa paga (a velha e sempre atual corrupção policial e judiciária).
A apreensão de grandes carregamentos de drogas, oriundos do Uruguai, em diversos portos pelo mundo demonstra que há uma rota alternativa de tráfico para suprir o mercado europeu, evitando o território brasileiro.



7 de junho de 2020

Há um receio de que o PCC domine outros municípios importantes do Agreste, como Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. “Essa célula do PCC está começando a se enraizar, colocar seus tentáculos no Agreste todo. A gente identificou isso porque o Sinpol esteve dois dias seguidos e conversou com moradores. Há uma preocupação para que a organização não se instale de uma vez em Pernambuco. O Estado tem que estar presente”, prossegue Cisneiros.
De acordo com ele, a célula do Primeiro Comando da Capital se instalou na comunidade de Chatinha. A situação é tão tensa que a polícia chegou a colocar cavaletes na Avenida São Sebastião, nas imediações da Delegacia de Surubim. — leia matéria completa no blog de Magno Martins

Os dois homens estavam sentados em frente uma casa no Encosta do Sol em São Ludgero quando foram rendidos, levados para dentro de casa e receberam disparos de armas de fogo — acredita-se que eram de uma facção inimiga do Primeiro Comando da Capital. Ambos sobreviveram pois a munição utilizada pelos assassinos era velha.
6 de junho de 2020

Os quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital envolvidos no Tribunal do Crime e na execução já estão presos, a garota tinha 17 anos e foi acusada de manter relações com integrantes da facção inimiga Comando Vermelho.

Tês dos cinco integrantes da facção estavam encarregados de matar quatro agentes penitenciários de Porto Velho — o PCC entregou à eles as armas e as informações.
O grupo com um perfil falso de uma mulher, atraiu a primeira vítima para uma emboscada, mas houve algum engano e quem foi atraído para o local foi um policial militar. Mesmo assim, os criminosos atiraram contra o policial que se safou, e a investigação derrubou o esquema que já tinha começado errado.
5 de junho de 2020

A localização privilegiada da região para tráfico de drogas, roubo de cargas e outros tipos de crimes pode ser o motivo da escolha da cidade. “A gente inclusive vem advertindo a chefia da Polícia Civil sobre isso. Não pode deixar isso prosperar naquela região, porque se instala naquela região e vai se espalhando para o resto do estado”, explica o presidente do Sinpol.
Pouco após a morte de um policial, um clima de silenciamento tomou conta da cidade. Em grupos do WhatsApp, montagens com a foto de um policial morto e do agente executado ainda em vida ilustravam o texto: “PCC 1 x 0 PCPE” (em referência à sigla da Polícia Civil de Pernambuco)”.
leia a matéria completa em ultimosegundo.ig





4 de junho de 2020

A prisão do empresário amazonense demonstra que a situação no estado ainda não se estabilizou. Com a derrocada da Família do Norte (FDN), ele passou a comercializar com as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). No Paraguai, outro empresário tentou isso no passado, Jorge Rafaat Toumani — que sua alma descanse em paz.
leia mais no Blog do Hiel Levy

3 de junho de 2020

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o acesso de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, a seus advogados, mesmo que de forma virtual. Marcola, apontado como a principal liderança da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), diz que está há mais de 60 dias sem ter contato com seus defensores. (continua no site da Veja)






2 de junho de 2020

Jefferson Moreira da Silva, o PCC Dente, conseguiu sua liberdade graças a uma manobra jurídica prevista na Lei Anticrime enviada pelo governo Bolsonaro que tinha como objetivo justamente endurecer as leis penais.




1º de junho de 2020

Júlio Verne e como a facção PCC impôs a “paz entre ladrões”
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ São Paulo
→ História do PCC — Tribunal do Crime
Com o Terceiro Milênio a paz volta, começa o império da ordem no caos das periferias, do sistema carcerário e do mundo do crime na cidade de São Paulo, que registrou uma impressionante queda de 78% dos seus homicídios no período entre os anos 2000 e 2010.
Muito desse resultado se deu pelo controle hegemônico do Primeiro Comando da Capital sobre a antes caótica e fragmentada periferia, com suas diversas cadeias de assassinatos, que giravam ao redor de conflitos interpessoais, retaliações e vinganças.





