Chile — PCC 1533 CL

Notícias — PCC 1533 News — Paraguai

Atualização dos mais importantes fatos sobre a organização criminosa paulista e seus aliados no Chile.

clique nas imagens para ler as matérias completas

22 de junho de 2020

Arte sobre foto de Marcola e o brasão do EPP
El Ejército del Pueblo Paraguayo y el Primer Comando Capital

Pode-se argumentar que as poucas centenas de integrantes do Exército do Povo Paraguaio nada representam em relação às dezenas de milhares de PCCs e seus aliados. Contudo, bastou apenas um homem, Maurício Hernàndez Norambuena, o Comandante Ramiro, um chileno que chefiou a Frente Patriótica Manuel Rodrigues, cair na mesma cela que Marcola para mudar todo o conceito de crime organizado no Brasil deste século ao ensinar o companheiro a plantar grama.

21 de maio de 2020

Arte sobre foto do pesquisador Ryan C. Berg com celas de um presídio ao fundo
Ryan C. Berg e a facção PCC 1533

Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, são campo fértil para a expansão do Primeiro Comando da Capital. Esses países não têm experiência significativa no combate a grupos criminosos do porte da facção paulista, que pretende aproveitar essa fragilidade para continuar seu desenvolvimento explosivo, tornando-se a organização criminosa com maior domínio na América Latina desde o famoso Cartel de Cali.

31 de dezembro de 2019

Arte sobre gráfico comparando as buscas sobre a facção PCC 1533
A facção PCC 1533 no Google Trends 2019

Em língua espanhola se consolidou “Primer Comando Capital”, sendo o termo “Primer Comando de la Capital” utilizado apenas raramente na Argentina. Os países onde houve mais buscas foram: Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru e Chile.

21 de abril de 2019

Rei Artur UNASUL e facção PCC 1533

No artigo publicado pelo Instituto de Estudios Internacionales, da Universidade do Chile, os pesquisadores concluem que as organizações criminosas transnacionais só seriam contidas se houvesse legislação que desse amparo ao combate internacional.

Eles apontam debates e iniciativas tomadas dentro da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) nesse sentido, como o que propunha a formação de um Tribunal Criminal Sul-americano e o “Conselho Sul-Americano sobre Segurança Civil, Justiça e Coordenação de Ações Contra a Criminalidade Organizada Transnacional”.

24 de maio de 2018

Os chilenos utilizaram a dissertação Da pulverização ao monopólio da violência: expansão e consolidação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no sistema carcerário paulista, da doutoranda Camila Caldeira Nunes Dias, na elaboração de seu artigo, afinal, eles são chilenos, e não têm que se basear em suas emoções, e sim em sua razão.

18 de maio de 2018

Pesquisa pela organização Primeiro Comando da Capital pelos jornais do mundo