As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de julho de 2019.
31 de julho de 2019
O PCC não dominará os presídios argentinos
→ Pepe Gil Vidal → Podcast CNN em Espanhol
→ Argentina
→ Sistema Prisional
Em entrevista, a ministra de Segurança Nacional da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que o governo está atento para as tentativas do Primeiro Comando da Capital de dominar o sistema prisional daquele país, como o faz em outros territórios sul-americanos.
A ministra afirma que o combate à facção paulista tem se dado no dia a dia, seja construindo um “serviço prisional sério onde as facções não tenham condições de dominar”, ou com o programa de Serviço Cívico Voluntário, que retira das ruas os “nem-nem” (garotos que nem estudam e nem trabalham), que podem se tornar uma fonte inesgotável de mão de obra para as facções criminosas.
Enquanto isso, no Brasil, o governo aposta na capacidade de extermínio feito pela polícia e no encarceramento em massa dos jovens das periferias.
30 de julho de 2019

Mau cheiro, urubus, 16 cabeças cortadas e 41 corpos carbonizados… foi essa a cena que o repórter Fabiano Maisonnave da FolhaPress encontrou enquanto andava entre mulheres, crianças e idosos chorando em desespero.
Dois grupos, no entanto, cantavam vitória:
- os integrantes das redes sociais bolsonaristas festejavam mais um massacre dentro dos presídios e, ensandecidos, pediam mais cenas como essa. Que Satanás receba pessoalmente a todos estes no inferno; e
Não houve comemorações entre os PCCs, apesar de eles terem avançado em direção à hegemonia criminosa com a morte dos líderes do Comando Vermelho (CV) dentro da instalação prisional no Pará — os parentes dos mortos devem ser respeitados, o que a corja bolsonarista parece não ter percebido.
Se os para os insanos foi uma “grande vitória”, para os garotos do PCC CCA e todas as dezenas de facções aliadas pelos diversos estados e países foi só mais um dia em que se caminhou sobre sangue em direção à Paz, à Justiça, à Liberdade, à Igualdade e à União dentro do sistema.
Sérgio Moro já havia mandado 50 para os presídios federais, e o resultado está aí, não dá mais para esconder. Agora diz que mandará mais 50 e colocará alguns membros da Força Nacional para apoiar as autoridades locais.
Apenas os ensandecidos apoiadores desse desgoverno podem acreditar na eficácia dessa ação que, ao optar pelo uso da “Força de Segurança” e os “Presídios Federais” do garoto mimado que dirige o Ministério da Justiça, não impedirá o que está por vir:
- cenas de vingança em diversos outros pontos do país por parte do Comando Vermelho e dos seus aliados até que um novo ponto de equilíbrio seja alcançado; ou
- com PCC CCA garantindo a hegemonia dentro do sistema e eliminando as resistências fora das muralhas, se estabeleça a paz e o fluxo. Nesse caso, os índices de homicídios caem, como aconteceu em São Paulo e outros estados pacificados.
O Primeiro Comando da Capital foi gestado no sangue dos prisioneiros mortos nas décadas de 1980 e 1990 nas superlotadas cadeias públicas, nasceu banhado no sangue de 111 prisioneiros, derramado pela Polícia Militar de São Paulo no Carandiru, e se fortaleceu no sangue de milhares de mortos por inimigos e policiais todos os dias nas comunidades.
Só se lamenta o choro das mães e das crianças dos que morreram em Altamira, mas o certo pelo certo. Um dia haverá Paz, Justiça, Liberdade, Igualdade e União para todos.
29 de julho de 2019

PCC matou e depois foi lá roubou e queimou o corpo
→ Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Combate à facção
A utilização da Lei Antiterrorismo para combater o Primeiro Comando da Capital e as demais organizações criminosas: uma opção na eterna batalha entre as trevas e a luz.
< PCCURTAS >
UOL Notícias — Rio de Janeiro — São Paulo
A garota seria a ligação entre o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho levando só esse ano para a Comunidade do Lixão uns 150 kg de pasta base.
Notícias de Hortolândia — São Paulo
Marcos William Herbas Camacho, o Marcola, e os outros líderes do PCC não serão julgados em Jundiaí. Temendo uma tentativa de resgate o júri foi transferido para a Barra Funda em São Paulo.
Correio do Estado — Mato Grosso do Sul
Bruno tinha dívidas de drogas e foi condenado à morte pelo Tribunal do Crime do PCC… a polícia o salvou… vacilou… morreu na segunda vez que o pegaram. Seu corpo foi achado degolado em Campo Grande.
28 de julho de 2019

Detalhes do crime que mudou a estrutura da facção paulista
→ Flávio Costa e Luís Adorno → UOL Notícias
→ Ceará
→ Organização criminosa
Gegê do Mangue e Paca “não levantavam a bunda de suas cadeiras em suas mansões para irem nas favelas a fim de resolver os problemas da facção” afirma um dos integrantes da equipe que matou os dois PCCs, mas com certeza não foi apenas por isso que eles foram eliminados com tiros nos rostos.
Os repórteres da UOL contam com detalhes e vídeos o passo a passo e as consequências dentro da organização criminosa desse duplo assassinato.
< PCCURTAS >
Correio Independente — São Paulo, Paraná, Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso do Sul
Mais de 100 policiais atuaram simultaneamente em cinco estados a Operação Protocolo Fantasma que prendeu o integrante do PCC ponteiro (responsável pela distribuição das armas para os outros estados).
Diário do Nordeste — Ceará
O assassino de PCCs na região de Quixeramobim, o CV Mucuin é preso em Quixadá — a facção paulista oferecia 50 mil reais por sua morte.
Nossa Gente — Espírito Santo
Um membro da facção teria sido julgado e foi levado para ser morto em União da Vitória quando os executores do Tribunal do Crime do PCC foram surpreendidos pela polícia – quatro PCCs foram presos e um morto.
< INSIGTH >
Luiz Lordello
27 de julho de 2019

26 de julho de 2019
Queda do índice de homicídios: Estado ou facções
→ Felipe Betim → El País
→ Brasil
→ Guerra entre facções
Venho recebendo notícias que dão a impressão que o clima entre o Comando Vermelho CV e o Primeiro Comando da Capital PCC não está mais tão quente, mas confesso que ainda não boto fé, mas…
Felipe Betim do El País afirma que o número de homicídios nos primeiros meses desse ano APESAR da administração Bolsonaro. Esse resultado teria tido como uma das causas o interesse econômico das facções que preferiram se alinharem para diminuir o custo da comercialização das drogas:
“Na história da humanidade o mercado promoveu um processo civilizatório. E o mesmo acontece no mundo do crime. Guerra e violência significam custo. Quando você faz acordos e estabelece protocolos, você diminui o custo de todo mundo e o seu lucro tende a aumentar. É algo cada vez mais evidente num mercado mais sofisticado”
Bruno Paes Manso
E enquanto isso, no Planalto no Ministério da Justiça, Sergio Moro empacou com sua proposta anti-crime e a única coisa que o governo fez até o momento foi a liberação da posse de armas.

PCC matou e depois foi lá roubou e queimou o corpo
→ Geisy Garnes → Campo Grande News
→ Paraguai
→ Guerra entre facções
O mega traficante Jorge Rafaat Toumani controlava todo o fluxo de drogas e armas que vinham do Paraguai para o Brasil. O Primeiro Comando da Capital resolveu que chegou a hora de acabar com esse intermediário. Foi matou em um ataque espetacular e depois para não deixar dúvidas voltou roubou o corpo e colocou fogo. Se a emboscada e o assassinato são atribuídos ao PCC Pavão, mandante do vilipendio do cadáver foi o PCC Galã.
25 de julho de 2019

Último PCC envolvido na decapitação em MS é preso
→ Dayene Paz → Midiamax
→ Mato Grosso do Sul
→ Guerra entre facções
O PCC Mateus dos Santos Alves, o Arcanjo, foi o últimos dos PCCs presos acusados de decapitarem o inimigo da facção Gerson Surubi Arteaga. Eles filmaram a execução que aconteceu em Corumbá há cinco meses.
24 de julho de 2019

O cagueta de PCCs agora está tomando pau de Aspens
→ Josmar Jozino → Ponte Jornalismo
→ São Paulo
→ Violência Policial
Todo inferno é pouco para cagueta, mas esse aí terá um lugar especial no inferno. Marcos Massari foi um dos caras que em 2002 levaram os PCCs para uma cilada que levou a morte de doze PCCs e foi um dos estopins que causaram em 2006 os ataques matou pelo menos 50 agentes públicos, que por sua vez chacinaram 500 civis.
Agora o coitado do aliado da Rota está apanhando dos Agentes Penitenciários (ASPEN), Oh! Coitado!
23 de julho de 2019

Vingança ou disputa pelo transporte clandestino?
→ José Maria Tomazela → Estadão
→ São Paulo
→ Guerrilha urbana
Invadiram o ônibus quando parou no ponto. Levaram para a quebrada. Colocaram gasolina e querosene no veículo e no motorista, que começou a correr e só parou quilômetros depois…
O que os garotos da facção queriam? Existem duas hipóteses para terem colocado fogo no ônibus em Poá: estariam vingando a morte de um aliado deles na manhã daquele dia ou então essa ação faz parte de um movimento para o domínio do transporte clandestino no município.
22 de julho de 2019

Biqueira ISO 9000 e seus “colaboradores”
→ Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ São Paulo
→ Métodos, usos e costumes
Pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirmam que os garotos do tráfico se consideram trabalhadores, mas como é isso na vida real? Mas como é isso no dia à dia de um traficante?
21 de julho de 2019

A parceria do Hezbollah e PCC
→ Gustavo Sierra → Nota 22
→ Argentina
→ Crimes transnacionais
Entre as alegações apresentadas para o governo argentino considerare a organização criminosa Hezbollah como terrorista está a parceria comercial que esse grupo mantém com o Primeiro Comando da Capital.
O Hezbollah levanta milhões de dólares, lava o dinheiro nos cassinos de Puerto Iguazú e protege e divide negócios com o Primeiro Comando da Capital que faz chegar carregamento de drogas pelo rio Paraná para embarcá-los em meio a soja nos portos em torno de Rosario para a Europa e Oriente Médio.
20 de julho de 2019

MP acusa movimentos sociais de associação à facção PCC
→ Arthur Stabile, Maria Teresa Cruz e Paloma Vasconcelos → Ponte Jornalismo
→ São Paulo
→ Movimentos Sociais
Líderes das ocupações do centro de São Paulo foram denunciados pelo Promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino, entre outras coisas, pelo envolvimento com a facção Primeiro Comando da Capital que atuaria na segurança dos locais e garantiam as manutenção das lideranças nas eleições.
19 de julho de 2019

Metade da cocaína que entra no Brasil é exportada
→ Opinião → Sputnik Brasil
→ Paraguai
→ Crimes transnacionais — Tráfico internacional
Novas informações sobre a ligação entre a organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital e a máfia italiana ‘Ndrangheta é comentada pela Sputnik, que lembra que essa relação entre os dois grupos já existe há mais de duas décadas. Essa parceria não traz insegurança a população brasileira pois as drogas apenas passam pelo país com destino ao portos que os levarão para a África e a Europa.
18 de julho de 2019

Facção paraguaia entra no Brasil para matar PCC
→ Thatiana Melo → Midiamax
→ Paraguai → Mato Grosso do Sul
→ Crimes transnacionais — Guerra entre facções
A facção “Clã Alderete” teria sido a executora do PCC Alemão Elker (Emanuel Dias Ecker), morto em Paranhos no Mato Grosso do Sul. Ele seria uma das lideranças do Primeiro Comando da Capital e estaria a frente das ações da organização brasileira aos recentes ataques ao grupo paraguaio, no entanto não se descarta ainda outras possibilidades como a participação de agentes públicos envolvidos em corrupção ou briga interna do PCC.
17 de julho de 2019
Grande Dia!Grande vitória! Dezenas de ações que estão correndo contra a cúpula do Primeiro Comando da Capital e seus principais operadores em todo o país terão que ser trancadas e até arquivadas, dependendo do caso.
O senador Flávio Bolsonaro conseguiu barrar na Justiça as ações que tiveram como base relatórios do COAF sobre movimentações financeiras:
“O PCC deve estar comemorando a decisão de Toffoli. O Coaf identificou movimentação de R$ 63 milhões, de novembro de 2005 a julho de 2007, 686 contas bancárias pertencentes a 748 pessos e empresas ligadas ao PCC.” — procurador Helio Telho
É importante que as defesas de cada um dos irmãos ou aliados que estejam respondendo processos que se encaixem nessa modalidade que procurem a defesa pois o efeito não é automático.
Terroristas do Hezbollah têm ligação com o tráfico do Rio? Investigadores conseguiram junto ao Coaf a listagem de nomes que realizaram transações financeiras com envolvido e o Coaf passou 30 mil pessoas, mas agora tá amarrado. Valeu Flávio Bolsonaro!