Levantamento dos grupos, bondes e facções inimigas em Pernambuco
- Facções inimigas forasteiras:
- Comando Vermelho CV
- Sindicato do Crime RN
- Facções inimiga local
- Comando Litoral Sul CLS
- Milícia local
- Turma do Apito
- Bonde inimigo forasteiro:
- Bonde do Loucos BDL
- Grupos aliados locais:
- CSP
- Os Kalango
- Bondes aliados locais:
- Bonde do Cangaço
- Bonde dos Cachorros
- listagem completa dos outros estados
20 de maio de 2023

Este texto oferece uma análise perspicaz do submundo criminoso em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Ambientado no contexto atual, descortina o controle e influência do grupo “Turma do Apito” na região, através de um narrador peculiar que observa a dinâmica da cidade a partir da perspectiva de uma ave, um macuco, e um integrante da facção PCC. leia artigo completo no site
3 de julho de 2021
Uma parada pode deixar um moleque satisfeito, um tijolo de cocaína pode fazer um dono de biqueira satisfeito, mas 699 tabletes de cocaína podem deixar Bruno Henrique preso por muito tempo.
Ele seria um dos envolvidos no preparativo de remessa dos mais de 808 quilos de cocaína mocozados em uma carga de bananas pelo Porto de Suape em Pernambuco.
A carga já estava para ser despachada para a Bélgica quando a casa caiu para Bruno Henrique e os outros envolvidos no envio, envolvendo empresários e financiadores internacionais.
Empresários chineses que atuam em São Paulo usavam empresas de fachada e de laranjas para custear o tráfico transnacional do Primeiro Comando da Capital.
Bruno, depois de preso, passou por diversos problemas de saúde e ficou 45 em prisão domiciliar, e entrou com um Habeas Corpus para poder continuar em casa até que a sentença fosse julgada por causa de sua saúde.
O Ministro Rogério Schietti Cruz do Superior Tribunal de Justiça negou o pedido do HC alegando que se já não bastasse a história das bananas ainda tinha outras acusações contra ele:
- A empresa de Bruno em São Paulo, a B H S Soluções Empresariais, já estava na mira do COAF, apontando dezenas de movimentações estranhas e com valores incompatíveis, e
- Jonatham Luiz Dall’Agnol que está sendo investigado pelo Ministério Público do Mato Grosso afirmou que esquentava dinheiro do PCC para Bruno Henrique, um traficante de São Paulo. — stj.jusbrasil.com
27 de junho de 2021
Estava lembrando de um pessoal do passado…
Alguém sabe se o que deu no Bonde dos Cachorros de Pernambuco? Eram aliados do Primeiro Comando da Capital? Nunca mais ouvi falar .
Há três anos os irmãos do BD estavam agitando os presídios e cadeias, fazendo um movimento forte — pelo que me lembre, até na rua com queima de ônibus e tal, mas o forte mesmo eram os assaltos e tráfico.
“A companhia aqui é independente. Aqui ninguém é mandado por ninguém, não. Se mexer com um de nós, o brinquedo é esse aqui, tô mandando um alô. Tão ameaçando as famílias dos parceiros aí. A gente não tá a fim de guerra não, parceiro. A gente tá a fim de paz. Agora, se quiser guerra, vai ter. Vermelho aqui é só sangue. Aqui quem manda nos bagulho é só nós”
Depois desse grito de guerra, não ouvi mais falar deles. — Mario Hugo Monken para o informeagora
7 de junho de 2021
Severino Ramos da Silva foi preso ontem no Rio de Janeiro. Ele seria o responsável pelo progresso da facção por lá. Ele estava sendo rastreado desde o ano passado quando a Operação Expurgo cumpriu mandado nos estados de São Paulo, Rio, Pará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
O líder, no entanto se manteve livre e intermediava o abastecimento de cargas chegadas de drogas de Santos, orientava lideranças locais, comercializava armas e participava de julgamentos do Tribunal do Crime em nome do PCC. — UOL
30 de maio de 2021
O esquema já havia funcionado só no último mês, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Distrito Federal, e Goiás.
No esquema, ele ligava para a pessoa como se fosse atendente do banco e dizia que o cartão tinha sido clonado, pedia dados para confirmação e dizia que um motoboy passaria pegar o cartão.
Com o cartão os dados, fazia saques e compras. A polícia afirma que ele é integrante do Primeiro Comando da Capital. — Correio Brasiliense
Wellington de Sales Souza que se especializou em aplicar golpes em mulheres idosas clientes da Caixa Econômica Federal foi preso em um hotel em Águas Lindas, mas estava sendo rastreado desde seu último golpe em Formosa, ambas cidades de Goiás. — Guilherme Gomes para o Jornal de Brasília
1º de dezembro de 2020

Era do interior de uma residência da Universidade Federal de Pernambuco que se realizava a assessoria jurídica dos presos ligados a facção Primeiro Comando da Capital e o local também servia como centro de distribuição de drogas. A operação da Polícia Federal cumpriu 200 mandados nos estados de nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os integrantes desse núcleo desenvolviam planos e ações para conquistar a hegemonia da facção paulista no estado. (matéria completa no blog de Noélia Brito)
7 de junho de 2020

Há um receio de que o PCC domine outros municípios importantes do Agreste, como Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. “Essa célula do PCC está começando a se enraizar, colocar seus tentáculos no Agreste todo. A gente identificou isso porque o Sinpol esteve dois dias seguidos e conversou com moradores. Há uma preocupação para que a organização não se instale de uma vez em Pernambuco. O Estado tem que estar presente”, prossegue Cisneiros.
De acordo com ele, a célula do Primeiro Comando da Capital se instalou na comunidade de Chatinha. A situação é tão tensa que a polícia chegou a colocar cavaletes na Avenida São Sebastião, nas imediações da Delegacia de Surubim. — leia matéria completa no blog de Magno Martins
5 de junho de 2020

A localização privilegiada da região para tráfico de drogas, roubo de cargas e outros tipos de crimes pode ser o motivo da escolha da cidade. “A gente inclusive vem advertindo a chefia da Polícia Civil sobre isso. Não pode deixar isso prosperar naquela região, porque se instala naquela região e vai se espalhando para o resto do estado”, explica o presidente do Sinpol.
Pouco após a morte de um policial, um clima de silenciamento tomou conta da cidade. Em grupos do WhatsApp, montagens com a foto de um policial morto e do agente executado ainda em vida ilustravam o texto: “PCC 1 x 0 PCPE” (em referência à sigla da Polícia Civil de Pernambuco)”.
leia a matéria completa em ultimosegundo.ig
30 de maio de 2020

21 de maio de 2020

3 de maio de 2020

28 de julho de 2018
Correio Independente — São Paulo, Paraná, Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso do Sul
Mais de 100 policiais atuaram simultaneamente em cinco estados a Operação Protocolo Fantasma que prendeu o integrante do PCC ponteiro (responsável pela distribuição das armas para os outros estados).
24 de dezembro de 2018

Preso ligação do Okaida com o PCC no agreste
→ TV Jornal → Redação
→ Paraíba – Pernambuco – Rio Grande do Norte
→ Organização Criminosa
Há poucos dias o PCC Fuzil foi preso no mesmo prédio em Caruaru em que estava morando o Okaida Edson Gomes da Silva. Segundo a polícia as duas facções criminosas estão trabalhando em conjunto.
Apesar da facção Okaida ter como base a Paraíba, ela estaria cuidando da distribuição de parte das drogas do Primeiro Comando da Capital para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
3 de junho de 2018

PCCs presos com os artefatos para o mega assalto
→ Portal Agreste Violento
Tráfico de Drogas
A Polícia Federal em Caruaru vinha no encalço de José Luciano de Carvalho, o “Bala” que era considerado o líder da facção criminosa PCC – Primeiro Comando da Capital, no Nordeste. Ele estava em sua casa no bairro Divinópolis em Caruaru quando a polícia o cercou, e onde morreu após troca de tiros.
24 de maio de 2018

PCCs presos com os artefatos para o mega assalto
→ JC Online
Assalto
Os assaltantes suspeitos de pertencer ao Primeiro Comando da Capital estavam munidos inclusive de “uma lanterna, um jogo de chave de fendas, martelo, luvas, fita adesiva…”, mas foram detidos antes de conseguir agir em Jaboatão dos Guararapes.
4 de maio de 2018

O Júnior da Okaida chamou a atenção
Josildo Santos → Giro Mata Norte
Assalto — Combate à Facção

A cria da facção paraibana estava foragido e morando no distrito de Ibiranga em Itambé, bem próximo da fronteira do estado. Enquanto ficou por lá chamou a atenção pela violência de suas ações, e pelos constantes assaltos que fazia na cidade de Ferreiros que fica próximo de onde ele estava morando.
1 de maio de 2018

Promoção de Pizza — mata dois PCCs pelo preço de um
→ Voz de Pernambuco
Pernambuco — Assassinato
Bandido do PCC troca tiro com a polícia após tentativa de roubo à banco. Ferido na cabeça é socorrido e após os primeiros socorros é transferido para outra unidade em uma ambulância. Um carro intercepta a viatura e o bandido é morto. Segundo o médico que acompanhava o ferido os assassinos declararam que iam terminar o serviço.
Pergunta, se ele trocou tiro com a polícia e foi socorrido ele estava sob custódia, onde estavam os policiais responsáveis?
Cai quadrilha da Okaida em Pernambuco
Rafael Santos → Giro Mata Norte
Combate à facção
Eles seriam procurados na Paraíba, mas estavam mocozados em uma casa abandonada na cidade pernambucana de Camutanga — Waldemir Barbosa de Sales foi morto e três de seus companheiros foram capturados: José da Silva Nogueira, Valdemar Vieira da Silva, e Januário da Silva.
9 de fevereiro de 2018
As causas do banho de sangue do nordeste brasileiro
Carlos Madeiro → BOL Notícias
Ceará — Rio Grande do Norte — Bahia — Pernambuco — Sergio — Alagoas— Sistema Penal — Sistema Carcerário — Segurança Pública
Analise das razões pelas quais o nordeste não se acerta na questão de segurança pública em um artigo detalhado — trechos:
“Os planos repetem a velha receita de bolo: polícias nas ruas, sem a preocupação de construir ações estratégicas, continuadas, integradoras de tipos de policiamento focados em atacar a causa e não o sintoma…”
“Quando a gente muitas vezes envereda dizendo que o problema é o crime organizado –e concordo que é, sim–, lembro que as principais organizações, incluindo PCC (Primeiro Comando da Capital), FDN (Família do Norte) e CV (Comando Vermelho) nasceram dentro das prisões”, afirma o especialista. “O Brasil não consegue resolver esse problema e está colocando em xeque investimentos de alguns anos em gestão de polícia. Só polícia não vai resolver.”
“Nosso principal problema não são as fronteiras, as rotas internacionais do tráfico de drogas. O principal é a prisão.”
9 de dezembro de 2017
Mais uma vítima da Guerra entre Facções
Pernambuco – Guerra entre Facções
Nem a família se surpreendeu. Era só questão de quando isso iria acontecer.
6 de dezembro de 2017
Integrantes do Bonde do Coringa são presos em Orocó
Pernambuco – Organização Criminosa – Assassinato – Assalto
A polícia alega que não só pertenceriam ao PCC como também seriam matadores de policiais: Alberico Manoel Nunes de Assunção, Gabriela de Góes Silva, Jean Paulo Viana Garcia (PCC Cachorrão) e Severino Ramos dos Santos Ferreira.
2 de outubro de 2017
Parece escrito pelo PCC, diz ministro sobre volta de detentos para estados de origem
Rádio Jornal de Pernambuco
Brasil – Pernambuco – Crime Organizado – Combate à Facção
O ministro da Defesa Raul Jungmann critica o pedido do Ministério Público de repatriar os presos cada qual para seu estado de origem.
22 de setembro de 2017
Acusado de homicídio em Mossoró é preso durante operação da Polícia Civil em Pernambuco
Pernambuco – Rio Grande do Norte – Assassinato – Sistema Prisional – Fim da Linha
Membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) que na rebelião de Alcaçuz, participou de algumas execuções de opositores naquela ocasião.
20 de setembro de 2017
Mulher é presa com 10 Kg de maconha pela 64ª CIPM na Rodoviária
Pernambuco – Tráfico de Drogas – Blog Polícia é Viola
A mulher prega com as drogas no Terminal Rodoviário de Santana afirma ser do Primeiro Comando da Capital.
19 de setembro de 2017
Pernambuco – Assalto – Assassinato – Jornal de Caruaru
A mãe do suspeito morto disse que o filho já havia matado um policial. “Ele estava envolvido no roubo à casa de um desembargador do TRE [Tribunal Regional Eleitoral] do Rio Grande do Norte”, destacou.
Mulher dava cobertura aos marginais que atiraram no jornalista Alexandre Farias
Pernambuco – Assassinato – Rádio Liberdade
Os policiais foram recebidos a bala em uma casa. Armas e munições foram apreendidas. Além da mulher, foram presos três homens.