Rio de Janeiro — PCC 1533 RJ

Notícias — PCC 1533 News — Rio de Janeiro

Os mais importantes fatos sobre a organização criminosa paulista e sua aliada carioca, Amigo dos Amigos.

14 de maio de 2018

Exército Brasileiro - braço forte mão amigaRio de armas desce pela Calha Norte
Fabiana Cambricoli, Marco Antônio Carvalho e Cyneida Correia → Estadão
Tráfico internacional — Combate à facção

“A parada é a seguinte, mano, tô vendo um negócio da hora para nós pegar os carros, não garante, não? Tem de segurar a vítima até atravessar a fronteira, tá ligado? Para nós trocar em skunk e arma.”

O exército garante que na fronteira da Venezuela só dá “EXBR não passa nada!” — mas a PM-RR diz que não aguenta mais de tanto apreender armas vindas da Venezuela. O coronel da PM Edison Prola que riflesAK-47 e AR-15 e pistolas 9mm, são levadas para o Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

10 de maio de 2018

Garoto no chãoQuando a polícia passa a ser o problema
Bruno Paes Manso → G1
Violência Policial

Veja como são as coisas, enquanto em alguns estados o pessoal tem dúvidas se o PCC foi o responsável dela queda dos homicídios, em outros se tem certeza que a polícia é que foi a responsável pelo aumento da violência — não reclamem comigo, quem afirma é a Globo…

A escalada mais impressionante ocorreu no Amapá, estado que ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro. Eram quatro casos de mortes por intervenção em 2013, que se multiplicaram por 16, alcançando 66 ocorrências no ano passado.

Em todas as polícias do mundo, no entanto, essas mortes por intervenção são sinônimo de falta de comando e de treinamento dos policiais para agir de forma inteligente e coordenada.

Os casos de mortes por intervenção policial, historicamente, costumavam se concentrar no Rio de Janeiro e em São Paulo, que ficaram conhecidos por terem as polícias mais violentas do Brasil e do mundo. Depois de 2014, outros estados passaram a registrar aumento de mortes por policiais, não se sabe se decorrente do crescimento real da letalidade ou se pela melhoria dos registros oficiais, que desde 2009 passaram a ser contabilizados e divulgados nos anuários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A tolerância à violência policial pode abrir brechas para o surgimento de grupos criminosos fardados, à milícia, como ocorreu no Rio de Janeiro, que em 2017 ficou na segunda posição do ranking, com taxa de 6,7 por 100 mil habitantes. 

26 de abril de 2018

Rajada de metralhadora no morro do urubu no Rio de janeiro.jpgRajada de metralhadora e o nome da facção ADA
→ G1 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro — Organização Criminosa

Um vídeo de um homem armado atirando para o alto em uma comunidade do Rio começou a circular nas redes sociais e chamou a atenção das autoridades policiais. No vídeo, o suposto traficante dispara uma rajada de tiros e depois grita “ADA”, sigla para Amigo dos Amigos, nome de uma facção criminosa do município.

25 de abril de 2018

Favela da linha em Macaé.jpgAmigo dos Amigos tenta conquista território
→ ODEBATEON
Guerra entre facções

Há a informação de que traficantes do A.D.A. (Amigo dos Amigos) tentam invadir o território da facção Comando Vermelho (C.V) na comunidade da Favela da Linha, no Cajueiros, em Macaé, no início da tarde. Após uma intensa troca de tiros o policiamento no local foi reforçado.

25 de março de 2018

Catatau da Gerente da Rocinha é ferido 
Guerra entre facções

23 de março de 2018

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoPolícia Federal vai ter grupo especial contra facções
Fábio Serapião → O Estado de São Paulo
Política — Combate à facção

Teve um tempo em que o GAECO estava fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que o GAECO era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora é raro ver um político preso pelo GAECO.

 Agora, a POLÍCIA FEDERAL está fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que a POLÍCIA FEDERAL era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora a história se repete.
O lado bom, é que sempre que acontece isso, o governo é obrigado a jogar um balde de tinta nos setores, comprar equipamentos, e apresentar resultados. Apesar de ainda não estar formalmente implanto, o Rio de Janeiro e o Ceará já receberam homens que estão atuando dentro dessa nova perspectiva.
23 de março de 2018
Soldado na Rocinha Gazeta do Povo.jpgA presença das forças armadas não intimindou ADA e CV
→ Gazeta do Povo
Guerra entre facções — Combate à facção

Os Amigos dos Amigos e o Comando Vermelho estão abandonando a trégua e já começaram as escaramuças, mesmo com a presença dos militares — a repercussão nos noticiários estrangeiros é destaque na reportagem da Gazeta do Povo.
21 de março de 2018

Marielle Franco, o PCC 1533 e a imprensa.jpgNão restam muitas dúvidas no caso Marielle Franco
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Imprensa — Política

Para muitos de nós, uma morte é uma morte e ponto final. Os críticos de Marielle Franco reclamaram nas redes sociais que a imprensa e grupos de direitos humanos deram demasiada atenção para essa morte em detrimento das outras tantas diárias.

16 de março de 2018

Marielle Franco.jpgNão restam muitas dúvidas no caso Marielle Franco
→ Agência Brasil / Isto É
Combate à facção — Política

Estranho viver em um país onde você pode criticar o governo e até as facções criminosas, mas não pode criticar a corrupção policial pois pode ser morto — mas existem alguns limites que não podem ser ultrapassados…

Pois é, se um vereador do Rio de Janeiro tivesse sido morto por uma ação do PCC, CV, ou ADA, iria ser o maior reboliço, mas como tudo indica que foi por policiais ligados a milícia…

E os caras estão tão sossegados que nem simularam assalto ou disfarçaram o armamento, não acredita? Vai desmentir o chefe da intervenção militar, o tal do Jungmann.

14 de março de 2017

Nen da Rocinha — Antônio Bonfim Lopes.jpgNem da Rocinha (ADA) fala sobre o pensamento do crime
Notícias Brasil online
Organização Criminosa — Sistema Prisional

Ele traduz sua filosofia de pacificação da favela com uma frase simples: “Eu sempre perguntei pro meu pessoal: o que tu quer? Trocar tiro com polícia ou curtir o baile na Rocinha? Porque se quiser trocar tiro não tem baile, a polícia vem pra cima e fecha tudo. Claro que eles sempre preferiram o baile”. A estratégia adotada por ele, de manter o nível de crimes violentos o mais baixo possível de forma a deixar a polícia (e a mídia) longe fez da Rocinha uma das favelas mais lucrativas do Rio de Janeiro para o tráfico.

Alta Trama Rio de Janeiro.jpgEssa é para o pessoal que diz que o governo Temer é golpista.
Vitor Maia Ferreira → Alta Trama
Rio de Janeiro — Combate à facção — Política

A intervenção militar no Rio foi uma armação do Pezão com o Temer utilizando como desculpa o PCC e o CV, mas que a real intensão é manipular as próximas eleições. O visual e texto estão perfeitos para o propósito o fim que se propõe, e o melhor, na língua de Simón Bolívar, que dá um tom mais revolucionário ainda.

11 de março de 2018

Camila Caldeira Nunes Dias PCCO PCC prioriza o domínio de territórios
Geisy Garnes → Campo Grande News
Organização Criminosa
Geisy entrevista a pesquisadora Camila Nunes, que explica a estratégia de ação e as razões que levaram a disseminação da facção paulista em determinados estados e países.

9 de março de 2018

Assaltos de cargas PCC 1533 InSight CrimeA nova face do PCC — ações pontuais de alta rentabilidade
Análise de CH Gardiner → InSight Crime
São Paulo — Rio de Janeiro — Bolívia — Organização Criminosa

Assaltos audaciosos com equipes altamente armadas e utilizando tecnologia de informação. Os criminosos das facções agora explodem carros blindados e empresas de segurança e de valores com facilidade e precisão.

5 de março de 2018

Intervensão militar no Rio de Janeiro - Folha de São PauloO PCC poderá dominar todo o Sudeste
Celso Rocha de Barros → Folha de São Paulo
Organização Criminosa — Guerra entre facções

“Um dos riscos da intervenção é desarmar o Comando Vermelho, sair em dezembro e deixar o PCC fechar o Sudeste em janeiro. Não há como o interventor resolver esse problema, porque os generais do PCC estão em São Paulo, onde não há intervenção.”

1 de março de 2018

Welcome to rio de janeiro.jpgO PCC está aproveitando a crise econômica e de segurança
Frederico Füllgraf → NachDenkSeiten
Organização Criminosa — Guerra entre facções

Para quem é de esquerda e é chegado naqueles chavões tipo “governo golpista” e “governo ilegítimo” para descrever a administração Temer, esse texto é um prato cheio.

Trago aqui por que ele fala em determinado trecho sobre o PCC:

“A organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) com sede em São Paulo, possui uma gestão altamente profissionalizada e iniciou uma ofensiva nacional contra as facções rivais … gerenciando com sucesso o recrutamento de traidores de outras facções locais e do Comando Vermelho e a instalação de seu capitalismo de drogas que maximiza os lucros.”

28 de fevereiro de 2018

Elton Rumich da Silva, o Galã

Ele era “o cara” — negócios são negócios
Fábio Grellet → O Estado de São Paulo
Combate à facção

Elton Rumich da Silva, o Galã, já foi preso com os mais diversos nomes e documentos, dessa vez estava indo fazer uma tatoo em Ipanema quando foi capturado.

Possivelmente ele participou da ação que derrubou o mega-traficante Jorge Rafaat Toumani e assumiu parte dos negócios dele. Assim como seu antecessor, ele não olhava de onde vinha o dinheiro, vendendo tanto para o PCC quanto para o CV.

Os repórteres Luís Adorno e Nathan Lopes colocam em dúvida a informação de Fábio Grellet afirmar que “o MP-SP (Ministério Público de São Paulo), Galã era um dos líderes do PCC e importante traficante na expansão dos negócios da facção criminosa –tráfico de drogas e de armas– no exterior, principalmente no Paraguai…”.

Agora, ninguém menos que o ministro Hugo Vera, chefe da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) veio a público para alertar do risco de guerra entre facções para dominar a fronteira do Brasil com o Paraguai, depois que Elton Leonel Rumich da Silva, o Galã foi preso no Rio de Janeiro.

Não é certo qual era a sua posição em relação ao Comando Vermelho, mas o certo é que havia conseguido garantir sua posição com o apoio do Primeiro Comando da Capital e agora se criou um vácuo de poder.

Mais detalhes sobre Galã → Ñanduti Digital

26 de fevereiro de 2018

Charged Affairs.jpgIntervenção militar falhou em todo o mundo
Michel Dwormann → Charged Affairs
Combate à facção — Guerra entre facções

O analista afirma que o que está sendo tentado para combater ao narcotráfico e a criminalidade já foi experimentado em El Salvador e no México, e como as forças armadas não investigam e não se envolvem na comunidade, com o tempo, ao invés de baixar a violência, as batalhas entre gangues e forças armadas, tendem a colocar em risco a vida de civis.

20 de fevereiro de 2018

José Nêumanne - site O Estado de São Paulo.jpgCombate às facções: SIM! — Combate ao Crime Organizado: NÃO!
José Nêumanne → O Estado de São Paulo
Combate à facção — Política

Estamos seguindo sorrindo como gado para o matadouro, mas o importante é que estamos felizes, o resto não importa.
O combate ao Crime Organizado começou a colocar atrás das grades os corruptos públicos e privados, o governo então resolveu investir no combate ao crime…
… mandou as Forças Armadas para a favela do Rio de Janeiro e vai reformular a Lei do Crime Organizado, afinal, organizado é o PCC, a corrupção pública jamais foi organizada!

Fabián Calle - infobae.jpgA intervenção militar no Rio de Janeiro
Fabián Calle → Infobae
Organização Criminosa — Tráfico Internacional

… os comandantes militares sabiam que o problema é infinitamente mais amplo e complexo, e tem aspectos internacionais e regionais, que não podem ser resolvidos pelas força militares.
Sem avançar, os últimos 2 ou 3 anos, houve um recorde na produção histórica de cocaína na Colômbia, assim como um boom na produção e no tráfico de metanfetamina na Europa…

Histórias mal contadas por Carlos Wagner.jpgO repórter carioca diz o óbvio.
Carlos Wagner, repórter
Combate à facção — Segurança Pública

A corrupção policial é a mais importante raiz da violência no Rio. Foi ela que criou as milícias, que são formadas por ex-policiais que tomaram conta dos negócios ilícitos das quadrilhas nas favelas. As milícias cariocas rivalizam em poder com o PCC e o CV. As tropas federais não têm como resolver o problema das milícias…

18 de fevereiro de 2018

Brasil_WEB-col-3

Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções — Combate à facção

As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.

17 de fevereiro de 2018

Alba Zaluar Uol Notícias PCC ganha com intervenção.jpgA intervenção federal no Rio fortalece o PCC
Wellington Ramalhoso → Notícias UOL
Guerra entre facções — Combate à facção

Paulistas unidos jamais serão vencidos! — É o que diz com outras palavras a especialista Alba Zaluar. O ataque ao Comando Vermelho CV, o arqui-inimigo do PCC, terá a frente as Forças Armadas por ordem do paulista Michel Temer, enquanto a polícia do estado de São Paulo, comandado pelo paulista Geraldo Alkimin, com todo esse apoio o paulista Marcola pretende não repetir o ero de 1932.

15 de fevereiro de 2018

Camila Caldeira Nunes Dias PCC.jpgPCC / CV administrações totalmente diferentes
Na Hora on-line reproduzindo trecho do Rondônia Dinâmica
Organização Criminosa
Camila Nunes explica qual a diferença que existe entre a ação do Comando Vermelho (CV) fora do Rio de Janeiro e do Primeiro Comando da Capital (PCC) fora de São Paulo.

7 de fevereiro de 2018

Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, Marcelo Piloto do CV.jpgQual seria o destino dos PCCs em um resgate CV?
Reportagem de Hélio de Freitas  Campo Grande News
Sistema Carcerário
Apesar de ser CV, Marcelo Piloto está junto com os PCCs na sede da Agrupación Especializada, um grupo de elite da Polícia Nacional do Paraguai, e a polícia do Rio de Janeiro abortou um plano de envio de homens para lá para fazer o resgate.
A pergunta que não quer se calar, quando os CVs entrassem na tranca para retirar Marcelo Piloto iam sair de mãos dadas com os PCCs começando uma nova aliança, ou ia justiçar as crias do 15?

27 de janeiro de 2018

Reportagem fotográfica da guerra entre facções no Rio de JaneiroImperdível reportagem fotográfica sobre a Guerra entre facções carioca
melhor visualização das fotos → 1 New
reportagem original → Folha de São Paulo
Guerra entre facções
Poucas vezes vi uma reportagem sobre o assunto com fotos tão significativas — elas falam por si só — mas se quiser ler o texto aprenda russo ou use o tradutor. Apesar do site 1 New não citar o autor… elas são de Ricardo Moraes da Reuters.

22 de janeiro de 2018

Amigo dos Amigos ADA na comunidade do AnaiaAmigo dos Amigos (ADA) está em operação para tomar o Anaia
vídeo Fações News
Guerra entre facções
Após a morte do Nando do Anáia está atuando junto a outras comunidades para desalojar o Comando Vermelho CV da área.

21 de janeiro de 2018

Amigo dos Amigos retoma a comunidade Jardim NovoAmigos dos Amigos (ADA) expulsam milicianos do Jardim Novo
vídeo — Facções News
Guerra entre facções
A Milícia perdeu.. tinha conseguido resistir os primeiros ataques em uma pequena parte do Jardim Novo, mas o ADA conseguiu expulsar eles por completo.

18 de janeiro de 2018

Prefeito de Macaé vai investir no combate ao amigos dos amigos ada12 milhões serão investidos por Macaé para combater o ADA
odebateon.com.br
Combate à facção
O projeto foi desenvolvido a partir da experiência adquirida ao longo do enfrentamento aos membros da facção ADA (Amigo dos Amigos), que tentam assumir o comando do tráfico no Lagomar, enfrentando o Comando Vermelho.

17 de janeiro de 2018

Amigo dos Amigos ADA na Rocinha mito ou realidadeSegundo moradores os Amigos dos Amigos ADA ainda estão na Rocinha
noticias.uol.com.br
Guerra entre Facções
O Comando Vermelho CV está mantendo mais de 100 homens prontos para rebater uam possível invasão — as autoridades estão divididas.

Pé de Boi do Amigo dos Amigos ADA toma preju118 mil foi o prejuízo do Pé de Boi do ADA
odebateon.com.br
Combate à facção
Ao todo 1.700 papelotes de cocaína e mais de 9 mil buchas de maconha foram apreendidos no Mangue da Malvinas.

Novo Realengo tem disputa entre milicianos e Amigo dos Amigos ADAAmigo dos Amigos ADA estariam infiltrando no Novo Realengo
Vídeo narrando a situação → Facções News
Vídeo ouvindo tiros → Realidade Carioca
Guerra entre Facções
Bonde do 18 e Bonde da Vintém estão muito unidos depois de tudo que rolou após a perda da Rocinha. Estão juntos nessa Missão de Expandir os negócios.. e estão indo bem até agora ja invadiram e ficaram em diversas comunidades.

13 de janeiro de 2018

Prisão de Índio demonstra a instabilidade das facções cariocas

policialbr.com

Guerra entre Facções
Igor Índio do Brasil foi preso vendendo DVDs piratas em no camelódromo, até aí sem novidades, mas ele não é qualquer um, o cara era um dos homens de confiaça de Rogério 157, e estaria passando informações do Comando Vermelho para a fação Terceiro Comando Puro (TCP) / Amigo dos Amigos (ADA), por não concordar com seu chefe de correr com o CV.

Dez soldados do ADA são presos em Macaé

odebateon.com.br

Guerra entre Facções – Tráfico de Drogas – Combate à Facção
Homens da facção criminosa Amigo dos Amigos (A.D.A) estavam na localidade da Penha e em Lagoa do Paulista, caíram após denúncia — eles teriam participado da tentativa de invasão de Lagomar.

Quase morreu só por que morava do outro lado

odebateon.com.br

Guerra entre Facções
A polícia acredita que por ele  morar em área dominada pela facção criminosa Amigo dos Amigos (A.D.A) e no momento ter passado por um bairro de outra facção acabou sofrendo uma tentativa de homicídio.

12 de janeiro de 2018

ADA enfrenta CV em Macaé — dois mortos

melhor reportagem >>> odebateon.com.br

Guerra entre Facções
Todas as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas nessas comunidades, e os moradores da cidade temem mais confrontos diante de várias execuções que já somam quatro assassinatos.

10 de janeiro de 2018

Não será assim que Cármen Lúcia resolverá o problema

opiniao.estadao.com.br

Política
Em Aparecida de Goiânia, as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e Comando Vermelho (CV), do Rio, degolam, trucidam e incineram os oponentes ao lado. [enquanto isso] Hoje nossos presídios são puxadinhos dos palácios. Serviçais de Geddel Vieira Lima, residente na Papuda, em Brasília, cuidam de seus interesses na Secretaria de Governo, sob Carlos Marun, capanga de Eduardo Cunha, que mora numa cela, em Curitiba. A ministra a ser encarregada da reforma trabalhista foi indicada por papai, o ex-presidiário Roberto Jefferson, delator, réu confesso do mensalão, indultado por Dilma e perdoado pelo STF, sempre apto a soltar, nunca disposto a prender.

9 de janeiro de 2018

Matheus Rodrigues Azevedo e outros 13 caíram

natividadeonline.com.br

Guerra entre Facções
Os garotos da facção Amigos dos Amigos ADA foram surpreendidos pelos  policiais saindo de um matagal do Parque Santa Rosa que dá acesso às casinhas populares do Parque Santa Clara— teriam dito à polícia que invadiriam uma boca de fumo do bairro.

Site especializado em organizações criminosas analisa guerra entre facções

insightcrime.org

Guerra entre Facções – Combate à Facção
As autoridades brasileiras atribuíram o aumento da violência aos confrontos entre o PCC e uma gangue conhecida como Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC), mas…

7 de Janeiro de 2018

Ele comandou a morte de um líder do PCC

opopular.com.br

Sistema Prisional – Guerra entre Facções
Stepan de Souza Vieira, o BH, é líder do Comando Vermelho e o responsável pela morte do PCC Thiago Topete, Thiago César de Sousa, na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), ele foi capturado em Cabo Frio.

28 de dezembro de 2017

Facção ADA mantêm domínio mas não garantem tranquilidade

odebateon.com.br

Guerra entre Facções
Facção criminosa da Favela da Linha, do bairro Cajueiros, invadem com frequência outras comunidades que fazem parte da facção A.D.A (Amigo dos Amigos) pelo controle do tráfico de drogas na região.

24 de dezembro de 2017

Amigo dos Amigos ADA expulsa milianos do Nogueira

crimesnewsrj.blogspot.com.br

Guerra entre Facções
Segundo o site, os garotos chegaram trepados para ficar, ao contrário das outras vezes.

22 de dezembro de 2017

Amigos dos Amigos ADA mantêm ofensiva contra milicia

facebook.com/jacarepaguanoticiasrj

Guerra entre Facções
Nas últimas semanas, Celsinho e sua tropa do ADA tem se digladiando com os Milicianos do Nogueira e Minha Deusa na região de Realengo (Jardim Novo).

13 de dezembro de 2017

Ele mudou a história e poucos sabem disso

oglobo.globo.com

Organização Criminosa
Pessoas morrem diariamente devido a guerra entre as facções brasileiras, em alguns estados houve necessidade de apoio do governo federal para se manter a ordem pública, e possivelmente nada disso estivesse ocorrendo de Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto do CV, não tivesse quebrado o equilíbrio que havia pacificado o PCC e o Comando Vermelho. Agora a polícia conseguiu prende-lo.

Reportagem fotográfica da prisão do Marcelo Piloto

extra.globo.com

Organização Criminosa
O site Extra apresenta fotos da prisão de Marcelo Fernando Pinheiro Veiga na Arroyo Porã na cidade de Encarnació no Paraguai.

12 de dezembro de 2017

Bonde do Pivete promete derrubar CV pelo ADA

ofluminense.com.br

Guerra entre Facções
Nesta terça-feira (12), eles postaram em redes sociais fotos em que aparecem de roupas camufladas ostentando fuzis e pistolas. Para a polícia, é um recado para os rivais do Comando Vermelho (CV), que tem tentado tomar o controle da venda de drogas na região.

Inimigo do ADA PCC vai para a tranca federal por um ano

portaltj.tjrj.jus.br

Sistema Prisional – Guerra entre Facções
Restou demonstrada a indispensabilidade da medida, com a transferência do Rogério Avelino da Silva, o CV Rogério 157 preso pela Justiça Estadual do Rio de Janeiro para Presídio Federal a fim de possibilitar a garantia da ordem pública, com a continuidade à política de austeridade no combate ao crime organizado no estado, fortalecendo assim a política de segurança pública, assinala a decisão.

7 de dezembro de 2017

Comércio da Rocinha atrasa o pagamento do arrego para a polícia

oglobo.globo.com

Tráfico de Drogas – Corrupção Policial
Assim não dá, já não basta o governo atrasar os salários dos policiais agora os comerciantes alegam que por causa da crise estão pagando com atraso o rateio do arrego.

Site afirma que o ADA não está morto

extra.globo.com

Guerra entre Facções
As trocas de tiros continuam constantes, e a facção Amigos dos Amigos estariam ainda tentado retomar a parte de cima da Rocinha, aproveitando a prisão do Rogério 157, mesmo este já tendo deixado como seu sucessor José Carlos de Souza Silva, o Gênio, outro ex-ADA.

Pivete expulsa moradores para manter controle

osaogoncalo.com.br

Guerra entre Facções
Leilson Ferreira Fernandes líder do ADA na Comunidade do Pereirinha, no Barro Vermelho, em São Gonçalo, mandou vazar 3 famílias que correriam com a oposição depois que alguns companheiros rasgaram a camisa e pularam para o CV. Os amotinados disseram que lutarão para unificar todo o Rio no 2.

6 de dezembro de 2017

A prisão de Rogério Rogério Avelino dos Santos, o Rogério 157

jj.com.br

Combate à Facção – Guerra entre Facções
A guerra desencadeada pelo ADA PCC para retomar as áreas de Rogério 157 acabou com a presença da fação paulista em terras cariocas. Ele caiu, mas mudou a história do crime no Rio de Janeiro.

4 soldados do tráfico perdidos na batalha do Pereirinha

ofluminense.com.br

Guerra entre Facções
Dois CVs foram mortos na tentativa de tomar  a Comunidade do Pereirinha em São Gonçalo, dois soldados do ADA teriam sido presos após zerar os CVs.

28 de novembro de 2017

ADA — o fundo do poço ficava mais em baixo

odia.ig.com.br

Tráfico de Drogas
Fernando Lemes Gonçalves, o Bruxo, chefiou o ADA na Rocinha até ser tomada pelo CV, ainda liderava o Rio das Ostras, mas foi capturado pela polícia.

27 de novembro de 2017

Maior derrota do PCC nos úlitmos tempos — PCC perde o Rio

extra.globo.com

Guerra entre Facções
A empolgação dos PCCs com a vitória inicial do ADA na Guerra da Rocinha, virou pó. Após várias derrotas, o ADA está se dissolvendo, e o TCA o TCAP virou fumaça. A liderança se mantêm, e continuam dominando o Vintém, mas a derrota parece ser inevitável.

26 de novembro de 2017

A situação do ADA é sinistra, mas ainda controla o Vintém

crimesnewsrj.blogspot.com.br

Guerra entre Facções
Enfraquecido após a tentativa de tomara a Rocinha, o ADA tem perdido homens para o TCP, e mesmo no Vintém tem comunidade tomada por milicianos.

24 de novembro de 2017

Saiu barato, mas o Russo do TCP queria de graça, não deu.

tj-rj.jusbrasil.com.br

Tráfico de Drogas
A polícia entrou na Comunidade da Malvina para pegar um dos líderes do Terceiro Comando Puro, e Dante de Oliveira Coe estava por lá dando bobeira com um radinho na mão — “é para falar com minha namorada” — depois de uma dessas o juiz ainda encheu a bola dos polícias: “Palavra dos agentes de segurança pública que merece credibilidade primacial, não sendo coerente o Estado preparar e investir pessoas para as árduas tarefas, na esfera administrativa, e depois descrer de seus relatos, na jurisdicional”. Russo saiu só com multa e aberto, em São Paulo entraria com associação ao tráfico…

23 de novembro de 2017

Complexo do São Carlos ainda é TCP

crimesnewsrj.blogspot.com.br

Aliados – Guerra entre Facções
O site alega que o CV não retomou a área.

Morre Grilinho — Gerente Geral do Morro da Primavera

crimesnewsrj.blogspot.com.br

Aliados – Combate à Facção
Caiu nas mãos da polícia, foi membro do ADA e agora estava na liderança do TCP.

18 de novembro de 2017

Delegada teria afirmado que a polícia teme o Paraisópolis

br.blastingnews.com

Combate à Facção
O nível de armamento dos bandidos está em grau tão elevado que territórios das favelas são literalmente controlados pelo crime organizado assim como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro.

17 de novembro de 2017

É a opinião de um cidadão do Rio de Janeiro, só a dele?

matheusgraciano.com.br

Guerra entre Facções – Segurança Pública
O PCC pratica um crime muito mais organizado que o ocorrido no Rio de Janeiro. Em São Gonçalo, por exemplo, a participação dos “crias” da comunidade é fundamental. As ações não são tão coordenadas quanto se pensa. E chegamos ao ponto mais absurdo de todos: em todo o Rio, a Polícia Militar tem de intervir para que as facções não entrem em guerra.

14 de novembro de 2017

Secretários afirmam que PCC e CV distribuem fuzis

jb.com.br

Combate à Facção
A presença de fuzis não é mais uma realidade apenas do Rio de Janeiro, mas sim de todo o Brasil, chegam aos outros estados para apoiar os representantes locais das facções nacionais PCC e o CV.

11 de novembro de 2017

Dezenas de prisões rebeladas em sete estados

brasil.estadao.com.br

Sistema Prisional
PCC e CV lideram simultaneamente rebeliões, greve de fome, e fugas em massa.

Porque é bom para todos a troca de presos entre SP e RJ

boainformacao.com.br

Sistema Prisional
Manter os presos do Comando Vermelho em São Paulo sai muito caro, e juntar no Rio os PCCs e os ADAs é complicado, ajuda a unir essas duas facções e fortalecer o grupo paulista em terras cariocas.

Persiste a greve de fome nos presídios federais

campograndenews.com.br

Sistema Prisional
A greve começou no dia 10 e não tem prazo para terminar, para o dia 15 de novembro está prevista uma manifestação na Avenida Paulista em São Paulo.

10 de novembro de 2017

Rio Grande do Norte está na contra mão da Segurança Pública

extra.globo.com

São Paulo – Sistema Prisional
Os estados do Sudeste firmam acordo para trocar os presos PCC e CV para evitar acirrar o conflito e aumentar os homicídios. Só lembrando, que o Rio Grande do Norte, não satisfeito em ter uma das maiores taxas de homicídio das Américas agora vai colocar todo mundo junto, possivelmente o governo daquele estado está tentando bater um novo recorde para o ano que vem.

8 de novembro de 2017

Paulo Henrique Amorin e o papel deprimente das Forças Armadas

conversaafiada.com.br

Segurança Pública
O PCC tornou-se um cartel de projeção internacional cuja expansão é observada com atenção por várias agências’  mundiais de combate ao tráfico de cocaína.

1 de novembro de 2017

Assinado um protocolo de intenções para combater o crime

defesanet.com.br

Organização Criminosa
Nem vou comentar, vão até a página e leiam, a foto que ilustra mostra o ânimo de todos, uh uh!

31 de outubro de 2017

Matéria sobre o PCC está entre as finalistas do VI AMAERJamaerj.org.b
Imprensa
Os jornalistas Aline Ribeiro e Hudson Corrêa, com a matéria “A Segunda Guerra do Paraguai” que trás detalhes sobre a expansão do Primeiro Comando da Capital é um dos seis finalistas.

28 de outubro de 2017

Diretores de Tropa de Elite e Cidade de Deus e o PCC
oglobo.globo.com
Organização Criminosa
O que mudou no Rio de Janeiro na questão da segurança pública nos últimos vinte anos, o Globo apresenta dois pontos de vista opostos sobre essa questão.

27 de outubro de 2017

Bem-vindo ao PCC governador Sergio Cabral
campograndenews.com.br
Sistema Carcerário
O político vai para o presídio para sua segurança, as autoridades preferem que ele fique no meio dos PCCs, do que dos CVs que dominam as outras unidades.

19 de outubro de 2017

ADA pediu armas para o PCC antes de subir na Rocinha
veja.abril.com.br
Organização Criminosa – Guerra entre Facções – Combate à Facção
Fabiano Robson dos Santos, conhecido como Negão da Baixada ou Salazar, era o contado do ADA no PCC e foi preso na cidade de Praia Grande.

14 de outubro de 2017

O PCC e a Pacificação do Estado de São Paulo
aconteceuemitu.org
Organização Criminosa – Homicídio
O texto discute os números os dados estatísticos de São Paulo e Rio de Janeiro, e a importância dos governadores no número de homicídios.

11 de outubro de 2017

A “Xerifa da Rocinha” que chefiava o tráfico na Rocinha é presa no Rio
jornalpequeno.com.br
Guerra entre Facções
Danúbia de Sousa Rangel, mulher de Nem, foi presa ontem na Ilha do Governador.

9 de outubro de 2017

TSE pede investigação de facções e milícias infiltradas na política
circuitomt.com.br
Política
Segundo o ministro Gilmar Mendes, o Primeiro Comando da Capital já teria eleito vereadores e tomado o controle de algumas cidades.

2 de outubro de 2017

Inside the Capture of ‘Cabeça Branca,’ the ‘Baron’ of Brazil’s Drug Trade
insightcrime.org
Organização Criminosa – Tráfico de Drogas
A partir de uma prisão ocorrida em julho deste ano o articulista desenvolve um texto que ajuda a desmistificar um pouco a figura estereotipada que temos dos megatraficantes de drogas.

1 de outubro de 2017

A verdadeira guerra no Rio de Janeiro
gazetadopovo.com.br
Guerra entre Facções – Combate à Facção – Segurança Pública
A batalha da Rocinha decidirá se a mais poderosa facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), tornar-se um cartel internacional de drogas.

29 de setembro de 2017

‘Le Figaro’: Guerra sangrenta na Rocinha é fruto da impotência do poder público

jb.com.br

Imprensa – Política

Até lá eles estão dizendo que o PCC está fornecendo armas e drogas para seus aliados ADA (Amigo dos Amigos) e TCP (Terceiro Comando Puro), para fortalecer na luta contra Rogério 157 que agora é aliado do CV (Comando Vermelho).

27 de setembro de 2017

Brasil: De mañana, el Ejército pero de noche, los narcos

Guerra entre Facções – Economis

“Há indícios de que o PCC (Primeiro Comando da Capital), que sempre foi vinculado às FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), hoje também se une à máfia italiana. Isso revela que estamos em outro nível de crime organizado em torno do tráfico de drogas e armas no Brasil, com crescente participação do PCC. (…) “

25 de setembro de 2017

A onda de violência na Rocinha é um mau sinal em uma cidade por um fio

Guerra entre Facções – The Intercept

O site faz um apanhado geral sobre o caso da Rocinha: “O PCC olhou para esse lugar”, um agente de inteligência da polícia me narrou, “e disse ‘não, obrigada, não queremos nos meter nessa confusão!’”

23 de setembro de 2017

Vídeos de Terror

Guerra entre Facções – Folha de São Paulo

Como evidência da participação de integrantes do Primeiro Comando da Capital no conflito da Rocinha, o jornal aponta o “forte sotaque paulista” na fala de um dos envolvidos em um vídeo.

Brazil’s army returns to Rio favela amid clashes between gangs and police
Combate à Facção – The Guardian

O título da matéria do periódico britânico explica a velha e conhecida frase: “É para inglês ver”, mas o texto está certinho.

Brazil’s army returns to Rio favela amid clashes between gangs and police

Combate à Facção – Webropi

Não se iludam pelo título da matéria desse site em húngaro dá destaque a atuação de Danúbia Rangel nesse conflito, ressaltando sua condição de mulher e guerreira.

Brazilian army deploys troops in Rio slum as Rock in Rio plays on
Combate à Facção – The Sydney Morning Herald

O noticioso australiano viaja ao dar crédito ao governo quando este diz que poderia mobilizar 10.000 homens para intervir na questão da Rocinha.

20 de setembro de 2017

A Umbanda, o Candomblé, e a facção paulista PCC

Comportamento – Crime Organizado – Aconteceu em Itu

Analise do caso de destruição de templo de candomblé dentro da filosofia do PCC.

Rocinha em guerra

Guerra entre Facções – Revista Fator Brasil

“… a melhor coisa que aconteceu para o tráfico de drogas nos morros do Rio foi a chegada das UPPs, pois é sabido que os traficantes não se armam com o único objetivo de enfrentar a polícia, mas com o principal objetivo de evitar que o morro seja tomado por facções rivais, e com esta proteção paga pelo estado, o tráfico pode reduzir os seus gastos…”

19 de setembro de 2017

Polícia identifica oito criminosos que aparecem em imagens na Rocinha

Guerra entre Facções – Jornal do Brasil

O delegado titular da 11ª DP, Antônio Ricardo, descartou que tenha tido a participação da facção criminosa paulista, Primeiro Comando da Capital (PCC).

Integrantes do PCC estariam na Rocinha, diz delegado

Guerra de Facções – Diário Riostrense

Integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) estariam na comunidade da Rocinha., informou o delegado titular Antônio Ricardo.


Bope faz 2º dia consecutivo de operação na Rocinha após domingo de terror

Guerra de Facções – Jornal do Brasil

O delegado titular da 11ª DP, Antônio Ricardo, afirmou que há indícios de que líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) apoiaram a tentativa de retomada da favela pela quadrilha de António Francisco Bonfim Lopes, o Nem.

18 de setembro de 2017

Novo tiroteio é registrado na Rocinha. Comércio fecha as portas

Guerra entre Facções – Jornal do Brasil

No final da tarde de segunda-feira houve ordens de fechar o comércio por parte do “Rogério 157” e uma nova tentativa de invasão da Rocinha, mas a ação orquestrada pelo ADA PCC teria falhado.

Criminosos que invadiram a Rocinha são de outras três favelas cariocas, diz delegado

Guerra entre Facções – G1

“Não sabemos ainda se o PCC atuou no confronto de domingo”, disse o delegado Dr.  Antônio Ricardo, acrescentando que criminosos da facção paulista podem ter participado junto com o ADA, Pelo menos 70 bandidos vieram de fora e se juntaram a outros na Rocinha.

Disque-Denúncia oferece R$ 30 mil sobre informações de Rogerinho 157

Guerra entre Facções – G1

Há indícios de que líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) apoiaram a tentativa de retomada da favela pela quadrilha de António Francisco Bonfim Lopes, o Nem.

‘Xerifa’ maranhense da Rocinha é pivô de guerra do tráfico no Rio

Guerra entre Facções – O Informante

A proibição por parte de “Rogério 157” de Danúbia de Souza Rangel, conhecida como “Xerifa da Rocinha” e mulher do traficante “Nem” de permanecer na Rocinha teria sido o motivo dos confrontos que aterrorizaram a região nesse domingo.