14Âș SeminĂĄrio sobre a criminalidade e o sistema penal brasileiro

Palestra e debate abordando a realidade e o poder do PCC no 14Âș SeminĂĄrio sobre a Criminalidade e o Sistema Penal Brasileiro.

AcontecerĂĄ no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro no dia 16 de outubro de 2019 das 9h Ă s 19hs o 14Âș SeminĂĄrio sobre a criminalidade e o sistema penal brasileiro promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia e pela Associação Nacional dos Delegados de PolĂ­cia – ADPF Rio.

Facção PCC 1533: perfil e poder

Dentre os convidados, o pesquisador Ubirajara Chagas Favilla do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia abordarå a facção Primeiro Comando da Capital onde traçarå o perfil da organização criminosa e seu real poder dentro e fora das muralhas carcerårias.

Se vocĂȘ nĂŁo se recorda de Ubirajara, me permita lhe refrescar a memĂłria.

Era ele quem cobrava do entĂŁo governo petista que o crime organizado fosse combatido com respeito aos direitos humanos e Ă s normas jurĂ­dicas, mas…

O tempo, assim como o PT, passou e vieram a Lava Jato, Bolsonaro, Dória e Witzel que desdenham dos limites legais impostos sob o argumento do combate a um mal maior, e agora como fica e como essa nova política de abate estå influenciando a facção Primeiro Comando da Capital?

O pesquisador colocava mesmo balaio de gato a facção PCC 1533 e as milĂ­cias, denominando-as como “organizaçÔes criminosas privadas”, que tinha como caracterĂ­stica se utilizarem da violĂȘncia para impor seu poder e domĂ­nio, em contraposição aos grupos criminosos polĂ­ticos e econĂŽmicos.

As milĂ­cias seriam organizaçÔes “privadas” Ă  parte das instituiçÔes pĂșblicas policiais e militares e dos grupos polĂ­ticos?

A ligação dos polĂ­ticos cariocas, incluindo a famĂ­lia Bolsonaro expuseram que a mĂĄquina pĂșblica sustenta e apoia as milĂ­cias, e essa utilizam equipamentos, logĂ­stica e pessoal pagos pelo Poder Executivo.

Além disso måquina miliciana ainda consegue se financiar através de verbas legislativas, seja através de indicaçÔes de parentes e laranjas nos gabinetes, seja através de notas emitidas por empresas por elas controladas.

O Primeiro Comando da Capital no Rio de Janeiro, assim como seu aliado Terceiro Comando Puro (TCP) e o que sobrou dos Amigos dos Amigos (ADA), enfrentam um novo desafio, enfrentar o Estado com seu braço miliciano – será esse um dos pontos a ser abordado por Ubirajara?

“Acho que elas sĂŁo piores do que as facçÔes. No caso da facção fica muito claro quem Ă© o bandido e quem o mocinho, a milĂ­cia transita entre o Estado e o crime, o que Ă© bem pior.”

desembargadora Ivana David

Resultados e previsĂŁo para o futuro

Bolsonaro, Witzel e Dória se elegeram sob a bandeira do combate ao Primeiro Comando da Capital e à outras facçÔes, no entanto as politicas de encarceramento em massa e de impunidade para os crimes cometidos por policiais que prendem e matam crianças e qualquer um lhes pareça suspeitos estarão contribuindo para o enfraquecimento da organização ou, ao contrårio, estarão conquistando corpos e coraçÔes para alimentar os grupos criminosos?

Esses sĂŁo apenas alguns dos pontos espinhosos que Ubirajara terĂĄ que esclarecer durante o seminĂĄrio no Rio de Janeiro. Se no passado era simples separar o joio do trigo, hoje o desafio estĂĄ outro nĂ­vel, quem participar dos debates verĂĄ.

Aposta na troca de conhecimento e experiĂȘncias

Os organizadores da dĂ©cima quarta edição do seminĂĄrio mantiveram o formato das ediçÔes anteriores nas quais o debate mediado e a troca de experiĂȘncias entre participantes, palestrantes, autoridades e pesquisadores, permitiram que pensamentos diversos encontrassem um ambiente fĂ©rtil para conhecer de forma produtiva suas contraposiçÔes, permitindo que cada participante pudesse reavaliar suas prĂłprias convicçÔes.

Conheça os demais palestrantes e os tópicos abordados:

Certificado aos participantes inscritos – Carga atribuĂ­da: OAB/RJ

VocĂȘ serĂĄ direcionado para o site da Sympla para finalizar a inscrição.

Autor: Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porĂ©m, Ă© que aqui, assim como ninguĂ©m sabe que vocĂȘ Ă© um cachorro, nĂŁo dĂĄ para sacar se a pessoa do outro lado Ă© do PCC. Na rede, quase nada do que parece, Ă©. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fĂŁ no Facebook pode ser um robĂŽ; e, como Ă© o caso da pĂĄgina em questĂŁo, um aparente editor de site de facção pode se tratar de RĂ­card Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

2 comentĂĄrios em “14Âș SeminĂĄrio sobre a criminalidade e o sistema penal brasileiro”

  1. Observando aqui, algumas afirmaçÔes não as fiz, até porque não houve nenhuma entrevista sobre o assunto, somente consulta sobre o evento em si. Ubirajara Favilla

    1. Professor,

      Agradeço o esclarecimento. De fato, na consulta que lhe fiz o senhor se limitou ao que estava no programa do evento. As afirmaçÔes que citei no texto e que o senhor contesta foram retiradas de um artigo de sua autoria para o JusBrasil (creio que linkei no texto), no entanto pode ter sido erro de interpretação minha, melhor reconferir…
      https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/148484146/crime-organizado-o-brasil-perdeu-essa-guerra?ref=amp

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: