O problema da superprodução de coca na Bolívia para o PCC

Superprodução de coca na Bolívia: a dificuldade no transporte pode levar a uma guerra entre o PCC e organizações criminosas de três países.

O problema de transporte para a superprodução de coca na Bolívia

A superprodução de coca na Bolívia devia ser uma boa notícia para a facção PCC 1533.

No entanto, os clãs familiares estão com dificuldades para transportar a superprodução de coca de Chapare e Cochabamba para fora do país.

Meu sobrinho, que costuma ir para aquela região próxima aos Andes, me visitou e lhe fiz quatro perguntas sobre essa situação.

É verdade que os cocaleiros estão sem transportes para sua produção?

Verdade. Estão sem aviões e caminhões para transportar toda a produção.

Não me lembro de uma quantidade tão grande de tijolos de pasta base e de prensados esperando para o embarque.

Está valendo tudo para conseguir escoar a produção: micro-ônibus, táxis, caminhões, carros e até qualquer um com uma mala na mão ou uma mochila nas costas!

O clima está ficando tenso entre as famílias produtoras chapareñas. Pode haver uma luta entre os produtores como existe no Brasil entre as facções criminosas? Você acredita que o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho entrarão na disputa pelo transporte?

Tá bastante complicado.

A disputa pelo transporte pode virar uma briga entre as famílias de produtores Cochabamba.

Tocha, que ainda está preso no Complexo Penal de Chonchocoro, fazia a ponte entre clãs de produtores e a facção PCC, e agora, por dentro das muralhas, pode fortalecer ainda mais os laços com pessoas que intermediam o tráfico para essas famílias de produtores.

Só que o Comando Vermelho também é forte em Chonchocoro, e as organizações criminosas colombianas e mexicanas também estão presentes na região.

Cedo ou tarde, os clãs cocaleiros ficarem no meio de uma guerra que não tem espaço para neutros — vão ter que escolher um lado.

E essa disputa pelo transporte e pelo armazenamento enquanto o produto espera o escoamento certamente vai deixar tudo ainda mais tenso.

Como as polícias do Brasil, Paraguai e Bolívia lidam com essa situação?

Pensa bem tio, a polícia dá um prejuízo de 2 bilhões de Reais somando drogas, veículos, imóveis, tudo. Parece muito?

Só da Bolívia saem uns 300 bilhões de Reais da venda de 55 mil toneladas de cocaína.

O que a polícia apreende não é nada, e agora, com essa dificuldade de transporte ficou ainda mais fácil.

Sempre haverá alguém caindo com alguns tijolos: a polícia apresenta esses vacilões para a imprensa, e o fluxo continua deixando todo mundo feliz.

Como o Primeiro Comando da Capital resolverá a questão do transporte?

A facção aposta muito na atitude e na iniciativa de cada um.

Tem as lideranças que oferecem a oportunidade, dão até o caminho, mas cada um tem que fazer seus corres para fazer acontecer.

Uns roubam aviões no Paraguai e na Argentina para pegar a carga, outros preferem levar por caminhão ou carro até o Rio Paraná no Paraguai.

De qualquer forma, sempre terá alguém dando um jeito de levar até os portos do litoral e de lá para o resto do mundo.

Se lembra que há uns quatro anos o problema foram as chuvas? As estradas estavam todas atoladas? Problemas sempre existirão. É a tal da seleção natural das espécies!

leia o artigo base de Javier Medrano R.: El narco se queda sin avionetas: una ruta cuya logística maneja el Primer Comando Capital (PCC) de Brasil

Autor: Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porém, é que aqui, assim como ninguém sabe que você é um cachorro, não dá para sacar se a pessoa do outro lado é do PCC. Na rede, quase nada do que parece, é. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fã no Facebook pode ser um robô; e, como é o caso da página em questão, um aparente editor de site de facção pode se tratar de Rícard Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

Um comentário em “O problema da superprodução de coca na Bolívia para o PCC”

  1. CUIDADO con subestimar a un capitalista. pienzar como el enemigo, no sera mas faciel darte por ganador .y dejar que tu rival gaste tiempo atencion y capital en logistica, iluso en ego de utopica expropiacion ,, pan y circo estamos jugando pal patron de siempre confiados en que un oligarca te la dejo tan facil a vos morochito .
    haciendo el trabajo pesado les sacaste el peso de la llogistica y sus contratiempos y riesgos de perdida , te terciarizo y te esperan en el puerto pa mandarte robar en la ultima aduana . el enemigo no es buen perdedor, ellos inventaron la pobreza y el empleado del mes , son el capitalismo los duenos de la tierra y las fronteras . perdiendo ganan conocen tu debilidad y a tus sindicalistas
    . ahora muchachos vamo a ponernos pillos
    s yo puedo pensar el negocio como capitalista y nunca tuve nada a mi nombre mas que la deuda de la luz
    es claro que ellos ya llo pensaron , querian mares desiertos selvas muerte aduanas mosquitos y piratas
    invertiste en submarinos barcos camiones aviones y peones y no invertiste en la barriga del pueblo.
    ellos son ingeniosos y siempre explotadores buenos inversores , con pan y circo por muchisimo menos compran aliados, amigos, infiltrados , los que pasaban mal viendo tirar el almerzo de un pibe en cada bala al pedo .
    . ahi le estan errando malandros queridos , hay que aprender a jugar sucio
    repartir el pavo en hambruna es de buen inversor , el pueblo mata y muere, se llama marketing en el captalismo . apadrinemos como los tanos aprendamos de los piratas del rey y hagamos capitalismo como los chinos pero sin perder lo romantico del anarquista que partio el banco en el cante .
    . ahi esta muchachos esa es la union no gasten en logistica. gasten en chorizos vino inviten a l chinito del almacen que no hay suecia que te tranque el puerto . aprendamos de los que nos dejo la historia y que se barajen las cartas .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: