O Estado, o PCC e as comunidades — segundo Gabriel Feltran

Leis não se definem apenas pelas instituiçÔes do direito. Em muitos contextos, valem as leis definidas de modo informal, em acordos e negociaçÔes cotidianas, por aqueles que de fato detém poder.

FacçÔes criminosas como o Primeiro Comando da Capital operam regimes de conduta bastante complexos, que regem nĂŁo apenas os modos de agir de seus membros, mas se impĂ”e sobre as comunidades sob controle do crime. 

Como essas leis ganham legitimidade e como regem a vida daqueles sob seu ordenamento? O sociĂłlogo Gabriel Feltran (UFSCar) discute nessa edição o poder e influĂȘncia da lei do crime. — ouça a entrevista no site DiĂĄlogos Mecila

Autor: Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porĂ©m, Ă© que aqui, assim como ninguĂ©m sabe que vocĂȘ Ă© um cachorro, nĂŁo dĂĄ para sacar se a pessoa do outro lado Ă© do PCC. Na rede, quase nada do que parece, Ă©. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fĂŁ no Facebook pode ser um robĂŽ; e, como Ă© o caso da pĂĄgina em questĂŁo, um aparente editor de site de facção pode se tratar de RĂ­card Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: