O Governo Federal busca a humanização das relações entre o cidadão e os agentes de segurança pública dos mais diversos níveis, atuando em várias frentes, como o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e as Conferências de Direitos Humanos.

Todo o seu efetivo passou pelo programa de requalificação ministrado na região pela FIEC, seguindo um currículo desenhado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, o SENASP.
As chefias da GCM de Itu acompanham o trabalho diário dos guardas visando direcionar para o policiamento comunitário, ressaltando a importância das relações humanas e dos direitos humanos, com respeito a todos os movimentos sociais.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Alguns dos trabalhos apresentados pelos componentes da Guarda Municipal de Itu, foram utilizados como modelo para outros municípios, resultado prático do esforço do Estado em mudar a filosofia policial. Em Itu praticamente não existem reclamações quanto a atuação dos Guardas Municipais.
Durante a III Conferência Regional de Direitos Humanos que ocorreu na Faculdade de Direito de Sorocaba, GCM Nelson destacou-se entre os membros de congresso, tanto pelo seu posicionamento quanto pela sua atuação. Infelizmente, parte da sociedade, ignora todo o esforço feito pelos membros da corporação, e a atuação da GCM muitas vezes é questionada de maneira leviana.
O reconhecimento do trabalho da corporação, tanto pelos cidadãos, quanto pelas autoridades, ficou claro durante a condução das bandeiras na solenidade de abertura dos Jogos Regionais pelos guarda municipais: GCM Janete, GCM Edna, GCM Lourdes Maria, GCM Hosana e GCM Tártari.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});