PCC 1533 — Últimas Notícias

Atualização diária dos mais importantes fatos sobre a organização criminosa paulista e seus aliados.

14 de dezembro de 2018

Plantando vento Dória garante que colherá a paz no estado
→ Folha de S.Paulo → Rogério Gentile e Rogério Pagnan
→ São Paulo
→ Combate à facção

São Paulo irá com tudo para cima do Primeiro Comando da Capital, garante o governador João Dória. Ele mesmo diz que vai para as mídias e acompanhará as ocorrências policiais de perto.

Além do trabalho de inteligência que hoje já é feito, garante que elevará ao nível máximo o enfrentamento à facção criminosa nas ruas e nas empresas que são usadas para lavar o dinheiro da facção.

O comando de ataque ficará por conta do general João Camilo Pires de Campos que estará a frente da Secretaria de Segurança Pública, que tem afinidade com aqueles que estarão a frente da Secretaria da Administração Penitenciária, as forças policiais militar e civil, as forças armadas e o Ministério Público.

A reportagem da Folha termina com um questionamento:

“Integrantes das forças de combate ao crime organizado dizem que Doria tem ignorado pontos fundamentais para esse enfrentamento. Não cita que há alta taxa de corrupção na Polícia Civil, que há a necessidade de recomposição salarial das polícias e que as leis de combate à lavagem de dinheiro precisam ser aprimoradas. Sem isso, acham que tudo pode acabar em pirotecnia.”

12 de dezembro de 2018

O ministro da Segurança Pública Sérgio Moro e o PCC
→ Último Segundo → Redação
→ Brasil
→ Sistema Prisional

Beleza, parece legal, os governadores querem que os presídios federais fiquem responsáveis pelos presos mais perigosos, como os líderes do Primeiro Comando da Capital e de outras organizações criminosas menores.

O abacaxi está sendo jogado no colo do ministro Sérgio Moro, que está achando que os governadores só estão querendo mandar os presos para as federais para esvaziarem seus próprios presídios sem abrir mão de mamar no suculentos “Fundo Penitenciário Nacional” e “Fundo de Segurança Pública”.

Os estados começariam mandando a alta cúpula e daqui a pouco vão mandar até gerente de biqueira ligado à facções locais – devagar com o andor que o santo é de barro.

10 de dezembro de 2018

A prisão do deputado federal ligado à facção PCC 1533
→ Infonet → Cassia Santana
→ Folha de Folha de S.Paulo → André Caramante {reportagem de 2009}
→ São Paulo – Sergipe
→ Organização Criminosa

A Polícia Federal aponta irregularidades nas contas de campanha do deputado federal eleito José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan 90 do PSC de Sergipe. 

“[É o] primeiro caso de candidato eleito no Brasil, que tem nome vinculado à facção criminosa, que foi preso. Estamos falando do PCC, Primeiro Comando da Capital”.

delegado Antonio José Silva de Carvalho

Em 2009, segundo reportagem da Folha ele já estaria sendo investigado por suspeita de usar duas cooperativas de transporte coletivo de Taboão no estado de São Paulo para lavar dinheiro para a facção paulista.

O bilhete cifrado da facção PCC 1533 
→ Estadão → Marcelo Godoy
→ São Paulo
→ Organização Criminosa

Maria Eliane de Oliveira e Alessandra Crisina Vieira eram quem levavam os bilhetes. Elas visitavam um preso que divide com Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A mensagem, segundo a polícia, determinava a morte do promotor de Justiça Lincoln Gakiya e do coordenador dos presídios Roberto Medina. A equipe de execução seriam os integrantes da
“Sintonia Restrita” da facção.

6 de novembro de 2018

Morreu de graça por que não acharam seu irmão
Roraima em Tempo → Nonato Sousa
→ Folha de Boa Vista → João Barros
→ Roraima
→ Guerra entre Facções

No fim da tarde, a moto escura veio pilotada por uma mulher e parou em frente ao bar no bairro Buritis em Boa Vista. Um homem que estava na garupa desce e segue direto para Braz de Souza Nunes e dispara alguns tiros direto na cabeça. Braz não, um rapaz deficiente, nem teve tempo de levantar, morreu ali mesmo.

Os assassinos seriam do Comando Vermelho CV e Braz, que não era do mundo do crime, foi morto por ser irmão de dois integrantes do Primeiro Comando da Capital PCC que estão cumprindo no fechado.

5 de novembro de 2018

Agora a ROTA pode derrubar avião
Metro News → Rádio Bandeirantes
→ São Paulo
→ Combate ao Crime Organizado

Homens da Rota (Tropa de Elite da Polícia Militar de São Paulo) têm sido treinados pelo Exército com armas que derrubam até avião. O objetivo da Segurança Pública do estado é impedir ações de criminosos em eventuais tentativas de resgates de membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Um treinamento com fuzis .50 ocorreu recentemente, em Presidente Venceslau, no interior paulista, onde estão os principais líderes da facção criminosa. Equipes da Rota estão na cidade há um mês; a medida foi tomada após suspeitas sobre um plano de resgate de Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, número 1 do PCC.

1º de novembro de 2018

O resgate de Marcola do PCC
UOL Notícias → Luís Adorno
→ São Paulo
→ Organização Criminosa

O senador Major Olímpio protocolou junto ao governo paulista um alerta informando o governador que o Ministério Público e a Polícia Civil teriam informações de uma mega-operação de resgate que ocorreria na P2, a Penitenciária de Presidente Venceslau – que é o QG da facção paulista PCC e onde estão concentradas suas principais lideranças.

Bem, ficam as pergunta que não querem se calar:

  • Será que o governador precisava que o político lhe avisasse?
  • A polícia civil, cujo chefe maior é o governador, ocultou de seu chefe a informação?
  • Se era uma informação sigilosa, o policial militar deveria ter protocolado o pedido que apenas serviu para conseguir pontos junto ao seu eleitorado, detonando o silêncio que os investigadores da Civil e do MP-SP buscavam?

Quanto ao plano em si, é fantástico, com mercenários estrangeiros, helicópteros e fechamento de estradas e ataques aos quarteis da polícia militar. Está tudo descrito na reportagem da UOL/Luís Adorno, mas a única prova apresentada pelo major da polícia militar seria os vídeos feitos por drones do Primeiro Comando da Capital sobre o presídio de Presidente Venceslau. (Uau! Que viajem)

Graças ao promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado,  esse assunto ganhou atenção nacional, e eu assim como todos aqueles que tratam do assunto ganhamos views.

As forças policias convergiram em peso para a cidade:

A população de Presidente Venceslau (SP) encara o reforço policial enviado à região como uma medida positiva e capaz de oferecer maior sensação de segurança à cidade, distante cerca de 600 quilômetros da capital paulista. “A gente não vê mais os ‘manos ou nóias’, os desocupados, perambulando pelas ruas, agora é só gente que trabalha. Estamos ainda mais protegidos”, disse o comerciante José Roberto do Nascimento, de 60 anos.

30 de outubro de 2018

Quatro PCCs trocam tiro com a polícia, só um sobrevive
ACidadeON → Claudio Dias
→ São Paulo
→ Justiça

O Primeiro Comando da Capital é conhecido por sua ações grandiosas e pelo tráfico de drogas, no entanto um grupo que tem muita moral dentro da hierarquia da facção é o bandido (157). A polícia afirma que Eder Rodrigo Firmiano é um desses caras.

Em 2015 ele junto com mais três comparsas foram surpreendidos durante um assalto com refém em Araraquara – apenas ele sobreviveu a troca de tiros com a polícia. A somatória da condenação ficou em 52 anos no fechado, sendo que só a troca de tiros com a polícia rendeu 24 anos.

28 de outubro de 2018

Rafael dos Santos, o Ponto 50, é transferido.
Campo Grande News → Hélio de Freitas
→ Paraguai
→ Combate à facção

Rafael dos Santos, o conhecido “Ponto 50” do PCC, bombou nas redes sociais após aparecer pesadão. Preso, ficou dois meses na penitenciária de Pedro Juan Caballero e agora foi transferido para a de Concepción por medo das autoridades paraguaias que haja uma tentativa de resgate.

26 de outubro de 2018

Andrezinho da Baixada é beneficiado pela lei eleitoral
O Estado de S. Paulo → José Maria Tomazela
→ São Paulo
→ Justiça

André Luis da Costa Lopes chegou e saiu da delegacia do Guarujá pela porta da frente. Ele é acusado de ser um dos assassinos de Gegê do Mangue e de Paca e estava com a prisão decretada, mas como ele compareceu para prestar depoimento durante o período eleitoral, não pode ser preso.

Segundo a polícia, a cúpula do PCC já teria ‘perdoado’ André Lopes pelas mortes dos dois líderes. Andrezinho é dono de uma fazenda que vale mais ou menos 1 milhão de reais em Bertioga.

O PCC e o atentado à Jair Bolsonaro
Gazeta do Povo → Giorgio Dal Molin
→ Minas Gerais
→ Atentado

Algumas horas após o atentado à faca ao então candidato à presidência da República, comecei a encontrar referências sobre a possível participação do Primeiro Comando da Capital no ataque.

Optei por nada publicar a esse respeito por ser uma teoria sem pé nem cabeça. A facção paulista, nessa eleição optou por fortalecer deputados estaduais e federais ligados às comunidades que atuam em suas bases. Foi a de conseguir vantagens para a população dos bairros mais carentes, nem mesmo apontou deputados ligados aos interesses carcerários.

A busca pela invisibilidade pacificou nos meses que antecederam às eleições os presídios que receberam um salve proibindo tentativas de fuga e rebeliões.

O atentado foi mais uma das milhares de fake news que povoaram essa eleição, mas o fantasma do Primeiro Comando da Capital foi utilizado para transformar um patético atentado em um fato político que pode ter alterado o resultado das eleições.

Só lembro que se o PCC tivesse feito um atentado, teria utilizado um dos cinco carros com 30 quilos de explosivo plástico que tinha disponível e não um abilolado com uma faca – quem duvida, pergunte à Jorge Rafaat Toumani como o PCC costuma eliminar figurões cercados de seguranças.

25 de outubro de 2018

Além da tranca ainda vão pagar 2 milhões
ACidadeON → Claudio Dias
→ São Paulo
→ Justiça

O sargento da PM foi morto em Araraquara em 2012 por ordem do Tribunal do Crime do PCC, os 10 integrantes da facção que participaram do crime foram condenados à dezenas de anos de prisão cada um, e agora veio a chapoletada final: os presos vão ter que pagar a família da vítima e a sociedade mais de 2 milhões de Reais.

23 de outubro de 2018

MP-MG divulga o balanço da Operação Argos
Hoje em Dia → Daniele Franco
→ Minas Gerais
→ Combate à facção

As cidades sul-mineiras Três Corações, Varginha, Cambuquira, Boa Esperança e Carmo da Cachoeira foram o palco de Operação Argo no combate ao Primeiro Comando da Capital mineiro. Foram vinte e oito presos e as condenações já somam mais de 700 anos.

Assaltante do PCC é morto em Belmiro Sampaio
Radar 89 → Redação
→ Ceará → Bahia
→ Combate à facção

Alison Alberto Alves de Oliveira conhecido como Neguinho ou Alá assaltava dos dois lados da fronteira. Já havia sido preso em Paulo Afonso. Agora foi morto pela polícia após fugir pelo bairro Bom Sossego em Delmiro Sampaio no Ceará.

22 de outubro de 2018

Quem é do mundo do crime corre pelo certo 
Tony Sales → Redação → a captura
JC Notícias → Jonathan Cavalcante → o caso do estupro
→ Ceará
→ Organização Criminosa

O mundo do crime tem sua ética e Francisco Francineudo Rodrigues de Souza a desrespeitou. Ele é acusado de estupro pela facção e está sendo casado para o acerto. Fugiu da cidade e se mocosou em Quiterianópolis. Bebeu, e bateu a moto que conduzia em um veículo, a polícia puxou a capivara e agora se encontra recolhido.

20 de outubro de 2018

Mais um PCC morto em MT
24 Horas News → Redação
→ Mato Grosso
→ Guerra entre facções

As autoridades não confirmaram, mas tudo indica é que Carlos Torres da Costa é a pessoa que teve seu corpo encontrado no Bairro Serra Dourada, em Várzea Grande. Ele foi raptado um dia antes no bairro Mapim e antes de ser morto foi torturado. Tudo indica que ele pertenceria ao Primeiro Comando da Capital e foi morto por inimigos do Comando Vermelho.

ARQUIVO ANTIGOS DE NOTÍCIAS:

 
 
 
 
 

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Obrigado por deixar seu relato, ele é muito importante para que eu possa corrigir erros e rumos. Só serão mantido os comentários argumentativos ou com conteúdo considerado relevante, seja apoiando ou refutando fatos ou ideias do texto. Se considerar importante alterarei o texto original citando o crédito para o comentarista.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.