Caleb é um cachorro vira-latas de pelos caramelos curtos. Mora aqui perto de casa, no centro de Itu, e acabamos fazendo amizade. De quando em quando paro conversar com ele, e dia desses, me contou o que viu da porta do Armazém da Vó, onde estava deitado.
20:10 – Armazém da Vó – rua 21 de Abril, 18, Itu SP.
Estava eu dormindo, quando alguém fez o som de sirene com a boca, o que me acordou. Levantei a cabeça e vi três rapazes e duas moças sentados na calçada, conversando e rindo. Pararam então, ali pertinho, duas motos do GAP da Guarda Municipal. Os guardas desceram da moto e vieram até o grupo…
E? – perguntei depois de um tempo de silêncio de Caleb.
Prefiro não dizer, chutar cachorro de rua é fácil, e eu é que não vou dar mole. Direi apenas o que eles declaram depois na delegacia.
Uai? Como é que você sabe o que falaram lá na DELPOL? – indaguei.
É aqui pertinho, cheguei antes que eles. Ouvi os saltenses, GCM Sutero e GCM Godoy, declararem à Drª. Lia Limongi Arruda Matuck Feres que eles passaram em patrulhamento e viram o grupo ocupando toda a calçada e fazendo desta forma que as pessoas tivessem que descer para a rua para seguirem seu caminho. Foram até a Matriz e voltaram. Quando passavam alguém fez o barulho de sirene com a boca, eles pararam e pediram para que os jovens liberassem a calçada, pois estariam atrapalhando as pessoas. Um tal de Sérgio respondeu que eles não eram PMs e que deviam ir cuidar do patrimônio, que ele era segurança e que conhecia a lei. Quando o guarda insistiu para tirarem as coisas, o Sergio teria dito que ele era um guarda de bosta e que ele não reconhecia o trabalho deles. O GCM Sutero considerou isso um desacato e disse que conduziria-o até a DP. Sergio desafiou: “não entro numa viatura da guarda de jeito nenhum, nem se vocês chamarem reforço”.
E o que os guardas chamaram a polícia militar para levar o Sergio?
Não, vieram várias viaturas da Guarda Civil Municipal mesmo. Sergio se rebolou todo, mas entrou algemado na viatura. Quando estava na Delegacia, um colega dele chegou de moto e parou perto das viaturas, um outro guarda municipal pediu para ele mudar o veículo de lugar, pois estaria em local proibido. O rapaz disse que não ia tirar não, que já passava das oito da noite e que nessa hora ele poderia deixar a moto lá. Se podia ou não eu não sei, mas que levou uma multa, isso lá ele levou. Aliás, é verdade esse negócio que depois das oito não pode mais multar?
Não sou agente de trânsito Caleb, mas eu nunca ouvi nada sobre isso, sei lá, continua.
Bom, quando encontrar o GCM Plínio vou perguntar. O rapaz disse chamar-se Sergio, mora no Parque das Indústrias e trabalha como segurança. Contou a delegada que é verdade que estavam sentados lá e que alguém fez o barulho de viatura com a boca, mas não foram eles, foram dois carinhas que desciam a rua a pé. Os guardas teriam descido das motos e um chegou já dizendo: “… vai você mesmo, isso é desacato seu vagabundo!”
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
E o guarda falou isso mesmo? – confesso que agora já estava curioso.
Já falei que não vou dizer o que eu vi, mas o Sergio estava com um amigo chamado Rafael de Barros que trabalha como inspetor de qualidade, que confirmou a história, mas errou quando contou os detalhes. Ele disse que o guarda ao descer das motos falou: “Vai vagabundo, bota a mão na cabeça e cala a sua boca seu filho de uma puta, quer levar um tapa na boca?”
Ôxente, que doidice, ou este carinha está assistindo muita TV ou este guardinha é muito mal educado.
É, mas acho que a história dos dois amigos não colou não. Além da multa que tiveram que pagar, a delegada confirmou a voz de prisão, a Promotora de Justiça, Drª. Maria Isabel Gambôa Dias Duarte entendeu como correta e até a juíza achou que a história dos dois amigos estava muito mal contada. A Drª. Andrea Ribeiro Borges condenou Sergio a levar R$ 300,00 em brinquedos pedagógicos para o CEACA – Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Itu, e avisou, que se não levar tem que pagar R$ 3.000,00.
Brinquedos pedagógicos? Será que foi uma ironia? Do tipo: melhor não brincar com o guarda? (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});