Primeiro Comando da Capital, fuga, confronto e morte: Itapemirim

Um homem de 32 anos, membro do Primeiro Comando da Capital, morreu em confronto com a PM no Litoral Sul do Espírito Santo, após invadir casas e apontar arma para os militares.

Fuga de integrante do Primeiro Comando da Capital

Primeiro Comando da Capital foi o foco das atenções na manhã de 20 de abril de 2023, quando Maykom Ventura Pereira, membro da organização criminosa, morreu em um confronto com a Polícia em Itapemirim. A morte ocorreu após Maykom, em fuga, pular diversos muros em sua fuga e apontar arma para os agentes.

Foragido do Primeiro Comando da Capital enfrenta a PM em um embate fatal

Em uma manhã de surpresas e tragédias, Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo, tornou-se palco de um confronto entre a Polícia Militar e Maykom, um homem de 32 anos, foragido do sistema prisional. Ele pertencia à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (facção PCC 1533), cujo nome ecoava pelos cantos do bairro.

A tensão era palpável no ar, enquanto militares da Força Tática preparavam-se para cumprir um mandado de busca e apreensão em uma casa no bairro Namitala Ayub. Maykom, considerado de alta periculosidade, escondia-se naquele refúgio, tentando passar despercebido pela mira da lei.

Fuga e perseguição que termina em morte

Mas a chegada dos policiais ao portão da residência desencadeou uma sequência de eventos irreversíveis. Maykom, ágil e alerta, pulou o muro e acessou outras casas, em uma fuga desesperada que levou os militares em seu encalço. O membro do Primeiro Comando da Capital, sabendo que seu tempo estava se esgotando, pulou diversos muros e, ao ver que o cerco se fechava, ergueu sua arma, um gesto que custou sua vida.

Os tiros soaram e um disparo fatal atingiu o tórax de Maykom, selando seu destino e encerrando sua fuga. Os militares acionaram uma equipe de resgate e, rapidamente, socorreram o ferido, encaminhando-o à Unidade de Pronto Atendimento de Marataízes. Lá, a equipe médica confirmou sua morte, pondo fim à história de um homem cuja vida fora marcada por crimes e associação ao temível Primeiro Comando da Capital.

Durante o trajeto da fuga, outras duas armas foram encontradas, evidenciando a gravidade da situação. Maykom, natural de Vitória, estava foragido desde dezembro de 2021 e tinha contra si um mandado de prisão. Condenado a 37 anos pelos crimes previstos nos artigos 33 da Lei de Drogas, 14 do Estatuto do Desarmamento e 121 do Código Penal Brasileiro, seu legado estava marcado por sombras e violência.

texto base de A Gazeta: Foragido, membro do PCC morre em confronto com a PM em Itapemirim

Autor: Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porém, é que aqui, assim como ninguém sabe que você é um cachorro, não dá para sacar se a pessoa do outro lado é do PCC. Na rede, quase nada do que parece, é. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fã no Facebook pode ser um robô; e, como é o caso da página em questão, um aparente editor de site de facção pode se tratar de Rícard Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Primeiro Comando da Capital ☯ Facção PCC 1533 ☯

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading