PCC não derrubou a taxa de homicídio em São Paulo

Estudo multidisciplinar prova que o Primeiro Comando da Capital (PCC 1533) não derrubou os homicídios em São Paulo.

Postei diversos textos apoiados em trabalhos dos mais diversos mestres provando que o Primeiro Comando da Capital foi fator chave na queda das taxas de homicídio no estado de São Paulo, mas um estudo veio destruir minha certeza.

Os professores Marcelo Justus, Daniel Cerqueira, Tulio Kahn, Gustavo Carvalho Moreira atentaram contra minha convicção no estudo “The ‘São Paulo Mistery’: The role of the criminal organization PCC in reducing the homicide in 2000s”.

Para a sorte deles não vou tentar desacreditar o estudo — não vale a pena debater esse assunto.

Claro que não mudei minha opinião! Meio século de vida me ensinou que existem três tipos de pessoas que você não pode contrariar:

  1. os loucos — estes, todos sabem, tem sempre razão;
  2. os extremistas — estes sabem que sempre tem razão; e
  3. quatro professores que apresentam um estudo.

Nesse último caso não existem condições de debate por razões diferentes, do tipo: eles sabem sobre o que estão falando, apresentaram argumentos sólidos, e provaram seu ponto de vista em um primoroso estudo, não deixando arestas para o contra argumento.

Claro, posso acusá-los de nazifacistas, fascistas, ou disponibilizar muito potássio (KKK), mas só assim poderia me contrapor aos fatos apresentados por eles.

Conheça também a tese de doutorado do Prof. Daniel Cerqueira: “Dois ensaios em economia do crime”.

O cuidado em fincar uma base sólida não impediu que os mestres tratassem com carinho a estética do texto, transformando uma leitura que por sua própria natureza seria enfadonha em algo agradável. Assim, o “mistério” da queda da taxa de mortalidade em 80,9% no estado e a diminuição dos índices em 77,5% dos municípios é desnudado peça por peça.

Para aqueles que, assim como eu, não aceitam fatos e provas que contrariem suas convicções, alerto que o conteúdo desse estudo pode ser ofensivo: segundo eles, uma das causas da maior eficácia do estado na questão da segurança pública seria o crescimento das Guardas Civis Municipais — e isso é quase uma ofensa moral a certos grupos.

Eles afirmam que a Lei do Desarmamento ajudou também a derrubada do Eles afirmam que a Lei do Desarmamento ajudou também a derrubada do número de homicídios. Eu nem discutirei isso, e apesar de disponibilizar um gráfico que demonstra esse fato, eu me solidarizo com você que sabe, baseado em sua sólida e abstrata convicção pessoal, que a venda de armas para as pessoas de bem deve ser liberada.

Provei aqui em diversos textos apoiados em trabalhos dos mais diversos mestres provando que o Primeiro Comando da Capital foi fator chave na queda das taxas de homicídio no estado de São Paulo, e não esperem que eu diga que estava errado, apesar das provas em contrário.

Continuemos todos nós dentro de nossas convicções, e chega de ouvir os que tem opiniões contrárias as nossas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Primeiro Comando da Capital ☯ Facção PCC 1533 ☯

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading