Arquivo de Notícias — PCC 1533 — Fevereiro de 2018

Arquivo de Notícias 1533 Primeiro Comando da Capital

As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de fevereiro de 2018.

28 de fevereiro de 2018

Adivinha quem era vizinho do PCC?
Repórter Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
São Paulo — Ceará — Organização Criminosa — Combate à facção — Tribunal do Crime

O repórter do A Tribuna nos conta que o apartamento do piloto do helicóptero, Felipe Ramos Morais, “fica na orla da Praia das Astúrias, no Edifício Solaris, o mesmo condomínio do triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Felipe é quem estava pilotando a aeronave que levou para a emboscada Gegê do Mangue e Paca. A polícia sabe que o homem está desaparecido, só não sabe se está fugindo da polícia, da queima de arquivo do PCC, ou se já está morto.

Ah! Eduardo Velozo faz um resumo legal do caso, vale a pena ser visto por quem ainda não entendeu o assunto.

A tranca virou na Penitenciária Regional de Misiones
Reportagem site paraguai.com
Sistema Carcerário

Sessenta presos se rebelaram e colocaram fogo nos colchões, mas foram rapidamente controlados. As autoridades suspeitam que três dos presos seriam do Primeiro Comando da Capital e eles teriam comandado o motim.

Elton Rumich da Silva, o Galã

Ele era “o cara” — negócios são negócios
Fábio Grellet → O Estado de São Paulo
Combate à facção

Elton Rumich da Silva, o Galã, já foi preso com os mais diversos nomes e documentos, dessa vez estava indo fazer uma tatoo em Ipanema quando foi capturado.

Possivelmente ele participou da ação que derrubou o mega-traficante Jorge Rafaat Toumani e assumiu parte dos negócios dele. Assim como seu antecessor, ele não olhava de onde vinha o dinheiro, vendendo tanto para o PCC quanto para o CV.

Os repórteres Luís Adorno e Nathan Lopes colocam em dúvida a informação de Fábio Grellet afirmar que “o MP-SP (Ministério Público de São Paulo), Galã era um dos líderes do PCC e importante traficante na expansão dos negócios da facção criminosa –tráfico de drogas e de armas– no exterior, principalmente no Paraguai…”.

Agora, ninguém menos que o ministro Hugo Vera, chefe da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) veio a público para alertar do risco de guerra entre facções para dominar a fronteira do Brasil com o Paraguai, depois que Elton Leonel Rumich da Silva, o Galã foi preso no Rio de Janeiro.

Não é certo qual era a sua posição em relação ao Comando Vermelho, mas o certo é que havia conseguido garantir sua posição com o apoio do Primeiro Comando da Capital e agora se criou um vácuo de poder.

Mais detalhes sobre Galã → Ñanduti Digital

Mercado Militar.jpgPCC aproveita baixa de preços de armas
Ana Maria Castro Guerrero → Mercado Militar
Venezuela — Roraima — São Paulo — Amazonas — Combate à facção — Organização Criminosa
A crise econômica venezuelana derrubaram o preço das armas, quem tiver um dinheiro guardado e quiser uma AK-47 ou uma AR-15, é o momento de aproveitar a baixa dos preços.

Foi o que pensaram o irmão Jaçanã, e entrou em negociação com o Toni Caolho que estava na tranca de Monte Cristo em Boa Vista, e esse caso não é isolado, está virando uma rota de armas aquela fronteira.

Armas das forças armadas da Venezuela também tem preços especiais, pois com a crise econômica os próprios militares estão oferecendo as armas… alguém quer uma granada de mão?

Comprando lá para trazer o preço dos rifles estão custando entre 5 e 8 mil dólares, mas se preferir receber no Brasil vai ter que desembolsar uns 22 mil dólares, para quem está em São Paulo, ainda pode valer a pena a entrada sul.

WhatsApp.jpgWhatApp garante a tranca para 4 PCCs
Laise Lira → O Mossoró
Rio Grande do Norte — Roubo

Eles eram do Primeiro Comando da Capital (PCC), e Iranilson dos Santos Silva, mais conhecido como “Cicinho”, seria um dos líderes da facção na cidade. Caiu junto com Jefferson Rodrigo do Nascimento, Francisco Jadson Silva de Brito, Rosivânia da Silva Nascimento e Iranilson dos Santos Silva.

Os crimes pareciam perfeitos, mas após terem postado uma mensagem no grupo de WhatsApp para participar de um roubo em Lagoa Nova, caiu todo mundo.

26 de fevereiro de 2018

Eduardo Ferreira da Silva PCC morto na serra do japi.jpgEste cara estaria roubando o caixa do PCC
César Galvão G1 SP vídeo do momento do atentado
São Paulo — Organização Criminosa — Homicídio – Tribunal do Crime

Eduardo Ferreira da Silva, o Boreu,  foi morto possivelmente a mando de Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho,  quando circulava em seu Mercedes importado na Rua Serra do Japi, e a polícia descobriu que ele era amigo de Marcola, e estaria desviando dinheiro da facção para seu enriquecimento pessoal. Chegou a comprar uma cobertura de mais de 3,5 milhões, agora mora em um pequeno espaço. As autoridades acreditam que essa morte esteja ligada de alguma forma com a de Gegê e de Cabelo Duro.

PCC impede que a maconha chegue ao norte
Leandro Prazeres → UOL Notícias
Amazonas — Colômbia —  Paraguai — Venezuela — Guerra entre Facções — Tráfico Internacional
A rota do Paraguai foi dominada pelo Primeiro Comando da Capital, os inimigos Comando Vermelho CV e Família do Norte FDN, para não ficar sem a verdinha criou uma rota alternativa. Agora a maconha desce pelos rios Japurá, Içá e Negro.

A Colômbia está com excesso de produção, pois 29 estados dos Estados Unidos legalizaram o uso, quebrando o negócio dos traficantes, agora eles acharam um destino para o produto. Por enquanto, mas a qualidade do produto é pior e o preço chega a ser oito vezes maior que o produzido no Paraguai que está nas mãos do 1533.


Senhor me ajude  — clama o injustiçado!
Redação CM7
Amazonas — Sistema Carcerário
Oh dó! O ex-governador José Mello que está preso no CDPM 2 de Manaus “ao saber do princípio de rebelião começou a chorar de desespero e dizer, ‘Senhor me ajude’.”

É o que nos conta o pessoal da redação do CM7.

Ah! Quando eu falei “Oh dó!”, não foi pelo coitadinho do governador, que nem é preto e nem é pobre, então não deve entender por que está lá, mas sim pelos PCCs que fizeram o movimento.

Ao que parece, mas a história está mau contada, eles estavam protestando contra a morte dos líderes PCCs no nordeste e sudeste, mas ninguém tinha nada a ver com isso.

Foi duro de achar algo na imprensa que não fosse falando do ex-governador, a Folha de São Paulo, na matéria a respeito da rebelião fala quatro parágrafos sobre o evento e mais de vinte sobre o prisioneiro de porcelana importada.

Charged Affairs.jpgIntervenção militar falhou em todo o mundo
Michel Dwormann → Charged Affairs
Rio de Janeiro — Combate à facção — Guerra entre facções

O analista afirma que o que está sendo tentado para combater ao narcotráfico e a criminalidade já foi experimentado em El Salvador e no México, e como as forças armadas não investigam e não se envolvem na comunidade, com o tempo, ao invés de baixar a violência, as batalhas entre gangues e forças armadas, tendem a colocar em risco a vida de civis.

Jânio de Freitas - Folha de São Paulo.jpgO governador tem acordo sim, diz Jânio de Freitas
Folha de São Paulo
São Paulo — Organização Criminosa — Política

Quando somos crianças, gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos filmes, repetidamente.

Coisa de criança.

Quando adultos gostamos de ouvir as mesmas histórias ou assistir aos mesmos comentários, repetidamente.

Coisa de adulto.

A polícia e o Ministério Público de São Paulo nos últimos anos não só foi a que mais prendeu traficantes nas ruas, quando as lideranças, que estão em sua maioria encarcerados.

Mesmo assim, muitos gostam de ouvir a mesma história, que o governador Alckmin tem um acordo com o PCC, tá então, para quem gosta de ouvir a mesma história sempre, Jânio de Freitas, se dispõe a repetir.

Rasgaram a camisa do PCC para fundar uma facção no RNRasgaram a camisa do 15 e fundaram uma facção
Anderson Barbosa → G1 RN
Rio Grande do Norte — Guerra entre Facções — Sistema Carcerário
O ruim de ficar preso é que fica tendo ideias o tempo todo.

Lázaro Luís de França Ferreira, o ex-PCC Nego Lázaro da Favela do Japão em , e Shakespeare Costa de França, o ex-PCC Sheik da Favela do Mosquito, estavam presos na Penitenciária de Alcaçuz e tiveram a ideia de fundar uma facção, ia se chamar Legião do Norte, só que não foi uma ideia boa não, e acabaram amarrados pelos pescoços com lençóis às grades de uma cela e sufocaram até morrer.

23 de fevereiro de 2018

A morte de Gegê do Mangue pode ser o começo de uma guerra.jpg
Rícard Wagner Rizzi → aconteceuemitu.org
A morte de Wagner Ferreira da Silva, o Cabelo Duro, pode ser o princípio de uma mudança na estrutura do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533).


Rachou ou seria outra coisa?
Glauco Araújo e Kleber Tomaz → G1 SP
São Paulo — Organização Criminosa

Com a morte de Gegê todos esperavam o reagrupamento em torno dos antigos líderes ou até perseguição contra os aliados fiéis de Gegê, mas a morte de Wagner Pereira da Silva, o Cabelo Duro aponta para a possibilidade de haver um grupo forte que pode levar a cisão do PCC, ou talvez seja outra coisa… .

Mágino Barbosa - Folha de São Paulo.jpgGoverno de São Paulo afirma que é outra coisa!
Repórter Artur Rodrigues → Folha de São Paulo
São Paulo — Organização Criminosa — Homicídio
Algo assim pode chegar as ruas trazendo violência e mortes nas biqueiras, entre a população das comunidades, e policiais. Até o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Barbosa, veio a público para falar sobre essa possibilidade.

Mágino Barbosa tem acertado todas quando fala sobre a facção, e afirma que essa zica é um “desentendimento pontual” e que “não haverá ‘guerra’ entre criminosos no Estado”.

21 de fevereiro de 2018.

Quando a esmola é demais o santo desconfia…
Repórter Marcelo Godoy — O Estado de São Paulo
São Paulo — Ceará — Organização Criminosa — Homicídio

Tá fácil demais, foi encontrado um bilhete em um presídio que coloca Marcola como mandante da morte de Gegê do Mangue — ninguém duvidaria que ele tivesse ordenado a morte, mas acreditar em um bilhetinho é dar muito crédito para o coelhinho da Páscoa.

21 de fevereiro de 2018.

Arsenal da facção PCC 1533 era guardado na igreja.jpgO demônio invade igreja e abandona armas
Luís Adorno — Folha de São Paulo
São Paulo — Combate à facção — Segurança Pública

Só pode ser isso, o delegado da cidade porém acha que a explicação é outra: “O dinheiro do tráfico era juntado ao dízimo na igreja que foi construída só para essa função. Donos de empresas de automóveis cediam carros para transportes de drogas. Os açougues faziam lavagem também. E a imobiliária alugava imóveis para a facção”.

20 de fevereiro de 2018.

Paulo Henrique Amorim Conversa Fiada.jpgAfinal, quem derrubou o índice de homídio paulista?
Conversa Afiada com Paulo Henrique Amorim
São Paulo — Combate à facção — Segurança Pública

Ele tenta responder a essa pergunta com aquele tom irônico que só ele tem, nem vou falar nada, quem quiser que vá até lá e leia.

Claudiney Rodrigues de Souza, o PCC Cláudio Boy.jpgCláudio Boy preso no aeroporto de Guarulhos
reportagem → R7
reportagem → O Estado de São Paulo
São Paulo — Minas Gerais — Ceará — Combate à facção

Claudiney Rodrigues de Souza, chefiaria parte da facção em Minas Gerais e estava vindo de avião de Fortaleza quando foi capturado ao desembarcar, seu nome estava até na lista da INTERPOL. Se ele estava envolvido no caso do assassinato dos líderes do PCC Gegê do Mangue e Paca, ainda é um mistério.

Vídeo Comando Vermelho manda recado para o B13 PCC

Embu das Artes logo do município.jpgPizza no caso do jornalista atacado em Embu
William Cardoso → Folha de São Paulo
São Paulo — Atentado

O repórter Gabriel Barbosa da Silva, o Binho do site Verbo Online estaria falando de mais, o prefeito da cidade é acusado de ter ligações com o Primeiro Comando da Capital, o jornalista sofre um atentado, mas a polícia vai deixar como um mal entendido que causou lesão corporal, tá certo, afinal é um poder discricionário do delegado, né não?

José Nêumanne - site O Estado de São Paulo.jpgCombate às facções: SIM! — Combate ao Crime Organizado: NÃO!
José Nêumanne → O Estado de São Paulo
Rio de Janeiro — Combate à facção — Política

Estamos seguindo sorrindo como gado para o matadouro, mas o importante é que estamos felizes, o resto não importa.
O combate ao Crime Organizado começou a colocar atrás das grades os corruptos públicos e privados, o governo então resolveu investir no combate ao crime…
… mandou as Forças Armadas para a favela do Rio de Janeiro e vai reformular a Lei do Crime Organizado, afinal, organizado é o PCC, a corrupção pública jamais foi organizada!

O Brasil é uma democracia, mas uma Democracia Delegativa
O Estado de São Paulo
Brasil — Política

O pesquisador Guillermo O´Donnell classifica o Brasil como “Democracia Delegativa” sistema político no qual o Estado de Direito, não atua integralmente em seu território, delegando funções que seriam públicas para setores não governamentais.
Essa classificação se deu pelo fato de parte da segurança pública no Brasil, principalmente nas chamadas “Zonas Marrons” como definidas periferias e os presídios, serem de fato exercidos pelo Primeiro Comando da Capital e outras facções.
Entrar apenas com força de ocupação e ROTA não é no ver do professor domínio da segurança pública – se não concorda reclame com ele e não comigo.

Carlos Eduardo Peña - El Delber.jpgPor que Gegê do Mangue e Pacas estariam no Ceará
Carlos Eduardo Peña → El Delber
Ceará — Organização Criminosa — Tráfico Internacional

O mais provável é que tenha sido levado para lá direto para a emboscada, mas o fato é que a logística de distribuição de drogas evoluiu sob a batuta de Gegê do Mangue.
O Primeiro Comando da Capital deixou de depender exclusivamente das armas e drogas vindas do Paraguai e Bolívia, criando uma rota alternativa ao norte Venezuela – Colômbia – Ceará.
Para isso a cabeça de ponte garantida pelos aliados dos Guardiões do Estado GDE 745 foi fundamental, e de quebra, com essa mudança de estratégia, Gegê estaria conseguindo minar os vínculos de confiança entre os inimigos FDN CV e SD RN com os seus fornecedores estrangeiros.

Fabián Calle - infobae.jpgA intervenção militar no Rio de Janeiro
Fabián Calle → Infobae
Rio de Janeiro — Organização Criminosa — Tráfico Internacional

… os comandantes militares sabiam que o problema é infinitamente mais amplo e complexo, e tem aspectos internacionais e regionais, que não podem ser resolvidos pelas força militares.
Sem avançar, os últimos 2 ou 3 anos, houve um recorde na produção histórica de cocaína na Colômbia, assim como um boom na produção e no tráfico de metanfetamina na Europa…


Carro forte destruído no Piauí.jpgDois Mega Assaltos contra carro fortes
Reportagem → Manoel José
Fotorreportagem → Portal O Dia
Melhor reportagem → Cidade Verde
Piauí — Assalto

O delegado Emir Maia sabe que foi coisa de facção criminosa, só não sabe ainda se Primeiro Comando da Capital PCC ou Comando Vermelho CV, mas a estratégia da operação contou com os homens da ação direta, apoio logístico, informações de dentro da empresa, e até da população local. Os criminosos utilizaram uma carreta para interditar a rodovia e impedir a passagem do carro-forte da empresa CET-SEG. As informações preliminares dão conta de que o bando utilizou armas de grosso calibre e dinamites para explodir os carros-fortes. Eles levaram pelo menos R$ 1,2 milhão do carro-forte que vinha de Piripiri a Teresina. Pela perfuração das balas, eles usaram armas do Exército. O relato são de muitas rajadas de metralhadora.

Quem conquistar o ceará conquistará o nordeste GDE 745.jpgMinistro da Segurança Pública confirma importância dos GDEs
Daniel Rocha → Tribuna do Ceará
Ceará — Guerra entre facções — Combate à facção

“Quem conquistar o Ceará conquista o Nordeste”, alerta ministro da Justiça, e quem está na linha de frente naquela guerra são os moleques do 745 — Guardiões do Estado.

Histórias mal contadas por Carlos Wagner.jpgO repórter carioca diz o óbvio.
Carlos Wagner, repórter
Rio de Janeiro — Combate à facção — Segurança Pública

A corrupção policial é a mais importante raiz da violência no Rio. Foi ela que criou as milícias, que são formadas por ex-policiais que tomaram conta dos negócios ilícitos das quadrilhas nas favelas. As milícias cariocas rivalizam em poder com o PCC e o CV. As tropas federais não têm como resolver o problema das milícias…

Ciro Gomes candidato do PDT à presidência da república.jpgLiberar as drogas para trazer mais segurança
Gazeta do Povo
São Paulo — Política — Segurança Pública

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República é a favor de liberar o uso das drogas para diminuir a criminalidade. Ele também acuas o governador Alckmin de estar aliado com o Primeiro Comando da Capital.

Só dá 3 GDE 745 em Maranguape - TV Diário.jpgRasgando a camisa do CV em Maranguape
Vídeo reportagem → TV Diário
Ceará — Guerra entre facções

Tô rasgando a camisa do CV aí, por que não estou vendo progresso aí, só estou vendo irmãos morrerem por aqui, e eu não estou a fim de morrer não, tô vestindo a camisa da GDE que é a facção do estado.

Mortos em Fortaleza CE na guerra entre facções GDE CVContagem de mortos na Guerra GDE X CV
Reportagem com vídeos → 190CE
Ceará — Guerra entre facções

Informações dão conta de um duplo assassinato registrado pela policia militar em Maranguape, outro em no Mercado Municipal de Horizonte, e uma quarta vítima em Pacatuba.

19 de fevereiro de 2018.

Morre Gê do Mangue, a hierarquia cobra o preço da disciplinaMorre Rogério Jeremias de Simone, o Gê do Mangue
Reportagem de Luís Adorno e Rogério Pagnan → Folha de São Paulo
Brasil — Ceará — Organização Criminosa

Há muito esperado, o inesperado aconteceu. Gê do Mangue foi morto, e muitos achavam que isso seria apenas questão de tempo, o inesperado foi o local e a forma com que foi executado. Duas hipóteses são levantadas por todos (imprensa, especialistas, polícia, e membros da facção) ele pode ter sido morto como acerto de contas pela morte não autorizada do Birtoska, Edilson Borges Nogueira, ou por uma disputa interna de poder entre os líderes da facção.

O que falamos neste site sobre o Gê do Mangue → ۞

Denis Lopes da Silva, o BDM Dedinho Gordo.jpgMorre líder BDM de Cruz das Almas
Hélio Alves → Tribuna do Recôncavo
Bahia — Combate à facção
Um confronto entre as guarnições da Polícia Militar e traficantes que atuam no Conjunto Habitacional Brisas do Bosque, Minha Casa, Minha Vida da Pumba, zona rural de Cruz das Almas, resultou na morte de Denis Lopes da Silva. “Deninho Gordo”, como era conhecido, era apontado pela polícia como líder local do BDM-Bonde do Maluco.

18 de fevereiro de 2018.

Brasil_WEB-col-3

Facções — Desvendando o caminho das armas.
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
São Paulo — Paraná — Rio de Janeiro — Paraguai — Bolívia — Guerra entre facções — Combate à facção

As armas importadas pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte (FDN) chegariam ao País, principalmente, por via marítima. Já as que entram no País para o PCC e seus aliados, como a Amigos dos Amidos (ADA), no Rio, viriam do Paraguai e da Bolívia, em caminhões graneleiros… As armas vêm com drogas e as quadrilhas especializadas em roubos estão interligadas com o tráfico. A guerra entre as facções fez com que até as biqueiras se armassem em São Paulo.

Pequenos traficantes de São Paulo - O Estado de São Paulo.jpgA guerra não chegou, mas as armas vieram
Reportagem de Marcelo Godoy → O Estado de São Paulo
São Paulo — Guerra entre facções — Combate à facção

No final do ano, os inimigos CV FDN e CRBC ameaçaram atacar São Paulo, e não é que vieram mesmo! Mas a resposta foi rápida, e aparentemente tudo acabou, mas algumas biqueiras ainda ficaram com as armas, e agora a polícia encontra resistência.

17 de fevereiro de 2018.

Alba Zaluar Uol Notícias PCC ganha com intervenção.jpgA intervenção federal no Rio fortalece o PCC
Wellington Ramalhoso → Notícias UOL
Rio de Janeiro — São Paulo — Guerra entre facções — Combate à facção

Paulistas unidos jamais serão vencidos! — É o que diz com outras palavras a especialista Alba Zaluar. O ataque ao Comando Vermelho CV, o arqui-inimigo do PCC, terá a frente as Forças Armadas por ordem do paulista Michel Temer, enquanto a polícia do estado de São Paulo, comandado pelo paulista Geraldo Alkimin, com todo esse apoio o paulista Marcola pretende não repetir o ero de 1932.

16 de fevereiro de 2018.

Comissão Interamericana dos Direitos Humanos CIDH.jpgDescaso do Brasil é assunto na CIDH OEA
Comunicado a imprensa CIDH OEA
Brasil — Ceará — Guerra entre facções — Sistema Carcerário

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) diz que o governo deve investigar o caso da chacina de prisão pública de Itapajé, investigando inclusive quem por omissão permitiu que acontecesse a tragédia, visto que “a Comissão Interamericana fez repetidos apelos ao Estado para que, como garante dos direitos das pessoas privadas de liberdade, adotem ações concretas para controlar possíveis surtos de violência“.

Mateus Mendonça Costa matador de B13.jpgMatei sim, mas eles eram do B13 e estavam me ameaçando
AC 24horas
MELHOR REPORTAGEM → repórter Júlio César → ecoacre.net
Acre — Guerra entre facções
Mateus Mendonça Costa, matou Renan Barbosa, Luana Aragão e Rafael Santos, no bairro Novo Horizonte em Rio Branco por que eles seriam do Bonde dos 13, mas o delegado diz que o garoto cometeu um erro, as vítimas não eram do mundo do crime e nem participavam de nenhuma organização criminosa.

15 de fevereiro de 2018.


No ninho do PCC o cidadão está mais seguro
Giulia Fontes → Gazeta do Povo
São Paulo — Segurança Pública — Política
Em um Brasil de realidade sangrenta, São Paulo parece um oásis de segurança – ao menos no que diz respeito à quantidade de homicídios. Além das ações públicas de segurança, a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que domina o tráfico de drogas em São Paulo também está trabalhando para conter o número de mortos: “Há muitos relatos, que vêm das comunidades e dos próprios policiais, de que essa organização controla ações violentas mais extremas”, afirma André Zanetic, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo).

4389c-superior2btribunal2bfederalAqui é Td TJF passa nada — garante o ministro Marco Aurélio
G1 – Vale do Paraíba e Região
São Paulo — Corrupção Policial
Começam a ser negados os habeas-corpus impetrados pelos policiais que foram acusados de serem aliados do Primeiro Comando da Capital, o ministro Marco Aurélio de Mello disse: aqui é td TSF não passa nada — ou algo parecido, e ainda está correndo a ação para que os policiais arranjem 2 milhões para pagar para o povo como indenização moral pelos danos que causaram a sociedade levando descrédito a polícia.

O PCC José Edmilson Bezerra Filho do UPA Morada do OuroO UPA de Cuiabá teria sido atacado pelo CV
Reportagem de Valquíria Castil → O Repórter do Araguáia
Mato Grosso — Guerra entre facções
Depoimento do PCC José Edmilson Bezerra Filho confirma hipótese do presidente da Sindicato dos Agentes Penitenciários, os homens que invadiram o UPA Morada do Ouro eram do Comando Vermelho (CV) e tinham ido lá para matá-lo.

Morada do Ouro.jpgO UPA de Cuiabá teria sido por conterrâneos
Reportagem de André Garcia Santana → Olhar Direto
Mato Grosso — Guerra entre facções
O moleque foi preso assaltando uma residência em bairro próximo ao local onde houve a tentativa de resgate do PCC José Edmilson Bezerra Filho, para azar do garoto ele nasceu na mesma cidade que José Edmilso, a polícia acredita que não é coincidência, e eu acredito que pode ser, mas não pe coincidência a cara dele estar toda ralada, só que mesmo assim não confessou.

Camila Caldeira Nunes Dias PCC.jpgPCC / CV administrações totalmente diferentes
Na Hora on-line reproduzindo trecho do Rondônia Dinâmica
São Paulo — Organização Criminosa
Camila Nunes explica qual a diferença que existe entre a ação do Comando Vermelho (CV) fora do Rio de Janeiro e do Primeiro Comando da Capital (PCC) fora de São Paulo.

Pedófilo sendo morto enforcado pela facção PCC 1533Acusado de pedofilia é enforcado na cela
Vídeo no site Diário 7
Goiás — Tribunal do Crime
O irmão antes de puxar a corda ainda pergunta para o condenado a morte: “Nós está fazendo alguma coisa errada ou nós estamos fazendo o certo, o justo, e o correto? Aqui é o Primeiro Comando da Capital, todos nós temos família e a gente protege a sociedade”.

14 de fevereiro de 2018.

Atlas da Violência 2017Por que o Ceará é o estado que mais mata no Brasil
Reportagem de Beatriz Drague Ramos → Carta Capital
Ceará — Organização Criminosa — Política
Depoimento do PCC José Edmilson Bezerra Filho confirma hipótese do presidente da Sindicato dos Agentes Penitenciários, os homens que invadiram o UPA Morada do Ouro eram do Comando Vermelho (CV) e tinham ido lá para matá-lo.

Desvio de verba do Sistema Prisional.jpgO caso UPA Morada do Ouro — nem o PCC nem o CV
Reportagem de Celly Silva → Gazeta Digital
Mato Grosso — Sistema Prisional — Corrupção
Dois milhões e meio já foram pagos pelo governo para bloquear os sinais de celular de dentro do presídio de Cuiabá, mas alguém ficou com o dinheiro, enquanto isso cinco pessoas foram baleadas, e o advogado da empresa que seria responsável pela instalação não atende o telefone, ah se a polícia agisse dentro dos escritórios como age contra a população da periferia…

8c6ca-tribunal2bdo2bcrime2bpcc2b1533Justiça condena quatro PCCs por homicídio.
Jornal de Piracicaba
São Paulo — Tribunal do Crime
Luis Matheus de Freire Oliveira foi acusado de talaricagem e foi morto a mando do Primeiro Comando da Capital, preso aqueles que o executaram foram condenados pelo homicídio, cada um vai cumprir mais de quinze anos de cadeia.

13 de fevereiro de 2018.

Policial Hiper notícias.jpgResgatar ou executar, não sabemos, precisa ser investigado.
versão única → Felipe Leonel e Luiz Vinícios → HiperNotícias
cronologia → Luis Vinícius e Max Aguiar → HiperNotícias
melhor reportagem → MidiaNews
Mato Grosso — Organização Criminosa
José Edmilson Bezerra Filho seria um dos líderes do PCC e está preso na Penitenciária Central de Cuiabá, e no final de semana foi levado para ser atendido no UPA Morada do Ouro, enquanto estava na triagem um grupo invadiu o local, houve troca de tiros com os escoltas e seis pessoas ficaram feridas, mas o preso não foi resgatado.

0258f-jusbrasil2bfac25c325a725c325a3o2bpcc2b1533Analisando detalhes do Estatuto da Facção PCC 1533
Diorgeres de Assis Victorio → Canal Ciências Criminais
São Paulo — Organização Criminosa — Sistema Prisional
PCC adota a característica “Familiar” (o que nos faz lembrar do famoso filme O Poderoso Chefão, que trata da máfia italiana), como irmãos…

12 de fevereiro de 2018.

fc42e-dea2bdrug2benforcement2badministrationAmericanos vão montar base na fronteira para monitorar o PCC
Redação → Vanguardia
Argentina Brasil — Organização Criminosa — Política
Há suspeitas de que a facção PCC 1533 operaria em conjunto com o Hezbollah no tráfico de drogas, aquisição de armas e financiamento do terrorismo, disseram as informações publicadas nessa ocasião pela mídia brasileira. As ações do Primeiro Comando da Capital nas três fronteiras mobilizaram instituições americanas, como o FBI (serviço de inteligência) e a DEA (agência antidrogas) em direção às três fronteiras. Ao longo dos anos, o PCC, além de reforçar sua presença em seu país de origem, o Brasil, expandiu-se para outros, como o Paraguai. As investigações envolvem o grupo criminoso com células terroristas como o Hezbollah, uma situação que gerou alerta internacional e fez com que as agências dos EUA atinjam mais atenção nesta região do continente.  As investigações mencionam que o PCC operaria com o apoio do referido grupo terrorista em termos de tráfico de drogas, troca de informações e aquisição de armas..

Mapa do tesouro do dinheiro enterrado pelo PCC 1533.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
Brasil — Organização Criminosa — Política
A quem interessa notas de 100 reais, quem tem pacotes desse dinheiro, alguns profissionais liberais que não querem pagar impostos, políticos, igrejas, e o Primeiro Comando da Capital.

Coringa mata arlequina em ribeirão preto.jpgO tesouro enterrado do PCC (Piratas, Políticos, e Criminosos)
Danielle Branti → Folha de São Paulo
São Paulo — Tribunal do Crime
O conto de amor entre o coringa Danilo Moreira Pimenta e a arlequina Khadija terminou com os dois mortos. Khadija Aziani das Dores morreu nas mãos de Danilo, e Danilo foi condenado pelo Tribunal do Crime do PCC 1533.

Karina Biondi frases sobre a facção pcc 1533O que fala quem estuda a sério a facção PCC 1533
Facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital

Brasil — Organização Criminosa
Cada um vê a facção Primeiro Comando da Capital de uma forma diferente. O que é a Família 1533 e o como a sociedade deve se relacionar com esse fenômeno social? O que pensa Rafael Salies, Graham Denyer Willis, Sérgio Adorno, Frederico Vasconcelos, e Karina Biondi.

Site da Folha coloca livro sobre o PCC em promoção
Livraria da Folha de São Paulo…
… ou conheça os outros livros sobre a facção paulista → PCC
São Paulo — Organização Criminosa
Em “Laços de Sangue”, o procurador de Justiça Marcio Sergio Christino, do Ministério Público de São Paulo, conta a história do PCC, uma das afirmações mais surpreendentes é a de que Marcola servia de informante da polícia.

11 de fevereiro de 2018.

Jonathan Franklin - Americas Quarterly facção pcc pcc 1533.jpgO que os pesquisadores falam sobre a facção PCC
Jonathan Franklin → Americas Quarterly
Brasil — Organização Criminosa
O repórter conseguiu somar dezenas de opiniões diferentes de pesquisadores sobre o fenômeno Primeiro Comando da Capital, sem no entanto se tornar enfadonho.

10 de fevereiro de 2018.

Assassinato de garota do pxx em vargem grande em florianópolis.jpgCaça as garotas dos PCCs em Florianópolis
Reportagem de Colombo de Souza → Notícias do Dia on-line
Santa Catarina — Guerra entre fscções
Uma lista de nomes de mulheres que aparecem em fotos com integrantes do Primeiro Comando da Capital (facção PCC 1533) estaria circulando nas mãos do integrantes do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) para serem mortas – mais uma garota que tinha foto com PCCs nas redes sociais foi encontrada morta ontem em Vargem Grande em Florianópolis.

Terceira Geração da facção PCC 1533.jpgA terceira geração do crime organizado
Small Wars Journal
Brasil — Política — Segurança Pública — Guerra entre facções — Organização Criminosa
Há tempos se fala sobre a “terceira geração dos PCCs”, bem, hoje essa reportagem saiu em um site na Índia e resolvi buscar da onde tinha surgido, bem, foi a original em inglês data de 25 de janeiro no site Small Wars Journal…

33e0b-tribunal2bde2bjusti25c325a7a2bdo2bestado2bdo2bacreTribunal de Justiça do Acre é implacável
Tribunal de Justiça do Acre
Acre — Guerra entre facções
Integrantes do Comando Vermelho (CV) tomaram pau dos PCCs do bairro Siqueira Campos em Sena Madureira no Acre e tiveram que dar fuga. Trombaram com a polícia no caminho e foram presos – agora tomam pau da Justiça: no total 28 anos de prisão pelos crimes de corrupção de menores, participação em organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

4389c-superior2btribunal2bfederalPolícia que se envolve com bandido espera julgamento preso
Superior Tribunal Federal → Jusbrasil
São Paulo — Corrupção Policial — Combate á facção
O Ministro Marco Aurélio se negou a analisar o Habeas-Corpus, afinal o cara fazia parte de uma organização criminosa composta por policiais civis, para o tráfico de drogas, em associação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), e provas é que não faltam no processo: centenas de quilos de drogas, armas de grosso calibre e de anotações relativas à contabilidade do tráfico de entorpecentes, em que descritos pagamentos indevidos aos agentes públicos… enfim, aguarde por trás das muralhas de boa e não reclama e nem venha com mimimis.

Prisão de PCCs no Guarujá.jpgA garota transformou seu apartamento em base do PCC
A Tribuna
São Paulo — Combate à facção
A polícia chegou ao apartamento depois de investigação que apontava que lá era um centro de controle e abrigo da facção Primeiro Comando da Capital, e os documentos, armas e drogas que foram apreendidos tiraram dos policiais qualquer dúvidas que ainda tivessem.

9 de fevereiro de 2018.

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Kaique Dalapola e Fabíola Perez → R7 Notícias
São Paulo — Corrupção Policial — Segurança Pública — Guerra entre facções
Outro artigo de qualidade dos repórteres Kaique e Fabíola, desvenda o trabalho da DISE (Delegacia de investigações sobre Entorpecentes) de impedir o ingresso de facções inimigas no território do Primeiro Comando da CapitalHá tempos se fala sobre a “terceira geração dos PCCs”, bem, hoje essa reportagem saiu em um site na Índia e resolvi buscar da onde tinha surgido, bem, foi a original em inglês data de 25 de janeiro no site Small Wars Journal….

Taxa de homicídios no nordeste - bol notíciasAs causas do banho de sangue do nordeste brasileiro
Carlos Madeiro → BOL Notícias
Ceará — Rio Grande do Norte — Bahia — Pernambuco — Sergio — Alagoas— Sistema Penal — Sistema Carcerário — Segurança Pública
Analise das razões pelas quais o nordeste não se acerta na questão de segurança pública em um artigo detalhado — trechos:
Os planos repetem a velha receita de bolo: polícias nas ruas, sem a preocupação de construir ações estratégicas, continuadas, integradoras de tipos de policiamento focados em atacar a causa e não o sintoma…
Quando a gente muitas vezes envereda dizendo que o problema é o crime organizado –e concordo que é, sim–, lembro que as principais organizações, incluindo PCC (Primeiro Comando da Capital), FDN (Família do Norte) e CV (Comando Vermelho) nasceram dentro das prisões”, afirma o especialista. “O Brasil não consegue resolver esse problema e está colocando em xeque investimentos de alguns anos em gestão de polícia. Só polícia não vai resolver.
Nosso principal problema não são as fronteiras, as rotas internacionais do tráfico de drogas. O principal é a prisão.

Documentos da facção PCC 1533 apreendidos em goiás - o popular.jpgIdentificados os líderes do Primeiro Comando em Goiás
Thalys Alcântara → O Popular
Goiás— Organização Criminosa — Combate à facção
Cinquenta suspeitos de participar do Primeiro Comando da Capital foram investigados durante essa operação, entre os documentos apreendidos, alguns que citam os nomes das lideranças e descrevem a atuação da facção paulista.

Ministério Público de São Paulo MPSPParticipação em Tribunal do Crime derruba mais três PCCs.
Portal do Ministério Público de São Paulo
São Paulo — Justiça — Tribunal do Crime
Os PCCs Aloísio Antonio Gonsales, Alex Heron Gomes da Silva e Vinícius Daniel de Mello, foram condenados a mais de dezoito anos cada um pela morte de Luis Matheus Freires de Oliveira que tinha tinha começado um relacionamento com a ex-mulher de um PCC de Piracicaba.

2 toneladas de maconha apreendidas na fronteira - Porã NewsDuas toneladas de maconha apreendidas próximo a fronteira
Porã News
Paraguai — Tráfico internacional
A polícia paraguaia está procurando quem perdeu duas toneladas de maconha próximo a fronteira com o Brasil, a facção proprietária pode procurar a gendarmeria…

Líder do Primeiro Comando em lagoinha em Delmiro Gouveia AL.jpgTem liderança do PCC até em no povoado de Lagoinha
Ítallo Timóteo → Radar 89
Alagoas — Tráfico de Drogas — Combate à facção
Para dizer a verdade quem comandava as coisas por Delmiro Sampaio seria o Wallace, mas morreu nas mãos da polícia, e ao que parece Jasimiel Izidio Barbosa, vulgo ‘Miel’, é quem tinha ficado no comando da comunidade, e agora foi preso.

8 de fevereiro de 2018.

Sérgio Adorno e a facção PCC 1533A facção PCC controla bairros de São Paulo
Entrevista com Sérgio Adorno → Neues-Deutschland
São Paulo — Organização Criminosa — Segurança Pública
“O cartel atravessou as muralhas da prisão e hoje controla muitos dos bairros pobres de São Paulo. O PCC tem um poder quase absoluto lá e estabeleceu regras de convivência: por exemplo, você não pode matar sem sua autorização. É por isso que se tornou relativamente silencioso em São Paulo. Algumas pessoas dizem que o PCC trouxe a paz para seus bairros. Essa força também significa que o PCC não é apenas um simples grupo de criminosos para controlar. Pode ser muito longe para falar de estruturas como a máfia italiana, mas tem havido uma tremenda quantidade de profissionalização. Se você olhar para suas contas publicadas no decorrer de uma investigação, você pode ver que eles não são amadores.”

7 de fevereiro de 2018.

Motim na Cadeia Pública de Cianorte.jpgA ideia era conquistar a liberdade, mas não deu
Reportagem com vídeo de Viviane Nonato →Massa News
Paraná — Sistema Carcerário
Os presos só iam fugir da Cadeia Pública de Cianorte, de boa, mas os agentes tentaram impedir e acabaram como reféns. No momento a tranca continua virada, a polícia ainda na negociação, mas os agentes já foram liberados. A exigência dos presos é transferência e melhores condições pois o local está superlotado.

Dante e o inferno da facção PCC 1533.jpgA taxa de homicídios no estado de São Paulo
Artigo de Rícard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
São Paulo — Segurança Pública — Política
Foi de fato o suposto acordo entre o Primeiro Comando da Capital e o governador Geraldo Alckmin que derrubou os índices de homicídio?

Governador Geraldo Alckmin Tolerância Zero UOL.jpgTolerância Zero para a corrupção policial
Reportagem de Charles Sholl → Uol Notícias
São Paulo — Corrupção Policial — Combate à facção
Se começar a mexer nos arregos e no respeito as regras de atuação na rua, o governador Geraldo Alckmin terá uma polícia muito diferente da que tem hoje, isso pode ser bom ou não, de acordo com o ponto de vista, mas ele diz que vai fundo nisso, o aumento de policiais civis presos é só o começo – tolerância Zero para criminosos e para aqueles que deveriam defender as leis dentro da lei e não o fazem.

A morte do agente penitenciário federal do Rio Grande do Norte.jpgO Diabo em pessoa ajudou os PCCs nesse plano
Melhor reportagem → G1 RN
Reportagem com vídeo e nome dos envolvidos → Mossoró Hoje
Rio Grande do Norte — Sistema Carcerário — Combate à facção
A ideia até que fazia sentido… “Se matarmos dois agentes penitenciários de cada unidade do Sistema, vamos mostrar que nossa força não é distante, e que podemos chegar a qualquer um em qualquer lugar – todos terão perdido alguém próximos.” Só que o Diabo é bom para dar boas ideias, mas não ajuda a se safar dos problemas que vem sempre com as boas ideias. Dois agentes foram mortos, dois já estavam na lista de espera, mas a casa caiu, a polícia descobriu o plano e ontem mais dois perderam a liberdade, os PCCs Everton Fernandes Simon e Thiago Roberto Alves Maia na segunda etapa da Operação Força e União (Não Passarão).

Camila Caldeira Nunes Dias fala sobre o PCC hoje
Reportagem de Ciro Barros → Agência Pública
São Paulo — Organização Criminosa — Sistema Carcerário — Guerra entre facções
A autora do livro “Hegemonia nas prisões e monopólio da violência” responde a questões como:
– Quais são os principais reflexos do rompimento entre o PCC e o Comando Vermelho nas ruas e nas cadeias passados quase dois anos?
– Do início do ano para cá, já tivemos uma rebelião sangrenta no Goiás e, segundo a imprensa, a maior chacina da história do estado do Ceará. Ambos os episódios foram associados ao PCC e poderiam ser reflexos do rompimento com o CV. Isso sinaliza um aumento dos conflitos em nível regional por conta desse rompimento entre as facções?
… e muito mais..

A fronteira norte do brasil e a facção PCC 1533.jpgMega operação para controlar o PCC paraense
Acre 24 horas
Acre — Tráfico de drogas— Organização Criminosa
Ampla reportagem que alerta para a presença de membros das facções em todos os segmentos sociais, que se sustentam com rota do Norte (fronteira com Peru, Colômbia e Venezuela) como porta de entrada marítima de drogas e armas.

Operação contra a facção PCC 1533 em Matelândia no Paraná.jpgMega operação para controlar o PCC paraense
Reportagem de Beatriz Amaro → Diário 24h
Paraná — Tráfico de drogas— Assaltos — Combate à facção
Nada menos que 60 policiais civis participaram da operação na cidade paraense de Matelândia, o alvo foi o de desarticular o esquema de roubos e assaltos orquestrados pelo 1533 na região oeste do Paraná.

Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, Marcelo Piloto do CV.jpgQual seria o destino dos PCCs em um resgate CV?
Reportagem de Hélio de Freitas Campo Grande News
Rio de Janeiro — Paraguai — Sistema Carcerário
Apesar de ser CV, Marcelo Piloto está junto com os PCCs na sede da Agrupación Especializada, um grupo de elite da Polícia Nacional do Paraguai, e a polícia do Rio de Janeiro abortou um plano de envio de homens para lá para fazer o resgate.
A pergunta que não quer se calar, quando os CVs entrassem na tranca para retirar Marcelo Piloto iam sair de mãos dadas com os PCCs começando uma nova aliança, ou ia justiçar as crias do 15?

Paz Justiça Liberdade símbolo.jpgSaudação para quem está em liberdade
Postagem no face do Buscando os Fatos
São Paulo — Sistema Carcerário
Hoje tem festinha na comunidade. Não posso colar. Tô privado da liberdade. Logo mais tá com nóis no mundão, logo mais ela Canta #LiberdadeJa #PoucoPaEntendePJL (Paz, Justiça e Liberdade) pra vcs.

6 de fevereiro de 2018.

Liberar ou combater as drogasLiberar ou não as drogas
Ricard Wagner Rizzi → Facção PCC 1533
São Paulo — Tráfico de Drogas — Combate à facção
Policiais e bandidos concordam pelo menos em uma coisa: as vendas de drogas devem ser proibidas e combatidas, mas há presidentes americanos que discordam — qual a posição da facção paulista Primeiro Comando da Capital?

UOL corupção na polícia civil de São PauloRecorde de policiais civis presos
Moacyr Lopes Junior → UOL Notícias
São Paulo — Corrupção Policial — Combate à facção
O jornalista não se alonga na reportagem, apresentando os números totais e por quais crimes – já disse e repito, tem policial que se encanta com o arrego e se esquece que o valor pago pelo garoto do corre ou sua família, muitas vezes é lançado no livro caixa da facção, e quando esse cai nas mãos do MP ou da Corregedoria…

Provita Programa de Proteção às TestemunasQuem ameaça as testemunhas no Brasil?
Leandro Prazeres → UOL Notícias
Goiás — Rio Grande do Norte — Corrupção — Combate à facção — Organização Criminosa  — Violência Policial
Se Leandro não tivesse me contado eu nunca adivinharia que as pessoas que mais buscam ajuda no Serviço de Proteção às Testemunhas, não estão se escondendo das facções criminosas, e sim da própria polícia – é o que demonstra estatística do estado de Goiás.

Loirin do Comando Vermelho CV mortoPolícia mata 3 matadores de PCCs em Goiânia
Reportagem multimídia de Jairo Meneses → Mais Goiás
Goiás— Guerra entre facções — Combate à facção
O repórter Jairo Menezes do Mais Goiás apresenta uma reportagem interessante sobre a morte dos matadores de PCCs. Ele apresenta um áudio com o Loirin do Comando Vermelho CV dizendo que a Rotam não tinha vez com ele, e vários vídeos dos homicídios anteriores da equipe de matadores que acabou sendo morta pela … Rotan (o peixe morre pela boca).

CooperSuzan investigada por envolvimento PCC 1533A associação de perueiros e a facção PCC 1533
Reportagem de Cibelle Marthos→ Portal News
São Paulo — Corrupção — Combate à facção — Organização Criminosa
O Ministério Público afirma que a Cooper-Suzan, uma cooperativa de transporte de passageiros de Suzano era utilizada para o tráfico de drogas pelo Primeiro Comando da Capital, o vereador José Carlos de Souza Nascimento, o Zé Pirueiro, que foi presos na operação da GAECO agora pede um habeas-corpus.

Baixa o vidro e tira o capacete - assinado 745Breve histórico da facção GDE 745
Marcel Rizzo → Folha de São Paulo
Ceará — Organização Criminosa — Combate à facção
Rizzo conta que a facção cearense foi criada a partir de um time de futebol e se aproveitou aquele tempo em que o PCC e o Comando Vermelho Cv ficaram em paz para ampliar os seus pontos de distribuição de drogas, e por aí vai – é uma base para quem não conhece e quer saber um pouco o grupo de moleques que já entrou para a história.

ex-pcc e a sobrinha de Geraldo AlckminSe ele sequestrou a garota eu não sei
Reportagem de Thalita Guedes Fontes → Fuxico Gospel
São Paulo — Sequestro
Um ex-membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), apontado como um dos sequestradores da sobrinha do governador Geraldo Alckmin…

José Ailton de Araújo TocantinsPolícia alega que Zé Airton é PCC
Redação → Centro Norte Notícias
Tocantins — Combate à facção — Homicídio
Segundo o site, José Airton Araújo da cidade de Itacajá pertence a facção paulista e feriu três pessoas em uma tentativa de homicídio.