Arquivo de Notícias — PCC 1533 — Março de 2018

Arquivo de Notícias 1533 Primeiro Comando da Capital.jpg

As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de março de 2018.

29 de março de 2018

facção PM SP no Presídio Romão Gomes.jpg

Quem são e o que fizeram os PM presos
Luís Adorno → BOL UOL Notícias
Corrupção Policial — Assassinato — Segurança Pública

Toda reportagem de Luís Adorno do UOL Notícias (BOL) vale a pena ser lida, e essa em especial especial você não pode perder — ele traça o perfil dos crimes cometidos por policiais militares, conta qual o tipo do crime que cometeram e de que batalhão vieram.
 
Em determinado ponto, um dos especialistas ouvidos por ele declara que o PM mata por que “depois da organização do crime, com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o ataque a policiais, houve um corporativismo para defender os policiais contra o crime. Em 2006, houve as mortes [nos chamados “crimes de maio”]. Os PMs ficaram revoltados porque não foram avisados a tempo. Em 2012, voltou a acontecer, e os PMs se sentiram desprotegidos e sem respaldo do comando. Se sentiram vulneráveis”.

Ministério Público de São Paulo MPSPPCC ajudará eleger Procurador-Geral de Justiça
→ Folha de São Paulo
São Paulo — Política — Segurança Pública

Que será peça chave nas campanhas presidenciais esse ano todos nós já sabemos, mas Marcio Christino acredita que vai ajudar eleger até um membro do Ministério Público do Estado de São Paulo — e ele espera ser essa pessoa.

O candidato à lista tríplice dos candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça aposta suas fichas em seu trabalho de combate à facção paulista:

“Apresentei-me para o desafio do embate contra o crime organizado e travei batalhas contra o Primeiro Comando da Capital; acusei e, com sucesso, consegui a condenação de todas as lideranças. Busquei a identificação dos assassinos do juiz Antônio José Machado Dias em Presidente Prudente —todos foram condenados— e o esclarecimento dos ataques de 2006 com o desmonte da maior célula operacional do PCC de então, a malsinada Célula Oeste. Fui à Procuradoria Criminal, onde continuei o enfrentamento.”

Ônibus queimado pelas facções no Ceará.jpgA verdade sempre triunfa sobre a mentira
Carlos Madeiro → UOL Notícias
Ceará — Política — Segurança Pública

Tentaram esconder o sol com a peneira e agora estão com queimadura de terceiro grau.

“Existe um projeto [lançado em 2015] chamado ‘Ceará Pacífico’, feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mas eles partiram do diagnóstico de que não havia facções, que elas não atuavam. Com essa premissa falsa, todo o projeto está comprometido, faliu em finalidade. A partir do instante em que o estado escondeu da própria população de que o crime estava por aqui, o governo decretou a sua perda de controle”.

Célio Afonso da Silva o PCC Coelho do Paraná.jpgLíder PCC é preso por que perdeu o celular
→ tn online
Combate à facção

Célio Afonso da Silva, o PCC Coelho do Paraná, é “o cara”. Ele dá valor ao seu apelido e é difícil de pegar.

Autor de grandes assaltos à bancos, carro-fortes e caixas eletrônicos, além de uma infinidade de atividades criminais pela facção Primeiro Comando da Capital, foi preso por que um integrante de sua equipe perdeu o celular durante uma das ações.

28 de março de 2018

Deputado do Ceará ameaçado pelo PCC 1533.jpgSegurança VIP para deputado ameaçado
Igor Gandelha → Estadão
Ceará — Política — Organização Criminosa — Segurança Pública

Se não podemos combater ao crime e ao mesmo tempo proteger a população (afinal o dinheiro some e a demagogia impera na política) pelo menos vamos garantir segurança pessoal para nossos congressistas — afinal todos devem se precaver contra os concorrentes.

Quando Marielle Franco foi atacada e morta, um grupo político alegou que todas as vidas são iguais, agora, quando esse grupo se diz ameaçado pelo Primeiro Comando da Capital pede segurança especial. Uai? Todas as vidas não são iguais?

Fazer um verdadeiro trabalho de Segurança Pública sem corrupção e demagogia custa dinheiro e inteligência, mas ao invés de lutar para que todos os cidadãos recebam o que deveria ser um direito fundamental, os deputados pedem segurança para si mesmos.

Tráfico de drogas em Americana e Nova Odessa.jpgEla vinha de longe, mas agora a casa caiu
Bargas Filho → Portal Todo Dia
São Paulo — Tráfico de drogas

Os caras comercializavam as drogas em Americana e Nova Odessa, mas a administração e a central de distribuição ficava em Dois Córregos, município à 170 quilômetros: Welton Henrique Murdiga de Souza, Wellington Murilo, Andrew Isaque de Souza, Bruno Bonfim dos Santos, Denis Roger da Silva, Larissa Fernanda Mendes Lourenço e Willian Cristiano de Carvalho.

25 de março de 2018

Brasil pede ajuda aos EUA para combater PCC 1533.jpgBrasil pede ajuda aos EUA para combater PCC
→ UltimaHora
Paraguai — Combate à facção — Crimes Transnacionais

O site paraguaio que não cita as fontes, garante que a Polícia Federal brasileira contatou as autoridades americanas para tentar limitar a exportação de armas para o Paraguai como forma de impedir que cheguem às mãos do Primeiro Comando da Capital.

Catatau da Gerente da Rocinha é ferido 
Rio de Janeiro — Guerra entre facções

Ataques facções criminosas Cascavel CE.jpgGovernador ameaça facções no Ceará
→ Mais Goiás
Ceará — Combate à facção

Após ataques com bombas incendiando à prédios públicos e ônibus, troca de tiros por todos os lados, o governador ameaçou as facções criminosas.

É até chato falar isso, mas ao ver a declaração do governador Camilo Santanta do estado do Ceará, me lembrou meu cachorrinho quando fica latindo bravo que pegaram a bolinha dele☺

Imagino que os garotos do GDE e das outras facções ficaram sem dormir aquela noite depois que ele declarou que…

… vai intensificar os serviços de policiamento ostensivo e comunitário em dez bairros da capital e que não vai aceitar “qualquer afronta de criminosos”

24 de março de 2018

CVs baleados no ninho dos B13 em Rio BrancoGarotos do CV vão dar um rolê em terra de B13
David Sahid → Folha do Acre
Acre — Guerra entre facções
Os CVs Railando Nascimento e Nadson Souza do Bonfim resolveram dar uma passadinha na Rua Fortaleza, os garotos do Bonde dos 13 não gostaram da visita, os dois foram baleados.

23 de agosto de 2018

Satanistas e o PCC no Carandiru.jpgAgente Penitenciário conta o que sentiu na hora
Guilherme Santana → The Intercept_Brasil
São Paulo — Sistema Prisional — Guerra entre facções

“Chegando lá, os caras estavam todos drogados, tomando tudo quanto era tipo de remédio com álcool, maria-louca, cocaína, fumando maconha. Começaram a nos torturar psicologicamente, dizendo que ali era o PCC, que eles mandavam em São Paulo e que estavam só esperando para nos matar. Isso era sempre dito aos delegados, juízes, promotores e gerenciadores de crises que negociavam a dialogavam com os assassinos do PCC.

Em seguida, tivemos nossas mãos amarradas umas às outras, um de costas para o outro, e fomos envolvidos por dois colchões, com as nossas cabeças de fora. Jogaram álcool em nós, pegaram um cilindro de gás industrial e abriram a válvula na nossa cara. Um deles estava com um isqueiro na mão, fazendo ameaças. Naquela hora, já pensava que era melhor morrer do que ter a vida destruída pelo trauma. Em pouco tempo a tensão no meu corpo era tanta que eu já me sentia morto. Era como se eu não estivesse mais ali.”


Polícia acredita saber quem matou Thiago Bolinha
Sthefany Terlera → vídeo com o momento da execução → G1
Paraná — Guerra entre facções

Líder do PCC em Ibiporã, Thiago Rafael de Luca, foi morto bem embaixo da câmera de segurança de um comércio.

Morre Divino Ferreira o Cimbinha PCC CV.jpgRasgou a camisa e tentou vestir de novo…
melhor reportagem → inclui vídeo com Divino Ferreira
Danielle Valentim e Helio de Freitas → Campo Grande News

Mato Grosso do Sul — Guerra entre facções — Tribunal do Crime

“Meu nome é Divino Ferreira, baleei duas crianças e uma senhora. Fui simpatizante do Comando Vermelho, oposição, e hoje venho deixar um recado aqui para todos, que está aqui no MS, no estado do MS, que quem tá aqui é o PCC. É o PCC que tá na pista aí, dando recado para os “coisa brava”, que é a oposição.

Luizão, o Cabeça de Porco, o Chiquinho, o Paulo Maconha, o Diego Tripa […] quem manda é o PCC e a cabeça de vocês tá molhado. Quem correr com esses cara tá molhado para eles, porque o PCC que tá. O PCC vai pegar, vai morrer que nem eu, se caso eu for morrer aqui hoje, entendeu?

Eu vou morrer hoje entendeu, porque eu fui simpatizante do CV, da oposição, e chamava o PCC de PCchoque, PCcu e, por isso, que eu vou morrer

Aí irmão, esse hora de chegar em qualquer cadeia procurar sempre estar do lado do Primeiro Comando da Capital, que é o PCC, entendeu? Esse é o verdadeiro crime, que não existe corrupção, não existe nada…”

Soldado na Rocinha Gazeta do Povo.jpgA presença das forças armadas não intimindou ADA e CV
→ Gazeta do Povo
Rio de Janeiro — Guerra entre facções — Combate à facção

Os Amigos dos Amigos e o Comando Vermelho estão abandonando a trégua e já começaram as escaramuças, mesmo com a presença dos militares — a repercussão nos noticiários estrangeiros é destaque na reportagem da Gazeta do Povo.

Comando Vermelho ameaça no acre Bonde dos 13.jpgComeçam a cair os CVs que ameaçaram B13
→ Folha do Acre
Acre — Guerra entre facções

O vídeo onde 16 inimigos do PCC ameaçaram os garotos do Bonde dos 13 circulou pelas redes sociais, agora o primeiro deles foi capturado pela polícia.


Walter Andrés Torales ChamorroPCC é capturado pelo assassinato das irmãs
reportagem → paraguai.com
Paraguai — Assassinato

O PCC Walter Andrés Torales Chamorro é paraguaio, mas apresentou documento brasileiro ao ser capturado. Ele foi um dos responsáveis pela morte de Fabiana Aguayo Báez e Adriana Aguayo Báez, que foram decapitadas e queimadas dentro de uma van.

GAECO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime OrganizadoPolícia Federal vai ter grupo especial contra facções
Fábio Serapião → O Estado de São Paulo
Brasília — Ceará — Rio de Janeiro — Política — Combate à facção

Teve um tempo em que o GAECO estava fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que o GAECO era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora é raro ver um político preso pelo GAECO.

 Agora, a POLÍCIA FEDERAL está fechando o cerco aos políticos, daí veio um gênio e disse que a POLÍCIA FEDERAL era D+ e ia ajudar muito no combate ao “crime organizado” e puseram os caras para caçar PCCs — agora a história se repete.
O lado bom, é que sempre que acontece isso, o governo é obrigado a jogar um balde de tinta nos setores, comprar equipamentos, e apresentar resultados. Apesar de ainda não estar formalmente implanto, o Rio de Janeiro e o Ceará já receberam homens que estão atuando dentro dessa nova perspectiva.
Divino Ferreira o Cimbinha PCC CV.jpgO PCC virou 2 e voltou para a tranca dos 3
Thatiana Melo → MidiaMax
Mato Grosso do Sul — Sistema Prisional — Guerra entre facções — Tribunal do Crime

O Chimbinha (Divino Ferreira) era PCC, virou CV, voltou para o Presídio de Segurança Máxima de Dourados durante o banho de sol, no vídeo ele gravou pedindo desculpas à facção paulista, confessa ter matado uma senhora e duas crianças, e manda um recado para os inimigos Luizão, Cabeça de Porco, e Paulo Tripa, dizendo que eles seriam os próximos a morrer — depois de dizer que era justo mesmo morrer…

Polícia civil do paranáCaiu o mecânico em São José dos Pinhais
→ Polícia Civil
Paraná — Combate à facção

Segundo a polícia, ele seria o cara responsável por adulterar veículos destinados a roubos a bancos e caixas eletrônicos, entre outros serviços, ele apagava o número de chassi dos vidros dos automóveis — equipamento lazer top de linha, custa uns 70 mil.

PCC Tileaque Natálio Canedo de  Siqueira Campos.jpgNão deu não, fugiu do estado mas caiu
→ Tá no Site
Paraná — São Paulo — Combate à facção

Faz tempo que a polícia de São Paulo está na caça de Tiliaque Natálio Canedo, pois é, caiu em Santana do Itararé no Paraná.

 22 de março de 2018

Pau que bate em Chico bate em Francisco
reportagem → Diário arapiraca.com.br
Alagoas — Sistema Prisional

A Operação Ares II foi para as ruas de Arapiraca, Maceió e São Miguel dos Campos, caçando PCCs e CVs que atuavam nessa região. Pelo menos 14 presos em 90 mandados de busca. O comando dos grupos criminosos estava agindo dentro das prisões e entre os presos então os parentes dos internos, principalmente mulheres e filhos dos condenados que mantinham as atividades dos parentes nas ruas.

Soldados dos Guardiões do Estado GDE 745.jpgFuga de GDEs do CPPL 2 no apagão
Fernando Ribeiro → Ceará News
Ceará — Sistema Prisional

Cada um aproveita o escurinho da noite da forma que acha melhor. Eu aproveitei o apagão para dormir, já teve alguns garotos que aproveitaram para ficar com suas garotas, e nove aliados do GDE acharam melhor sair da CPPL 2 dar uma volta — o diretor da unidade deve ter ficado triste, pois 1.082 colegas dos presos preferiram não irem junto.

Polícia Civil Brasília.jpgFabrício sonhava com a liderança na rua
Jéssica Antunes → Jornal de Brasília
Goiás — Distrito Federal — Combate à facção
Segundo a polícia, o PCC irmão Índio (Fabrício Feitosa de Aquino) estava assumindo o comando da facção em Brasília, já tinha um esquema bem articulado de assaltos além de estar envolvido em nove homicídios — caiu com sua equipe: Fábio Junior da Silva Pereira, Leonardo Ferreira dos Santos (Rick), Anderson Andrade Bueno dos Reis (Ketal), André Andrade Bueno dos Reis (Xexéu), Diego Felix Rodrigues da Silva (Mancha), Givaldo Leite Ribeiro e Jardeon Dias Carneiro — a repórter descreve todo o esquema utilizado pela equipe de assalto.

Rio Branco drogas.jpgPCCs estavam tão preocupados com os CVs
→ Folha Web
Combate à facção — Guerra entre facções

Os PMs tiveram que esperar os PCCs acabarem a discussão para poderem entrar: “Quando chegamos, não entramos porque havia uma discussão no quintal, eram dois caras do PCC que não aceitavam a invasão do Comando Vermelho numa boca de fumo deles”.

PCC Kamikase em Fátima do Sul MS.jpgBiqueira cai com líder PCC de Fátima do Sul
Bruna Carla → Polícia Militar
Combate à facção

A Boca do Padilha caiu com o irmão Kamikaze, ele estava chegando para abastecer.

21 de março de 2018

Marielle Franco, o PCC 1533 e a imprensa.jpgNão restam muitas dúvidas no caso Marielle Franco
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Rio de Janeiro — Imprensa — Política

Para muitos de nós, uma morte é uma morte e ponto final. Os críticos de Marielle Franco reclamaram nas redes sociais que a imprensa e grupos de direitos humanos deram demasiada atenção para essa morte em detrimento das outras tantas diárias.

Guardiões do Estado GDE 745 Diário do Nordeste.jpgGDE que comandou a expulsão dos moradores é preso
→ Diário do Nordeste
Ceará — Combate à facção

O GDE Eugênio Marques chegou a oferecer 50 mil para o PC não levá-lo para a tranca, mas não deu não. Você deve se lembrar de quando alguns moradores do bairro Jangurussu em Fortaleza foram retirado de suas residências por ordem dos moleques da Guardiões do Estado 745, então, ele era “o cara” que estava no comando da gurizada.

PCC Sergio de Arruda Quintiliano Neto.jpgMinotauro → brasileiro armado e perigoso
→ Radio Oasis 94.3 FM
Paraguai — São Paulo — Combate à facção

A tv paraguaia está distribuindo o alerta para o criminoso de Bauru SP, ele seria um dos autores da morte de Wesley Vasconcelos e um do homens do PCC que assumiram o lugar de Jorge Rafaat Toumani — ele circulava pelo país utilizando um documento falso com o nome de Celso Matos Espindola.

19 de março de 2018


A prisão do PCC Welinton Xavier dos Santos, Capuava.jpgCapuava volta para tranca, mas quem é ele?
Luís Adorno→ Folha de São Paulo
Marco Antônio Carvalho → O Estado de São Paulo
Organização Criminosa — Tráfico de drogas — Justiça

Quem apresenta Welinton Xavier dos Santos, o Capuava, não é ninguém menos que o ministro do Supremo Tribunal Federal, segundo ele, Wellington é um dos maiores líderes do Primeiro Comando da Capital. Bem, se é eu não sei, o que eu sei é que da outra vez, ele foi preso com 1,6 toneladas de drogas e munição para .50 — ficou apenas seis meses recolhido.

Agora, Wellington foi capturado em Mogi das Cruzes, vamos ver quanto vai pegar, já que o cachorro da polícia encontrou dois fuzis, de calibres 7.62 e .22, dezenas de munições de calibre 7.62 e uma submetralhadora 9 milímetros, entre outros equipamentos, mocozeados no meio das raízes de uma árvore, nos fundos do terreno.

O repórter Marco Antônio Carvalho nos lembra que o desembargador Otávio Henrique de Sousa Lima, que libertou tão rápido o Wellington da outra vez, não vai poder ajudá-lo agora, pois os seus colegas não gostaram nada da brincadeira e ele teve que se aposentar compulsoriamente — se eu ou você tivesse feito o que ele fez teríamos sido presos e mandados embora por justa causa, mas quem mandou eu não estudar.

Matheus Gustavo Leite da Silva, o PCC Mano Zika.jpgMano Zika do PCC é zica mesmo
Rafael Ribeiro → Correio do Estado
São Paulo — Paraguai — Combate à facção

Matheus Gustavo Leite da Silva, o Mano Zika, foi sintonia de Rio Claro e estava foragido, mas deu bobeira pelas ruas de Pedro Juan Caballero e foi recapturado. Na delegacia, mesmo algemado nos pés e nas mãos pediu para ir ao banheiro e deu pinote — acabou sendo preso novamente, o cara é tão carniça que o Ministério Público de São Paulo já tinha pedido para mandarem a ele para a máxima de Presidente Venceslau.

17 de agosto de 2018

Complexo Penitenciário de Hortolândia PIII.jpgO vermelho levou no rabo mas não deixou barato
Braga Filho → Portal Tododia
São Paulo — Guerra entre facções — Sistema Penitenciário

Batizado no CV estava na tranca dos PCCs  no complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia e foi obrigado a esconder 26 “tubinhos” de cocaína no ânus, mas conseguiu escapar e pediu ajuda para os Aspens. Ele entregou três folhas de caderno com anotações sobre o comércio de drogas no interior da unidade, com nomes e apelidos. E também, o número de uma conta bancária de um preso que seria o responsável por arrecadar o dinheiro do comércio de drogas.

16 de março de 2018

Marielle Franco.jpgNão restam muitas dúvidas no caso Marielle Franco
→ Agência Brasil / Isto É
Rio de Janeiro — Combate à facção — Política

Estranho viver em um país onde você pode criticar o governo e até as facções criminosas, mas não pode criticar a corrupção policial pois pode ser morto — mas existem alguns limites que não podem ser ultrapassados…

Pois é, se um vereador do Rio de Janeiro tivesse sido morto por uma ação do PCC, CV, ou ADA, iria ser o maior reboliço, mas como tudo indica que foi por policiais ligados a milícia…

E os caras estão tão sossegados que nem simularam assalto ou disfarçaram o armamento, não acredita? Vai desmentir o chefe da intervenção militar, o tal do Jungmann.

Carteira de Identidade RG.jpgPolícia quer ferramentas para combater ao PCC
→ O Povo online
Ceará — Alagoas — Combate à facção

No Brasil cada estado faz seu documento, cada departamento do governo faz seu número, tudo para poder roubar mais — ou será que tem outra razão para em plena era da informática você ter números de RG, CIC, PIS PASEP, Bolsa Família, Cartão Cidadão, Título Eleitoral…

Pois é, tudo para político poder meter a mão na grana pública, agora graças ao PCC estão tentando criar um pacote só, mas sabe quando isso vai acontecer? Nunca.

A lei das organizações criminosas feitas para prender os PCCs colocou políticos na cadeia, já imaginou se unificassem todos os documentos em um único documento?

Arma que matou Gegê do Mangue e Paca.jpgPistola que matou Gegê no CE foi encontrada no RN
→ O Povo online
Ceará — Rio Grande do Norte — Combate à facção

O secretário da Segurança Pública, André Costa, apresentou a arma é conhecida como “fura colete” — uma pistola glock 9 milímetros austríaca.

PCC está recrutando rapazes.jpgFacção criminosa determina batizado no oeste paulista
→ Gazeta de Taubaté
São Paulo — Organização Criminosa

A informação, detectada por agentes de forças de segurança pública ligados ao combate e monitoramento do crime organizado na RMVale, foi obtida com exclusividade pela reportagem…

CV Misael Amaro Alves morto por PCC em Naviraí.jpgInimigo do PCC foi morto em Naviraí
Glaucea Vaccari e Renan Nicci → Correio do Estado
Mato Grosso do Sul — Guerra entre facções

Conseguiu sair da tranca e estava aproveitando a vida no semiaberto, mas Misael Amaro Alves foi morto em frente a um bar — há quem diga que ele corria pelo 2.

Centro de Rehabilitacion Santa Cruz Palmasola PCC.jpgAliados do PCC organizam segurança em presídio
→ urgente bo
Bolívia — Combate à facção — Sistema Carcerário

Os bolivianos que não estão acostumados com a administração da segurança feita pela facção paulista estão estranhando a taxa cobrada pelos PCCs dentro do sistema — o ministro do Governo Carlos Romero o “seguro de vida” custa algo em torno de mil e mil e quinhentos dólares.

Para tentar acabar com esse esquema transferiu os membros para outros presídios, aqui no Brasil já vimos esse filme e sabemos como terminou.

O comando por lá está na tranca e é Víctor Hugo Escobar ligado ao PCC, e seus fiéis na tranca são: David Jaldin Tapia, Richard Jiménez Castillo, Fernando Claude, Víctor Hugo Alcoba, Chicho, Popeye, Matachico, o Marcial, Marco Carrilo e Raúl Angulo Salazar.

15 de março de 2018

Centro de Rehabilitacion Santa Cruz Palmasola PCC.jpg

Governo boliviano invade presídio dominado por PCCs
→ La Prensa
Bolívia — Combate à facção — Sistema Carcerário

O ministro do Governo da Bolívia, Carlos Romero, está fazendo exatamente o que o governo paulista fez com o PCC quando ele surgiu na década de noventa, será que ele chegará a resultados diferentes?

Na incursão no Centro de Rehabilitacion Santa Cruz “Palmasola” dominado por Víctor Hugo Escobar, o Otio, aliado da facção paulista Primeiro Comando da Capital, o saldo foi de sete mortos e 25 feridos.

Lá, como aqui aconteceu no passado, a Igreja Católica através da Conferência dos Bispos e os defensores dos direitos humanos foram contra a violência policial na repressão às revoltas carcerárias alegando que ela fortaleceria a facção, e foi o que aconteceu, hoje o PCC deixou de ser uma facção para ser um cartel internacional — o tempo mostrará se Romero estava certo ou não na sua estratégia de ação, ou não.

Garotas mortas CVs em fortaleza por GDE 745Preso um dos líderes da gangue dos Gafanhotos da GDE
→ O Povo online
Ceará — Combate à facção — Guerra entre facções

“A participação dele é tão ativa que tem tatuado no abdômen um gafanhoto. Ele tem uma voz de comando dentro da comunidade e na facção. O Jeilson exerce um papel de liderança na área. Ele é um rapaz jovem, dos seus 21 anos, mas desde os 16 ele integra os gafanhotos. E apesar dele ser muito jovem, ele já tem essa capacidade de liderança lá dentro”, o delegado conta um pouco sobre o garoto que comandou a morte das CVs no manguezal.

Kauê  Sousa Sales matador de GDEs é preso.jpgCV matador de GDEs é preso em Itapiroca
→ Ceará News
Ceará — Combate à facção — Guerra entre facções

Kauê Souza Sales foi preso após matar a traficante da GDE, Maria Glauciane Gomes, e João Wilson, que apesar de não pertencer a facção havia indicado para Kauê onde residia um outro GDE para que ele fosse matar.


14 de março de 2018

Policiais militares presos no Vale do Paraíba envolvidos com o PCC.jpgEstava fácil tirar dinheiro dos moleques, agora ferrou!
Luís Adorno → UOL Notícias
São Paulo — Combate à facção — Corrupção Policial

Os policiais eram de Taubaté, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Registro. Foram 40 mandados de busca na casa de PMs e PCs, 19 seguiram direto para o Romão Gomes — bandido é bandido, polícia é polícia, esses segundo o MP estavam jogando pelos dois lados, com carteirinha assinada com a facção PCC 1533.

Papel Higiênico exame de DNA.jpgCuidado! Você pode ser preso se for ao banheiro!
Fabio Serapião e Felipe Frazão → O Estado de São Paulo
Paraguai — Combate à facção — Assalto

Eles foram presos por usar papel higiênico, tomar café e fumar:
– José Roberto Monteiro
– Alex Sandro Santos
– José Luis Cardozo Almeida
– Denílson Moreira Días

Duvida? Pergunte para eles ou leia a reportagem. Esses caras, são “os caras” que participaram do mega assalto da Prosegur, e caíram na investigação de DNA.

Caça aos PCCs em Ponta Porã.jpgMega operação de forças policiais brasileiras e paraguaias
Geisy Garnes e Helio de Freitas → Campo Grande News
Mato Grosso do Sul — Paraguai — Combate à facção

A caça aos assassinos do policial Wescley Vasconcelos Dias prosseguiu em Ponta Porã, Sanga Puitã, e Zanja Pytã — diversas armas apreendidas entre os presos, Carlos Icassati, um policial militar aposentado, os demais recolhidos foram Michel Antunes Pinto e Cesar Ortiz Zorrilla.

Adrián Leiva Vázquez e Diego Armando Zaracho EspínolaPiratas do asfalto do PCC presos na fronteira
→ La Clave
Paraguai — Mato Grosso do Sul — Combate à facção — Assalto

Adrián Leiva Vázquez e Diego Armando Zaracho Espínola faziam parte de uma gangue de “piratas de asfalto”, os investigadores da polícia tinham a informação de que os bandidos iriam cometer um assalto de um milhão de dólares no país vizinho, então eles montaram vigilância nas primeiras horas da manhã, nas proximidades da zona primária da Alfândega.

Nen da Rocinha — Antônio Bonfim Lopes.jpgNem da Rocinha fala sobre o pensamento do crime
→ Notícias Brasil online
Rio de Janeiro — Organização Criminosa — Sistema Prisional

Ele traduz sua filosofia de pacificação da favela com uma frase simples: “Eu sempre perguntei pro meu pessoal: o que tu quer? Trocar tiro com polícia ou curtir o baile na Rocinha? Porque se quiser trocar tiro não tem baile, a polícia vem pra cima e fecha tudo. Claro que eles sempre preferiram o baile”. A estratégia adotada por ele, de manter o nível de crimes violentos o mais baixo possível de forma a deixar a polícia (e a mídia) longe fez da Rocinha uma das favelas mais lucrativas do Rio de Janeiro para o tráfico.

Alta Trama Rio de Janeiro.jpgEssa é para o pessoal que diz que o governo Temer é golpista.
Vitor Maia Ferreira → Alta Trama
Rio de Janeiro — Combate à facção — Política

A intervenção militar no Rio foi uma armação do Pezão com o Temer utilizando como desculpa o PCC e o CV, mas que a real intensão é manipular as próximas eleições. O visual e texto estão perfeitos para o propósito o fim que se propõe, e o melhor, na língua de Simón Bolívar, que dá um tom mais revolucionário ainda.

13 de março de 2018

Mapa por interesse Mato Grosso do SulMato Grosso do Sul é o estado que mais busca o PCC
→ Visite o Google trends para dados atualizados ou outras informações
Organização Criminosa
A pesquisa pelo termo “Primeiro Comando da Capital” no período dos últimos doze meses no Google — nos últimos anos essa posição tem sido ocupada pelo Amazonas, Ceará e São Paulo.

1533 cyclone vs cp 315 nike.jpgOlha quem voltou a dar notícias — os garotos do MPA 
→ Mário Bittencourt → Correio 24 Horas
Bahia — Combate à facção
Há muito tempo que não vejo notícias sobre os garotos do MPA, nem sabia mais se eles continuavam correndo junto, mas estão:

“O traficante André Márcio de Jesus, líder da facção Mercado do Povo Atitude (MPA), atuava no comando do tráfico em Porto Seguro em parceria com o traficante Roberto Carlos Dantas Santos, o Betinho, membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).”

12 de março de 2018

juíza Patrícia Álvares Cruz Folha de São Paulo.jpgA força do PCC está em seus garotos da base
Entrevista → Folha de São Paulo
São Paulo — Combate à facção — Organização Criminosa
A juíza Patrícia Álvares Cruz afirma que “todo traficante, por menor que seja, trabalha, direta ou indiretamente, para o PCC, já que toda a droga vendida no estado é distribuída pela facção. Sem ele, toda uma estrutura criminosa deixaria de existir”.

TUF chacina dos torcedore por parte dos Guardiões do Estado GDE.jpgFechô! A polícia já definiu, é tudo GDE 745
Emanoela Campelo de Melo → Diário do Nordeste
Ceará — Guerra entre facções
A polícia já divulgou o nome dos envolvidos na chacina do Benfica: Douglas Matias da Silva, Francisco Elisson e Stefferson Mateus Roidrigues Fernandes, conhecido como “Véi” — todos ligados a facção Guardiões do Estado.

11 de março de 2018

PCCs presos no Paraguai.jpgPCCs presos no Paraguai chegam à Dourados
Paraguai — Mato Grosso do Sul — Combate à facção — Homicídio
Helio de Freitas → Campo Grande News
Seis membros da facção teriam sido capturados: Lucas Ferreira da Silva, Raimundo Afonso de Carvalho, Victor Fernandes de Souza, Leonardo Caio dos Santos, Wellington dos Santos Martinez e Isaac da Silva Prado. Segundo a reportagem alguns deles estiveram envolvidos na morte do policial civil Wescley Dias Vasconcelos em Ponta Porá.

Camila Caldeira Nunes Dias PCCO PCC prioriza o domínio de territórios
Geisy Garnes → Campo Grande News
Mato Grosso do Sul — Paraná —  Rio de Janeiro — Bolívia — Paraguai — Guerra entre facções
Geisy entrevista a pesquisadora Camila Nunes, que explica a estratégia de ação e as razões que levaram a disseminação da facção paulista em determinados estados e países.

Gentilândia e torcida organizada o início das investigações
Ceará — Guerra entre facções — Homicídio
Melhor resumo dos fatos com o nome das vítimas → Notícias UOL
Melhor vídeo reportagem com os primeiros dados↓

0258f-jusbrasil2bfac25c325a725c325a3o2bpcc2b1533Menores do B13 ficarão internados por tempo indeterminado
Jusbrasil
Acre — Guerra entre facções
Os garotos do Bonde dos 13 emboscaram assassinaram um inimigo do CV, não havia dúvidas quanto a autoria, pois eles mesmos filmaram o assassinato.

10 de março de 2018

Chacina na Praça Gentilândia e no Benfica
Ceará – Guerra entre facções – Homicídio
Melhor reportagem do dia da chacina → Folha de São Paulo
Melhor vídeo reportagem da hora dos eventos↓

3 mulheres do CV mortas pelos GDEs em Fortaleza CECena da execução e chegada da perícia no local
vídeo reportagem da Central M!O
Reportagem de Carmen Pompeu → O Estado de São Paulo
Guerra entre facções
Três mulheres tem suas execuções filmadas e suas cabeças cortadas no bairro Parque Leblon, em Caucaia — uma delas ainda troca de camisa do Comando Vermelho CV para Guardiões do Estado GDE 745, mas nem assim é poupada: Nara Alyne Mota de Lima, Darciele Anselmo de Alencar e Ingrid Teixeira Pereira.  O corpo de bombeiro só conseguiu localizar e recuperar os corpos ontem.

Policial IPaumirim.jpg“GDE TD3 em busca de quem tem demais”
IPaumirim.com
Ceará — Combate a facção
A reportagem conta diversos casos policiais, mas o que chamou a minha atenção foi a pichação feita dentro de uma das residências assaltadas pelos garotos dos Guardiões do Estado: “GDE TD3 em busca de quem tem demais”.

Satélite Correio 24 horas.jpg“A munição é a preferida dos atiradores de elite do PCC.”
Satélite → Correio 24 horas
Bahia — Combate a facção — Assalto — Organização Criminosa
Só por que o assalto foi cinematográfico, como aqueles que são orquestrados pelo PCC, a polícia acredita que foi a facção paulista que executou o mega-assalto contra a Prosegur em Eunápolis.

Algo que eu não sabia e que foi revelado pelo Correio* é que os investigadores recolheram várias cápsulas de Lapua .338 Magnum, calibre fabricado para fuzis de precisão. Feita artesanalmente e vendida por cerca de R$ 100 cada, a munição é a preferida dos atiradores de elite do PCC.

E tem mais um detalhe, mas se quiser saber vai ter que ir na matéria do Correio*.

9 de março de 2018

Assaltos de cargas PCC 1533 InSight CrimeA nova face do PCC — ações pontuais de alta rentabilidade
Análise de CH Gardiner → InSight Crime
São Paulo — Rio de Janeiro — Bolívia — Organização Criminosa

Assaltos audaciosos com equipes altamente armadas e utilizando tecnologia de informação. Os criminosos das facções agora explodem carros blindados e empresas de segurança e de valores com facilidade e precisão.

6 de março de 2018

Gianpaolo SmanioO procurador-geral de Justiça Gianpaolo Smanio e o PCC
Entrevista de Rogério Gentile → Folha de São Paulo
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC vive muito do mito de que é enorme e incontrolável. Na verdade, os dados de inteligência mostram que efetivamente existe a organização, que a questão é grave, mas que é perfeitamente controlável dentro da atuação do Estado.

Temos de combater exatamente essa infiltração no aparelhamento do Estado. É nossa preocupação acompanhar o mundo eleitoral da política. Tivemos até ação com relação a um prefeito que tinha notícia de envolvimento com o PCC.”

Fernando Henrique Cardoso FHCFHC fala sobre o PCC e a violência policial
Entrevista de Fernando Grostein Andrade → Folha de São Paulo
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

“O PCC se transformou para os grupos de narcotraficantes e para as suas famílias, numa associação de ajuda mútua.”

Fernando Henrique Cardoso conta que conversando com uma conhecida que mora em uma favela do Rio de Janeiro ela contou:

“Olha, eu tenho lá em casa dois filhos. Um está no crime, o outro não. Eu não recebo nada do que está no crime. Eu sou contra. Um tem caráter e o outro não tem. Quando a polícia chega, a polícia bate no que está no crime, no que não está e em mim. A justiça é de classe, seletiva. Se você for negro você vai pra cadeia mais depressa do que se você for branco, ainda mais na área de droga. Isso é indiscutível.”

Aí o ex-presidente se questiona: que tipo de relação essa senhora e o filho que é honesto acabará criando com as forças policiais?

Carson H Gardiner photograferCarson H. Gardiner —  2018 — fotógrafo e jornalista canadense focado nas questões de conflito e segurança e o impacto social

“O Primeiro Comando da Capital investiu recursos importantes para fortalecer sua presença em países vizinhos, como o Paraguai, a fim de facilitar o tráfico. Membros influentes da elite do governo paraguaio podem se beneficiar direta ou indiretamente das atividades ilícitas daquela organização na fronteira, o que reduz a vontade política de combater o problema naquele lado da fronteira.”

5 de março de 2018

Registro da aeronave - tribuna do ceará.jpgAinda procuram o dono do helicóptero do caso Gegê
Vídeo reportagem → Tribuna do Ceará
São Paulo — Homicídio — Combate à facção

A aeronave está registrada em nome de uma empresa administradora de imóveis. Entretanto, no telefone registrado dessa firma quem atende é um escritório de advocacia.

Intervensão militar no Rio de Janeiro - Folha de São PauloO PCC poderá dominar todo o Sudeste
Celso Rocha de Barros → Folha de São Paulo
Rio de Janeiro — Organização Criminosa — Guerra entre facções

“Um dos riscos da intervenção é desarmar o Comando Vermelho, sair em dezembro e deixar o PCC fechar o Sudeste em janeiro. Não há como o interventor resolver esse problema, porque os generais do PCC estão em São Paulo, onde não há intervenção.”

4 de março de 2018

PCC Lacerda Magalhães JúniorResponsável pela contabilidade do PCC cai na Zona Norte
Vídeo reportagem → Rede TV!
São Paulo — Tráfico de drogas — Combate à facção

Cláudio Lacerda Magalhães Júnior, o Febem, foi preso com os livros de contabilidade da Zona Norte paulistana. Além de fiel dos livros ele está a frende de várias biqueiras na região.

3 de março de 2018

Tribunal de Justiça do Estado do Acre.jpgMesmo para fazer o certo não pode fazer errado
Fabio Serapião→ O Estado de São Paulo
Acre — Guerra entre facções

Dentro das regras da facção paulista não adianta falar que queria fazer o certo, mas errou, a punição vem, só que para os aliados a regra fica por conta da facção a que pertence, e Talison pertence ao B13.

O aliado Talison de Souza Teixeira do Bonde dos 13 vai para Juri Popular, foi o que ficou decidido ontem no Fórum de Rio Branco pelo Juiz Leandro Gross.

Para quem não lembra, Talison com mais uma equipe de ataque foram até a casa de um inimigo do CV para acertar as contas.

Chegaram sentando o prego, o CV só tomou uma de raspão na perna, mas um bebê tomou dois tiros e morreu.

Pelo certo do PCC e do GDE a justiça teria que ser feita no Tribunal do Crime, mas o B13 tem suas próprias regras e vai para o Tribunal do Júri. Talison tem sorte.

2 de março de 2018

PM Vitor Cristilder - O Estado de São PauloFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Luís Adorno → Folha de São Paulo
São Paulo — Segurança Pública — Homicídio — Violência Policial

Pelos doze homicídios cometidos em Osasco, Carapicuíba, Barueri, e Itapevi, o cabo da PM Victor Cristilder Silva foi condenado a um pena de 119 anos de prisão. Tentar vender a ideia de que não mataria “cidadão de bem”, acabou soando mal:

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Agora é a hora daqueles que aplaudem e apoiam os policiais que matam bandidos de buscarem a família dele e auxiliarem a mulher e os filhos pelos próximos 119 anos, afinal na hora de bater palminhas e mandar soquinhos no WhatsApp todo mundo estava pronto, mas agora, que a coisa pegou, ele que se ferre sozinho, né não?

diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro O Estado de São Paulo.jpgFacção PCC 1533 usa a polícia contra inimigos
Fabio Serapião → O Estado de São Paulo
Brasília — Corrupção — Segurança Pública — Crime Organizado — Política

Fico com medo quando chega alguém e diz que vai combater o crime organizado. Já assisti esse filme muitas vezes…

… quando os policiais chegam perto de prender corruptos ou desmontar grupos criminosos dentro da corporação, recebem uma promoção, tapinha nas costas, e são mostrados para a imprensa como heróis. Daí dizem que o trabalho está sendo muito bom e precisam deles para combater ao narcotráfico.

Pronto, políticos e corruptos em geral agradecem.

Tenho fé que o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, não siga esse caminho. O crime organizado deve ser sim combatido com toda energia e com todo o poder investigativo do Estado. Seus melhores homens devem se dedicar a essa finalidade, mas lembrando que crime organizado incluem as facções criminosas do narcotráfico e do governo.

Se bem que as do governo matam mais que as do narcotráfico, mas assustam menos.

Jesuitas provícia argentina uruguaya.jpgOs jesuítas da provícia argentino-uruguaya e o PCC
Site jesuitasaru.org
Rio de Janeiro — Uruguai — Argentina — Organização Criminosa — Combate à facção

Por essa eu não esperava, louvado seja o Senhor…

O site oficial dos Jesuítas (Provícia Argentino-Uruguaya) declarou que…

A intervenção militar no Rio de Janeiro “pode levar a contextos muito desfavoráveis ​​para o quotidiano brasileiro em geral, mesmo em relação aos objetivos que supostamente o justificam. Por exemplo, por um lado, poderia consolidar a posição do principal cartel criminal do país – o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem uma base operacional em São Paulo e enfrenta rivais no Rio de Janeiro, como o Comando Vermelho (CV), com os efeitos expansivo que um crescimento do tipo pode vir a provocar a proliferação de padrões irregulares e / ou corruptos no sistema político e institucional.”

Sistema carcerário blog do fernando ribeiro.jpgO que mudaria com a instalação da inteligência da Federal
Blog do Fernando Ribeiro
Ceará — Organização Criminosa — Combate à facção — Sistema Carcerário

Fernando Ribeiro afirma que já são 5.718 os presos ligados a facção Guardiões do Estado e 3.230 PCCs, só nos presídios cearenses.

O blogueiro analisa as vantagens da instalação de um Centro de Inteligência da Polícia Federal no Ceará e trás um breve relado da situação carcerária e das instituições de segurança pública naquele estado.

1 de março de 2018

Helicóptero e lancha do Primeiro Comando da Capital apreendidos

Sem futuro! Dessa vida não se leva nada, só as emoções 
Ana Carla Bermúdez → Folha de São Paulo
São Paulo — Organização Criminosa — Combate à facção

A polícia apreendeu em Fernandópolis o helicóptero de Felipe Ramos Morais, que foi utilizado no assassinato de Gegê do Mangue e Paca. Ainda conseguiram recuperar no Guarujá duas lanchas que eram utilizadas pela facção paulista, uma delas é a “Só Emoções” e essa eles não vão levar dessa vida, perderam, e a outra “Sem Futuro”, nunca teve chance.

PM Vitor Cristilder - O Estado de São Paulo.jpgSíndrome do policial pegador condenará Vitor?
Repórter Felipe Resk → O Estado de São Paulo
Homicídio — Combate à facção

“Meu sangue na veia é de policial de rua. Chegava em casa, meu filho já estava dormindo e eu não dava atenção para minha esposa. Mas o que eu estava fazendo era para melhorar a vida deles. Nunca tive nada na minha vida. Meus pais me criaram com muita dificuldade, mas nunca me desviei para o caminho do mal. Entregaria a minha vida para proteger um cidadão de bem.”

Pois é. O PM Vitor Cristilder é gente boa, com sangue de policial correndo nas veias, mas parece que será considerado culpado de achar que pode julgar quem é um “cidadão de bem” e quem deve morrer.

Uma pergunta, aqueles que mandaram palminhas quando ele matou (se é que foi ele) os malas (se é que eram malas) em Barueri, estão levando cesta básica para a mulher e os filhos e ajudando a pagar as contas na casa, ou vai ficar tudo por conta do…

… bem, alguém tem que cobrir as despesas. Valeu a pena aquele momento de adrenalina?

Assalto a caixa eletrônico em Campinas - folha de São PauloConfiando a vida a polícia. 
Rogério Pagnan e Luís Freitas → Folha de São Paulo
São Paulo — Assalto — Combate à facção

O seu parente vai participar de um assalto e você todo preocupado em que ele possa se ferir vai até o batalhão da PM e deixa um bilhete dizendo que…

…preferia ver o parente ser preso a ser morto, já que sempre foi um homem bom, mas, de um tempo para cá, havia se envolvido no mundo do crime.

Fala sério!!! A polícia foi lá e matou todo mundo!!!

“… tivemos que revidar. Chamamos o socorro depois da ação, mas todos morreram no local”, afirmou o tenente-coronel…

Apesar uma dezena de bandidos estarem armados com fuzis, metralhadoras, escopetas, e muito mais, nenhum policial saiu arranhado da troca de tiros excelente trabalho de limpeza (pena de morte no Brasil para que?)

Parece que os perigosos não eram tão perigosos assim.

Apenas um dos mortos havia passagem por crime violento, os demais ameaça, furto de veículo, tráfico… isso explica por que não teve nenhum ferido entre os policiais:

Bruno Alves de Souza (ameaça de morte), Marcos Paulo Correia de Melo (com três atos infracionais por tráfico de drogas e uma posse ilegal de explosivo), Davirlan Tenório dos Santos (suspeito de ameaça), Ronaldo Antunes (porte ilegal de arma, uso de documento falso, fuga de prisão e roubo de carro) e Itamar Gomes de Lima (investigado por tentativa de homicídio).

Sobrevivente do massacre de Campinas.jpgO sobrevivente, só sobreviveu por ter sido encontrado horas depois, mas engraçado foi a resposta da PM quando a reportagem perguntou a respeito do estado de saúde do capturado:

“… por questões de segurança, o estado de saúde do suspeito não será divulgado”. (segurança de quem?)

Welcome to rio de janeiro.jpgO PCC está aproveitando a crise econômica e de segurança
Frederico Füllgraf → NachDenkSeiten
Rio de Janeiro — Organização Criminosa — Guerra entre facções

Para quem é de esquerda e é chegado naqueles chavões tipo “governo golpista” e “governo ilegítimo” para descrever a administração Temer, esse texto é um prato cheio.

Trago aqui por que ele fala em determinado trecho sobre o PCC:

“A organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) com sede em São Paulo, possui uma gestão altamente profissionalizada e iniciou uma ofensiva nacional contra as facções rivais … gerenciando com sucesso o recrutamento de traidores de outras facções locais e do Comando Vermelho e a instalação de seu capitalismo de drogas que maximiza os lucros.

ARQUIVO ANTIGOS DE NOTÍCIAS:

Maio 2018
Abril 2018
Março 2018
Fevereiro 2018
Janeiro 2018
Dezembro 2017
Novembro 2017
Outubro 2017
Setembro 2017