Artigo

O PCC existira sem o neocapitalismo? Por que isso é importante?

Se a facção PCC existira sem o neocapitalismo, pode nem parecer importante para você, mas não é assim não.

O sonho do moleque de enriquecer e ostentar tem mais haver com essa teoria econômica que com as raízes da facção dentro na opressão carcerária e das periferias.

Entendendo se o PCC existira sem o neocapitalismo

O neocapitalismo e o PCC são duas coisas difíceis de entender e totalmente diferentes, né não? Não, é não!

Não teria o Primeiro Comando da Capital se não fosse o mercado globalizado, tá ligado?

É por isso que estou chegando para dar a real numa questão que parece assim ser tão complicada.

Onde o PCC nasceu? Com o Massacre Carandiru em 91,com o Comando Vermelho no Rio ou na Casa de Custória de Taubaté em 93?

Todas as respostas estão certas, mas vou te provar, mano, que o buraco é ainda mais fundo e que tem mais bagulho envolvido aí.

E só vamos entender direito quando descobrirmo se o PCC existira sem o neocapitalismo.

Volta comigo até 9 de novembro de 1989

Foi aí na virada dos anos 90 que o mundo viu a queda do Muro de Berlim e a vitória do neocapitalismo sobre o socialismo internacional.

Mas não foi só isso, irmão. Tem o que tinha por trás disso que todo mundo tava olhando.

Essa história da queda do muro abriu as portas do Brasil pro neocapitalismo e pra globalização.

No embalo acabaram com um monte de regras de mercado e veio a privatização de serviços públicos, deixando vários irmãos desamparados e vulneráveis à criminalidade.

E foi aí que a organização criminosa Primeiro Comando da Capital entrou, irmão.

Com uma estrutura organizacional forte e bem montada, os caras ofereceram proteção e serviços pra uma galera abandonada pelo governo.

E assim, a facção PCC 1533 mostrou que conseguia controlar o comércio de drogas nas comunidades periféricas, nas prisões e até em outros países.

Tá entendo da razão que eu tô questionando você se o PCC existira sem o neocapitalismo?

O abandono do sistema prisional por parte do Estado propiciou a formação e crescimento de facções criminosas que dominam a grande maioria dos presídios brasileiros…

Mesmo com filosofias diferentes o PCC existira sem o neocapitalismo?

Mas, peraí, isso não quer dizer que o Primeiro Comando da Capital é só uma organização criminosa, que visa lucro.

Um ex-irmão do 31 dá a real, a facção PCC 1533 é uma Família:

Li a reportagem mas só quero fazer uma observação que um integrante do 1533 não visa o lucro como prioridade.

Pode ter alguns na organização que visam apenas o lucro, mas eles estão com uma visão equivocada em relação a causa que é maior.

Porque a expansão do Primeiro Comando da Capital veio com muita luta ao longo desses anos.

Se fosse necessário travar outras batalhas para a continuação da filosofia do PCC eu não exitaria, mas a guerra é apenas uma consequência extrema de uma situação quando não se tem concordância….

Fica na paz

Os crias do 15 têm uma filosofia própria, baseada em ideias de solidariedade, justiça e respeito aos direitos humanos.

Eles são uma reação ao individualismo e ao egoísmo que são valores fundamentais do neocapitalismo, mano.

Enquanto a filosofia capitalista promove a competição e o lucro a qualquer custo, o PCC se preocupa com o bem-estar da comunidade e com a proteção dos mais fracos.

Mas não dá pra ficar só falando do PCC sem entender como a organização paulista nasceu, irmão.

Sê vai ver que não tem nada de sonho de riquesa na origem, o que se queria era liberdade, igualdade e justiça. Essa história do lucro e da ostentação só veio depois — muitos ainda, bravamente resistem.

PCC existira sem o neocapitalismo? organização social X empresa de sucesso

O neocapitalismo é um sistema social e econômico que privilegia os mais ricos e poderosos em detrimento dos mais pobres e vulneráveis.

Então, se queremos mesmo entender o Primeiro Comando da Capital, precisamos entender o modelo econômico e político de nosso país, irmão.

A facção PCC nasceu para tentar construir um sistema de solidariedade, justiça social e direitos humanos, e não para acumular poder e dinheiro nas mãos de poucos.

Quando isso mudou? Será que mudou?

…a estrutura e organização do PCC, sua dinâmica política e o controle social que adquire a forma de imposição do autocontrole individual, que são questões centrais nesta parte do trabalho. A obra propõe uma discussão sobre a origem…

Facção PCC: uma semente lançada em solo fértil

Não vem tirar o corpo não! Fomos nós todos que deixamos o solo fértil pras sementes que eram jogadas por Zé Márcio Felício, o Geleião do PCC.

Não sei onde cê tava e o que fazia em 90, mas enquanto isso…

Zé Márcio caminhava pelos corredores e pátios ocultos por trás das muralhas das cadeias, semeando a ideia nos corações e nas mentes dos detentos.

Quem me deu os detalhes dessa história foram: Marcio Sergio Christino, Antônio Marcos Barbosa de Quadros, e Leonardo Mèrcher Coutinho Olimpio de Melo.

Facção PCC 1533 e o admirável mundo novo

Cabe ao semeador retirar as sementes do celeiro e levá-las ao campo, ou a safra não virá; mas se ele jogar no tempo certo e num solo fértil, a colheita vem, não importa quem jogou a semente ou quem botou adubo no solo.

Na parada do semeador, o nome do cara que jogou a semente nem é falado, o que vale é o trampo que ele fez.

E aí, mano, quando a gente ajuda a fertilizar o solo pras sementes do Primeiro Comando da Capital, a nossa participação é importante, mas nosso nome também não.

A gente fica na humildade, negando que o resultado da nossa participação, mas cara, no fundo tamo ligado que ajudamos também.

Cada um de nós ajudamos a construir a facção PCC, mesmo que a gente tenha só escolhido o Collor pra presidente achando que ia ser uma coisa.

Collor implantou fortaleceu a organização criminosa ao abrir os portos para o mundo e derrubar barreiras. Simples assim.

Ela sonhava com uma mesa posta de Natal, mas não tinha nem família, nem mesa. Ela conheceu o irmão dentro da cadeia e do mesmo jeito que encontrou, desencontrou. Ela andou quilômetros a pé tentando refazer a vida.

O Partido do Crime da Capital é fundado no sangue de Rato

Mano, no dia 11 de março de 1991, as sementes do PCC foram plantadas em solo fértil durante um banho de sol no presídio do Carandiru.

O PCC não brotou em 1993 lá no Piranhão e se espalhou de uma vez só, mas na real, ele já tinha começado lá atrás, mas foi nesse ano que ele se consolidou…

Naquela tarde de chuva de 93, o Rato caiu morto pelas mãos do Geleião no Piranhão, como era chamado a Casa de Custódia de Taubaté.

Gelião fundava o PCC, regando-o com o sangue do Rato, enquanto o Zé Márcio (Geleião) jogava sementes de presídio em presídio, pregando a “boa nova”.

E assim foi a fundação oficial do “Partido do Crime da Capital – PCC”, mas também se definia o método que viria a ser adotado pela organização criminosa prá poder dominar territórios: botar terror sobre as lideranças inimigas para dominar todo o grupo que eles lideram.

Enquanto Rato morre o Muro de Berlim cai

Enquanto Rato morria, eu e você, derrubávamos o Muro de Berlim – o fim da história segundo o mano Fukuyama, só que não.

Deixamos as fronteiras livres para a circulação de pessoas e produtos, e nossa grande vitória foi a chave para o crescimento da facção PCC 1533.

É isso aí, irmão!

A facção PCC 1533 tava surfando na onda neocapitalista que varria o mundo, mano.

O Collor abriu os portos pra negociação com os parceiros gringos, baixando as taxas de importação e aumentando a concorrência no mercado.

E aí, cê sabe o que aconteceu?

Os preços das drogas e armas caíram e a gente nunca mais passou sufoco nas biqueiras.

LIVRO GRÁTIS NO KINDLE! os sentimentos e relatos das pessoas que através dos contos reais com personagens fictícios conheceram a real e verdadeira historia dos que levam a vida dentro das cadeias, desde os Agentes Penitenciários que lidam com a massa carcerária e se ariscam diariamente, até os detentos privados de liberdade e seus familiares obrigados a lidar com um sentimento de angustia no encontro de seus parentes presos nos locais mais simples e sem o aconchego das suas casas…

Neocapitalismo e o PCC: feitos um para o outro

Com o mercado mais disputado, o tráfico deixou de ser coisa de muambeiro e passou a ser gerido por grupos que manjavam de comércio internacional.

Aí, meu chapa, começaram a surgir filiais de grupos criminosos de todo canto: Ndrangheta, Sacra Corona Unita, BGang, e até as máfias russas.

A fronteira já não era mais barreira, agora eles tavam negociando direto com os produtores e distribuidores daqui.

Muita gente já tava formando cartéis nacionais aqui na América Latina, mas aí, eu, você e o Zé Márcio derrubamos as barreiras que existiam.

Agora ele sorria, porque suas sementes não mais caíam em espinhos e pedras.

O Geleião teve uma visão foda, parecida com a de Lucky Luciano, que criou o primeiro sindicato do crime nos States e depois na Sicília.

Ele disse:

Vamos juntar as lideranças aqui e fazer uma organização que vai dominar tudo. 

E assim foi.

Morte alimentando o fim do ciclo da opressão carcerária

Eram espetáculos de morte dentro dos presídios, preso matando preso, que alimentavam nossa sede por sangue na televisão.

Os governantes e agentes públicos providenciavam tais espetáculos, mas sem saber fortaleciam a divulgação da “boa nova” de Geleião e do PCC.

O solo tava pronto, mas quem planta deve se arriscar e era hora de começar mais o show.

Zé Márcio foi escolhido e mandado pra Avaré, pra morrer, mas a história não foi fácil assim

Os administradores da prisão queriam vingança e botaram Geleião no meio dos inimigos, jogaram ele na cova dos leões.

Mas Zé Márcio não se acovardou, foi até o campo de futebol onde Zorro, líder da facção Comando Democrático da Liberdade (CDL) jogava, chutou a bola pra fora e desafiou:

O que você quer? Se quer me matar, então me mata agora, resolve aqui mesmo!

A atitude corajosa de Geleião não foi ignorada e Zorro e sua gangue CDL se converteram naquela hora para o Primeiro Comando da Capital.

E mais um campo fértil foi plantado pro PCC florescer, mas não se engane, a culpa pelas chacinas é nossa também.

Sobre o massacre do Carandiru falaram sobreviventes e policiais. Faltava o depoimento dos executados. Esta obra é o relato mediúnico de um dos presos do Carandiru executados no fatídico dia 2 de outubro de 1992…

Nós e as chacinas nos presídios

Todo mundo aplaudia a violência nos presídios e pedimos mais morte em segredo.

“Chacina” pode ser uma palavra popular, mas no mundo jurídico é só um jeito que descreve a violência contra um grupo de pessoas por outra que se acha superior.

Enquanto isso, os “cidadãos de bem”, podem escolher seu caminho superior ao nosso.

Mas essa liberdade tem um preço, e somos nós quem vendemos para eles as drogas que, mesmo sabendo que fazem mal, eles consomem porque é difícil resistir ao seu apelo fatal.

Mas é o livre mercado de um mundo sem fronteiras, não era isso que queriam? Então, enquanto se achavam mais inteligentes, foram os PCCs que dominaram o mercado.

E o mercado negro de drogas tá aí, é poderoso e influente.

Quem jogou a semente não assume

A semente foi plantada, o PCC cresceu e se consolidou nos presídios, mas quem deu as sementes que jogou Zé Márcio em Avaré nunca vai assumir sua culpa.

E nós, que negamos nossa participação nas chacinas, também temos nossa parte obscura.

E aí a gente se pergunta: onde foi que erramos, como chegamos aqui?

É só lembrar como tudo isso começou, com a ganância de uns e o sofrimento de outros.

Será que alguém quer o fim da opressão carcerária, e um mundo mais justo e mais humano, enfim?

Será que o Primeiro Comando da Capital esqueceu suas origens se curvando para o lucro prometido pelo neocapitalismo das fronteiras abertas?

O ex-irmão do 31 afirma que não, que continuam fiéis, mas o que eu vejo, é cada vez mais é o sonho por riqueza, poder e ostentação predominar.

Mais do que a reflexão a respeito das diversas questões que certamente decorrerão dos tópicos apresentados, a pretensão de apresentar a realidade extramuros dessa que, em termos territoriais e humanos, é a maior organização criminosa do Brasil, objetivando fomentar a discussão…

Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porém, é que aqui, assim como ninguém sabe que você é um cachorro, não dá para sacar se a pessoa do outro lado é do PCC. Na rede, quase nada do que parece, é. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fã no Facebook pode ser um robô; e, como é o caso da página em questão, um aparente editor de site de facção pode se tratar de Rícard Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

View Comments

  • NEOLIBERALISMO Y NEOCAPITALISMO EN LA INDUSTRIA DE LA COCA Y LA MARIHUANA SI ESTA FUERA UNA EMPRESA SERIA Y COMPROMETIDA CON LOS PUEBLOS DE AMERICA LATINA.
    ESTO ES SEGUN YO Y NO CREO QUE POR NO PERTENECER A ESA EMPRESA O NO SER EMPRESRIA O TENER UNA CATEDRA ESTOY POR DEBAJO DE CUALQUIERA QUE SI LO ESTE. YO TENGO IDEALES DE AMOR A MI AMERICA LATINA Y ESO, LOS IDEALES NO ESTAN PA UNO ESTAN PA TODOS . VIVA AMERICA Y ADUENEMOSNOS DE L INDUSTRIA ASI DEJAMOS QUE LE DEJEN DE SANGRAR LAS MANITOS A LOS INDIOS EN LOS CAMPOS Y LAS BALAS A LOS POBRES Y QUE LOS EUROPEOS PAGUEN POR SUS PLACERES

    l neoliberalismo es una «teoría política y económica que tiende desde reducir al mínimo la intervención del Estado».​​ También ha sido definido como «una forma de liberalismo que apoya la libertad económica y el libre mercado», cuyos «pilares básicos incluyen la privatización y la desregulación
    POR SUPUESTO QUE SI SE PUEDE SIN NEOLIBERALIZMO PERO TENDRIAMOS QUE SER EMPRESARIOS COPROMETIDOS CO VOLCAR PARTE DE SU EXITO EN AYUDAR A OTROS QUE NECESITAN UN ABRAZO Y NO DNDO LIMOSNA HABLE DE VOLCAR EN POLITICAS BARRIALES COMO APOYO A LA CULTURA O CLINICAS DE REAHB O ESPCIOS DE RADIO, TEATRO ETC . Y TAMBIEN PODEMOS CON NEOCPITALISMO PERO CON MUCHO CUIDADO PORQUE SI EL ESTADO NO ES DEFENSOR DE EL BIENESTAR DE LOS PUEBLOS ESO NOS LLEVA A LA MISMA MIERDA., O POR LO MENOS LA IDEA QUE TENGO YO DEL PRIMER COMANDO DE LA CAPITAL QUE SE FORTALECIO EN LA LAMENTABLE MASACRE EN LA CARCEL PERO SE VENIA GESTANDO DECADAS ANTES , PUES ESTA A LA VISTA QUE EL PCC ES UNA ORGANIZACION EMPRESARIAL CON DOCTRINA MILITAR SOCIALISTA Y PENSAMIENTOS DE IZQUIERDA LIBERTARIA, QUE LEJOS QUEDA DE SER UNA ORGANZACION UNICAMENTE BASILERQA Y SI MAS BIEN UNA ORGANIZACION LATINOAMERICANA CON APOYO INTERNACIONAL QUE BUSCA POR MEDIO DE UNA EMPRESA MILLONARIA LAMENTABLEMENTE NO ESTATAL SOCIALISTA LA UNICA META QUE ES PARA MI LA LIBERTAD DE LOS PUEBLOS Y LA EQUIDAD SOCIAL ASI COMO LA PAZ LA SALUD LA UNION Y LA LIBERTAD DE LOS PUEBLOS ABRAZANDO LA CONCIENCIA DE CLASE Y AL HERMANO LATIONOAMERICANO EXPLOTADO POR LOS MISMOS DUENOS DE TODO QUE SON POCOS Y SE LLEVAN LOS FRUTOS DE MUCHOS LATINOS SUCUMBIDOS EN EL HAMBRE LA SANGRE LAS BALAS LA ADICCION LA FALTA DE ASISTENCIA MEDICA EDUCACIOIN Y ESTA PRIVADA DE SU DERECHO A SEER UN HOMBRE MUJER LIBRE Y PLENO Y SUSTENTADO ECONOMICAMENTE POR LA RIQUEZA MAS GRANDE DE AMERICA EN EL MUNDO QUE TOSABEMOS QUE NPO SON LAS VACAS NI LOS ESTADIOS DE FUTBOL Y SI EL COMBUSTIBLE EL AGUA Y PRINCIPALMENTE Y NO SOY ECONOMISTA PERO EL PUESTO UNO ESA LA HERMOSA PLANTA DE COCA Y MARUJA .
    AMEN HERMANOS
    AMEN UN MONTON
    VIVA LA LUCHA CIVA UNA AMERICA LATINA SOCIALISTA CHINA QUE HAY QUE APRENDER DE LOS CHINITOS ESO. PORQUE ES LA UNICA FORMA DE GARANTIZAR QUE NOSEAMOS EMPRESAS EN LA CARNICERIA DEL CAPITALISMO O EL NEOLIBERALIZNO Y SI HAGAMOS UNA ECONOMIA QUE SUSTNTE LO QUDE HOY USTEDES LLEVAN COMO ESTANDRTE QUE SI NO ME OLVIDO ES UNION PAZ FAMLIA LIBERTAD . Y ESO TRACIENDE UNICAMENTE EL MERCADO EMPRESAIAL DE NUESTRAS PLANTITAS . ESE LEMA ES CONCIENCIA DE CLASE Y CREANMEN NO ES EL PRESO DE LA PRISION EL UNICO PRESO DE LOS PUEBLOS, PUES QUIENES NO ESTAMOS PRIVADOS DE LIBERTAD EN CARCEL TAMBIEN LO ESTAMOS EN LAS CALLES DONDE TAMBIEN NOS ABUSAN EXPLOTAN ENCIERRAN GOLPEAN VIOLAN ETC ETC .
    SALUD VIVA LA REVOLUCUON
    AMEN
    AMEN UN MONTONCarregando…ResponderPERIODISTA URBANAdisse:2 de abril de 2023 às 04:26Si no hay café para todos, no habrá para nadie. Hay que endurecerse sin perder jamás la ternura. Nos hemos declarado partidarios de los que luchan por la paz. El revolucionario verdadero es guiado por un gran sentimiento de amor.
    ERNESTO EL CHE* GUEVARACarregando…

  • Si no hay café para todos, no habrá para nadie. Hay que endurecerse sin perder jamás la ternura. Nos hemos declarado partidarios de los que luchan por la paz. El revolucionario verdadero es guiado por un gran sentimiento de amor.
    ERNESTO EL CHE* GUEVARA

  • El neoliberalismo es una «teoría política y económica que tiende desde reducir al mínimo la intervención del Estado».​​ También ha sido definido como «una forma de liberalismo que apoya la libertad económica y el libre mercado», cuyos «pilares básicos incluyen la privatización y la desregulación
    POR SUPUESTO QUE SI, O POR LO MENOS LA IDEA QUE TENGO YO DEL PRIMER COMANDO DE LA CAPITAL QUE SE FORTALECIO EN LA LAMENTABLE MASACRE EN LA CARCEL PERO SE VENIA GESTANDO DECADAS ANTES , PUES ESTA A LA VISTA QUE EL PCC ES UNA ORGANIZACION EMPRESARIAL CON DOCTRINA MILITAR SOCIALISTA Y PENSAMIENTOS DE IZQUIERDA LIBERTARIA, QUE LEJOS QUEDA DE SER UNA ORGANZACION UNICAMENTE BASILERQA Y SI MAS BIEN UNA ORGANIZACION LATINOAMERICANA CON APOYO INTERNACIONAL QUE BUSCA POR MEDIO DE UNA EMPRESA MILLONARIA LAMENTABLEMENTE NO ESTATAL SOCIALISTA LA UNICA META QUE ES PARA MI LA LIBERTAD DE LOS PUEBLOS Y LA EQUIDAD SOCIAL ASI COMO LA PAZ LA SALUD LA UNION Y LA LIBERTAD DE LOS PUEBLOS ABRAZANDO LA CONCIENCIA DE CLASE Y AL HERMANO LATIONOAMERICANO EXPLOTADO POR LOS MISMOS DUENOS DE TODO QUE SON POCOS Y SE LLEVAN LOS FRUTOS DE MUCHOS LATINOS SUCUMBIDOS EN EL HAMBRE LA SANGRE LAS BALAS LA ADICCION LA FALTA DE ASISTENCIA MEDICA EDUCACIOIN Y ESTA PRIVADA DE SU DERECHO A SEER UN HOMBRE MUJER LIBRE Y PLENO Y SUSTENTADO ECONOMICAMENTE POR LA RIQUEZA MAS GRANDE DE AMERICA EN EL MUNDO QUE TOSABEMOS QUE NPO SON LAS VACAS NI LOS ESTADIOS DE FUTBOL Y SI EL COMBUSTIBLE EL AGUA Y PRINCIPALMENTE Y NO SOY ECONOMISTA PERO EL PUESTO UNO ESA LA HERMOSA PLANTA DE COCA Y MARUJA .
    AMEN HERMANOS
    AMEN UN MONTON
    VIVA LA LUCHA CIVA UNA AMERICA LATINA SOCIALISTA CHINA QUE HAY QUE APRENDER DE LOS CHINITOS ESO. PORQUE ES LA UNICA FORMA DE GARANTIZAR QUE NOSEAMOS EMPRESAS EN LA CARNICERIA DEL CAPITALISMO O EL NEOLIBERALIZNO Y SI HAGAMOS UNA ECONOMIA QUE SUSTNTE LO QUDE HOY USTEDES LLEVAN COMO ESTANDRTE QUE SI NO ME OLVIDO ES UNION PAZ FAMLIA LIBERTAD . Y ESO TRACIENDE UNICAMENTE EL MERCADO EMPRESAIAL DE NUESTRAS PLANTITAS . ESE LEMA ES CONCIENCIA DE CLASE Y CREANMEN NO ES EL PRESO DE LA PRISION EL UNICO PRESO DE LOS PUEBLOS, PUES QUIENES NO ESTAMOS PRIVADOS DE LIBERTAD EN CARCEL TAMBIEN LO ESTAMOS EN LAS CALLES DONDE TAMBIEN NOS ABUSAN EXPLOTAN ENCIERRAN GOLPEAN VIOLAN ETC ETC .
    SALUD VIVA LA REVOLUCUON
    AMEN
    AMEN UN MONTON

Recent Posts

Arlequinas abandonadas do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Este texto mergulha na realidade das mulheres ligadas ao Primeiro Comando da Capital (facção PCC…

2 meses ago

Baixada Santista: minha carreira no Primeiro Comando da Capital

Este texto narra a trajetória de um jovem da Baixada Santista que, seduzido pela admiração…

2 meses ago

Psicologia Jurídica: Análise do Estatuto da Facção PCC 1533 — 8ª parte

Este trabalho investiga o estatuto do Primeiro Comando da Capital (facção PCC 1533) através da…

3 meses ago

Companheira Guānyīn do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Este texto narra a vida de Companheira Guānyīn, uma figura misteriosa da facção criminosa Primeiro…

3 meses ago

As mulheres são fundamentais para o PCC 1533

Este artigo examina a posição das mulheres dentro do Primeiro Comando da Capital (facção PCC…

3 meses ago

História da facção PCC 1533 segundo Juan Alberto Martens Molas

Este texto detalha a história da facção PCC 1533, desde sua formação em prisões paulistas…

4 meses ago