História do PCC 1533

A fundação do PCC 1533, a facção Primeiro Comando da Capital

“Fundação do PCC” não é história pra quem tem coração fraco, é fita pesada, mano. Cola com a gente que vai valer a pena.

O nascimento da facção PCC 1533 não é conto de fadas, é história de resistência, sofrimento e luta. É o som das ruas e das trancas. É o grito dos excluídos.

A história do Primeiro Comando da Capital é sobre os manos e as minas que decidiram não abaixar a cabeça. É sobre a força que nasce na adversidade.

Fudação do PCC segundo o mano Dyna

Então, tamo falando da fundação do Primeiro Comando da Capital, que não nasceu assim, de repente, saca? É um processo complexo, que envolve muito sangue, sofrimento e história.

Mano, cada um tem sua versão de como foi a fundação do PCC. Tipo, cada um vivenciou a parada de um jeito diferente. Então, não dá pra saber qual é a história “verdadeira”, sacou? São visões diferentes do mesmo lance.

Um salve pro Cabelo, ex-Serpentes Negras. Tivemos nossas tretas, mas no final, a gente tava na mesma. Ele sempre tava ligado pra contar como era lá dentro do Carandiru, na época que o PCC tava começando a ferver e quando rolou o massacre de 92. Mas eu dei mole, deixei pra depois. Agora o irmão tá do outro lado, só no meu aguardo.

A fundação do PCC tá ligado diretamente com a Segurança Pública em São Paulo, saca? Não foi um bagulho que apareceu do nada. Foram várias fitas acontecendo, envolvendo os presos e até o governo estadual.

Pra entender melhor a fundação do PCC, temos que abrir a mente e deixar de lado o que a mídia e os conserva tão falando. Tem que ir além do que todo mundo fala por aí, mano.

Então, no fim das contas, o Primeiro Comando da Capital é uma parada complexa, resultado de vários acontecimentos e experiências. Cada história é uma peça do quebra-cabeça pra entender de verdade como foi.

Os 8 fundadores do Primeiro Comando da Capital

A parada começou a ficar séria no “Piranhão”, a Casa de Custódia em Taubaté, depois de um racha no campo de futebol. Tinha o time dos manos do interior, o “comando caipira”, e os da capital.

No início, uns chamavam de Partido da Capital, outros de Partido do Comando da Capital, até que firmaram como Primeiro Comando da Capital. E esse nome, mano, veio pra ficar.

Saca a escalação do time da capital, os 8 fundadores do PCC:

  • Misael Aparecido da Silva (Miza);
  • César Augusto Roriz Silva (Cesinha);
  • José Márcio Felício (Geleião);
  • Wander Eduardo Ferreira (Eduardo Cara Gorda);
  • Antônio Carlos Roberto da Paixão (Paixão);
  • Isaías Moreira do Nascimento (Isaías Esquisito);
  • Ademar dos Santos (Dafé) e
  • Antônio Carlos dos Santos (Bicho Feio)

Notou que o Marcola não tá aí, né não? Depois eu te explico, agora vamo pro jogo.

Rolou uma briga daquelas durante uma partida, dois manos caíram, e o clima pesou. Jozino e Camila contam que Geleião não aliviou pro lado do rival. Quebrou o pescoço do cara e ainda tentou arrancar a cabeça dele.

Depois disso, os manos que estavam começando o PCC se ligaram que iam levar um esculacho da repressão do presídio e decidiram resistir. Fizeram um pacto pra enfrentar a violência que vinha da direção do Piranhão e de onde viesse.

Quem ofender um de nós ofenderá a todos – somos o time do PCC, os fundadores do Primeiro Comando da Capital. Na nossa união ninguém mexe.

Nos primeiros anos, os caras tiveram que decidir quem ia mandar no pedaço. Dessa zoeira toda, quem se destacou foi o mano Geleião, José Márcio Felício. O cara ficou preso uns 40 anos, cercado de muitos inimigos, cercado de muita intriga, mas, veja só, morreu em 2021 num hospital penal em São Paulo. Se vê como o bagulho é sinistro, no fim quem matou ele foi a maldita Covid.

O nono fundador do PCC

Tá achando que o nono fundador do PCC foi o Marcola? Vai nessa. A parada é séria. O Estado, com suas políticas de cadeia, jogou a lenha pra essa fogueira arder, sacou? E quem alimentou esse fogo é o nono fundador.

Pedrosa, que em 1992, tingiu suas mãos com o sangue do terrível massacre do Carandiru, era considerado o nono espectro na macabra galeria de fundadores do comando, além dos oito aprisionados naquela horrenda cela. Este ser, governante da gaiola que se encheu com o sangue de irmãos, alguns inocentes, outros desconhecidos para o mundo do crime, foi o lago onde o ódio, que deu vida ao Primeiro Comando da Capital em 93, saciou a sua sede insaciável.

Pedrosa foi o diretor José Ismael Pedrosa quando dos 111 mortos e foi colocado como diretor da Casa de Custódia de Taubaté pelo governador de São Paulo, Fleury Filho, e estava no comando no dia do jogo de fundação do PCC

No dia do jogo, o Sombra, Idemir Ambrózio, e Marcola, Marcos Willians Herbas Camacho (também conhecido como Playboy), nem desceram pro jogo, ficaram de camarote só no sapatinho, vendo a cena toda. Mas os manos tiveram uma função chave na fita toda nesses primeiros anos, saca?

Os integrantes do Primeiro Comando da Capital, desde o início, perceberam o papel do Estado na formação de sua organização. Segundo Jozino, Sombra chamou o diretor José Pedrosa, como o nono fundador do grupo, além dos oito fundadores.

Sombra e Marcola partiram pro combate, mano, contra qualquer Pedrosa que desse as caras. Os caras disseminaram a ideia do PCC, batizaram os novos manos nas outras jaulas de SP, e traçaram os corres, as táticas, as alianças do Primeiro Comando da Capital.

Depois de um tempo no sufoco, muitos irmãos foram batizados sabendo que deviam combater a opressão do Estado, que para alimentar o ódio e o rancor que infestam o coração de cada ‘cidadão de bem’, oferece como sacrifício aos chacais os desamparados e indefesos, quer estejam nas sombrias ruas da periferia, ou nas gélidas masmorras dos presídios.

Fundação do PCC: nós contra eles

Após um período de punições, os presos, agora identificados como integrantes do PCC, começaram a estruturar sua organização de maneira concreta. É fundamental entender que a fundação do PCC foi uma resposta direta às políticas prisionais e à postura do Estado, marcando o início da maior facção criminosa do Brasil.

Pra marcar território, os manos do PCC criaram uns códigos, tipo o 15-3-3, sacou? Essa parada veio do Alfabeto Congo, usado pela galera do Comando Vermelho do Rio. Esses números são as letras P, C, C do nosso alfabeto, formando a sigla PCC. O Mizael, um dos irmãos, criou um logo com o símbolo Yin Yang, pra mostrar o equilíbrio que eles queriam no comando.

Camisetas e tatoos com os códigos 1533, Yin Yang e a cara do revolucionário Che Guevara eles fizeram, pra deixar claro a ideia do PCC. Essa organização foi a resposta dos irmãos pras condições pesadas da cadeia e as tretas do Estado, mostrando como o próprio sistema teve um papel chave na criação da maior facção do Brasil.

Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porém, é que aqui, assim como ninguém sabe que você é um cachorro, não dá para sacar se a pessoa do outro lado é do PCC. Na rede, quase nada do que parece, é. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fã no Facebook pode ser um robô; e, como é o caso da página em questão, um aparente editor de site de facção pode se tratar de Rícard Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

Recent Posts

Arlequinas abandonadas do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Este texto mergulha na realidade das mulheres ligadas ao Primeiro Comando da Capital (facção PCC…

1 mês ago

Baixada Santista: minha carreira no Primeiro Comando da Capital

Este texto narra a trajetória de um jovem da Baixada Santista que, seduzido pela admiração…

2 meses ago

Psicologia Jurídica: Análise do Estatuto da Facção PCC 1533 — 8ª parte

Este trabalho investiga o estatuto do Primeiro Comando da Capital (facção PCC 1533) através da…

2 meses ago

Companheira Guānyīn do Primeiro Comando da Capital (PCC)

Este texto narra a vida de Companheira Guānyīn, uma figura misteriosa da facção criminosa Primeiro…

2 meses ago

As mulheres são fundamentais para o PCC 1533

Este artigo examina a posição das mulheres dentro do Primeiro Comando da Capital (facção PCC…

3 meses ago

História da facção PCC 1533 segundo Juan Alberto Martens Molas

Este texto detalha a história da facção PCC 1533, desde sua formação em prisões paulistas…

3 meses ago