São Paulo — PCC 1533 SP

As principais notícias sobre a facção paulista no estado de São Paulo.

14 de dezembro de 2018

Plantando vento Dória garante que colherá a paz no estado
Folha de S.Paulo → Rogério Gentile e Rogério Pagnan
→ São Paulo
→ Combate à facção

São Paulo irá com tudo para cima do Primeiro Comando da Capital, garante o governador João Dória. Ele mesmo diz que vai para as mídias e acompanhará as ocorrências policiais de perto.

Além do trabalho de inteligência que hoje já é feito, garante que elevará ao nível máximo o enfrentamento à facção criminosa nas ruas e nas empresas que são usadas para lavar o dinheiro da facção.

O comando de ataque ficará por conta do general João Camilo Pires de Campos que estará a frente da Secretaria de Segurança Pública, que tem afinidade com aqueles que estarão a frente da Secretaria da Administração Penitenciária, as forças policiais militar e civil, as forças armadas e o Ministério Público.

A reportagem da Folha termina com um questionamento:

“Integrantes das forças de combate ao crime organizado dizem que Doria tem ignorado pontos fundamentais para esse enfrentamento. Não cita que há alta taxa de corrupção na Polícia Civil, que há a necessidade de recomposição salarial das polícias e que as leis de combate à lavagem de dinheiro precisam ser aprimoradas. Sem isso, acham que tudo pode acabar em pirotecnia.”

10 de dezembro de 2018

A prisão do deputado federal ligado à facção PCC 1533
→ Infonet → Cassia Santana
→ Folha de Folha de S.Paulo → André Caramante {reportagem de 2009}
→ São Paulo – Sergipe
→ Organização Criminosa

A Polícia Federal aponta irregularidades nas contas de campanha do deputado federal eleito José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan 90 do PSC de Sergipe. 

“[É o] primeiro caso de candidato eleito no Brasil, que tem nome vinculado à facção criminosa, que foi preso. Estamos falando do PCC, Primeiro Comando da Capital”.

delegado Antonio José Silva de Carvalho

Em 2009, segundo reportagem da Folha ele já estaria sendo investigado por suspeita de usar duas cooperativas de transporte coletivo de Taboão no estado de São Paulo para lavar dinheiro para a facção paulista.

O bilhete cifrado da facção PCC 1533 
→ Estadão → Marcelo Godoy
→ São Paulo
→ Organização Criminosa

Maria Eliane de Oliveira e Alessandra Crisina Vieira eram quem levavam os bilhetes. Elas visitavam um preso que divide com Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A mensagem, segundo a polícia, determinava a morte do promotor de Justiça Lincoln Gakiya e do coordenador dos presídios Roberto Medina. A equipe de execução seriam os integrantes da 
“Sintonia Restrita” da facção.

5 de novembro de 2018

armamento militar para a ROTA

Agora a ROTA pode derrubar avião
DefesaNet → Redação
→ São Paulo
→ Combate ao Crime Organizado

Homens da Rota (Tropa de Elite da Polícia Militar de São Paulo) têm sido treinados pelo Exército com armas que derrubam até avião. O objetivo da Segurança Pública do estado é impedir ações de criminosos em eventuais tentativas de resgates de membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Um treinamento com fuzis .50 ocorreu recentemente, em Presidente Venceslau, no interior paulista, onde estão os principais líderes da facção criminosa. Equipes da Rota estão na cidade há um mês; a medida foi tomada após suspeitas sobre um plano de resgate de Marco Williams Herbas Camacho, o Marcola, número 1 do PCC.

O Comando da PM confirma que o exército brasileiro já colabora com suporte logístico e treinamento, no entanto ainda não atua diretamente em ações conjuntas com a polícia paulista.

1º de novembro de 2018

O plano secreto do PCC para resgatar marcola

O resgate de Marcola do PCC
UOL Notícias → Luís Adorno
→ Organização Criminosa

O senador Major Olímpio protocolou junto ao governo paulista um alerta informando o governador que o Ministério Público e a Polícia Civil teriam informações de uma mega-operação de resgate que ocorreria na P2, a Penitenciária de Presidente Venceslau – que é o QG da facção paulista PCC e onde estão concentradas suas principais lideranças.

Bem, ficam as pergunta que não querem se calar:

  • Será que o governador precisava que o político lhe avisasse?
  • A polícia civil, cujo chefe maior é o governador, ocultou de seu chefe a informação?
  • Se era uma informação sigilosa, o policial militar deveria ter protocolado o pedido que apenas serviu para conseguir pontos junto ao seu eleitorado, detonando o silêncio que os investigadores da Civil e do MP-SP buscavam?

Quanto ao plano em si, é fantástico, com mercenários estrangeiros, helicópteros e fechamento de estradas e ataques aos quarteis da polícia militar. Está tudo descrito na reportagem da UOL/Luís Adorno, mas a única prova apresentada pelo major da polícia militar seria os vídeos feitos por drones do Primeiro Comando da Capital sobre o presídio de Presidente Venceslau. (Uau! Que viajem)

Graças ao promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado,  esse assunto ganhou atenção nacional, e eu assim como todos aqueles que tratam do assunto ganhamos views.

As forças policias convergiram em peso para a cidade:

A população de Presidente Venceslau (SP) encara o reforço policial enviado à região como uma medida positiva e capaz de oferecer maior sensação de segurança à cidade, distante cerca de 600 quilômetros da capital paulista. “A gente não vê mais os ‘manos ou nóias’, os desocupados, perambulando pelas ruas, agora é só gente que trabalha. Estamos ainda mais protegidos”, disse o comerciante José Roberto do Nascimento, de 60 anos.

30 de outubro de 2018

PCC Eder Rodrigo Firmiano Araraquara

Quatro PCCs trocam tiro com a polícia, só um sobrevive
ACidadeON → Claudio Dias
→ Justiça

O Primeiro Comando da Capital é conhecido por sua ações grandiosas e pelo tráfico de drogas, no entanto um grupo que tem muita moral dentro da hierarquia da facção é o bandido (157). A polícia afirma que Eder Rodrigo Firmiano é um desses caras.

Em 2015 ele junto com mais três comparsas foram surpreendidos durante um assalto com refém em Araraquara – apenas ele sobreviveu a troca de tiros com a polícia. A somatória da condenação ficou em 52 anos no fechado, sendo que só a troca de tiros com a polícia rendeu 24 anos.

26 de outubro de 2018

André Luis da Costa Lopes PCC andrezinho da baixada

Andrezinho da Baixada é beneficiado pela lei eleitoral
O Estado de S. Paulo → José Maria Tomazela
→ Justiça

André Luis da Costa Lopes chegou e saiu da delegacia do Guarujá pela porta da frente. Ele é acusado de ser um dos assassinos de Gegê do Mangue e de Paca e estava com a prisão decretada, mas como ele compareceu para prestar depoimento durante o período eleitoral, não pode ser preso.

Segundo a polícia, a cúpula do PCC já teria ‘perdoado’ André Lopes pelas mortes dos dois líderes. Andrezinho é dono de uma fazenda que vale mais ou menos 1 milhão de reais em Bertioga.

25 de outubro de 2018

Justiça condena integrantes do Tribunal do Crime do PCC

Além da tranca ainda vão pagar 2 milhões
ACidadeON → Claudio Dias
→ Justiça

O sargento da PM foi morto em Araraquara em 2012 por ordem do Tribunal do Crime do PCC, os 10 integrantes da facção que participaram do crime foram condenados à dezenas de anos de prisão cada um, e agora veio a chapoletada final: os presos vão ter que pagar a família da vítima e a sociedade mais de 2 milhões de Reais.

11 de outubro de 2018

Isac da Silva Prado do PCC recapturado

Tanta pressão para nada, saiu e ninguém viu
O Estado de S. Paulo → José Maria Tomazela
→ Sistema Penal

O Paraguai prendeu o PCC Isac da Silva Prado, para não ficar com a bata quente na mão cuidou rapidamente da extradição. Aquele esquema de cinema para transferir o perigosos para o Brasil…

Olha aí quem estava de bobeira no litoral de São Paulo: ele! Como é que saiu? Deus sabe como. Só caiu por acaso, a Polícia Civil estava de olho em um mocó e quando a casa caiu, ele foi de graça.

10 de outubro de 2018

PCC 1533 P2 fuga aeroporto fechado

Aeroporto fechado em Presidente Venceslau
→ Ponte Jornalismo → Josmar Jozino e Maria Teresa Cruz
→ Sistema Prisional

Assustou as autoridades a possibilidade de resgate da alta cúpula do Primeiro Comando da Capital concentrada na P2 de Presidente Venceslau. O juiz colocou as barbas de molho e determinou que o prefeito interditasse com barreiras as pistas por vinte dias.

9 de outubro de 2018 

Família do Norte atacaria o PCC em São Paulo copy


Os garotos do PCC afirmaram que temem o FDN
→ A Tribuna → Eduardo Velozo Fuccia
→ Guerra entre Facções

Lucas Sena da Silva estava com seus irmãos quando foi abordado pela polícia no Parque das Américas na Praia Grande. Com ele foi encontrado uma pistola argentina que, segundo ele, era usada para sua proteção para se garantir contra membros da Família do Norte FDN.

8 de outubro de 2018

PM Juliane dos Santos Duarte


MP-SP afirma: PCC matou a PM Juliane
→ Ponte Jornalismo → Arthur Stabile
→ Organização Criminosa

O Ministério Público concluiu que foram os PCCs Everaldo Severino da Silva Felix, o “Sem Fronteira”; Felipe Oliveira da Silva, vulgo “Tirulipa”; e Elaine Cristina Oliveira Figueiredo, a “Neguinha” os responsáveis pela morte da Policial Militar Juliane dos Santos Duarte. “O motivo foi que a Juliane foi à comunidade armada, isto seria uma afronta aos integrantes da organização criminosa. Obviamente, a comunidade é controlada pela organização”.

10 de agosto de 2018

Influência do PCC por estado


A policial foi morta pelo PCC ou por um PCC?
→ UOL Notícias  → Flávio Costa e Luís Adorno
→ Guerra entre facções

Se o Primeiro Comando da Capital domina uma região reina a paz, mas se o PCC não mete o bico também, mas quer ver sangue é só ir nas regiões onde a facção paulista está em disputa com algum inimigo.

8 de agosto de 2018

Gabriel Feltran entende tudo sobre PCC


Pense em um cara que entende de verdade sobre o PCC
UOL Notícias  → Flávio Costa e Luís Adorno
→ Organização Criminosa
Se pensou no repórter Luís Adorno, não, não é dele que estou falando, é do pesquisador Miguel Feltran, esse cara é o cara, e foi entrevistado por ninguém menos que Luís Adorno, resultado: uma reportagem que não pode deixar de ser lida.

GAECO derruba PCC interior


GAECO derruba células no interior e no litoral
→ ESTADÃO  → José Maria Tomazela
→ Combate à facção

Não é outono, mas tem PCC caindo por todo lado por aqui: Sorocaba, Conchas, Cerquilho, Tietê, Laranjal Paulista e Cesário Lange. Entre os detidos estavam sob o comando de Fabiano Robson dos Santos Freitas, o “Febem” ou “Fênix”, considerado o “sintonia geral” (chefe) da facção na Baixada Santista e Vale do Ribeira.

3 de agosto de 2018

PCC a facção que não para de crescer


Se eu colocasse essa manchete estava preso
Isto É  → Vicente Vilardaga e Fernando Lavieri
→ Organização Criminosa
No dia seguinte que eu postasse um artigo com essa chamada seria levado para prestar depoimento e responder por apologia ao crime, então é melhor lerem a reportagem na fonte (desculpe se me rio: kkkk).

2 de agosto de 2018

O PCC usado pela direita e pela esquerda


Não querem assumir a paternidade do PCC
→ DCM Diário do Centro do Mundo  → Kiko Nogueira
→ Política Eleitoral
O DCM, site que os coxinhas diz estar nas mãos dos petralhas, republica um artigo que acusa o ex-Governador Geraldo Alckmin de ser o responsável pela existência e fortalecimento do Primeiro Comando da Capital. Não vou entrar no mérito, quem quiser que vá lá e leia, mas lembro que nesse mosteiro não existem santos: foi graças ao Regime Militar e aos governos dos estados de linha dura à direita que criaram o ambiente propício para o nascimento do PCC; foi graças aos governos de Lula e Dilma e aos governos dos estados de esquerda que criaram um ambiente jurídico que facilitou a mobilidade e proteção para o crescimento seguro do PCC; foi graças à Alckmin e os governos de centro que permitiram o amadurecimento e a profissionalização do PCC em troca da pacificação; foi graças a eu, você e aqueles que fizeram de conta que não viram ou não se importaram com o que acontecia nas periferias e dentro dos presídios que a coisa chegou onde chegou. DCM e outros canais à direita ou à esquerda apenas “jogam pedra na Geni, jogam b….. na Geni”, como cantava o gênio da música e petralha Chico Buarque.

1º de agosto de 2018

Mais prisões para o fortalecimento da facção
→ UOL Notícias
→ Sistema Carcerário

É isso aí Bolsonaro, força aí, o irmão Canela e a cúpula do PCC apoiam sua proposta de encher os presídios: “O sistema prisional é máquina de fazer PCC”, afirma Filipe Augusto Soares, conhecido como Assassino, durante um diálogo telefônico com um comparsa identificado como Canela. É isso aí irmão Bolsonaro, tâmo junto no fortalecimento. Só agradece. É TD3 passa nada.

Obrigado por deixar seu relato, ele é muito importante para que eu possa corrigir erros e rumos. Só serão mantido os comentários argumentativos ou com conteúdo considerado relevante, seja apoiando ou refutando fatos ou ideias do texto. Se considerar importante alterarei o texto original citando o crédito para o comentarista.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.