Arquivo de Notícias — PCC 1533 — Maio de 2018

31 de maio de 2018

Agente penitenciário morto em guerra de facções

Mataram o carcereiro por engado
→ G1 AC
Acre — Guerra entre facções

É até difícil acreditar, mas é verdade. O agente penitenciário Gilcir Silva Vieiranão foi morto por alguma ação contra o Estado ou contra os ASPENs — ele morreu por engano.

Os caras saíram para matar um inimigo da facção, podia ser qualquer um, mas tinham que cumprir sua missão. O ASPEN estava trocando o pneu de sua moto e foi confundido como sendo um membro da facção rival. Os caras só perceberam o erro quando viram a notícia na TV.

30 de maio de 2018

Rua da Paz no Guaruja PCC 90 presos.jpg

Operação Chorpus Christ derruba 90 PCCs 
Eduardo Velozo Fuccia → A Tribuna
São Paulo — Combate à facção — Tráfico de drogas

Noventa presos, 70 Kg de drogas apreendidas, cinco armas de fogo três veículos recolhidos, esse é o balanço da Operação Corpus Christi na Baixada Santista envolvendo os municípios de São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Bertioga.

Segundo a polícia tudo começou com o “barraco bomba” na Rua da Paz, na favela da Prainha, que segundo as denúncias seria o centro de distribuição de armas da facção Primeiro Comando da Capital de Vicente de Carvalho.

Em uma casa do bairro por lá entre os presos tinha uma cria do 15 de 13 anos — os adultos que estavam no local, além dos outros crimes vão responder também por corrupção de menor.

(O site da Tribuna publicou o nome dos PCCs recolhidos)

PCC na periferia de Belém do Pará.jpg

A situação em Belém é cabulosa 
Luís Adorno e Kleyton Amorim → UOL Notícias
Pará — Combate à facção — Corrupção Policial — Violência Policial — Organização Criminosa

Segundo a Polícia Civil, há cinco facções criminosas em Belém e que atuam justamente nos bairros mais pobres: o CV (que se aliou a pequenas facções existentes há anos no Pará), a FDN (Família do Norte), a PGN (Primeira Guerrilha do Norte), o PCC (Primeiro Comando da Capital), e o CCA (Comando Classe A). E na guerra entre facções, milícias e polícia, cidadãos estão morrendo aos montes.

29 de maio de 2018

Coronel Santana.jpg

Garoto morto no CSE de Boa Vista 
João Barros → Folha Web
Roraima — Sistema Prisional

O Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho é para as crias do 3, e o garoto que estava internado à 9 dias foi encontrado morto, nu no banheiro. O governo está falando em possível suicídio, mas o site G1 RR publica o seguinte trecho:

“A dinâmica é de uma morte por estrangulamento, mas a parte que afeta a Polícia Militar foi de preservar o local, aguardar a chegada da perícia, e conter os ânimos até que os trabalhos fossem realizados”, disse o coronel Santana, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), à Rede Amazônica Roraima (vídeo no site do G1).

Ciro Gomes candidato à presidencia da república

Transfere ou não transfere — é a Justiça brasileira 
Josias de Souza → Blog do Josias
Ceará — São Paulo — Política

O pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta segunda-feira (29), em entrevista ao programa Roda Viva, que não fará aliança com o PT no primeiro turno, elogiou a concorrente Marina Silva e afirmou que, para continuar vendendo drogas, o Primeiro Comando da Capital fez um acordo com “autoridades de São Paulo”.

Me corrijam se eu estiver errado:
CEARÁ 52 mortos para cada 100 mil habitantes
SÃO PAULO 8 mortos para cada 100 mil habitantes

Na terceira fase da operação foram cumpridos mandados nos bairros de Interlagos e Morumbi.

28 de maio de 2018

Operação Dictum

Unidos somos mais fortes PCC 1533 e MPA 1533
Maycon Corazza → CGN
Paraná — Combate à facção

O centro de Eunápolis foi sitiado pelo grupo criminoso, que disparou vários tiros de fuzil para intimidar a população e a polícia. A ação causou o óbito do segurança da empresa alvo dos criminosos. Ele foi atingido com a rajada de tiros de fuzil direcionados para o portão de acesso à empresa.

PCC e Mercado do Povo assaltam prossegur

Unidos somos mais fortes PCC 1533 e MPA 1533
→ Bahia Extremo Sul
Bahia — São Paulo — Assalto — Organização Criminosa

O centro de Eunápolis foi sitiado pelo grupo criminoso, que disparou vários tiros de fuzil para intimidar a população e a polícia. A ação causou o óbito do segurança da empresa alvo dos criminosos. Ele foi atingido com a rajada de tiros de fuzil direcionados para o portão de acesso à empresa.

O assalto ao Prossegur de Eunápolis foi uma ação conjunta do Primeiro Comando da Capital e do Mercado do Povo Atitude — mas a casa caiu, e foram feitas buscas em Eunápolis, Osasco e São Paulo.

PCC se benefica contra preconceito contra venezuelanos

Os ventos do preconceito agora a favor do PCC 
→ MigraMundo em Roraima
Roraima — Venezuela — Sociedade

Você não pode dizer que um negro ou um bicha te assaltaram — ou qualquer outra forma politicamente correta ou não para descrever alguém que seja de outro grupo social.

Todo preconceito é desprezível…

… ou melhor, todo preconceito contra nossos iguais, contra os que não pertencem ao nosso grupo pode:

“Quando alguém relata um assalto em Boa Vista-RR, as outras pessoas logo perguntam: “O bandido era venezuelano?”. Os imigrantes estão na boca de quem reclama do crescimento da criminalidade e também do aumento da demanda por serviços essenciais, como saúde e educação.”

Enquanto isso, no mundo real, que não está nem aí para nossos preconceitos:

“Tem havido um crescimento da violência no Estado por causa do rompimento do acordo entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Amigos do Norte, causando assassinatos nas ruas e rebeliões nos presídios, mas isso é na grande criminalidade. As infrações cometidas por venezuelanos não são a maioria, e geralmente são de menor potencial ofensivo: furtos de pequenas posses, como alimentos e celulares.”

27 de maio de 2018

Local do crime PCC no Paraguai CSI

Cigarro e cerveja podem levar para cadeia
Fabio Serapião → Estadão
Paraguai — Paraná — Mato Grosso do Sul — Assalto — Organização Criminosa

Os rastros de DNA que levaram aos PCC

Quem disse que não tem CSI no Brasil? Claro que tem, e funciona com um nível de qualidade internacional — coisa de primeiro mundo!

Pera aí, você não vai ver esse mesmo procedimento se morrer alguém de sua família ou de seu bairro, afinal, alguém tem que garantir o cafezinho das repartições públicas e esse é o setor bancário e não você e o pessoal que mora no seu bairro.mas sabe agora que existe e pode ver nessa matéria do Estadão.

Já publiquei algo no passado, mas o repórter Fabio Serapião chegou com mais detalhes apresentados pelo laboratório de genética forense do Instituto Nacional de Criminalística (INC), em um painel sobre o caso no V Congresso Nacional de Peritos Criminais Federais, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

No caso do assalto ao Prosegur, em Ciudad del Este, no Paraguai, onde os PCCs levaram US$ 11,7 milhões, os caras caçaram sinais de DNA até no na garrafa de cerveja, na bituca do cigarro e no cabo do barbeador — lembrando que após o assalto, parte da quadrinha se dispersou em Mato Grosso do Sul.

26 de maio de 2018

Transferência do piloto do PCC para o Ceará.jpg

Transfere ou não transfere — é a Justiça brasileira 
Messias Borges → Diário do Nordeste
Goiás — Ceará — Homicídio — Justiça — Sistema Prisional — Organização Criminosa

No mesmo dia a juíza Vaneska da Silva Baruki, da Comarca de Caldas Novas determina a transferência do piloto Felipe Ramos Morais para responder pelos seus crimes em Aquiraz no Ceará, ela profere uma outra sentença determinando que o réu permaneça onde está — não se pode culpar a magistrada, nosso Sistema Penal foi feito para ser assim mesmo, se não, quem é que vai sustentar tanto advogado?

25 de maio de 2018

PCC e a greve dos caminhoneiros

É falso o salve que vincula caminhoneiros e PCC 
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Minas Gerais — Organização Criminosa

O Geral do MGI informou que não procede a mensagem que circula pelas redes sociais onde se afirma que os PCCs devem proceder com atentados contra a população e contra os postos de combustíveis em apoio à manifestação dos caminhoneiros.

24 de maio de 2018

Luana de Almeida Domingos advogada PCC

A pena é longa, mas não é perpétua 
Marcos Nunes → Extra Globo
São Paulo— Assalto

Ela já está nas ruas e segundo seu advogado, ele entrou com recurso pedindo a absolvição de Luana de Almeida Domingos, e lembra que ela nem sequer perdeu o direito de advogar — para quem não se lembra, ela havia sido condenada por ser advogada do PCC e era uma super modelo e repórter com seu próprio programa de TV.

Fita isolante no assalto do PCC

PCCs presos com os artefatos para o mega assalto 
→ JC Online
Pernambuco — Assalto

Os assaltantes suspeitos de pertencer  ao Primeiro Comando da Capital estavam munidos inclusive de “uma lanterna, um jogo de chave de fendas, martelo, luvas, fita adesiva…”, mas foram detidos antes de conseguir agir em Jaboatão dos Guararapes.

23 de maio de 2018

c568b-pol25c325adcia2bcivil2bde2bgoi25c325a1s

Ela nem para quem estava trabalhando
Carlos Eduardo → PC MS
Mato Grosso do Sul — Tráfico de Drogas

Equipe de investigadores do Setor de Investigações Gerais da 5ª Delegacia de Polícia durante diligências pela região do Bairro Jardim Aero Rancho em Campo Grande, localizaram Jeferson Santiago de Medeiros, o Jefinho, disciplina do PCC.

Após abordagem, foi possível constatar que o mesmo estava evadido do sistema prisional — ele é acusado da morte de Ulians Rogério dos Santos que teria se recusado a entrar para a facção paulista.

22 de maio de 2018

Companheira fiel do PCC

Ela nem para quem estava trabalhando
→ Jornal Notícias do Estado
Mato Grosso do Sul — Tráfico de Drogas

Janaína falou bem pouco e não colaborou durante o interrogatório, tinha a ficha limpa e não quis revelar para quem trabalha, a moça só contou que não recebe dinheiro algum pela entrega das drogas e que faz tudo isso a mando de um homem que ela não sabe o nome, e este homem, por sua vez, está preso em uma penitenciária.

21 de maio de 2018

PCCs posando para selfie dentro do banco

Tiravam selfies enquanto assaltavam o banco
Adriano Fernandes → Campo Grande News
Mato Grosso do Sul — Assalto

Se tudo desse certo os garotos PCCs ficariam bonitos nas fotos e com meio milhão nos bolsos, mas agora os selfies que tiraram só vão servir de provas no Fórum.

Fuga do presídio coxim agora

A fuga de Tiago volta a ser notícia
→ Coxim Agora
Mato Grosso do Sul — Sistema Carcerário

Coxim Agora relembra a fuga de Tiago Vinícius Vieira e conta que segundo a Polícia Federal, de dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, ele comandava as ações da quadrilha no contrabando de armas de fogo que seriam revendidas no sudeste do país, além de orquestrar nova tentativa de fuga mediante a rendição e possível assassinato de agentes penitenciários durante escolta para consulta médica.

19 de maio de 2018

80% das biqueiras comercializam crack

80% das biqueiras comercializam o crack 
Felipe Resk e Marco Antônio Carvalho → Estadão
São Paulo — Tráfico de Drogas

Dominado pelo Primeiro Comando da Capital, existem pelo menos 275 pontos de comércio de drogas no varejo na capital paulista, e quase todos comercializam o crack, no entanto a liderança de vendas é da maconha, seguida pela cocaína.

18 de maio de 2018

Mula do pcc rota Paraguai para São Paulo

Mula conta como era seu serviço do transporte à distribuição
Felipe Resk → Estadão
São Paulo — Tráfico internacional

Henrique conta que trabalhava para o Primeiro Comando da Capital (PCC) na Cracolândia, onde era chamado de “Carioca”. Entre as suas funções, ia buscar pasta-base, matéria-prima para produção do crack, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. “Voltava de ônibus com a droga toda amarrada no corpo com Durex”, conta. Também cozinhava as pedras em imóveis dentro do fluxo, além de fiscalizar e reprimir a presença de pessoas de outras facções no território.

Distribuição das drogas na cracolândia

As novas estratégias de distribuição na cracolândia
Felipe Resk → Estadão
São Paulo — Tráfico internacional

Um senhor de mais de 70 anos caminha pela Cracolândia de São Paulo segurando um saco com cerca de 30 pães que tinham no miolo pedras de crack. O repórter Luiz Resk conta que em um ano a polícia já prendeu 1.200 por tráfico de drogas só no centro de São Paulo, então os “traficantes têm recorrido à criatividade para abastecer o fluxo”.

cracolândia 10 anos depois

A nova geografia do tráfico
Felipe Resk → Estadão
São Paulo — Tráfico internacional

Nesta belíssima reportagem desvenda a nova estratégia de distribuição e combate ao tráfico na região central, destaco o trecho onde Resk explica a localização de cada grupo de usuários:

…  menores e ‘flutuantes’ tendem a ficar próximas de equipamentos assistenciais, como da Avenida Duque de Caxias e o da Rua Mauá … usuários que buscam droga e se acomodam perto da linha férrea …

Em outro trecho conta o que ouviu nas ruas:

O crime é inteligente, vai aparecer uma biqueira aqui e outra ali. É pegar e sair, tá ligado? Pega e vai fumar no Brás, no Campo Limpo.

16 de maio de 2018

promotor de Justiça Roberto Texeira Pinto Porto

O novo desembargador paulista é especialista em PCC
Fabio Leite → Estadão
São Paulo — Justiça

Há 25 anos no Ministério Público, Roberto Texeira Pinto Porto fez carreira como integrante do Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), onde participou de investigações de impacto, como da máfia chinesa em São Paulo, da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) nos presídios paulistas e à suposta lavagem de dinheiro praticada por bispos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus.

15 de maio de 2018

Cabeça Branca Valor Econômico

O alvo agora serão os doleiros
André Guilherme → Valor Econômico
São Paulo — Justiça

Cabeça Branca (Luiz Carlos da Rocha) comandou um esquema de tráfico de drogas na América do Sul por pelo menos 20 anos. Ele seria o responsável por enviar cerca de 5 toneladas mensais de cocaína com alto grau de pureza para Europa, Estados Unidos e África, movimentando 1,2 bilhões de Reais …

Agora está em curso a Operação Dominó que está rastreando o caminho da grana movimentada pela facção através dos doleiros. Ceará (Carlos Alexandre de Souza) foi preso e entrou para a delação premiada e está mostrando o caminho das pedras para que a polícia desembarace o nó.

14 de maio de 2018

Rota do Solimões cairá nas mãos do PCC 1533

O fim da aliança Comando Vermelho e Família do Norte 
Leandro Prazeres → UOL Notícias
Amazonas — Peru — Colômbia — Acre — Roraima — Guerra entre facções — Tráfico internacional

Com o fim da aliança entre as facções Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) as forças públicas temem que não exista mais barreiras para a hegemonia nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A facção paulista já havia dominado a Rota Caipira controlando a entrada das drogas e armas provenientes da Bolívia e do Paraguai, agora com a quebra da aliança entre seus inimigos do Norte há a possibilidade de fechar a Rota do Solimões, impedindo a compra pelo CV e FDN dos entorpecentes vindos do Peru e da Colômbia.

A guerra entre as facções no Acre e em Roraima, que estavam equilibradas entre PCC B13 e grupos locais, contra o CV FDN, deverá sofrer reformulação de estrategias com um possível fortalecimento da aliança paulista.

Negros e pobres são a base do PCC 1533

Rio de armas desce pela Calha Norte
Rícard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Bahia — Sistema Prisional — Combate à facção

Com doze agentes penitenciários para gerir mais de mil cativos na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), o Estado deveria se colocar em seu lugar, e fazer o que tem feito desde os tempos da Colônia, garantir a governabilidade através da negociação.

No entanto o governo preferiu pagar para ver, endureceu as regras, e os aliados do Primeiro Comando da Capital, a facção cearense Guardiões do Estado, mandaram um recado: “devagar com o andor que o santo é de barro!” e atacaram prédios públicos no Cariri em Juazeiro do Norte.

Felipe Ramos de Morais PCC

Cai mais um dos assassinos de Gegê do Mangue
Carlos Madeiro → UOL Notícias
Goiás — Organização Criminosa — Assassinato

Felipe Ramos de Morais seria o piloto teria enganado Gegê para levá-lo para emboscada. O cara faria os trabalhos de responsa para o 15 e caiu por acaso quando a polícia invadiu o condomínio de luxo onde estava morando em busca de outro procurado por outro crime.

Exército Brasileiro - braço forte mão amiga

Rio de armas desce pela Calha Norte
Fabiana Cambricoli, Marco Antônio Carvalho e Cyneida Correia → Estadão
Venezuela — Roraima — Corrupção — Organização Criminosa — Combate à facção

“A parada é a seguinte, mano, tô vendo um negócio da hora para nós pegar os carros, não garante, não? Tem de segurar a vítima até atravessar a fronteira, tá ligado? Para nós trocar em skunk e arma.”

O exército garante que na fronteira da Venezuela só dá “EXBR não passa nada!” — mas a PMRR diz que não aguenta mais de tanto apreender armas vindas da Venezuela, já tem até uma rota oficial de transporte RR-CE-RJ-SP.

Belém do Pará

Grupos de extermínio legitimam ação das facções
Arthur Stabile e Maria Teresa Cruz → Ponte
Pará — Assassinato — Combate à facção

Quase uma centena de jovens vêm sendo assassinados nas periferias de Belém, possivelmente por grupos de extermínio ligados à polícia. Essas ações acabam legitimando a ação das milícias que disputam o tráfico de drogas com a PGN (Primeira Guerrilha do Norte).

“Estamos entrando em um clima de pânico generalizado e da própria polícia.” A onda de matança que atinge os corpos consideráveis “matáveis, pessoas que não vão falar muito por eles, normalmente em bairros mais pobres”, como afirma a tenente-coronel da reserva da PM paraense, Cristiane do Socorro Loureiro.

Segundo o pesquisador Aiala Colares afirmou ao Ponte Jornalismo a “rota do pó” que passa pelo Pará, oferece vantagem aos parceiros, pelo custo operacional ser mais baixo do que a dominada pelo PCC, que comanda hoje rotas que passam pelo Paraguai, Mato Grosso e Bolívia. “O Pará acabou se tornando um importante nó na rota da cocaína do Comando Vermelho, que vem de Manaus e escoa, em grande parte, para o Sudeste do país”. Em 2014, o PCC chegou a Belém para fazer uma articulação com um grupo ligado ao tráfico de drogas em Terra Firme, na capital paraense. Mas a estratégia não vingou. “Quando se deflagra o conflito entre a FDN e PCC nos presídios, os grupos de tráfico de Belém acharam mais interessante se aproximar do CV porque a cocaína passa por Manaus e acaba sendo vantajoso em termos de custo”.

Rádio Caçula

Mais 3 PCCs do Tribunal do Crime são sentenciados
Dayane Milani → Rádio Caçula
Mato Grosso do Sul — Assassinato — Combate à facção — Tribunal do Crime

Os integrantes da facção que participaram do homicídio do policial militar aposentado foram condenados, mas o filho da vítima não se conformou que justamente o mandante teria tomado a menor pena, sete anos de fechado.

Crimes de maio de 2006

Os crimes de maio  — mais de 500 execuções
→ BOL Notícias
São Paulo — Chacina

Naquela semana de maio, agentes de segurança do estado de São Paulo e grupos de extermínio saíram às ruas em retaliação a ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC). No total, foram mais de 500 execuções no estado durante o período. As investigações, no entanto, foram arquivadas.

13 de maio de 2018

Vera Lucia Gonzaga dos Santos Verinha do Movimento Mães de Maio

Morre uma das fundadoras das “Mães de Maio”
Marcos Candido → Bol Notícias
ESPECIAL FOLHA DE SÃO PAULO → ESPECIAL MÃES DE MAIO
São Paulo — Violência Policial

Vera Lucia Gonzaga dos Santos, a Verinha do Movimento Mães de Maio foi encontrada morta em Santos, ela teve o filho e a nora grávida de nove meses mortos em 2006 no contra ataque das forças policiais aos atentados do Primeiro Comando da Capital.

11 de maio de 2018

Adriano Hilário dos Santos o PCC Kaike

Matador da facção presos em Guarulhos
Juliana Diógenes e Felipe Resk → O Estado de São Paulo
São Paulo — Bahia  — Tribunal do Crime — Organização Criminosa — Combate à facção

Caiu Adriano Hilário dos Santos, o Kaike, quando estava voltando de Camaçari, onde passou merecidas férias com sua garota depois que conseguiu um tempo de folga de sua estada no CDP de Valparaíso.

Desde que saiu de Valparaíso ele é suspeito de ter participado de 14 homicídios, entre eles o de Gegê do Mangue e Paca — o cara, era o cara, para resolver as zicas da facção.

Brazão da República Federativa do Brasil.jpg

Representação da Operação Prato Feito
→ DELECOR- DELEGACIA DE REPRESSÃO À CORRUPÇÃO E CRIMES FINANCEIROS
São Paulo — Corrupção — Organização Criminosa — Combate à facção

“O Prefeito Embu CLAUDINEI ALVES DOS SANTOS (Ney Santos) conseguiu tomar posse em 12/02/17 após a obtenção de um Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal em 08/02/17128. Isto porque a Justiça Eleitoral teria supendido sua diplomação. Ney Santos se encontrava foragido após sua prisão preventiva ter sido decretada no âmbito da Operação Xibalba desde 09/12/16, por envolvimento com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crime organizado, em especial com a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital.”

10 de maio de 2018

PCC 1533 4i20.jpg

A polícia está de olho nas cunhadas
Luiz Carlos Marauskas → Folha de São Paulo
São Paulo — Combate à facção  — Sistema Prisional

Os oito familiares, sendo seis mulheres e dois homens, são suspeitos de transmitir informação entre integrantes da facção em liberdade e a cúpula do PCC, presa na penitenciária 2 de Presidente Venceslau, a 600 km da capital paulista:

“Faziam esse correio entre as lideranças e os integrantes da facção que estão em liberdade. Todo fim de semana, quando ocorrem as visitas. É um setor que o próprio crime organizado denomina como ‘setor do correio’. Identificamos algumas das pessoas que recebiam mensalmente.”

Allan de Abreu reporter investigativo PCC.jpg

Allan de Abreu —  maio 2017 — jornalista investigativo

“Com um celular nas mãos, transformam suas celas em escritórios do crime. Assim é com o PCC, facção que fez do tráfico sua principal fonte de renda. Mesmo presos, seus líderes comandam com mão de ferro a compra e distribuição, no interior de São Paulo, de cocaína adquirida na fronteira com a Bolívia e o Paraguai.”

Garoto no chão

Quando a polícia passa a ser o problema
Bruno Paes Manso → G1
São Paulo — Rio de Janeiro —  Amapá — Acre — Pará — Alagoas — Rio Grande do Norte  — Violência Policial

Veja como são as coisas, enquanto em alguns estados o pessoal tem dúvidas se o PCC foi o responsável dela queda dos homicídios, em outros se tem certeza que a polícia é que foi a responsável pelo aumento da violência — não reclamem comigo, quem afirma é a Globo…

“A escalada mais impressionante ocorreu no Amapá, estado que ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro. Eram quatro casos de mortes por intervenção em 2013, que se multiplicaram por 16, alcançando 66 ocorrências no ano passado. … Em todas as polícias do mundo, no entanto, essas mortes por intervenção são sinônimo de falta de comando e de treinamento dos policiais para agir de forma inteligente e coordenada.”

Pombos correio do PCC 4ª fase operação ethos.jpg

Quando a polícia passa a ser o problema
José Maria Tomazela → O Estado de São Paulo
São Paulo  — Organização Criminosa — Combate à facção — Sistema Prisional

A Sintonia dos Gravatas caiu, mas o canal de comunicação não foi estancado, nessa 4ª etapa da Operação Ethos, mandados de prisão foram cumpridos em Sumaré, Taubaté e Itaquaquecetuba para caçar os pombos-correios do PCC.

8 de maio de 2018

Força Tarefa Blog do Fer.jpg

A cavalaria chegou e os índios nem tchan.
Fernando Ribeiro → Bolg FR
Ceará  — Combate à facção

A Força-Tarefa enviada ao Ceará pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), não revelou, ainda, o que fez até agora. Da data do desembarque (dia 19 de fevereiro) até hoje, as estatísticas da criminalidade só aumentaram e nesta terça-feira a taxa de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), em quatro meses e sete dias de 2018, alcançou o número 1.801.

E nas ruas da Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) e no Interior do estado prossegue sem controle a matança de pessoas por conta da “guerra” entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV). Somente em sete dias do mês de maio em curso, o Ceará registrou 75 assassinatos (29 na Capital, 19 na RMF, 17 no Interior Norte e mais 10 no Interior Sul).

7 de maio de 2018

O PCC e o Satanismo

Satanistas e PCC não se bicam — crônica
Ricard Wagner Rizzi → faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
Mato Grosso do Sul — Acre — Guerra entre facções — Sistema Carcerário

Não ia ter pagamento para esse serviço, era para ajudar os aliados, e eu fui convidado. Era só ir para as proximidades de Aquidauana no Mato Grosso do Sul, esperar na casa de um aliado o carregamento que vinha da fronteira e seguir para Rio Branco no Acre, onde os garotos do Bonde dos 13 B13, estavam em guerra com os inimigos do Comando Vermelho CV e da Família do Norte FDN.

Reportagem de Rodrigo Bortolotto

Os presos estrangeiros no estado
Rodrigo Bortolotto → TAB UOL
São Paulo — Sistema Carcerário

Em 2006 o PCC ia matar os presos estrangeiros para chamar a atenção da imprensa internacional, mas o governo paulista descobriu o plano e para evitar a zica juntou todos em um único lugar, isolados dos brasileiros —a UOL novamente se supera em suas reportagens especiais.

6 de maio de 2018

Palhaços do Primeiro Comando da Capital PCC.jpg

Os palhaços Peleco e Teco e o PCC
Aline Ribeiro → O Globo
São Paulo — Combate à facção

Os palhaços não tem nenhum envolvimento com a facção criminosa, no entanto foram envolvidos no escândalo com a descoberta que o Planeta Alegria, o Bufê infantil onde se apresentavam, era um dos investimentos do Primeiro Comando da Capital para lavar o dinheiro da facção — Vilmar Santana de Souza que seria o responsável pela operação está preso.

5 de maio de 2018

Criança em ocupação curtiço pcc.jpg

O PCC e o problema da moradia
Fernanda Mena → Folha de São Paulo
melhor reportagem → ESTADÃO
Organização Criminosa

O prédio era gerido por duas siglas irmãs: Luta por Moradia Digna (LMD) e Movimento Social de Luta por Moradia (MSLM). Em algumas das divisórias de madeira usadas para delimitar cômodos, lia-se PCC em pichações.

Investigação policial associou outra sigla de ascensão recente, o Movimento Sem Teto de São Paulo (MSTS), à facção criminosa paulista. Em 2016, a ocupação do grupo no Cine Marrocos foi alvo de operação em que a polícia diz ter encontrado armas e drogas.

PCCs condenados em Ciudad del Este.jpg

4 PCCs condenados em Ciudad del Este
→ Última Hora
São Paulo — Combate à facção

Quatro membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) foram sentenciados em Ciudad del Este no Paraguai acusados de roubo agravado, associação criminosa, violação da lei de armas e resistência.

Todos já eram velhos conhecidos da polícia e haviam participado do ataque à delegacias de polícia do Alto Paraná. Após a condenação seguiram para na Prisão Regional do CDE.

  • Marcos dos Santos ou Sidney da Silva, o “Nei”, pegou 15 anos de prisão e 6 anos de medidas de segurança;
  • Sidimar Cordeiro levou 14 anos e 3 de medidas; e
  • Julio César Gómez e Mario Monteiro Oisu’u 12 e 9 anos de prisão.

4 de maio de 2018

Geraldo Alckimin PCC Folha de São Paulo.jpg

Os movimentos sociais estão nas mãos do PCC
Fernanda Mena e Thais Bilenky → Folha de São Paulo
São Paulo — Política

O candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, apresenta o responsável pela elaboração de sua política de segurança pública, Leandro Piquet.
 
Os principais pontos serão o combate à violência policial, para permitir um maior repasse de verbas federais para os estados, um combate mais efetivo contra o crime organizado, a manutenção da atual política de venda de armas, e o aumento das vagas nos presídios para diminuir a desumanidade do sistema carcerário.
 
Piquet declara que a pacificação do estado de São Paulo, não foi em decorrência da hegemonia do Primeiro Comando da Capital, pois nenhuma organização poderia manter os níveis de violência tão baixos por 17 anos seguidos… então tá.
 
Incêndio São Paulo MST PCC Movimento da Luta Social por Moradia MLSM.jpg

Os movimentos sociais estão nas mãos do PCC
→ Diário do Nordeste
São Paulo— Organização Criminosa

O Primeiro Comando da Capital se aproveitaria dos sem-teto para manter a polícia distante e utiliza as ocupações do Movimento da Luta Social por Moradia (MLSM) e do Movimento Sem Teto de São Paulo (MSTS) como depósito e centro de distribuição para armas e drogas em pleno centro da capital paulista — 38 pessoas já foram presas inclusive Wladimir Ribeiro Brito (vídeo) presidente do MSTS.

Paulo Henrique Amorim Conversa Fiada

O traficante colombiano Abadia diz como acabar com o PCC
Paulo Henrique Amorim → Conversa Afiada
São Paulo — Combate à facção

O PCC, segundo o traficante colombiano Abadia, controla a policia de São Paulo. “Quer acabar com o tráfico em São Paulo? Destrua o DEIC, a delegacia de combate ao tráfico”. Disse o colombiano Abadia.

Rudinei da Silva Rocha Bandini

19 do B13 caem em investigação do DCORE
Adriano Fernandes e Geyse Garnes → Campo Grande News
Mato Grosso do Sul — Tribunal do Crime — Justiça

Lucas Carmona de Souza depõe no Tribunal do Júri e conta detalhes do julgamento de Rudnei da Silva Rocha no Tribunal do Crime do PCC. Rudnei era conhecido como Babidi e vendia drogas para o PCC, daí parece que resolveu vender para o CV, foi condenado e morto, agora seus julgadores e executores estão sendo julgados pelo Tribunal do Júri de Campo Grande — Lucas Carmona de Souza depôs e contou detalhes da contenção e execução.

A ordem para ambas execuções partiu de Milton, uma liderança do PCC conhecida como ‘Pezão’, que cumpre pena na Máxima, em Campo Grande, e é apontado como o “Disciplina” da facção. No Tribunal do Crime, ‘Pezão’ é o juiz que decide quem deve ou não morrer, como conta com detalhes Clayton Neves e Patrícia Penzin do MidiaMax.

Aliados Bonde dos 13 B13 são presos aos montes

19 do B13 caem em investigação do DCORE
→ O Rio Branco
Acre — Organização Criminosa — Combate à facção

“Nos prendemos o Blade em setembro do ano passado e através do celular dele nos conseguimos identificar pelo menos 19 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa, entre eles um menor de 17 anos, além de constatar a prática de diversos outros crimes, entre eles, a de um homicídio ocorrido em um barranco do bairro Papouco e outro ocorrido no sinal do centro, onde uma jovem foi alvejada com um tio nas costas. É importante salientar que 15 dessas pessoas já estavam no presídio e vamos mantê-las presas e fora do convívio da sociedade”.

Thales Henrique Carneiro Pereira o Samurai do B13.jpg

B13 do Tribunal do Crime cai em Tarauacá
→ O Rio Branco
Acre — Guerra entre facções — Combate à Facção

Mais um do Tribunal do Crime do Bonde dos 13 é capturado.

Alexsandro de Souza Leitão estaria fazendo recrutamento para o Comando Vermelho CV no Corcovado em Tarauacá, Thales Henrique Carneiro Pereira foi lá fazer a finalização em nome do B13.

Joabson Flor de Lima Júnior da Okaida.jpg

O Júnior da Okaida chamou a atenção
Josildo Santos → Giro Mata Norte
Paraíba — Pernambuco — Assalto — Combate à Facção

Mapa de Ferreiros à Ibiranga em Itambé.jpg

A cria da facção paraibana estava foragido e morando no distrito de Ibiranga em Itambé, bem próximo da fronteira do estado. Enquanto ficou por lá chamou a atenção pela violência de suas ações, e pelos constantes assaltos que fazia na cidade de Ferreiros que fica próximo de onde ele estava morando.

3 de maio de 2018

Milciades Arce Aguirre inimigo do PCC encotrado morto.jpg

A ideia agora é reunir à todos
→ Correio do Estado
Paraguai — Guerra entre facções

Vídeo no site da Radio Futura FM

Lembu é inimigo declarado do Primeiro Comando da Capital, e foi na chácara dele que encontraram o corpo de Milciades Arce Aguirre (Cale) que foi levado à força por homens fortemente armado alguns dias antes.

Justiça para a morte do jornalista Paulo Ortega

Eh! Eh! O PCC não queira essa morte!
Pamela Kalkman → NACLA reporting
Paraguai — Guerra entre facções — Corrupção — Política

ídeo no site da Radio Futura FM

Não, o PCC não teve nada a ver com o assassinato do jornalista paraguaio Pablo Ortega, mas o artigo de Pamela Kalkman é perfeito para se conhecer como é a região onde atuam os PCCs no Paraguai, além de mostrar como funciona por lá o envolvimento com políticos — ainda bem que no Brasil os políticos são honestos e não se envolvem com falcatruas e outras mazelas, mas ela vincula a imagem da facção ao crime:

“The largest cartels, the Primeiro Comando da Capital (First Capital Command, better known as PCC) and Comando Vermelho (Red Command) fight for control of the region, each helped by Paraguayan clans who enjoy protection from corrupt politicians, judges, and police commissioners: a true narcopolítica (narcopolitics).”

Mas vale sempre o alerta para os repórteres e até mesmos os turistas, em zona de guerra todo cuidado é pouco.

2 de maio de 2018

ОХОТА НА РУССКУЮ МАФИЮ В БРАЗИЛИИ.jpg

ОХОТА НА РУССКУЮ МАФИЮ В БРАЗИЛИИ
→ ochevidets.ru
Russia — Tráfico internacional

E por aí vai a matéria do site russo, fazendo uma crítica à nossa caça às bruxas:

Русская мафия — выполняет две функции: внешнего врага, который неосязаем и невидим и символ  дискредитации нынешней оппозиции,  которую нынешнее правительство все еще способно обвинять в заговоре с Россией. По словам социолога Сержиу Буарка де Холанды,  ‘ это идеальный враг, который, в отличие от PCC, являющейся частью бразильского общества, не имеет своих защитников.

Presídio de segurança máxima de curitiba ESTADÃO.jpg

A ideia agora é reunir à todos
Fábio Dónegá → O Estado de São Paulo
Paraná — Organização Criminosa — Sistema Prisional

O sistema penitenciário paranaense deixa de enviar as lideranças do Primeiro Comando da Capital para presídios no interior após verificar que essa estratégia era utilizada pela facção para colocar lideranças fortes em todos os presídios do estado.

Felipe Ramos de Morais e a delação premiada

Até aonde pode chegar essa meada?
Messias Borges → Diário do Nordeste
São Paulo — Minas Gerais — Organização Criminosa

Felipe Ramos de Morais, que tem envolvimento com o Primeiro Comando da Capital e com o meio político mineiro está negociando um acordo de delação premiada.

Paulo Pereira de Brito atentado PCC em Naviraí.jpg

De volta para tranca graças ao PCC
Hélio de Freitas → Campo Grande News
Mato Grosso do Sul — Tribunal do Crime

Paulo Pereira de Brito podia estar sossegadinho atrás das muralhas, mas preferiu ir para casa e ficar com a esposa e os filhos, só que ele tinha uns acertos a serem feitos para com as crias do 15. Não prestou, tomou três diros na frente da família e saindo do Hospital volta direto para a tranca.

Tudo 3 333 em Vitória do Espírito Santo

Mortes em uma Vitória ainda divida
→ Blog do Caique Santos
Espírito Santo — Guerra entre facções

Em Conquista as disputas por territórios envolvem integrantes das facções “K2“, uma alusão ao Comando Vermelho (o 2 representa o V que é feito com 2 dedos) e a “Tudo 3” ou “333”, sob o comando de traficantes de Salvador.

1 de maio de 2018

Assassinato de PCC em Guadalajara.jpg

Promoção de Pizza — mate 2 PCC pelo preço de 1
→ Voz de Pernambuco
Pernambuco — Assassinato

Bandido do PCC troca tiro com a polícia após tentativa de roubo à banco. Ferido na cabeça é socorrido e após os primeiros socorros é transferido para outra unidade em uma ambulância. Um carro intercepta a viatura e o bandido é morto. Segundo o médico que acompanhava o ferido os assassinos declararam que iam terminar o serviço.

Pergunta, se ele trocou tiro com a polícia e foi socorrido ele estava sob custódia, onde estavam os policiais responsáveis?

Um outro suspeito teria pulado para fugir da polícia em um poço, se afogado e morrido, tá, daria para acreditar, mas depois desse justiçamento é de se crer que ou outro não pulou, foi pulado.

Deixe uma resposta