As principais notícias sobre a facção PCC 1533 Primeiro Comando da Capital no mês de maio de 2020.
31 de maio de 2020





30 de maio de 2020



29 de maio de 2020





28 de maio de 2020




27 de maio de 2020



26 de maio de 2020





25 de maio de 2020

O uso de explosivos pelo Primeiro Comando da Capital
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ História do PCC — Métodos e costumes
Para entender o porquê de o Código Penal do PCC, a lei real do narcotráfico brasileiro, atrair tanto os garotos da classe média quanto os mais perigosos criminosos sul-americanos, William Henrique Silva e Caio Augusto Souza Lara se propuseram a pesquisar o tema.
É um orgulho para a Família 1533 ver sua ideologia se espalhar: a lei do certo pelo certo, na qual o errado é cobrado. No entanto, nem todos nos lembramos como tudo começou, mas foi mais ou menos assim, como eu, com a ajuda de Lavoisier, vou contar para você… (continua)
24 de maio de 2020



23 de maio de 2020

22 de maio de 2020

Como funciona o sistema de controle e punição do PCC
→ Jornal do Comércio / Estadão
→ Brasil
→ Organização Criminosa — Métodos e costumes
Além de ser julgado administrativamente, o integrante da organização em falta com o PCC é submetido ao tribunal do crime. As interceptações mostram ainda que Laudemir Costa dos Santos, o Dentinho, seria o responsável por manter o Livro Negro. Ele usava uma linha de telefone celular da região de Santos (SP) para controlar o setor. Em cada Estado, os chefes do grupo montaram também listas regionais. No Paraná, por exemplo, o responsável pelo setor seria Jonathan Henrique Santiago, o José PR, preso em Londrina (PR).
As interceptações telefônicas feitas pela inteligência policial mostram, segundo a denúncia, que Dentinho “tinha liderança sobre os demais interlocutores, pois informa que é responsável por um setor de ‘última instância’ e não pode ficar perdendo tempo, devendo ser acionado somente em último caso”. Foi assim que no dia 6 de novembro de 2017, ele conversa com outro integrante da facção, que tinha dúvidas sobre as punições para cada tipo de conduta existente na cartilha…. (continua no link)



21 de maio de 2020

Primeiro Comando da Capital – como surgimento e expansão
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa — Métodos e costumes
A organização criminosa Primeiro Comando da Capital só terá sua operações transnacionais inibidas se os EUA e o Brasil desenvolverem uma ampla parceria anti-crime para as Américas. Com o governo americano designando a facção PCC como uma organização criminosa transnacional, haverá amparo legal para a extradição dos principais líderes. — conclui o pesquisador americano Ryan C. Berg no estudo Breaking out: Brazil’s First Capital Command and the emerging prison-based threat, publicado pela American Enterprise Institute.






20 de maio de 2020

Líder de quadrilha CV que atuava no RJ, foge do MG, e é preso no ES
→ Radio Acessa
→ Minas Gerais — Espírito Santo — Rio de Janeiro
→ Organização Criminosa — Combate ao Crime
O que chama a atenção na prisão do CV Juninho Nazaré, Elmo Silva Lopes Júnior, preso no Espírito Santo após fugir de Minas Gerais quando sua advogada foi pesa, é que ele mantinha negócios com integrante do Primeiro Comando da Capital.
Não está clara qual a relação entre Tia, uma traficante ligada ao PCC e o chefe de quadrilha do CV na região da Costa Verde e Sul Fluminense, que conseguiu se evadir, após a captura três paulistas, possíveis distribuidores PCCs, com dois quilos de cocaína pura, em uma garagem usada por ela para seus negócios no bairro Siderlândia, em Volta Redonda.
Os negócios de Tia com Juninho Nazaré podem indicar uma interação pouco falada entre as facções inimigas PCC e CV.



18 de maio de 2020

O uso de explosivos pelo Primeiro Comando da Capital
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa — Métodos e costumes
O Primeiro Comando da Capital não executa grandes atentados terroristas, ao estilo das organizações criminosas de seu porte no restante do mundo, para não chamar atenção sobre si, atrapalhando os negócios — o fluxo segue suave.
Enquanto as facções aliadas Terceiro Comando Puro (TCP), os Guardiões do Estado (GDE) e o Bonde dos 13 (B13), e as facções inimigas cariocas buscam visibilidade midiática, o PCC procura as sobras fora das muralhas: na sociedade civil e na política.
Em sua origem, o grupo criminosos buscou e conseguiu notoriedade com os violentos ataques contra as forças de segurança pública em 2006, quando pararam São Paulo, no entanto, suas empreitadas terroristas com bombas foram um fiasco.
17 de maio de 2020

Contaminação de Covid-19 chega a Prisão de Palmasola
→ Agencia AFP
→ Bolívia
→ Sistema Prisional
A prisão de Palmasola é o destino dos integrantes do Primeiro Comando da Capital na Bolívia. A penitenciária que fica na província de Santa Cruz tem capacidade para 1.700 internos e atualmente está ocupada por 7.000 presos.
A contaminação foi confirmada pelo governo que afirmou que há pelo menos dois mortos pela doença e que enviou uma força tarefa com médicos e sanitaristas para tentar conter a expansão da doença pelo complexo.
Após revolta dos presos, o governo prometeu agilizar a liberação dos presos que já tenham cumprido a pena e daqueles que não foram julgados e que cometeram delitos leves, além de reforçar as medidas de higiene e saúde.
15 de maio de 2020

Paraguai destrói nove pistas de pouso e pede ajuda americana
→ Diálogo – Digital Military Magazine
→ Paraguai
→ Crimes transnacionais — Tráfico de drogas
A importância da participação do governo americano no combate a facção Primeiro Comando da Capital está ficando cada vez mais evidente. O pesquisador Ryan C. Berg chegou a afirmar que o enquadramento da organização criminosa paulista permitiria a extradição de seus líderes para cumprir suas penas em solo americano.
O governo americano já colabora com o Paraguai para combater o narcotráfico e crimes relacionados. Em dezembro de 2019, o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez se reuniu com seu colega norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca para fortalecer os laços de amizade entre os dois países e assinar acordos para combater o crime organizado.
“É importante mencionar que as atividades de cooperação entre os dois países se concentraram no combate ao crime organizado transnacional, fornecendo assistência humanitária, compartilhando conhecimento por meio de treinamento e promovendo o respeito pelos direitos humanos”, afirmou o Ministério da Defesa do Paraguai em relação à cooperação com os Estados Unidos.
14 de maio de 2020

13 de maio de 2020
