Quem são os Disciplinas do PCC 1533? Como e onde atuam?

Os Disciplinas do PCC 1533 dentro da hierarquia da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (facção PCC).

Arte sobre a ação dos disciplinas do PCC nas comunidades carentes

“Disciplina do PCC 1533” retrata a força unificadora na facção criminosa de São Paulo. Integrantes do Primeiro Comando da Capital (facção PCC 1533) demonstram orgulho na disciplina rígida. Porém, descobrir os genuínos representantes da hierarquia da facção tornou-se um desafio.

Submersos na complexidade do crime, estes “Disciplinas” personificam o controle estrutural similar a grandes corporações. Cada faceta da organização, do financeiro à transmissão de regras, evidencia uma estrutura intricada de poder que define o PCC.

Incentivamos vivamente os leitores a compartilharem suas opiniões sobre a matéria em nosso site, no grupo de leitores ou por mensagem privada. Explore a complexidade do PCC e participe da discussão.

Os Disciplinas do PCC 1533 na hierarquia da facção

Os “Disciplinas do PCC” representam o músculo robusto que mantém coeso o conglomerado criminal de São Paulo. A Primeiro Comando da Capital é conhecida por sua disciplina rigorosa, um ponto de orgulho para seus membros. No entanto, recentemente, tornou-se uma tarefa cada vez mais desafiadora localizar nas periferias e no submundo do crime os autênticos representantes da hierarquia da facção.

A hierarquia dentro da organização criminosa

É evidente que não utilizam termos como “departamento” e “setores”, mas na prática a facção criminosa reproduz a organização administrativa de qualquer grande empresa legal.

Departamentos:

  • Financeiro: recebimento das contribuições e controle: dinheiro, contas bancárias e investimentos;
  • Sintonia do Cadastro: gerencia o ingresso e a situação cadastral dos batizados, tendo registro de nome, local e padrinhos;
  • Salveiro: transmite as atualizações de regras da cúpula para toda a base operacional — alguns comparam com o cargo de Relações Públicas da empresas, mas seus comunicados são apenas comunicados internos;
  • Sintonia do Progresso: são os responsáveis pela execução das missões especiais e cotidianas; e
  • Sintonía dos Gravatas: são os advogados da facção.

Ficha de Cadastro no sistema PCC 1533

Além dos departamentos existem os cargos de gerenciamento. Os chamados “Resumos” podem ser “Geral dos Estados e Países” ou “Geral do Estado”, mas podem ter um local específico de atuação, como o “Geral das Trancas do estado” ou o “Geral das Trancas da unidade prisional”.

Facção PCC: Mensagem do Resumo às lideranças dos estados

O Conselho de Administração da organização criminosa Primeiro Comando da Capital é chamado Sintonía Final.

Os Disciplinas recebem as informações dos Salveiros e agem de acordo com o Sintonía da comunidade para manter a paz entre os ladrões.

A Sintonia Final comunica a todos os irmãos que foram feitas algumas mudanças necessárias em nosso Estatuto. O PCC foi fundado em 1993…

OS Disciplinas da facção PCC na Cracolândia em São Paulo

Houve um tempo em que eu acreditava em um mundo ideal, caberia a polícia defender as pessoas com justiça, mas esse tempo acabou.

Assim como eu, a pesquisadora Deborah Rio Fromm Tinta também aprendeu que o mundo é mais complexo do que vemos nos filmes.

Logo me dei conta que uma rodinha de disciplinas estava por ali também. Fiquei mais tranquila.

Vários pontos de conflito que emergiram foram apaziguados graças à mediação dos disciplinas.

O humorista Márcio Américo, que certa época da vida foi um assíduo frequentador da Cracolândia concorda:

A polícia e a prefeitura apenas fingem ter controle do local que é completamente dominado pelo Primeiro Comando da Capital.

Observando o Papel do Disciplina do PCC na Cracolândia

No turbulento epicentro da Cracolândia, a pesquisadora Deborah Rio teve a oportunidade de acompanhar em primeira mão as operações dos “Disciplinas do PCC 1533”.

Eram esses homens que orquestravam as negociações com traficantes, dependentes químicos, jornalistas, forças policiais e autoridades governamentais.

Os Disciplinas do PCC 1533 constituem a espinha dorsal da facção, presentes nas ruas, nas biqueiras, nos presídios e onde mais a organização criminosa marca sua presença.

A eles é confiada a responsabilidade de aplicar o Dicionário do PCC (o Regime Disciplinar) e os salves (alterações temporárias ou locais à regra geral).

O medo e o ódio alimentam seu poder e sua autoridade – cordeiros não balem em terras onde lobos uivam.

Continua Deborah:

Porém, o clima era de tensão. Em determinado momento, um usuário, M., começou a questionar exaltadamente o coordenador do programa e da ação, o Capitão Renato Lopes da Silva.

Nesse momento, chegou um disciplina.

Ele se aproximou, passou na minha frente, não tocou em ninguém, só pediu licença com uma voz grossa.

Todo mundo abriu passagem.

O disciplina colocou a mão no ombro de M., cuja fisionomia já havia mudado totalmente … M. se acalmou e disse que respeitava os ‘entendimentos’.”

Discionário da organização criminosa PCC 1533 — Regime Disciplinar da facção

Em um ambiente pacífico não aparece polícia

Os chamados “Disciplinas do PCC 1533” assumem a tarefa complexa de instaurar a ordem em territórios sob controle do Primeiro Comando da Capital. Eles cobram civilidade de usuários e traficantes locais, garantindo um verniz de paz nas proximidades dos pontos de venda de drogas, evitando, assim, o olhar incisivo da polícia.

Essa função social e política dos Disciplina do PCC 1533 os colocam em posição de negociar com as comunidades e as autoridades:

… o Prefeito Fernando Haddad também estava lá. Alexandre de Moraes, o prefeito e um dos Disciplinas discutiam no interior do espaço do Programa Recomeço… o local estava fechado e havia muitos policiais na porta…

Deborah Rio Fromm Tinta

Houve um tempo em que alimentei a utopia de que a manutenção da ordem e a defesa dos cidadãos seria uma prerrogativa da polícia, mas esse período idealista se foi.

A pesquisadora Deborah Rio, através de seus estudos, ilustra que a segurança pode ser um papel desempenhado por personagens não ligados ao aparato estatal.

Em determinadas comunidades, a proteção e a paz não são garantidas pelo governo, mas sim pelos Disciplinas do Primeiro Comando da Capital. Para vislumbrar a realidade, precisamos primeiro abandonar as miragens.

É uma verdade incontestável que nas regiões sob o claro domínio do PCC há uma redução nos índices de homicídios e crimes menores. No entanto, a “opressão do sistema” é substituída por uma força mais sombria, que não hesita em mutilar e matar.

Os Disciplinas do PCC 1533 dividem-se em atuações específicas, alguns operando dentro das prisões e outros nas ruas.

Nas ruas – os Disciplinas das Quebradas:

O Disciplina da Quebrada opera numa “biqueira” ou num bairro. Dependendo do tamanho e da importância do local, podem existir várias cidades e bairros sob a tutela de um Disciplina. Em geral, onde há vários, um se sobressairá como o “Disciplina Final da Cidade”. Há também os “Disciplinas do estado”, que atuam em qualquer lugar para resolver conflitos mais sérios. E, finalmente, os “Disciplinas dos Estados e Países”, que são enviados para áreas de confronto com outras facções ou para mediar problemas com lideranças locais.

Nos presídios – os Disciplinas da Trancas:

Os Disciplinas do PCC 1533 que permanecem atrás das grades são conhecidos como “jets”. Eles também obedecem a uma hierarquia: “Jet da unidade” e “Jet do estado” – embora possam também ser denominados como Disciplinas.

Leia a tese completa da pesquisadora Deborah

Autor: Ricard Wagner Rizzi

O problema do mundo online, porém, é que aqui, assim como ninguém sabe que você é um cachorro, não dá para sacar se a pessoa do outro lado é do PCC. Na rede, quase nada do que parece, é. Uma senhorinha indefesa pode ser combatente de scammers; seu fã no Facebook pode ser um robô; e, como é o caso da página em questão, um aparente editor de site de facção pode se tratar de Rícard Wagner Rizzi... (site motherboard.vice.com)

39 comentários em “Quem são os Disciplinas do PCC 1533? Como e onde atuam?”

  1. Infelizmente apenas quem é do corre pode saber. Não é disponibilizado nenhum cadastro. Quem é do crime e ligado a facção deve saber e poderá, se não for verdadeira a afirmação do cara, fazer chegar o verdadeiro disciplina.

  2. Tem um noia desgraçado aqui q se diz disciplina, nem sabemos se é vdd, faz escândalos mas portas das casas dos usuários, q moral c os pais, ofendem, ameaçando de morte, xingamentos, humilhações, sei não, esse cara não deve ser m…nenhuma, queria achar uma forma de descobrir se ele é realmente um disciplina ou um falso profeta.

  3. dando um salve ai, precisa ter urgente um disciplina do comando em atibaia os cara estao desrespeitando morador mae de familia muito comedia la se passando por irmao queimando o filme do comando

  4. Eu apoio o pcc por que só nos que mora en favela sabe que a nossa ceguransa sao eles que fasen eu tenho muito orgulho de dizer apoio o PCC sauve 1533 obrigado por proteger nossas crebada

  5. Sou simpatizante do comando, apoio os seus ideais, onde está presente o comando, não tem esculacho, opressão, deslealdade, injustiça entre outros. PREFIRO MIL VEZES MORAR ONDE O COMANDO DOMINA, DO QUE MORAR ONDE A POLICIA OPRIME.

  6. Sou simpatizante do comando, apoio os seus ideais, onde está presente o comando, não tem esculacho, opressão, deslealdade, injustiça entre outros. PREFIRO MIL VEZES MORAR ONDE O COMANDO DOMINA, DO QUE MORAR ONDE A POLICIA OPRIME.

    1. Cidade de Porto feliz não existe Santo minha mãe os irmão daqui de lagoa cidade de Porto feliz os irmão que só quer ganhar dinheiro só um terremoto sei que eu falo consigo os cara tem que ver a cidade de Porto feliz São Paulo perto de Itu perto da cidade de Itu

  7. Boa rapaziada um forte abraço ai pra quem se encontra lendo oque vai ta escrito aqui, quero comunicar que a pm vem fazendo um grande esforço pra oprimir o pessoal do interior, e dizer que com o passar dos anos perdemos muito irmãos por aq e o relogio nunca para, dizer para da uma atenção nas cidades pequena porque o caminho de volta é o do interior, apostar na nova geração que precisa do apoio da facção, não induzindo a menorzada mas pensar sempre em forma novos membros um forte e leal não deixem a corrente quebrar!

  8. Chegará um dia em que o próprio povo, sem esperar pelo Estado, estirpará de seu meio cânceres como o PCC. Nesse dia, pessoas ligadas a facções morrerão aos milhares e gritarão por ajuda, mas o povo cansado desses vermes será inclemente.

    1. Retardada em Porto feliz Porto feliz nunca existiu o PCC o irmão morre aí de Sorocaba onde existe aqui meu caramba dá uma atenção na quebrada eu sou um só criminoso mas existe visão aí de pão puma dos cara aí cadê os irmão lá da cidade de Porto feliz tem que ver essa condição eu sei que tem de frente da sintonia tem que ver essas baratas aí ele não respeita ninguém malandrão menina droga na nas

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Primeiro Comando da Capital ☯ Facção PCC 1533 ☯

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading